Ir para conteúdo

Marcha Legalizaçao Belo Horizonte

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Rio de janeiro e Sao Paulo parece q estao c organizando pra passeata, e bh como q fica , tem alguem de bh q quer a legalizaçao e tem coragem de participar da passeata ? bh tem muita gente q fuma mas do q me lembro nunca vi uma passeata aki...

pra quem mora em bh, o que voces acham dessa ideia ? segue em frente ? afinal temos q lutar por nosso direito, quanto mais passeatas tiver melhor , seria bom c ter em todas grandes cidades brasilheiras... Seria dificil q o governo assim nao enxergar nossos propositos e mostrar a população tbm , nossa grande aliada e a populaçao, mesmo sendo elas desinformadas...

temtamos mostrar o nosso lado e desmintir as mintira da midia e do governo...

So tem mais coisa , nada adiantara nosso esforço c ainda existir gente q fuma so pra zuar, sair na rua zuando so fazendo merda , isso sim q deflama nós...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

BH o que mais tem é maconheiro.

Mas você sabe, é a roça grande. Duvido que vai ter uma galera disposição pra sair na rua pra fazer a marcha. Mais fácil gente sair daqui e ir pra sampa ou rio do que fazer o movimento em BH mesmo.

Tinha que fazer uns flyers e distribuir nas faculdades... aí eu acho q rolava.

Abraços

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Passeata de 3 pessoas é dificil né!Realmente mineiro é muito medrozo,acho que se o Brasil entrasse em guerra,a maioria dos mineiros iriam se esconder o qto pudessem! :(

Mais a ideia de distribuir flyers nas facus eu topo! ;)

Abraços e Paz!!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

parece q ninguem de bh esta querendo a legalizaçao.

Fazendo um trocadilho, Quero sim! :D

Eu apoio uma passeata aqui, se tiver eu vou, mas teríamos que fazer algo bastante organizado que atraia bastante gente, a idéia de distribuir panfletos em faculdades não é má.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

concordo mas , agora ja esta em cima da hora , abri esse topico mesmo pra ver c da muita gente q topa fazer isso , mas acho q em 1 mes nao da pra organizar , intao c juntar uma galera boa , da pra ir organizando esse ano as parada pra ano que vem ter a outra passeata , mas com certeza esse ano a parada vai ser legalize hehehe

tem q ter otimismo , se legalize nao vai precisar mais de passeata

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Tive até umas idéias aqui...

A concentração podia rolar na Praça do Papa. Não tem lugar melhor... o ponto de qualquer maconheiro é a PP.

Depois a gente podia ir marchando da praça do papa até a praça da savassi.

O flyer ia ajudar de mais.

1- Quem vai fazer a parte gráfica?

2- Quem vai dar a $$$ pra fazer?

3- Quem vai distribuir?

4- Quem vai ligar pros DAs e DCEs?

Eu animo do 3 e 4... não tenho a manha de photoshop e mto menos grana disponível...

Mas passeata de 4 não rola... Já imagino nossa foto na primeira página do Estado de Minas e minha lendo no café da manhã.... :( Mto esparro...

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Olá pessoal.. vou dar uma idéia pra vocês, pois isso foi o que aconteceu aqui no sul também. O que nós fizemos foi o seguinte: com o surgimento de meia dúzia de pessoas que queriam fazer algum ato no dia mundial pela legalização, só uma coisa foi consenso entre elas: não dava pra fazer a marcha com esse grupo pequeno, mas com certeza poderíamos aproveitar a data pra convocar as pessoas a discutir sobre o assunto - pois de repente, desta reunião poderia surgr um grupo maior!

No ano passado não tínhamos nada parecido por aqui, então fizemos alguns cartazes, bem poucos mesmo, chamando para uma reunião onde se discutiria sobre a legalização da maconha. Distribuímos principalmente em ambientes acadêmicos, pois é um lugar onde se está produzindo conhecimento, muita gente estuda a respeito, ou quer estudar mas não sabe como.

Minha sugestão é que façam isso: divulguem agora alguns cartazes, especialmente no meio acadêmico, e principalmente em cursos como ciências sociais, jornalismo, história, física, biologia, geografia, geologia, etc.. se DEZ pessoas realmente interessadas se unirem a vocês, já é uma grande vitória. Aí quem sabe, no ano que vem, vocês fazem uma marcha mesmo - como nós estamos fazendo agora.

