Ir para conteúdo

Considerações importantes sobre legalização

Mistico

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Pessoal, gostaria que comentassem sobre os pontos abaixo:

1- Para que tentemos a legalização, poderia ser uma boa ideia fazer uma eleição, tal como aquela do desarmamento? E se essa eleição for feita, considerando que façamos uma boa defesa da cannabis pela TV, qual seria o resultado na opinião de voces?

2- Esse forum fala somente sobre a cannabis, mas gostaria da opinião de voces relativo a legalização de outras drogas, como Cocaina, LSD, Crack, etc...

Eu nunca nem cheguei perto dessas ai, e nem pretendo chegar, mas gostaria de saber se é mais fácil para os politicos liberaram apenas uma droga (cannabis) ou liberarem todas por igual. Que acham?

3- O que significaria a liberação da maconha para o "bolso" do governo? Como a maioria das pessoas ( e os governantes , como pessoas, não ficam de fora) visam apenas o interesse próprio, a liberação da maconha iria resultar em que sob o aspecto financeiro?

Sabemos que o investimento que o governo tem contra o tráfico é muito grande.

São armamentos, exercito, policiais, equipamentos, automoveis, prisões, etc, etc...

O que significaria para o governo o rompimento desses gastos; desse "giro de dinheiro"?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

1) Discordo, referendo seria derrota na certa, a população jah é ignorante em relação ao assunto, com o referendo haveria mais propaganda com fatos forjados e muita mentirada e pioraria ainda mais, seria derrota na certa. Em vez de lutar por um referendo é melhor lutar pela legalização de uma só vez sem consultar a população mal-informada. Mas se acontecer o referendo algum dia com certeza lutaria com todas as minhas forças para divulgar idéias pró-legalização.

2)Em relação a Cannabis sou 100% a favor da liberação e só luto por ela. Em relação as outras drogas eu mesmo me contradizo as vezes, tem hora que eu acho que deveria liberar mas logo depois penso num porém, etc. Acho que cada uma deveria ser analisada separadamente e testes na legislação deveriam ser feito para ver qual seria a melhor solçução.

Já tive a seguinte idéia mas nem eu mesmo sei se funcionaria ou se seria justo:

-Só maiores poderiam comprar e usar drogas.

-Todo e qualquer crime cometido sob o efeito de drogas seja ela legal ou não seria punido com uma punição maior do que se o indivíduo o fizesse sóbrio (o álcool e o bagulho se incluíria nessa lista de drogas), isso desistimularia algum usuário a cometer um crime sob o efeito de qualquer droga.

-O crack seria proibido fabricar e comercializar no país e todo usuário pego deveria fazer algum exame para comprovar se era um viciado, caso não fosse a droga seria apreendida e o usuário teria uma pena leve, caso fosse viciado teria que escolher ou ser internado para combater o vício ou a mesma pena leve.

-O mesmo pra heroína e opióides.

-A cocaína seria fabricada única e exclusivamente para fins medicinais com o devido controle. O comércio seria proibido, o usuário passaria pelas mesmas condições do crack.

-O ecstasy e o ácido seria vendido por pessoas autorizadas para ser usados em ambientes respectivos (raves de preferência), fora desses ambientes o uso seria proibido e o comércio tb. Quem fosse participar desses ambientes teria que ser maior de idade e seria informada que essas drogas seriam permitidas.

-O lança perfume e semelhantes seria permitido o uso em blocos de carnavais ou locais específicos nas quais não seria permitido entrar menores, mais ou menos o mesmo esquema do ecstasy e ácido.

-A Cannabis como foi dito seria legalizada +/- na forma como é na Holanda e o cultivo seria permitido. Quem fosse pego usando fora do local específico (praças feitas para o uso, coffe-shops, em casa ou outros locais específicos) teria o beck confiscado, e só ou nem isso se o usuário não incomodasse terceiros.

-Nenhuma prisão por uso de droga aconteceria como teoricamente é a lei no Brasil.

-A polícia seria instruída a não se preocupar muito com usuários e sim traficantes e criminosos de verdade.

Talvez esse meu projeto de lei não fosse o dos melhores gostaria de ter opiniões, talvez por eu não conhecer o efeito da grande maioria das drogas eu não possa afirmar com precisão o que deveria ser feito.

3)De acordo com o Grass o governo americano gastou +/- 243 bilhões de dólares (US$243.000.000.000,00) se não me engano com a repressão ao uso da Cannabis ou combate ao tráfico entre 1980 até 1998. Supondo que o Brasil tenha gasto 90 bilhoes de reais (R$90.000.000.000,00) que é menos que 1/6 dos EUA, seriam 5 bilhões de reais (R$5.000.000.000,00) por ano. Imagina o que se poderia fazer com esse dinheiro? Isso sem contar os impostos que seriam taxados sob a Cannabis e a diminuição da violência que diminuiria o uso de hospitais por vítimas do tráfico por exemplo. Muitas pessoas de baixa renda acabam preferindo o tráfico por ser mais lucrativo que a escola, se alguns desses não fossem seduzidos pelo tráfico (que seria menor com a legalização) e seguisse o caminho da escola o país cresceria mais e mais grana teria para se investir. O efetivo policial usado na repressões a usuários seria usado para combater crimes sérios e a corrupção policial diminuiria, o que daria mais lucro aos cofres públicos. É muito dinheiro que o governo joga fora pra sustentar essa lei idiota.

