Ir para conteúdo

MACONHA E HAXIXE(história e curiosidades)


White smoke

Recommended Posts

  • Usuário Growroom

Maconha:

A cannabis sativa, originária da Ásia Central, é consumida há mais de 10 mil anos. os primeiros sinais de uso medicinal do cânhamo, outro nome da planta, datam de 2300 a.C, na China, numa lista de farmáceos chamada Pen Ts'ao Ching- um estudo encomendado pelo imperador Cheng Nong(a maconha servia tanto para prisão de ventre como para problemas de menstruação). Na Índia, por volta de 2000 a.C, a Cannabis Sativa era considerada sagrada.

A planta apareceu no Brasil com escravos africanos, que a usavam em ritos religiosos. O sociólogo Gilberto Freyre anotou isso no clássico Casa Grande & Senzala, de 1933:" Já fumei macumba, como é conhecida na Bahia. Produz a impressão de quem volta cansado de um baile, mas com uma música nos ouvidos". No Brasil, até 1905, podia-se comprar uma marca de cigarros chamada Índios. Era maconha com tabaco. Na caixa, um aviso curioso: " Servem para combater asma, insônia e catarros".

No século 19, a erva foi receitada até para a rainha inglesa Vitória. Ela fez um tratamento à base de maconha contra cólicas menstruais, indicado pelo médico do palácio. Hoje, há uma cultura em torno da droga que se mantém com revistas especializadas, sites( :P ) e ongs defendendo seu uso. A maconha tem até torneio anual, na Holanda: a Cannabis Cup, que avalia a qualidade da droga de todos os continentes. O país, aliás, permite o comércio livre da erva. A droga pode ser vendida apenas nos coffee shops e o limite por pessoa é de 5 gramas- suficiente para 5 cigarros.

- O historiador grego Heródoto anotou, em 450 a.C., que a cannabis sativa era queimada em saunas para dar barato em freqüentadores. " O banho de vapor dava um gozo tão intenso que arrancava gritos de alegria."

Haxixe:

A pasta formada pelas secreções de THC, princípio ativo da maconha, é consumia há milênios na Ásia - na China, foram encontrados registros de seu uso medicinal em 2500 a.C. Mas foi o comércio de especiarias que fez do haxixe uam droga "global". Acredita-se que por volta de 2 d.C. a substância seguiu para o norte da África e Oriente Médio pelas mãos de comerciantes que iam ao oriente em busca de especiarias. Eles recebiam haxixe como cortesia nas operações de compra e venda.

O nome, no entanto, vem do árabe- hashish - que significa "erva seca". Ficou conhecido assim quando Hassan bin Sabab, líder de uma seita xiita da Pérsia no século 11, reuniu seguidores numa fortaleza para matar soldados das Cruzadas. Antes de entrar em ação, usavam a droga. Os homens de Hassan conhecido como Velho da Montanha, eram chamados de aschinchin - alguém sob influência do haxixe. Daí derivou a palavra assasin, ou assassino.

A droga se espalhou pela Europa no século 18. O poeta francês Charles Baudelaire e seus amigos escritores Alexandre Dumas e Victor Hugo se reuniam para fumá-la. Baudelaire gostava tanto de haxixe que fazia parte de uma ordem, a Club des Haschichiens. Nos encontros, além de usar haxixe, os participantes tinham um estranho ritual: exaltar Hassan bin Sabab. Todos vestiam roupas árabes e um dos integrantes era eleito o Velho da Montanha.

Fontes: Super Interessante edição 223

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...