Ir para conteúdo

O mal bioquímico da maconha

Chu

Recommended Posts

• 5 months later...
  • 3 months later...
  • Usuário Growroom

ae chu e ayres os dois devem fumar pra carai então ja devem ter fumado um haxi do bom daqueles que parece que voce aumenta muito a velocidade do pensamento, formula muita coisa em muito pouco tempo, ja pensa em varios pontos de vista muito rapido mesmo...ja fumaram um desses? o que é isso fisiologicamente falando? aquele papo de :"querem nos impedir de ir mais além" é fundamentado cientificamente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

louco das ervas o cara pode ficar esquecendo as coisas qualquer momento não é só fumando não KKK... ja vi uns estudos que dizem que ficar no msn causa mais dano cerebral que fumar maconha. eu acho que isso de esquecer é natural do ser humano, não acho que seja regar: "se fuma maconha vai esquecer as coisas"... não sei, vai que dependendo da quantidade de moleculas na planta causa uma coisa outra causa outra, sei não acho que o que fica desse topico aqui é que na verdade mesmo, a gente ainda não sabe quase nada sobre cannabis no cérebro humano.

Link para o comentário

• 2 months later...
  • 3 months later...
  • Usuário Growroom

Galerinha, não sejamos como os proibicionistas. Sim, o THC pode danificar a bainha de mielina, não devemos aqui falar do mal do THC e simplesmente aceitar que seja assim, devemos como estudiosos do assunto aprofundar nos estudos, questionar os motivos e as possibilidades de recuperação. Não pense que se a maconha causou algum dano à sua bainha de mielina você esta encrencado, minha sugestão a pessoas que usam de forma pesada (pelo menos 2 baseados por dia) é que uma vez ao ano, uns 2 meses, fique longe da maconha e procure exercitar o cérebro. O exercício cerebral pode aumentar a sua massa branca, a mielina, isso favorece um pensamento rápido e eficiente, e as mudanças na massa cinzenta podem favorecer sua memória, sua capacidade de absorver informações. Durante o tempo se proponha aprender algo novo. Me baseei no seguinte artigo http://www.methodus.com.br/artigo/664/em-busca-de-novas-conexoes.html,'>http://www.methodus.com.br/artigo/664/em-busca-de-novas-conexoes.html, por gentileza, antes de sair por ai falando que a maconha causa danos irreversíveis ao cérebro, foi o que interpretei, leia esse artigo. http://www.methodus.com.br/artigo/664/em-busca-de-novas-conexoes.html

• Like 1
Link para o comentário

• 5 weeks later...
  • Usuário Growroom

Basicamente o 'mal' da maconha é afetar diretamente as mielinas de alguns neurônios, certo? Mas pesquisando na internet sobre reparo da Mielina, descobri que alguns alimentos podem ajudar na reparação dela, tais como leguminosas, cereais, azeite, nozes, peixe, espinafre ( http://www.fuguitang.com/como-reparar-a-bainha-de-mielina-com-alimentos.html ), a minha pergunta é, se for verdade, se alimentar bem não ajudaria?

Tbm pesquisando na internet, vi que alguns alimentos que são frequentes no dia a dia de muitos, tbm prejudicam a mielina, tais como refrigerante, ciclete, biscoito e ate mesmo alguns medicamentos ( http://blogunipem.blogspot.com.br/2011/07/refrigerante-diet-pode-engordar-e.html ) , minha pergunta é: Por que tanta hipocrisia com uma planta natural, que pode sim ter seu maleficios, porem tbm contem beneficios pra saude como o combate a metastase de uma celula cancerigena, e raramente se debate sobre os maleficios do refrigerante ?

OBS:. As fontes foram tiradas da internet e não sou nenhum expert em biologia pra confirmar essas coisas, se algum puder dar uma incrementada na informacao, confirmar ou negar, ficarei grato

Link para o comentário

• 2 months later...
  • Usuário Growroom

Tenho uma dúvida sim cara. Aonde você viu isso?

Já li diversos estudos, e nenhum traz esse tipo de informação...e agora que li o tópico, procurei sobre estudos relacionando cannabis, THC e mielina, e não encontrei nada falando isso.

E outra, que eu saiba os receptores canabinoides CB1 ficam na região das sinapses, região do neurônio que não estão envoltas por uma camada de mielina.

Se tiver a fonte aí, me passe. Se esse efeito for verdadeiro, pode levar a males terríveis mesmo.

• Like 1
Link para o comentário

• 5 months later...
  • Usuário Growroom
O que o THC destrói ??? Neurônios ??? Nao exatamente...

[...]

Tudo. Voces já ouviram falar que o THC é liposolúvel? Isto significa que THC se dissolve em gordura, nao em água... A mielina, como eu disse, é uma gordura. Portanto, o THC "entra" na bainha de mielina. O problema é que o THC se acumula e começa a degradar a bainha de mielina, que com o tempo diminui. Como o exemplo da baleia deixa claro, quantidade de mielina é importante, quanto menos mielina, mais devagar o impulso.

Anos de exposiçao ao THC diminui o tamanho da bainha de mielina, deixando os impulsos nervosos mais lentos. Contudo, ainda nao se sabe quanto tempo este processo toma, nem qual é a diminuiçao quantitativa de mielina, pois o processo é lento e contínuo.

[...]

Olha, eu tenho conhecimentos básicos de química e biologia e já posso afirmar que você está extremamente equivocado, meu caro CHU, sem falar que suas informações não tem FONTES e nem um estudo feito até hoje comprova suas afirmações. Eu fico bastante chateado ao ver que um tópico que está promovendo desinformação dentro da comunidade cannábica foi fixado no topo do subfórum de saúde.

E outra coisa, o mito de que a maconha "destrói" neurônios veio de um estudo financiado pelo governo norte americano durante a "guerra contra as drogas" que consistia em colocar mascaras de gás em macacos e faze-los respirarem fumaça de cannabis durante vários e vários minutos, com isso, eles acabavam ficando sem oxigenação suficiente no cérebro e algumas das células acabavam morrendo, dai os pesquisadores ao estudarem o cérebro do macaco após sua morte concluíram, de forma extremamente ignorante, que maconha "destrói neurônios".

Fonte: Documentário "The Business Behind Getting High"

http://www.youtube.com/watch?v=c9hvj1tfWck

EDIT.: Editei meu post apenas pra deixar bem claro outra coisa, o CHU fez a postagem dele no ano de 2002 ( Posted 30 September 2002 - 12:30 AM ), o que reforça mais ainda a falta de informação no post dele, por favor, moderadores, desafixem esse tópico, muita gente pode sair por ai falando coisa que não sabe por causa de tópicos sem base acadêmica como esse.

Editado por wolffexz
  • Like 2
Link para o comentário

• 1 month later...
  • Usuário Growroom

Blz?

Vou entrar pro coro: isso é muito controverso.

Já postaram que o estudo que sugere isso foi bastante pequeno, então não tem como chegar a nenhuma certeza.

Pesquisei uns 15 min no pubmed e achei vários artigos comentando os efeitos neuroprotetores e o uso do Sativex na esclerose múltipla (que é uma doença desmielinizante, aliás), poucos avaliando déficit cognitivo (que seria o pensar mais lento) sem chegar a muitas conclusões. Alguns comentam que esse déficit foi revertido após cessar o uso -- o que, biologicamente, não favorece muito a hipótese de que haja desmielinização crônica.

Do pouco que eu tenho conseguido estudar o assunto, dá pra saber que é uma droga segura, e que seu uso responsável não causa danos preocupantes.

A maioria dos estudos é pequena, e é difícil avaliar com precisão sem fazer estudos com amostras maiores (vendo mais usuários), só descriminalizando.

Se o pessoal da ala acadêmica do gr aí tiver alguma bibliografia pra partilhar, pode me passar!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

O wolffexz está certo,

Eu estava pesquisando sobre cannabinóides e neuro proteção algo assim,

e encontrei artigos falando que os cannabinóides protegem a bainha mielina, só pesquisar e ver...

A moderação tem que ver o que fazer em casos assim,

o tópico é antigo e está fixado com uma informação incorreta.

:335968164-hippy2:

• Like 2
Link para o comentário

• 2 months later...
  • Usuário Growroom

O wolffexz está certo,

Eu estava pesquisando sobre cannabinóides e neuro proteção algo assim,

e encontrei artigos falando que os cannabinóides protegem a bainha mielina, só pesquisar e ver...

A moderação tem que ver o que fazer em casos assim,

o tópico é antigo e está fixado com uma informação incorreta.

:335968164-hippy2:

De acordo, ThiaBo.

Link para o comentário

• 2 weeks later...
  • 8 months later...
  • 2 weeks later...
  • Usuário Growroom
Como já foi apontado algumas vezes, o tópico, apesar de fixado, só está promovendo desinformação, e não é o único. Não sejam ingênuos de acreditar em tudo que é dito, especialmente quando o assunto envolve a sua saúde. A desinformação pelo fórum criou inclusive alguns mitos que são propagados continuamente.
"Desmielinização é a perda da bainha de mielina que envolve os axônios, podendo afetar tanto o sistema nervoso central (SNC) quanto o sistema nervoso periférico (SNP). Patologias desmielinizantes podem ter uma etiologia genética primária (leucodistrofias) ou podem ser o efeito secundário de infecções, alterações vasculares, insultos tóxicos ou reações inflamatórias. Independentemente da causa, o resultado será a perda parcial ou total da função na área desmielinizada, dependendo da região do sistema nervoso afetada.
"A ativação dos receptores CB2 resulta na modulação da resposta inflamatória, contendo um dos agentes responsáveis pelo progresso da desmielinização e da morte neuronal, a causa final dos sintomas em patologias, tais como esclerose múltipla e encefalomielite auto-imune experimental. A modulação de moléculas inflamatórias através dos receptores CB2 também pode melhorar a remielinização, estimulando a sobrevivência de precursores de oligodendrócitos e estaminais neuronais/células precursoras, e o seu desenvolvimento em oligodendrócitos maduros."
"No entanto, o papel do CB2 no controle da desmielinização e no reforço da remielinização não está limitado a doenças autoimunes e não se restringe ao controle do sistema imunitário. Tanto na esclerose múltipla, na encefalomielite auto-imune experimental e em outras doenças desmielinizantes não mediadas imunitariamente, o efeito protetor dos agonistas CB2 sobre as células neurais é uma vantagem notável."
"Contudo, dada a nossa compreensão atual dos receptores CB2 e da patogênese de doenças desmielinizantes mediadas imunitariamente ou não, esses receptores parecem ser de potencial interesse terapêutico."
"Demyelination is the loss of the myelin sheath that surrounds axons and it may affect both the central nervous system (CNS) and peripheral nervous system (PNS). Demyelinating pathologies may have a primary genetic aetiology (leukodystrophies) or may be the secondary effect of infections, vascular alterations, toxic insults or inflammatory reactions. Regardless of the cause, the result will be the total or partial loss of function in the demyelinated area, depending on the region of the nervous system affected."

"The activation of CB2 receptors results in the modulation of the inflammatory response, restraining one of the agents responsible for the progress of demyelination and neuronal death, the ultimate causes of the symptoms in pathologies such as MS and EAE. The modulation of inflammatory molecules through CB2 receptors could also enhance remyelination, stimulating the survival of oligodendrocyte precursors and neural stem/precursor cells, and their development into mature oligodendrocytes."

"However, the role of CB2 in controlling demyelination and enhancing remyelination is not limited to autoimmune diseases and it is not restricted to the control of the immune system. Both in MS, EAE and other non-immune-mediated demyelinating diseases, the protective effect of CB2 agonists on neural cells is a remarkable advantage. Moreover, CB2 receptor activation may be a relevant strategy in cellular replacement."

"Nevertheless, given our current understanding of CB2 receptors and the pathogenesis of immune-mediated or other demyelinating disorders, these receptors seem to be of potential therapeutic interest."

Fonte

Link para o comentário

• 4 months later...
  • 4 weeks later...
  • Usuário Growroom
Tive uma experiencia com acidos (LSD), há cerca de 3 anos e essa experiência mudou minha vida ou pelo menos eu acho que mudou, pra pior, tive um grande ataque de psicose o meu coraçao batia super depressa nao consiguia estar bem com as pessoas a minha volta achava que todo o mundo com quem eu estava, meus amigos, estavam a achar alguma coisa relacionada comigo, agora sei que era preocupação por me verem no estado em que eu estava com o coraçao a bater a mil e sem conseguir diser uma palavra muito apatico e cheio de medo. Tive bastante mal durante 1 ano cheguei ate a afastar me desses amigos porque nao me sentia nada bem ao pe deles. Nao procurei ajuda por medo/vergonha, e sempre fumei maconha mesmo depois dessa experiencia, tinha de ves em quando uns ataques de panico e ansiedade mas conseguia controla.los, de ves em quando achava tambem que as pessoas tinham um certo tipo de repulsa de mim, e que algumas pessoas me julgavam com o olhar ficava muito assustado até evitava olhar as pessoas nos olhos, andava deprimido e sem ambiçao pro futuro evitava qualquer sitio com muita gente. Fui ao medico de familia que me receitou paroxetina, e ai é que a minha vida ia acabando, fiquei bastante maluco com vontade de bater nas pessoas que falam mal pra mim, mesmo uma pequena brincadeira eu levava a mal e queria partir logo pra agressao sentia me muito enervado, e pensei varias veses em acabar com a minha vida cheguei ate a tar em cima de uma ponte pra me mandar, mas nao o fis porque pensei na dor que a minha familia iria sentir e fui a correr ter com a minha mae, anda muito desequilibrado, ora muito bem ora muito mal. fomos ao hospital onde me receitaram olansapina e Diplexil R eu sentia me bem com essa medicaçao mas como engordava com a olansapina decidi parar, e senti que os sintomas voltaram um pouco nao aqueles agressivos mas sim os de ficar meio aluado, com um bocado de desconfiança das pessoas e nao me conseguisse focar a 100% em mim, controlo total dos pensamentos movimentos, etc, embora nao fosse nada como era antes e eu ia sempre tentado contrariar esses pensamentos pondo uma musica nos ouvidos ler um livro etc. Agora tomo Diplexil R, Lyrica, e a olansapina voltei a tomar agora outra ves porque a medica psiquiatrica disse que era importante, no entanto nunca deixei de fumar polen, derivado da maconha, e sinto que quando estou ao pe das pessoas nao me consigo ainda focar 100% apetece me olhar pra elas de ves em quando so numa de verificar pra onde estao a olhar se me estao a observar mas nada que me eloqueça apenas me chateia um bocado. me sinto comprometido com algo mas que nao sei explicar bem o porque será que isso pode ser efeito da maconha e acha que posso futuramente voltar a ter as capacidades que tinha antigamente?
Já parei de fumar maconha á 2 dias e por mais forte que seja a vontade irei faser o maximo para nao fumar, pois pode ser ela a causadora dos efeitos que estou a sentir certo? nao é sempre que me sinto mal quando fumo mas as veses acontece, mas somente quando estou com amigos sosinho é sempre numa boa.
Eu gostava de saber uma opiniao exterior, porque toda a ajuda é bem vinda e ouvir profissionais deixa me sempre tranquilo e menos ansioso, adoro saber mais sobre aquilo que sinto pois acredito que percebendo aquilo que se passa comigo é meio caminho para conseguir solucionar meus problemas.`
Agradeço imenso a ajuda
Aguardo resposta
Cumprimentos
Link para o comentário