PS: Cannabis se inclui Hash, Charas, Kunk e derivados.

Editado por Ninguém
Link para o comentário

• Usuário Growroom

Aí pessoal, deixo minhas opiniões, contribuindo ao debate.. tem um ponto que eu acho muito importante para pensar sobre a regulamentação do comércio de drogas..

Mistico Postado Mar 11 2006, 10:57 AM

2- Esse forum fala somente sobre a cannabis, mas gostaria da opinião de voces relativo a legalização de outras drogas, como Cocaina, LSD, Crack, etc...

Eu nunca nem cheguei perto dessas ai, e nem pretendo chegar, mas gostaria de saber se é mais fácil para os politicos liberaram apenas uma droga (cannabis) ou liberarem todas por igual. Que acham?

Místico, muito se fala aqui em violência, tráfico de drogas, aplicação de leis mais condizentes com a realidade.. mas aí como o growroom se pretende a ser um fórum sobre cultura cannábica [cultura, em todos os sentidos..], não existem tópicos definidos a respeito das outras. Até porque se tivesse, realmente a coisa perderia o seu foco. Entendo, e concordo com isso. Mas acho que poderia-se mudar o jeito que colocam isso nos termos..pelo que li por lá, é meio restrito falar sobre "drogas sintetizadas".. bem, até me pergunto qual é o conceito de "natural" e "sintetizada", se no final tudo são reações químicas, e no final também, o que o grower provoca na planta para extrair o máximo de produção de resina, através de vários aparelhos e técnicas, não deixa de ser um processo de extração não-natural, não? E outra: todas as substâncias psicoativas têm sua origem na natureza.. essa divisão é confusa demais.

Mas enfim, essa discussão não leva a nada. Este é um fórum de cultura cannábica e respeito isso.

Só digo que isso é um problema porque na verdade não há como falar em violência, em leis e em tráfico sem conhecer a realidade e o contexto dos usuários de todas as drogas. De repente, eles não estão ali pra contar o lado deles.. então, rola de ter muita desinformação sobre isso..e nem estou me referindo ao growroom, ok? Agora estou falando mais de um modo geral mesmo.

A cannabis é a substância mais usada no brasil e no mundo, mas acho que falta mais união e percepção das pessoas de que devemos nos unir com outros usuários contra essa lei, e não ficar empurrando a culpa nos outros, tipo aquele argumento de que "sou tão responsável que planto minha própria maconha para não financiar a violência do tráfico".

Esse argumento é uma grande armadilha: pode-se concluir, por exemplo, que todo usuário que compra na boca é "irresponsável", o que é uma ofensa à grande maioria dos usuários. Na verdade todos deveriam se voltar contra o Estado, que não está lhe dando outras alternativas para comprar. Plantar é um direito, mas deve se defender também o direito de usar, de não ser preso, etc.. Outro ponto em que se cai em contradição é que dizer que "o usuário financia o tráfico".. isso é jogar do lado dos defensores dessa lei, quem usa este argumento são eles.

Temos que lutar pelo direito de usar qualquer substância que seja desde que não prejudiquemos outros.. o corpo é nosso e não é dever do estado ficar regulando isto.

Mas, se depois da proibição o uso de drogas ficou associado a danos sociais mesmo, violência, etc, isto tudo mais uma vez é culpa desta lei, que tornou essa conexão indireta possível. Criam um comércio ilegal, crime organizado, repressão violenta, e depois dizem que o usuário é que é violento. Querem exterminar com as drogas, mas o uso de drogas existe há milênios. Como se pode culpar o usuário por uma coisa que criaram em torno dele?

E o pior é que, de repente, maconheiro fala mal de cheirador, cheirador fala mal de pedreiro, pedreiro fala mal de quem toma anfetamina.. sei lá, todo mundo faz isso com todo mundo, e no fim ninguém se ajuda, ninguém se entende e todos continuam na mesma situação sob a lei. Ninguém se liga, muitos não se respeitam, mas poucos enxergam que tá todo mundo no mesmo barco..

Acho que esse lance de união e compreensão é um bom ponto para começarmos a pensar em alternativas à esta política, pois o moralismo não está só nos outros..eu também sou moralista com muitas coisas, e tento melhorar, sempre.

Ninguém Postado Mar 12 2006, 10:17 PM

Em vez de lutar por um referendo é melhor lutar pela legalização de uma só vez sem consultar a população mal-informada.

