Ir para conteúdo

O mal bioquímico da maconha


Chu

Recommended Posts

  • Usuário Growroom

O que o THC destrói ??? Neurônios ??? Nao exatamente...

O neurônio tem uma parte alongada, que parece um "rabo", chamada axônio. O axônio é constituído por um feixe interno revestido de um tipo de gordura chamada mielina. A bainha de mielina (mielin sheath) (figura), como é chamada a estrutura formada pela mielina acumulada no corpo do axonio, tem a funçao de acelerar os impulsos nervosos.

neuron.gif

Exemplo: neurônios sem bainha de mielina transportam os impulsos à uma velocidade de 0,6 m/s. Uma pessoa de 1,80m, se tivesse neurônios sem bainha de mielina, ao queimar o dedao do pé numa fogueira, precisaria de 3 segundos para sentir o calor, e mais 3 segundos para tirar o pé.

Porque???

Fácil, se o impulso anda 60cm a cada segundo, o impulso com a informaçao de que o pé está queimando levaria 3 segundos para sair do dedao e chegar ao cérebro, e o impulso com a ordem de tirar o pé da fogueira levaria mais 3 seg para sair do cérebro e chegar ao pé.

Mas, como voces sabem, nós nao levamos 6 segundos para reagir ao calor ou a uma agulhada, mas sim frações de segundo. Isto porque temos uma bainha de mielina, que acelera os nossos impulsos à incríveis 25 m/s !!!!! Com toda esta velocidade, o impulso sai do pé, chega ao cérebro, e volta para o pé em um tempo desprezível...

Agora pense sobre uma Baleia Azul de 50m. Voce acha que a velocidade dos nossos impulsos de 25m/s sao o bastante para a baleia??? Claro que nao, senao, seguindo a lógica do exemplo acima, a baleia levaria 4 segundos para reagir a um toque na cauda. A bainha de mielina destas baleias sao muito grandes, para que a velocidade do impulso seja maior...

Voces podem se perguntar: "O que que isso tem a ver?"

Tudo. Voces já ouviram falar que o THC é liposolúvel? Isto significa que THC se dissolve em gordura, nao em água... A mielina, como eu disse, é uma gordura. Portanto, o THC "entra" na bainha de mielina. O problema é que o THC se acumula e começa a degradar a bainha de mielina, que com o tempo diminui. Como o exemplo da baleia deixa claro, quantidade de mielina é importante, quanto menos mielina, mais devagar o impulso.

Anos de exposiçao ao THC diminui o tamanho da bainha de mielina, deixando os impulsos nervosos mais lentos. Contudo, ainda nao se sabe quanto tempo este processo toma, nem qual é a diminuiçao quantitativa de mielina, pois o processo é lento e contínuo.

Isto nao significa que se voce fumar muita maconha vai ficar com movimentos mais devagar. Lembre-se que os impulsos de movimento sao relativamente simples, como um sim ou nao. O problema sao açoes que exigem intercomunicaçao de várias áreas do cérebro.

Um impulso de movimento sai do cerebelo e percorre um caminho meio que reto até o musculo que deve ser contraído, portanto a distancia que o impulso percorre é pequena. Porém, antes de contrair o músculo, a decisao de enviar o impulso teve de ser tomada. Esta decisao é tomada

por vários impulsos, que viajam por caminhos muito mais longos somente dentro do cérebro. É aí que a velocidade da mielina faz falta: o "pensamento" fica mais lento, nao a açao.

Dúvidas???

Paz.

  • Like 16
  • Thanks 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

putz chu

tu é meu idolo..... explicou a parada muito perfeito.... agora sim isso dai faz sentido.... quando eu ouvi pela primeira vez esta info de uma estudante de psicologia da puc eu fikei sem reaçao... e achei uma coisa estupida... ainda mais pq ela disse q o thc gosta de comer a mielina...

sendo q thc nao é organismo pra comer nada....

putz... explicou muito bunito....

aproposito

agora só pintou uma duvida... uma coisa que foi levantada..... se a mielina pode se reconstituir... quer dizer... foi danificada umpouco... ela tem capacidade de se re-estruturar ?(tenho quase certeza que a resposta é nao)

eu já vi um estudo falando que ela pode... mas que tem que estar perto da medula espinhal e talz...

mas fikei pensando comigo... será que se houvesse apenas uma pekena danificaçao.... e o uso da cannabis fosse cortada... ela teria como se re-estrutura... estando apenas 30% danificada ????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Bom, esta é uma questao controversa...

É provável que a bainha de mielina se regenere, porém, como todas as partes constituintes do sistema nervoso, muito pouco. Muito pouco mesmo, menos de 1% eu diria. A mielina é produzida perto de tecido medular, porém ela precisa se agregar a bainha, é aí onde está o problema...

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Bom meu coroa teve no final de sua vida o mal de Alzemayer, que ja é um problema de comunicação entre as celulas cerebrais(disse certo?), agora ,

eu fumando a 32 anos........cumé que fica?

acho que nem tenho que esquentar, pq nao existe cura mesmo,e tb nem sei se carrego comigo esse gem......mas que esqueço pra caralho, esqueço!

tem tb aquela de memoria de curto prazo?(é assim que diz?)poderia ser só isso?.....estava lendo que a cannabis esta sendo usada em pacientes com essa sindrome.Em que ela poderia ajudar?...........???????????????????????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Posso fazer um porém que não vem ao fato de você estar correto e tal.

