Ir para conteúdo

O mal bioquímico da maconha

Chu

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Bah, vou pedir pra eles me avisarem com 2 meses de antecedência qdo eu vou ter que fazer o teste aqui no trampo! hheheheheehe

Não tenho bem certeza mas acho que não chega a destruir a mielina pq qdo paramos de fumar e ficamos de cara ela já tá meio "limpa" a menos que fiquemos chapados 24 horas.....é acho que destrói sim! kkkkkk

Sobre o usuário de 70 anos,apesar de não conhecer nenhum,acho que não rola se o cara fizer alguma coisa da vida,tipo ler,estudar enfim se mexer!Conheço um cara que fuma ha uns 20 anos e é meio lesado mas tb o cara só dirige o táxi(mesmo isso forçando o cara a se ligar e tal)e não faz nada no sentido de "trabalhar o neurônio".Eu fumo ha 13 anos e não senti nada ainda,e olha que eu fumo muito,agora tô fumando uns 4,5 por dia(fino)mas já fumei 8,9 bomba por dia qdo era mais guri e não tinha muito o que fazer e mesmo assim não vejo problemas tipo,falta de memória(só qdo não presto atenção mesmo que não lembro das coisas mas isso é normal),ficar lesadão e tal, creio que isso se deva a minhas leituras e "esforço mental" com várias atividades do tipo,sei lá isso acontece com vcs???

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

Hum ate 2 meses?

por via das duvidas entao acho que 3 meses de cara da pra limpa o sangue...

Ae "La Motta" eu frago um doido que ta na atividade ja faz 18 anos! E ele e bem "normal", digo se vc nao fraga o que he "conversar com joão", nem vai saber que ele e do esporte. Acho que precisamos de um exemplo mais antigo! Um maluco de + de 60 anos que fuma a mais de 40 anos. Quem souber de alguma raridade assim conte pra nois aqui!!!

[]s

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Conheço um na Bahia, fuma a + ou - 30 anos, mas ele é lesadão, bebe e fuma careta tbm...

Eu fumo a 5 anos, as vezes eu eskeço algumas coisas, perco o isqueiro dentro do banheiro e talz, mas isso é normal, até os caretas eskecem as coisas, pq eu num posso?

E em relação a fazer exame no trampo, nimguém é obrigado a fazer teste de drogas, se vc ñ quiser, ñ faça, se seu rendimento no trabalho é bom, vc ñ tem com o q se preocupar...

"Não vou fazer o teste, é um direito meu, minha privacidade não diz respeito a nimguém, meu rendimento no trabalho é ótimo, portanto, não tenho motivos pra me submeter a um teste que só explora a individualidade e privacidade de cada um, correto patrão?"

Se recuse a fazer o teste, é um direito seu, pois explora sua privacidade, o q vc faz fora do trampo ñ diz respeito a seu patrão.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Pode crer MangueBeat!!

Falo tudo!! Isso ja rolo comigo mais eu nao fiz nenhum teste...

E aleguei a mesma coisa..a vida e minha! E fasso dela o que quizer....minhas notas na facu sao boas e eu tenho RESPONSABILIDADE acima de tudo!!!

Mais eu queria saber mesmo sobre o tempo p/ limpa o sangue para saber quando posso doar sangue.

Minha namorada tem tipo sanguineo O negativo e ela ja andou "conversando com joão", e pra ela seria bom doar sangue.

No mais e isso...

[]s

Link para o comentário

• 1 year later...
  • Usuário Growroom
O que o THC destrói ??? Neurônios ??? Nao exatamente...

O neurônio tem uma parte alongada, que parece um "rabo", chamada axônio. O axônio é constituído por um feixe interno revestido de um tipo de gordura chamada mielina. A bainha de mielina (mielin sheath) (figura), como é chamada a estrutura formada pela mielina acumulada no corpo do axonio, tem a funçao de acelerar os impulsos nervosos.

neuron.gif

Exemplo: neurônios sem bainha de mielina transportam os impulsos à uma velocidade de 0,6 m/s. Uma pessoa de 1,80m, se tivesse neurônios sem bainha de mielina, ao queimar o dedao do pé numa fogueira, precisaria de 3 segundos para sentir o calor, e mais 3 segundos para tirar o pé.

Porque???

Fácil, se o impulso anda 60cm a cada segundo, o impulso com a informaçao de que o pé está queimando levaria 3 segundos para sair do dedao e chegar ao cérebro, e o impulso com a ordem de tirar o pé da fogueira levaria mais 3 seg para sair do cérebro e chegar ao pé.

Mas, como voces sabem, nós nao levamos 6 segundos para reagir ao calor ou a uma agulhada, mas sim frações de segundo. Isto porque temos uma bainha de mielina, que acelera os nossos impulsos à incríveis 25 m/s !!!!! Com toda esta velocidade, o impulso sai do pé, chega ao cérebro, e volta para o pé em um tempo desprezível...