Ninguém, concordo que a coisa deve começar pela gente mesmo.. mas somente informando e tentando criar um debate na sociedade sobre as consequências desta política de drogas é que podemos criar uma demanda por uma outra política. Já que os próprios usuários de drogas ilícitas não enxergam seu próprio potencial de mobilização, e acusam uns aos outros ao invés de buscarem união [insisto nisso porque é algo que eu vejo entre vários usuários diferentes], então uma das alternativas à conscientização é sempre lembrar que a violência causada pela proibição atinge até mesmo os não-usuários.

Tem uma frase que usamos no movimento antiproibicionista: "É legítima uma lei que milhões de pessoas não estão dispostas a obedecer?"

O que quero dizer é que mudar a lei do dia pra noite pode até ser um começo, mas eu acharia um mal começo, se junto deste esforço jurídico não houvesse um esforço de mudar esta forma de pensamento entre a população "mal-informada": transmitir outras indagações, pois o que mais condena não é a lei, e sim a moral das pessoas.

E porque opióides não podem ser usados, ou então..porque o LSD e a cocaína devem ser mais controlado do que a maconha? Não conheço nenhum argumento capaz de me explicar isto, a não ser a dificuldade de entender que a percepção de prazer dos outros pode não ser a mesma que a da gente... daí o cara que cheira cocaína e que não faz disso um problema pra vida dele, vai querer legalizar a cocaína e empurrar a maconha [por exemplo] pra proibição? E aí todo mundo fica empurrando pra todo mundo, ao invés de enxergarem que devem se unir contra a lei...

Todas as substâncias têm entre seus usuários um índice deles que vão tornar aquele uso uma coisa problemática, mas dois pontos devem ser lembrados:

1] O uso abusivo ou indevido ocorre mais por causa de contextos favoráveis - entre eles, a desinformação causada pela política de educação repressiva, desemprego, carência de políticas públicas em determinadas regiões, mau desempenho escolar.. enfim, vários indicadores que estão relacionados à pobreza e dificuldade de acesso aos direitos humanos mais fundamentais. Não é à toa que o uso abusivo ou indevido é mais recorrente nas comunidades mais pobres. O problema é anterior ao uso da substância. Como bom exemplo, veja o álcool, que é o maior problema de saúde pública no Brasil - e nem por isso, todos que bebem cerveja são alcoólatras, mas quem bebe whisky escocês e tem mais condições de lazer, alimentação, etc. vai ter chances muito menores de se tornar alcoólatra do que aquele que bebe cachaça de 2 reais no boteco, tá desempregado e tem uma saúde mais precária.

Culpar essas substâncias pelos danos que causam em alguns usuários é criar um ambiente maior de desinformação sobre tudo isso. Existe um uso não-problemático de todas as substâncias, e isso é maioria entre usuários. A exceção do crack é que ele surge justamente tendo como alvo as populações mais pobres que citei acima, muitos deles pessoas que curtem cocaína mas de repente não tem grana pra comprar.. daí é fácil o cara se perder, pois o crack é extremamente adulterado. Já pra quem curte ficar ligado e tem grana mesmo, compra cocaína mais pura.. ou pelo menos, pode comprar uma pedra de cocaína para fumar, mas muito menos adulterada.

2] Usar drogas é uma decisão individual, e dizer que uma pessoa está "certa" por usar uma coisa e "errada" por usar outra é cair no mesmo moralismo daqueles que defendem a proibição: se alguém proíbe e condena somente as drogas que não usa, acaba tendo o mesmo pensamento dos criadores desta lei - afinal, já que eles "odeiam" todas menos cerveja e tabaco, proíbem todas.. menos cerveja e tabaco..

abraços

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Bem, qto à primeira pergunta, esta na LEI. Basta que consigamos o número de UM MILHÃO de assinaturas para propormos um projeto de lei.

A mãe daquela menina GABRIELA q morreu no metrô do Rio de Janeiro, alvo do tiroteiro entre assaltantes e PMs, conseguiu recentemente essa marca. Colocou um site no ar... se organizou, e lá conseguiu suas UM MILHÃO de assinaturas.

Então qto a isso, acho q é simples começar... e acho q nem demoraria muito não se a galera se mobilizar em um número grande para colher as assinaturas.

Qto à segunda pergunta, eu pulo! rs*

Qto à terceira pergunta, já é sabido q o governo iria lucrar muito com a legalização da maconha, só com a cobrança de impostos, iam ser BILHÕES a mais nos caixas!

Fora a verba q ia-se economizar com o combate ao tráfico, q depois de uma suposta legalização, já não iria mais ter tanto poder financeiro, e já num estaria mais tããõ bem armado.

Enfim... acho q só ia trazer benefícios!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

leprechaunz, concordo com seu comentário.

Acho importante nós debatermos no quesito da legislação as outras drogas tb, apesar do enfoque do forum ser a Cannabis, pois cedo ou tarde nós debateremos com as outras quando formos defender a legalização da Ganja.

Abraços.

Link para o comentário