Outra dica: procurem na cidade de vocês algum programa de Redução de Danos. Os agentes redutores de danos são agentes de saúde, normalmente que atuam através de ongs, que lidam com usuários de drogas com uma perspectiva não repressiva e não moralista. A grande maioria deles é composta por usuários ou ex-usuários e conhecem muito a respeito, e sabem dos danos provocados pela proibição como ninguém e são antiproibicionistas. A presença de um deles na reunião pode servir pra dar uma idéia de como o grupo poderia atuar na cidade, até porque eles sempre lidam de perto com os gestores públicos "antidrogas" e tudo mais..

Espero ter ajudado.

Abraços e boa sorte

Link para o comentário

• Usuário Growroom

opa precisam fechar o topico mais nao, agora ja ta melhorando

boa dica leprechaunz

estou pensando nisso e quem querer tbm pense nas dicas , chegando mais alguns ae vejamos c entramos com um acordo e fazemos algo aki , mas o mais dificil de resolver vai ser a parte da grana , pra flyers e algumas coisas , essa parte sempre da problema .... mas espero chegar mais gente esperar nao vai nos m,atar ja esperamos tanto um pouco nao e nada...

mas pra quem ja participou duma passeata , ou os policia nao pira nao vei , ja fraguei na tv nao rolo nada mas ae nao sei tem pulica folgado e etc...

aki c rolar eu faço , me precipitei quando falei q ninguem de bh queria a legalizaçao , na verdade acho q muitos querem mas tem medo de mostrar o rosto , sei que esse ainda tem muito preconceito , principalmente no caso da familia. intendo isso aki ja falei com meus pais q sou afavor mas nada d+ mas aprendi q quando queremos uma coisa nao podemos ficar com medo...

bom chegando mais gente com ideias afim da pra nos ter uma conversa e pensar no que fazer e a onde começar...

me lembrei pulicia pode prender nao pq e passeata e so ninguem usar erva no mei das coisas etc e nao fazer apologia

me lembrei pulicia pode prender nao pq e passeata e so ninguem usar erva no mei das coisas etc e nao fazer apologia

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Mas eu boto fé de nem levar beck pra passeata.

Os gambés não podem te enquadrar por você está fazendo a passeata, mas pode te dar uma GG, achar o flagrante. Aí já era.

Além de desqualificar o movimento (na minha opnião) porque ainda é uma contravenção, o cara vai pro xadrez.

Aposto que eles vão testar esses gambés:

http://www.growroom.net/board/index.php?showtopic=23225

O negócio é disposição pra tá lá.

Mas tamos aí!

Abraços

Link para o comentário

• Usuário Growroom

e o seguinte tive uma ideia ... nao pode ser grandes coisas mas c nao der pra fazer passeata fazemos isso , e se outras cidades quiserem copiar o modelo aki q fazem bom proveito...

e o seguinte alguem fraga mexer com photoshop eu sei +- e tou sem ele aki , tipo assim vamos fazer uns flyers grande folha a4 mesmo , botamos uma foto de folha de maconha no flyer , e logo abaixo explicamos tudo da droga damos nossa versao , falamos q nao somos marginais , falam os riscos , as mentiras , o lado positivo de legalizar , sei la isso isso temos q discutir, mas nao pode ser uma coisa mt pequena tem q dar minimo 2 folhas cola uma do lado da outra.

tipo assim alguem faz o flyer mas tem q ter um conteudo mostra pra quem ta lendo o nosso ponto de vista e o q mudara com a legalizaçao da maconha. ae kra disponibiliza pra download os arquivos, quem quiser modificar pega e modifica, e ae pegamos imprimimos uma original e fazemos xerox de um tanto de planfetos...

tou pensando de sair na madrugada do dia 5 de maio e sair colando no centro da cidade , pega durex e colamos nos lugares mais movimentado do centro , nos ponto de onibus etc , acho q isso nao e ilegal. mas tem q ser de madruga onde passa pouca gente , ae ninguem enche o saco e fica de bla bla bla no ouvido... quem topa fala ae marca ae pra fazer cada um imprime uma quantidade vamos la e fazemos o serviço.

mas precisamos de no minimo umas 10 pessoas.

esses planfetos pregados nao e proibido nao ne ? pq vejo ae nego colando em tudo qualquer lugar propraganda de lojas etc...

o q acharam da ideia ?

