Ir para conteúdo

Operação da Polícia destrói mais de nove


Smokeweedallday

Recommended Posts

  • Usuário Growroom

Operação da Polícia destrói mais de nove

mil pés de maconha no Nordeste do Pará

Da Redação

Agência Pará

Em cinco dias de operação, a Polícia encontrou 9 mil pés de maconha

A ação faz parte da operação Triângulo do Capim, que teve início em 2005

A operação aconteceu em quatro municípios do Nordeste do Pará

Além de droga, a polícia apreendeu armas, sementes e até um rádio transmissor usado pelos traficantes

Para chegar aos locais de plantação, os policiais tiveram a ajuda do Grupamento Aéreo 'Estrela Azul'

Parte da droga apreendida será trazida para Belém, onde será submetida à perícia no IML

As Polícias Civil e Militar encerraram, nesta sexta-feira (26), a operação de combate ao tráfico de drogas nos municípios de Mãe do Rio, Concórdia do Pará, São Domingos do Capim e Ipixuna do Pará, no Nordeste do Estado. Em torno de 9 mil pés de maconha foram encontrados e destruídos pelos policiais, desde o último dia 22, quando os agentes iniciaram a operação denominada Triângulo do Capim.

Com base em Mãe do Rio, a 190 quilômetros de Belém, as equipes iniciarão o retorno à capital às 9h deste sábado (27), com chegada prevista na Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), por volta de 11h. Os policiais apreenderam cerca de 30 toneladas de maconha ‘in natura’; 30 quilos prontos para consumo e 16, em fase de preparo.

Além das drogas, os policiais apreenderam armas de fabricação caseira, sementes, espingardas, pólvoras, bolas de chumbo e munições. Um radiocomunicador usado pelos traficantes também foi recolhido pelos policiais durante a operação. As drogas e os materiais apreendidos serão trazidos para Belém. As ervas serão submetidas à perícia no Instituto Médico Legal.

A operação resultou na localização de seis plantações em cinco dias. Segundo o delegado Gilvandro Furtado, diretor de Polícia Especializada e coordenador da operação, os responsáveis pela produção e colheita da erva já foram identificados. Para ele, as ações de combate ao tráfico trouxeram resultados muito positivos. As operações reduziram em, pelo menos, 50% a incidência de tráfico de maconha na região.

Plantações

Nesta quinta (25) e sexta-feira (26), os policiais estiveram em áreas dos municípios de Ipixuna do Pará e São Domingos do Capim, onde localizaram mais duas plantações com aproximadamente 1,5 mil pés da erva em cada terreno. Alojamentos dos produtores da erva foram localizados na mata, porém já abandonados. Todos os pés da erva foram arrancados e queimados, assim como, os alojamentos foram destruídos.

Nas áreas, os policiais encontraram barracos cobertos com lona abandonados pelos traficantes no momento da chegada do helicóptero do Grupamento Aéreo 'Estrela Azul', do governo do Estado, utilizado para se localizar com mais rapidez nas áreas de cultivo da erva. Nesses locais, os policiais apreenderam fertilizantes usados para adubar as plantações. Em São Domingos, os policiais encontraram roças sem a presença da erva, o que se presume que os locais já haviam sido abandonados pelos traficantes.

Ainda conforme o delegado, no primeiro dia da operação, em Mãe do Rio, um homem tentou sabotar por duas vezes o helicóptero durante a madrugada. Identificado com Edinan Pretinho, o preso foi flagrado com uma chave-inglesa ao lado da aeronave. Preso, ele foi conduzido à unidade policial local, onde foi autuado em flagrante delito pelo crime de tentativa de sabotagem. Segundo os policiais, ele seria um pequeno produtor da região recrutado pelos donos dos terrenos para trabalhar nas áreas.

A ação realizada na região foi uma continuação das ações de combate ao tráfico na região intensificadas no ano passado, quando 1,3 milhão de pés da erva foram encontrados e destruídos em terrenos da região.

Mais de vinte plantações foram localizadas

No período de 28 de abril a 1º de maio deste ano, os policiais encontraram 200 mil pés de maconha, armas de fabricação caseira e seis quilos de maconha em estado prensado. Ao todo, localizaram 25 plantações. Os proprietários dos terrenos usados no plantio da erva serão indiciados em inquérito e terão suas prisões preventivas solicitadas à Justiça.

http://www.pa.gov.br/noticias2006/05_2006/26_21.asp

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...