Agora pense sobre uma Baleia Azul de 50m. Voce acha que a velocidade dos nossos impulsos de 25m/s sao o bastante para a baleia??? Claro que nao, senao, seguindo a lógica do exemplo acima, a baleia levaria 4 segundos para reagir a um toque na cauda. A bainha de mielina destas baleias sao muito grandes, para que a velocidade do impulso seja maior...

Voces podem se perguntar: "O que que isso tem a ver?"

Tudo. Voces já ouviram falar que o THC é liposolúvel? Isto significa que THC se dissolve em gordura, nao em água... A mielina, como eu disse, é uma gordura. Portanto, o THC "entra" na bainha de mielina. O problema é que o THC se acumula e começa a degradar a bainha de mielina, que com o tempo diminui. Como o exemplo da baleia deixa claro, quantidade de mielina é importante, quanto menos mielina, mais devagar o impulso.

Anos de exposiçao ao THC diminui o tamanho da bainha de mielina, deixando os impulsos nervosos mais lentos. Contudo, ainda nao se sabe quanto tempo este processo toma, nem qual é a diminuiçao quantitativa de mielina, pois o processo é lento e contínuo.

Isto nao significa que se voce fumar muita maconha vai ficar com movimentos mais devagar. Lembre-se que os impulsos de movimento sao relativamente simples, como um sim ou nao. O problema sao açoes que exigem intercomunicaçao de várias áreas do cérebro.

Um impulso de movimento sai do cerebelo e percorre um caminho meio que reto até o musculo que deve ser contraído, portanto a distancia que o impulso percorre é pequena. Porém, antes de contrair o músculo, a decisao de enviar o impulso teve de ser tomada. Esta decisao é tomada

por vários impulsos, que viajam por caminhos muito mais longos somente dentro do cérebro. É aí que a velocidade da mielina faz falta: o "pensamento" fica mais lento, nao a açao.

Dúvidas???

Paz.

Cara, eu tenho algumas dúvidas sobre a destruição da bainha de mielina causada pelo THC.

Primeiro, com toda a propaganda e investimento em pesquisas feito pelos E.U.A. contra a maconha, se houvesse o menor dos indícios de tal dano, ou dano em igual prejuizo ao sistema nervoso, já seria amplamente divulgado. Lembrem-se que a politica norte-americana é disseminar o medo.

Segundo, o chu, resumidamente deu uma explicação, totalmente correta, do neurônio, axonio e bainha de mielina. Mas na verdade não só a bainha de mielina é composta por gordura, o cérebro é um órgão que é totalmente "gorduroso". O cérebro de um cadaver é branco e de consistência gordurosa. Existe, "entre" o cérebro e o sangue, um negócio chamado barreira hematoencefálica. Essa barreira serve para proteger o cérebro de substâncias nocívas. Por essa barreira só passa o que for lipossolúvel. Glicose, oxigênio, thc, anestésicos, etc. O cérebro inteiro tem contato com o THC, não apenas a bainha de mielina.

Eu sou fumante de cannabis há dez anos. Não tenho qualquer sinal (intelectual ou motor) de dano neurológico. A falha de memória a curto praza tem outra explicação. A memória a longo prazo não é afetada. Estudos de neuro-imagem não demonstram atrofia cerebral. Pesquisas, mesmo as mais tendenciosas, não conseguem comprovações mais alarmantes que as pesquisas sérias contra o álcool, cocaína, crack, morfina, etc. Muito pelo contrario, é sempre a mesma ladainha. Os piores efeitos são a perda de memória a curto prazo, sindrome amotivacional, prejuizo da imunidade e fertilidade. Todos esses efeitos comprovadamente, são reversíveis.

As pessoas tem que se preocupar com cigarro, álcool, cocaina, gordura trans e um monte de outras coisas. Não que a cannabis seja totalmente inofensiva, mas nem de longe é um problema de saúde pública.

Link para o comentário

• 2 months later...
  • Usuário Growroom

SALVE GALERA DO GROW !!!! gostaria de agradecer pela riqueza de informações do tópico que com certeza exclareceu muito as dúvidas de todos!!! Mas gostaria de deixar um comentário quanto a uma frase q tu disse CHU " Muito bem dito , maconha ainda assim é droga... "

Droga pelo que sei é uma substância criada pelo HOMEM para deixar as pessoas fisicamente dependentes e LUCRAR com seu vício. Acho que não poderíamos,então, definir a maconha como DROGA, já que a mesma cresce desde que o mundo é mundo antes de qualquer homem fazer alguma coisa.... Maconha não é DROGA, maconha é criação de Deus como qualquer erva que brota de uma semente na terra... é uma Erva que tem seus prós e contas como toda criação de Deus... Temos que concientizar a sociedade preconceituosa disso , MACONHA NÃO É DROGA! DROGA QUEM FAZ É O HOMEM !

