Ir para conteúdo

A CANNABIS— AMIGA DO HOMEM, ALIADA DO ARTISTA

joaopt

Recommended Posts

• Usuário Growroom

A CANNABIS— AMIGA DO HOMEM, ALIADA DO ARTISTA

Da minha experiência como escritor, sei que por vezes a nossa mente enfrenta bloqueios. Qualquer pessoa que se dedique ao labor criativo sabe do que estou a falar: aqueles momentos de indescritível angústia, em que nos sentimos abandonados pela nossa própria imaginação e, perante uma folha em branco e um enredo chegado a um beco sem saída, apenas nos surgem na mente ideias pífias e amorfas.

Quando isso acontece, eu gosto de parar, relaxar um pouco, e enrolar um charro fraquinho. Sublinho a parte do “fraquinho”, pois a ideia é apenas desamarrar as ideias presas, e não ficar completamente pedrado (caso em que nem dá vontade de fazer nada).

Depois, volto a atenção novamente para o meu texto, penso no rumo que deu à história até ao momento, e logo a fiel Mary Jane corre em meu auxílio, sugerindo as respostas aos meus ouvidos como uma fiel amante sussurrando palavras doces. A Cannabis revelou-se ao longo dos últimos anos como umA grande brainstormer.

Contudo, o uso da cannabis no processo criativo, sendo um recurso precioso, deve ser acompanhado de alguns conselhos práticos:

1.º: É preferível usar marijuana de espécies indicas ou híbridas com forte dominância genética indica— ou então, haxixe que, no caso daquele que é produzido em Marrocos ou no Médio Oriente, vem sobretudo da resina desta espécie.

Tal deve-se ao elemento mais “filosófico” dos efeitos da cannabis indica, em comparação com os da sativa. A cannabis sativa é como um sopro de energia no corpo e na mente da pessoa, que leva a grandes ataques de riso e euforia— sob os seus efeitos, o consumidor sente-se mais interessado em viver a vida intensamente do que a escrever ou pintar ou esculpir sobre ela. A sativa, pelo contrário, deixa quem se atravessa no seu caminho com um humor mais contemplativo, mais filosófico, mais apto a ter ideias e a transpô-las para o suporte físico da sua arte.

2.º: É importante apenas usar a cannabis quando o bloqueio criativo for de tal forma intenso que não se consiga sair dele de modo nenhum. Quer isto dizer que adoptar o consumo da cannabis como ritual criativo, sempre que o escritor se senta a trabalhar ou sempre que encontra algum mínimo problema no andamento do seu trabalho não é um bom sistema. O objectivo é chamar a Mary Jane em nosso auxílio apenas quando precisamos mesmo, e não precisar dela para escrever seja o que for.

3.º: Quando estiveres sob os efeitos da planta, milhares de ideias te assaltarão a mente. Algumas delas serão geniais, outras serão banais apesar de no momento te parecerem brilhantes, outras precisam de uns retoques para serem verdadeiramente espectaculares. A tua missão vai ser registar todas essas ideias no papel ou bloco de notas à medida que surgem para depois, já sóbrio, as retocares. Lembra-te que a Cannabis é “apenas” uma poderosa brainstormer: ela dá-te as ideias em estado bruto para que tu depois as trabalhes. Não tentes fazer mais do que isso sob os seus efeitos, designadamente estruturar um romance, pois não vai resultar bem. Compreende a força anárquica da planta e reconhece os aspectos em que ela te pode ajudar e aqueles outros nos quais tens que ser tu a controlar.

4.º: A Cannabis é uma planta sagrada. O seu consumo é um sacramento, quer seja feito em conjunto com aqueles de quem mais gostamos, quer na intimidade da escrivaninha com um papel em branco em frente à espera das nossas palavras. Devemos-lhe respeito. Isso significa que as ideias que ela te dá, que de outro modo não serias capaz de atingir, não são tuas, são-te cedidas por ela. Não te esqueças de lhe agradecer no final pela ajuda. Mesmo que não acredites que a planta tenha algo de místico e te pareça que quem está a escrever estas linhas virou doido varrido, agradece na mesma, agradece com convicção e fervor, pois isso cria boas vibrações e mais facilmente a planta te dará ideias fulgurantes na próxima vez que precisares dela.

GLÓRIA ÀS ARTES E À SUA GRANDE AMIGA NO REINO VEGETAL!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites