Ir para conteúdo

Estudos mostram que maconha não causa câncer de pulmão


Tiradentes

Recommended Posts

  • Usuário Growroom

Fumar maconha não aumenta o risco de desenvolver câncer de pulmão, de acordo com pesquisas da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, nos Estados Unidos. O resultado do estudo surpreendeu até mesmo os cientistas.

O estudo comparou o estilo de vida de 611 pacientes de câncer de pulmão do Condado de Los Angeles e 601 pacientes com câncer de cabeça e pescoço com 1.040 pessoas sem a doença. O resultado da pesquisa não encontrou um nível elevado de risco de câncer nem mesmo nos fumantes de maconha mais assíduos. Já os que fumavam dois ou mais maços de cigarro por dia tinham uma probabilidade 20% maior de desenvolver a doença.

Os resultados foram apresentados na terça-feira em San Diego durante uma reunião da Sociedade Torácica Americana. Esta pesquisa não deve ser considerada uma aprovação ao uso da maconha, que tem sido associada a problemas como a bronquite crônica, disse o médico John Hansen-Flaschen, chefe do setor de cuidados críticos e do pulmão da Universidade da Pensilvânia, no Estado da Filadélfia.

Estudos anteriores mostravam que a maconha contém 50% de químicos ligados ao câncer a mais que o cigarro. A maconha também deposita quatro vezes mais elementos nos pulmões do que fumar a mesma quantidade de tabaco.

Fonte: Terra

http://noticias.terra.com.br/ciencia/inter...1-EI298,00.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom
a maconha contém 50% de químicos ligados ao câncer a mais que o cigarro. A maconha também deposita quatro vezes mais elementos nos pulmões do que fumar a mesma quantidade de tabaco.

A maconha tem mais elementos ligados ao cancer do que cigarro, deposita mais elementos no pulmão do que cigarro, MAS NGM NUNCA MORREU POR FUMAR MACONHA!?

Vai sabe né... Coisa doida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

No UOL a materia saiu com um pouco mais de conteúdo... olhem

Maconha não eleva risco de câncer de pulmão, sugere estudo

Por David Biello

Na fumaça produzida pela queima da maconha há diversos agentes carcinogênicos, e o alcatrão ali formado contém 50% mais substâncias ligadas ao câncer de pulmão do que a fumaça do tabaco. O cigarro de maconha também deposita quatro vezes mais alcatrão do que seu equivalente de fumo. No entanto, um novo estudo envolvendo mais de 2 mil pessoas surpreendeu os cientistas ao sugerir que o consumo da erva não aumenta o risco de câncer de pulmão.

"Esperávamos que o uso intenso da maconha, entre 500 e mil vezes na vida, aumentasse o risco de câncer durante anos ou até mesmo décadas após a exposição à droga", explica o responsável pela pesquisa, Donald Tashkin, da Universidade da Califórnia, em Los Angeles. No entanto, observou-se que o risco de desenvolver a doença não foi maior mesmo nas pessoas que fumaram mais de 20 mil cigarros da erva na vida.

Os pesquisadores entrevistaram 611 pacientes com câncer de pulmão, 1.040 pessoas saudáveis (grupo controle) e 601 pacientes com tumores de cabeça ou pescoço; todos com menos de 60 anos. A análise estatística revelou que 80% dos pacientes com câncer de pulmão e 70% dos que tinham outros cânceres haviam fumando tabaco, enquanto apenas metade de ambos os grupos tinha fumado maconha. Quando mais tabaco uma pessoa fuma, maior o risco de desenvolver câncer, aponta o estudo - confirmando o que muitos outros já demonstraram.

Controlando as variáveis tabaco, álcool e outras drogas, bem como pareando pacientes e controles segundo idade, sexo e região geográfica, os resultados indicaram que a maconha não exerceu efeito, apesar de seus aspectos pouco saudáveis. "A maconha empacotada fica mais solta que o tabaco, logo ela é menos filtrada no cilindro do cigarro e mais partículas são inaladas", diz Tashkin. "E quem usa maconha fuma de uma forma diferente dos tabagistas; eles seguram o ar inalado durante um tempo quatro vezes maior, permitindo que partículas muito miúdas se depositem nos pulmões."

O estudo não explica como a maconha deixa de causar câncer. Tashkin especula que talvez o tetrahidrocanabinol (o princípio ativo da planta), estimule células mais velhas a morrerem antes de desenvolverem câncer. Os resultados foram apresentados na reunião da Sociedade Americana de Medicina Torácica, em São Diego.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
  • Usuário Growroom

As pesquisas não páram de discutir sobre as doenças tardias q a maconha causa.

"Fumar maconha por 20 anos causa... "

"Uso da maconha ininterrupto causa..."

"Estudos mostram q a maconha leva a..."

Quero ver os caras estudarem um jeito de párar com a LESEIRA q a maconha causa! rs*

To querendo uma solução pra isso....

Mas até agora a ciência num me ajudou... e a única e péssima maneira de mudar isso, é suspendendo o uso. rs**

Acho q os caras definitivamente precisam mudar o foco das pesquisas com relação à maconha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...