O QUE VOCÊS ACHAM GALERA ???

mais uma vez valeu Chu ! Como quase todos já disseram " MUITO BOM TEU TÓPICO" Irmão.

grande abraço e saúde !

Link para o comentário

• 5 months later...
  • Usuário Growroom

Mt bom o debate! Eu tb já ouvi essa história da bainha várias vezes. Comecei a fumar há +/- 3 anos. Do carnaval pra cá, comecei a fumar c/ mais frequência, mas vou voltar a fumar só aos fds. bem, um fumante de marijuana de fds (e, geralmente, 2 ou 3 finos por fds) tem chances de "destruir" a mielina em qto tempo +/-? rs

Tópico mt bom, Chu! E pra quem se interessa por drogas em gera e seus efeitos, outro livro bom do já citado Içami: "Os jovens e as drogas"

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Tô doido pra distruir a minha mielina :pulafuma:

Com certeza é papo furado dos frango-san,

se eles fossem fazer intervenção basiado em dano a saúde mesmo não tinha Mc Donalds lá!!!!

Como só fazem intervenção basiado em lucro proibe o que não dá ou dá pouco em relação ao remédio industrializado

que é o caso da maconha.

:Maria:

Link para o comentário

• 1 month later...
  • Usuário Growroom

eu concordo com algumas coisas que li no tema, mas já ouvi falar em controvérsias mais convincentes

o 'papo' dos m/s q o impulso demora pra chegar ao cérebro no momento de uma queimadura ou agulhada, caracterizando a mielina um acelerador achei furado, já que contamos com os chamados atos e arcos reflexos que submetem uma contração muscular praticamente instantânea, logo q o toca a medula espinhal, bem antes de chegar ao cérebro!

quanto ao caso do receptor para THC no organismo humano, é inexistente sua forma natural, contrário ao receptor de serotonina no corpo que é feito encaixe, um para o outro! o que o THC faz no sistema nervoso primariamente é se encontrar com os neurotransmissores e com o 'rabo' do neurônio com gordura, e pela semelhança da polaridade (THC quanto mielina são gorduras) o THC teoricamente já queimado na temperatura de um cigarro, e já ativado envolveria essa bainha de mielina e os neurotransmissores causando a 'lentidão' que causa.

já no caso do uso crônico poder causar destruição irreversível do tecido nervoso bem como a bainha de mielina, eu acredito ser errôneo, pelo fato de o THC ter a capacidade de se 'desgrudar' dessa região, mesmo que demore anos, se o indivíduo não usar a maconha, ele se desprende deixando livres os neurônios.

gostaria de esclarecer que todas as informações escritas neste post não são fruto de um estudo aprofundado e científico sobre o tema, são apenas informações adquiridas por curiosidade, as quais concluo as mais convincentes, pelo menos as que tenha chegado até hoje para mim.

Link para o comentário

• 5 weeks later...
  • 4 weeks later...
  • 4 weeks later...
  • Usuário Growroom

Chu, Valeu cara, Como voce disse, sim acho que somos uma elite que sabemos sobre o assunto...acho que o ruim sobre a maconha é que nem todo mundo sabe disso, o ideial seria que todos tivessem essa visao que temos aqui, do conhecimento e nao sair por ai dizendo o que ja ouvimos todos os dias, por parte de muitos usuarios: maconha natural e nao faz mal.

por parte da midia: droga ruim, que faz mal: "porta de entrada para outras drogas e submundo".

Falta de esclarecimento fode tudo...

Valeu chu.

Link para o comentário

• 2 weeks later...
  • Usuário Growroom
Chu, Valeu cara, Como voce disse, sim acho que somos uma elite que sabemos sobre o assunto...acho que o ruim sobre a maconha é que nem todo mundo sabe disso, o ideial seria que todos tivessem essa visao que temos aqui, do conhecimento e nao sair por ai dizendo o que ja ouvimos todos os dias, por parte de muitos usuarios: maconha natural e nao faz mal.

por parte da midia: droga ruim, que faz mal: "porta de entrada para outras drogas e submundo".

Falta de esclarecimento fode tudo...

Valeu chu.

cabe a "nós" quebrarmos esses paradigmas dos males da cannabis..o unico mal real q ela pode trazer eh o trafico q eh totalmente desnecessario..

Link para o comentário

• 1 month later...
  • Usuário Growroom

Chu, pode me tirar uma dúvida? pra falar a verdade duas...

bem se sabe que a bainha de mielina é produzida por celulas da glia (de Schwann no SNP e oligodendrócitos no SNC)...

mas bem, essas células são também responsáveis pela manutenção da bainha de mielina... logo, ao reparar efeitos da destruição dessa bainha de mielina, não seria possível que tais células produzissem novamente/reparassem a bainha?

Outra dúvida...

Todos aqui sabem o sucesso da maconha no alívio de sintomas da esclerose múltipla...

a esclerose múltipla não é uma doença causada pela desmielinização? pelo que andei lendo, células de defesa do organismo passam a destruir essa bainha de mielina

a minha dúvida é como a maconha (ouo THC) que destrói, dissolve, enfim... danifica a bainha de mielina é capaz de aliviar os sintomas devidos da desmielinização das células nervosas?

desde já grata ^^

Link para o comentário

• 1 month later...
  • 5 months later...
  • Usuário Growroom

O que acontece, no meu entender, é o seguinte:

Como dito acima, "mielina = cél. Schwann no SNP" e "mielina = oligodendrócito no SNC.

Oligodendrócitos não se regeneram ou praticamente não se regeneram. Porém células de Schwann periféricas substituem a cél. de Shcwann danificada, regenerando a bainha de mielina de axônios com problemas. O SNP se regenera nesse quesito, logo, a princípio, não sentiriamos efeitos da desmielinação no SNP.

O que poderia ocorrer seria uma desmielinação no SNC. Quando isso ocorre, o(s) neurônio(s) morre(m) e forma-se uma cicatriz, que é o que chamamos de esclerose. Por ali não passam mais impulsos elétricos.

Só não entendi pq o THC degradará a mielina dos axônios. Há algo que aponte para isso, alguma pesquisa? A mielina é em maioria lipídio (uns 80%, se não me engano), penso que talvez o que pudesse ocorrer é que a absorção do THC pela mielina com o tempo fosse perdendo sua capacidade de isolamento elétrico, que é o que faz o impulso ser rápido.

De qualquer forma, eu não acho que isso deva ocorrer pois cannabis se provou útil para tratar sintomas da esclerose multipla (que é um processo acelerado de desmielinação como disse a colega acima). Se ela acelerasse ainda mais o processo, com certeza saberíamos.

Sintomas da desmielinação:

* Embaçamento da zona central do campo visual que afeta apenas um olho, pode ser acompanhado de dor após os movimentos oculares;

* Visão dupla;

* Estranha sensação nas pernas, braços, peito, ou face, como formigamento ou entorpecimento (neuropatia);

* Fraqueza nos braços ou pernas;

* Perturbações cognitivas incluindo problemas do discurso (fala) e perda de memória;

* hipersensibilidade ao calor (sintomas pioram, reaparecem após exposição ao calor, como uma ducha quente);

* Perda de destreza;

* Dificuldade em coordenar movimentos e problemas de equilíbrio;

* Dificuldade em controlar movimentos intestinais ou urinar;

* Fadiga.

Na boa, o que poderia ser percebido como sintomas de quem fuma (demais)? O 5º item e o último apenas? E isso observado em gente que, ao meu ver, tem problemas com a coisa.

Link para o comentário

• 4 months later...
  • Usuário Growroom

Eu naum acredito nisso aih. Ateh pq se houvesse evidencia de que isso ocorre, o argumento seria amplamente explorado como exemplo de que maconha faz mal. Procurando pela internet, naum achei nada sobre o assunto.

Outra coisa, nas pessoas q tem esclerose multipla, o sistema imunologico ataca a bainha de mielina do proprio corpo, causando progressivamente os sintomas. A maconha eh usada medicinalmente nessa doença exatamente porque protege a bainha dos ataques do sistema imunologico.

Soh que no caso do uso de maconha no tratamento de doenças degenerativas seria em função da diminuição da himunidade como efeito da maconha.

essas informações são de uma materia da revista superinteressante, baseadas em pesquisas gringas, agora ateh aonde tudo isso eh vdd ou conspiração ninguem sabe

Link para o comentário

• Usuário Growroom

muito bom voltar topicos como esses...

a explicaçao tb, ate onde eu sei, esta perfeita!

parabens ao criador do top :)

agora, isso citado pelo BladoR é verdade! comprovado!

e ai? ql a verdade?

a verdade é q cada organismo reage de uma manera (apesar de mtas semelhanças), nao tem jeito...

por isso, cada um deve saber exatemente oq quer pra si!

legalize já!

Link para o comentário

• 1 month later...
  • 3 weeks later...
  • Usuário Growroom

:rolleyes: é vero man ai de cima treinar fazendo exercicios fisicos ajuda na rememoraçao.

acontece comigo isso. qndo passo semanas sem malhar ou fazer no minimo uma yôga minha memoria falha mais.

memoria de curto prazo é claro é afetada mas há maneiras de se amenizar a falta de memoria...

Link para o comentário