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Salve Growlera,

Gostaria de manifestar minha humilde opinião acerca da discussão do thread:

Primeiramente, gostaria de manifestar minha imensa decepção e que me sentir ofendido com algumas expressões usadas por outros participantes do fórum. Aqui em Belo Horizonte não tem nada de roça grande como foi dito... pelo contrário! A capital mineira está entre as grandes capitais do Brasil! E por isso mesmo enfreta os mesmos problemas do Rio e São Paulo, claro que levando em conta as peculariedades regionais... Nesse sentido imagino que a discussão sobre um tabu tão polêmico torna-se naturalmente difícil, mas não se esqueçam que BH tb já foi palco de grande passeatas e manifestações sociais: quem não se lembra dos movimentos das diretas já!, do caras pintas... e tal! Eu estava lá e garanto q foram tão eloquentes qto qualquer outra...

Segundo, aqui também não é terra de covardes.... Existe outros meios de atingir o mesmo fim!!! Lembre-se disso! Não é combinando com meia dúzia de maconheiro na net que se vai fazer uma manifestação digna de chamar atenção da opinião pública para participar da discussão da legalização. Para tudo isso acontece precisa de organização! Talvez sejamos mais cuidadosos e atentos aos problemas que podem gerar por exemplo por uma passeata mal organizada! Afinal Minas Gerais é uma estado tradicionalista, possuidora da melhor polícia militar do Brasil com uma forte tendência conservadora (pronta a reprimir qualquer manisfetação desse tipo), fruto de termos a mesma geração de proibicionistas em cargos do governo, ou vcs ainda não perceberam que um dos maiores figurões proibicionista é do estado de Minas: O deputado Elias Munrad!

Sim, talvez estejamos atrasados em relação a passeata e movimentos de massa, mas isso não quer dizer que não exista um movimento pro-legalização em Belo Horizonte. São movimentos indepedentes, mas que atinge sucessos significantes... Quem ainda não percebeu uns pequenos adesivos ou pequenos grafites da folha da maconha, com a expressão: Legalize!... estratégicamente colocados em sinais de pedestre do centro de BH...???! Existem pessoas ligadas a divulgação de informações mais condizentes com a nossa realidades.... Ah... um movimento intelectual dentro das faculdades sobre o tema, como por exemplo: dissertação de Mestrado "O discusso da legalização nas músicas do Planet Hemp", Usuários Socialmente Integrados e outros...

Contudo, levo em consideração que precisamos nos organizar e nesse sentido tenho pensado em colocar um projeto em prática, mas ainda está em fase de discussão, mas de qualquer forma a idéia é a seguinte: reunir um grupo de discussão sobre drogas, que fariam reuniões para discutierem teoricamente temas a respeito de maconha e outras drogas, tráfico e o prejuizo socio-econômico, mudança da legislação vigente, estratégias de manifestações e divulgação de informações reais fundamentadas em pequisas cientificas e experiências de países que tiveram mudança na abordagem do tema.... O grupo está em fase implementação e o primeiro nome a se pensar foi: Movimento Independe Contra o Tráfico de Drogas....

Espero ter esclarecido alguns pontos... e estou disposto a colaborar com os movimentos nacioniais e tb aki de bh... grande abraço...

Link para o comentário

• Usuário Growroom

certo intendi seu ponto de vista , seus argumentos tbm acho certo nos organizar , mas tem q topar mesmo de se organizar , eu topo , de formar uma organizaçao e discutir o assunto , mas precisa de um numero certo de pessoas , nao pode ser pouca , creio q bh tem geito de fazer isso , mas temos q achar pessoas certas afim pra nos organizamos....

esse forum aki vamos ver c vai dar mt gente afim e pensar em como nos organizar , pois o mais dificl no momento vai ser a organizaçao pois nao e uma tarefa muito facil...

nao so nos estamos passando por isso , mas Sao paulo rio e cuiriba "acho q tbm tem marcha la" todos ja passaram por isso...

mas o q eu nao intendo e q isso kra e uma manifestaçao pacifica , tipo uma greve pulicia nao pode nos impedir de expressar nossas vontades e querer q algo seja feito e etc...

Mas o seguinte eu nao posso ser lider disso , sou novo nessa parada e vou fazer 18 anos tbm , tem q ser alguem mais velho q intenda bem disso, vamo fazer o seguinte chega galera ae fazemos um bate papo ou outra coisa e discutimos a respeito...

bh nao tem covardes mesmo , mas precisam de um estimulo pra fazer isso , sei q nao e uma coisa facil mas com o tempo as coisas melhora...

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Beleza galera!

Vocês tão começando, e na real como o The Smoker falou, já existem pessoas por aí estudando o tema. Mas uma coisa eu digo: achar pessoas que são contra a proibição é fácil - difícil é achar pessoas assim que queiram botar a mão na massa, colar cartazes na rua, escrever textos, estudar mais sobre o assunto.. até porque, alguém tem que defender a causa de uma forma mais embasada, né? Isso é importante. E várias pessoas já estudam sobre isso nos seus cursos de história, ciências sociais, biologia, direito.. tentem encontrá-las, divulgue onde elas possam estar!

Aqui no nosso grupo, só meia dúzia de pessoas realmente põem a mão na massa. E estamos firmes, um ajudando o outro, discutindo, dividindo a grana dos xeroxs de panfletos.. agora tb já temos algum retorno com a venda de camisetas.. enfim, é por aí.

No mais, mantenho a minha dica, de que vocês poderiam marcar um debate convidando principalmente o pessoal que estuda em faculdades.. façam um cartaz bem simples e divulguem bem, se a coisa estiver pra acontecer, ela acontece! Não é proibido conversar sobre drogas, e todos têm o direito de fazer qualquer manifestação pacífica ou reunião.

Tenham uma pauta para a reunião e criem um email pras pessoas entrarem em contato e divulguem no cartaz.

Como vcs falaram, o que não pode rolar é apologia [dizer que as pessoas devem usar, porque "é bom" etc]. Por mais que possa parecer ridículo, sempre é bom colocar um aviso em todo cartaz, do tipo "não traga substâncias ilícitas etc".

Se vocês quiserem eu até posso ajudar nessa parte de fazer textos, ou de criar o desenho do cartaz. Só me mandem uma MP, ou um email para o grupo.

Abraços

Link para o comentário

• Usuário Growroom

A concentração podia rolar na Praça do Papa. Não tem lugar melhor... o ponto de qualquer maconheiro é a PP.

Maconheiro da zona sul neh, eu moro no norte, pra praça do papa eu preciso de dois ônibus, se a galera concordar, eu prefiriria fazer na praça7.

1- Quem vai fazer a parte gráfica?

2- Quem vai dar a $$$ pra fazer?

3- Quem vai distribuir?

4- Quem vai ligar pros DAs e DCEs?

Eu animo do 3 e 4... não tenho a manha de photoshop e mto menos grana disponível...

Eu poderia tentar colaborar monetariamente, mas pagar tudo fica foda; distribuir eu tb posso apesar de estudar na área de exatas da faculdade. De photoshop eu já não frago.

Mas eu boto fé de nem levar beck pra passeata.

O negócio é disposição pra tá lá.

Abraços

Tb acho péssima idéia levar beck, mas disposição eu tenho tb é só marcar o lugar, mas acho que seria bom nós reunirmos antes de executar a passeata, tipo na UFMG ou em um local mais apropriado.

...tipo assim vamos fazer uns flyers grande folha a4 mesmo , botamos uma foto de folha de maconha no flyer , e logo abaixo explicamos tudo da droga damos nossa versao , falamos q nao somos marginais , falam os riscos , as mentiras , o lado positivo de legalizar , sei la isso isso temos q discutir, mas nao pode ser uma coisa mt pequena tem q dar minimo 2 folhas cola uma do lado da outra.

tipo assim alguem faz o flyer mas tem q ter um conteudo mostra pra quem ta lendo o nosso ponto de vista e o q mudara com a legalizaçao da maconha. ae kra disponibiliza pra download os arquivos, quem quiser modificar pega e modifica, e ae pegamos imprimimos uma original e fazemos xerox de um tanto de planfetos...

Eu pus umas idéias para o flyer de onde nós deveríamos "atacar" nesse tópico aqui:

http://www.growroom.net/board/index.php?sh...pic=22685&st=40

tou pensando de sair na madrugada do dia 5 de maio e sair colando no centro da cidade , pega durex e colamos nos lugares mais movimentado do centro , nos ponto de onibus etc , acho q isso nao e ilegal. mas tem q ser de madruga onde passa pouca gente , ae ninguem enche o saco e fica de bla bla bla no ouvido...

Temos que lembrar que não podemos dar má-impressão para a população, pra ninguém pense que poluímos a cidade, etc... Acredito que cartazes não dará má impressão.

Antes prescisamos nos reunir! ;)

Vamo que vamo... B) !

Concordo que tudo teria que ser combinado antes da passeata pra não sair algo avacalhado

reunir um grupo de discussão sobre drogas, que fariam reuniões para discutierem teoricamente temas a respeito de maconha e outras drogas, tráfico e o prejuizo socio-econômico, mudança da legislação vigente, estratégias de manifestações e divulgação de informações reais fundamentadas em pequisas cientificas e experiências de países que tiveram mudança na abordagem do tema.... O grupo está em fase implementação e o primeiro nome a se pensar foi: Movimento Independe Contra o Tráfico de Drogas....

Espero ter esclarecido alguns pontos... e estou disposto a colaborar com os movimentos nacioniais e tb aki de bh... grande abraço...

Temos sempre que deixar claros que lutamos pela legalização para diminuir o tráfico, exigir o direito de fumar não atrairá apoio de nenhum não-usuário. Achei bom esse nome ou um parecido pois isso é deixado bem claro.

Enfim, acho que antes de qualquer movimento precisamos nos reunir para discutirmos melhor o que fazer.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Até tenho disposição de ajudar, organizar, discutir, etc.

Mas vou falar pra vocês, agora como mineiro da gema dos mais desconfiados....

O problema nesse caso é você ficar visado, imaginar aparecer sua cara em manifestação pró-beck aqui em BH.

Pode não ser roça grande mas também não é nenhuma SAMPA onde o que você faz aqui neguim não fica sabendo ali...

Tem a parentada, o cliente, etc. Se der pra ficar anônimo beleza, senão pra mim não rola...

Ah, já ia me esquecendo, flagro muito de Photoshop e Corel Draw (mais indicado pra fazer trabalhos tipo flyer).

Se precisarem estou às ordens.

Abraços,

Link para o comentário

• Usuário Growroom

bom intao ta cada um dando dica isso e bom , vamos esperar mais gente ou ja vamos conversar nos organizar , eu acho q agora sera mei dificil de fazermos coisas pra passeata , passeata daki 3 semanas eu acho... vamos seguir a dica de todos e discutir a melhor pra ser feito agora , intendido , acho pra esperarmos um pouquin pra chegar mais ideia , mas a decisao e nossa , a decisao e de todos...

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Aí Growlera,

Entaum tô vendo que existe algumas (poucas) pessoas q estão realmente interessadas e participantes na discussão... Aki no forum fica difícil colocar os pormenores sobre a organização de um movimento. Vamu deixar de papo e começar a discutir seriamente a organização de um movimento anti-proibicionista mineiro... EU TÔ DENTRO, QUEM ESTÁ COMIGO?

Estou tomando a iniciativa, mandarei mps para os participantes desse tópico para iniciarmos a captação de integrantes que estejam disposto a ser os pioneiros no movimento. Queria lembrar que na atual conjuntura, provavelmente seremos alvo de preconceitos e perseguições das pessoas que são contra... então as pessoas que desejam lutar realmente devam estar cientes dos riscos (claro que ninguém vai ser preso ou torturado por qualquer coisa, mas???).

AQUI ESTÁ O GERME DO MOVIMENTO MINEIRO!!!! VAMOS MOSTRAR QUE MINAS TAMBÉM TEM FORÇA!!!

CONTO COM TODOS!!!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Vamu deixar de papo e começar a discutir seriamente a organização de um movimento anti-proibicionista mineiro... EU TÔ DENTRO, QUEM ESTÁ COMIGO?

Queria lembrar que na atual conjuntura, provavelmente seremos alvo de preconceitos e perseguições das pessoas que são contra... então as pessoas que desejam lutar realmente devam estar cientes dos riscos (claro que ninguém vai ser preso ou torturado por qualquer coisa, mas???).

AQUI ESTÁ O GERME DO MOVIMENTO MINEIRO!!!! VAMOS MOSTRAR QUE MINAS TAMBÉM TEM FORÇA!!!

CONTO COM TODOS!!!

Parabéns pela iniciativa,irmão

É disso que o movimento precisa

abs e boa sorte e sempre lembrando estamos aí pra qualquer coisa

Geison Lamotta

Link para o comentário

• Usuário Growroom

e isso ai msmo q agnt precisa, atitude.

viram como a ideia de 1 pessoa ja virou ideias de uns 10?

e desse jeito q tem q expandir esse movimento, nao só em bh mas tb no interior mineiro...

nao moro em bh.. mas pra mim ir eh facil

e qualquer coisa eh so conta comigo....

manjo photoshop, corel e frago mexe em sites tb...

negoço eh divulgar a nossa cultura.. LEGALIZE IT

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Mas vou falar pra vocês, agora como mineiro da gema dos mais desconfiados....

O problema nesse caso é você ficar visado, imaginar aparecer sua cara em manifestação pró-beck aqui em BH.

Pode não ser roça grande mas também não é nenhuma SAMPA onde o que você faz aqui neguim não fica sabendo ali...

Tem a parentada, o cliente, etc. Se der pra ficar anônimo beleza, senão pra mim não rola...

É isso é um grande problema. Poderíamos usar máscaras ou pintura na cara na hora da passeata, assim não seríamos identificados nos jornais por conhecidos.

bom intao ta cada um dando dica isso e bom , vamos esperar mais gente ou ja vamos conversar nos organizar , eu acho q agora sera mei dificil de fazermos coisas pra passeata , passeata daki 3 semanas eu acho... vamos seguir a dica de todos e discutir a melhor pra ser feito agora , intendido , acho pra esperarmos um pouquin pra chegar mais ideia , mas a decisao e nossa , a decisao e de todos...

Mesmo que a passeata num role, pelo menos temos que nos reunir para discutir sobre o assunto e organizar o grupo pró-legalização de BH. Sugiro nós reunirmos, por mim no campus da UFMG, vcs tem alguma sugestão de outro local?

Link para o comentário

• Usuário Growroom

ufmg ate rola "mas ainda vamos ver vamos reunir na net mesmo e marcar local etc", juntamos ideias , como cara falou ae ideias pra ajudar a populaçao ajudar nosso pais , nao so pra nos ajudar , intedeu ?

eu penso na legalizaçao de uma forma q possa ajudar a todos nao so nos mas o pais tbm , deminuir o trafico , menas violencia , ate mesmo diminuir o numero de usuarios "como todos sabem tudo q e proibido e melhor", fonte de renda pro brasil ,impostos, papel , panos , porra meu tem tantas coisas q se pode retirar da planta...

tem estudo ae que ja li, que fala que usuario de crack , a erva ajuda eles a perder o vicio do crack

uma parte boa tbm e q o governo vai fazer teste de qualidade nos fumos vendido , pq vai por mim essa porcaria q trafico vende affs , axa de tudo no mei, principalmente amonia"amoniaco" que deve fuder mais ainda com pulmao...

"e logico que tem uma consequencia, nada nessa vida vem so com vantagens, a conssequencia e a saude mas provado que nen faz tanto mal, prefiro problema de saude publica que violencia"

enfim quem gosta de pesquisar e ler sobre o assunto sabe o que eu estou falando.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Bom galera, mandei algumas mps mas até agora apenas um interessou mesmo na organização... Vamos lá growlera.... vamos começar a nos organizar em um movimento de discussão e busca dos nossos ideiais e naum apenas para a passeata desse ano...

Conto com ajuda de todos...

Link para o comentário