Mas o exemplo dado não foi muito bom:

"Exemplo: neurônios sem bainha de mielina transportam os impulsos à uma velocidade de 0,6 m/s. Uma pessoa de 1,80m, se tivesse neurônios sem bainha de mielina, ao queimar o dedao do pé numa fogueira, precisaria de 3 segundos para sentir o calor, e mais 3 segundos para tirar o pé.

Porque???"

Pois quando ocorrem queimaduras, etc, a resposta imediata do sinal não vem do cérebro e sim da medula, que tmbm faz parte do sistema nervoso, na forma de reflexos. Por

exemplo. Vc poe o pé no fogo, como vc disse, levaria uma cara para os impulsos chegarem ao cérebro, para este decidir, e mandar outro impulso de volta, por isso a medula, fazendo parte do sistema nervoso, manda um impulso imediato chamado reflexo quase que instantâneo que faz com que vc pelo menos contraia seu musculo, involuntariamente, e o mesmo impulso que foi enviado para a medula continua percorrendo seu caminho até o cérebro e este pode durante o reflexo, decidir o que faze c/ mais precisão.

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

os neuronios se regeneram bem devagar mesmo

como o nosso amigo chu falou:

É provável que a bainha de mielina se regenere, porém, como todas as partes constituintes do sistema nervoso, muito pouco. Muito pouco mesmo, menos de 1% eu diria. A mielina é produzida perto de tecido medular, porém ela precisa se agregar a bainha, é aí onde está o problema...

valew, chu!!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Voce esté certíssimo stormrider... eu apenas usei palavras mais didáticas...

Porém, o exemplo continua válido: O sistema involuntário, assim como todos os movimentos, sao relativamente simples do ponto de vista do impulso nervoso. O impulso "sabe" de onde vem, para onde vai e o que tem fazer. No fim, este impulso correu um caminho pequeno. Já a tomada de decisoes precisa de milhares de impulsos que correm dentro do cérebro ao mesmo tempo. A soma dos caminhos percorridos por todos estes impulsos é bastante longa, talvez até mesmo quilômetros. Aí é onde a falta de mielina na bainha prejudica...

Estudos recentes mostram que, ao contrário do que se pensava, neurônios se regeneram. Porém, existem 5 tipos diferentes de neurônios, e apenas um deles se regenera. Outro ponto é que nem todos os neurônios têm axônio e bainha de mielina, portanto nao sao todos os neurônios prejudicados...

Weedness, na verdade isto é o que eu sei de cabeça. Adquiri estes conhecimentos durante um longo periodo a partir de aulas e leituras. É impossível te indicar uma única fonte para esta informaçao... Contudo, existe um livro nacional de um psiquiatra chamado Içami Tiba, o cara é muito bom... O nome do Livro é "Maconha e Jovens". O título pode parecer conservadorista, mas o livro é muito esclarecedor...

Paz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Eu naum acredito nisso aih. Ateh pq se houvesse evidencia de que isso ocorre, o argumento seria amplamente explorado como exemplo de que maconha faz mal. Procurando pela internet, naum achei nada sobre o assunto.

Outra coisa, nas pessoas q tem esclerose multipla, o sistema imunologico ataca a bainha de mielina do proprio corpo, causando progressivamente os sintomas. A maconha eh usada medicinalmente nessa doença exatamente porque protege a bainha dos ataques do sistema imunologico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Pois eh, os receptores canabinoides. Claro q eles naum surgiram pra q pudessemos fumar maconha e ficassemos chapados, entaum naum seria o mais adequado chama-los de receptores de THC. Ele tem sua funçao no corpo. De qualquer modo, o fato de os canabinoides funcionarem atraves da ativaçao (agonismo) de tais receptores naum interfere em nada na historia da mielina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

A bainha de mielina é formada pela célula de Schwann que nao é o neuronio, mas uma célula agregada. Esta célula possui capacidade regenerativa, mas é inversamente proporcional 'a extensao do dano...

Acho que o dano ao sistema respiratorio é mais preocupante do que ao sistema nervoso. Todos sabem, que assim como o cigarro, a maconha causa enfisema pulmonar. Isto significa que seus alvéolos colabam e pederm a capacidade de trocar O2 - > CO2 com o sangue. Assim com o uso frequente voce reduz sua capacidade pulmonar e aumenta as chances de ocorrencia de uma neoplasia, uma vez que as células pulmonares sofrem irritação crônica.

É isso aí galera... essa historia que maconha é remédio e só vai te fazer bem é falsa!... tudo tem seus pros e contras. Voce usa a maconha por entretenimento e deve estar ciente do que pode lhe causar...

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

GanjaFarmer --> Muito bem dito , maconha ainda assim é droga... Nunca podemos nos esquecer disto... outros efeitos existem além da doidera...

SmockJonny --> o Blador disse muito bem... vc está falando de outra coisa...

O sistema que o THC "usa para te deixar locao" nao tem nada a ver com o efeito colateral do acúmulo de THC na bainha de mielina. Nao existem "receptores naturais de THC", mas sim uma área onde ele se concentra e manifesta seus efeitos psicotrópicos.

Hemp maniac --> estas "pontes" a que vc se referiu na verdade nao existem como estrutura, mas sao feitas apenas de moléculas de neurotransmissores.

Depois eu coloco a foto, mas é mais ou menos assim: Os dendritos (figura do primeiro post) se ligam às ramificações terminais de outros neuronios, formando assim a rede neural. Porém, na verdade, nao há ligação física entre os neuronios; eles se comunicam uns com os outros através de diversas moléculas que ficam entre as ligações, os neurotransmissores. O nome já diz, eles transmitem sinais entre neuronios... O THC, ao chegar ao cérebro, se coloca justamente na área de trabalho dos neurotransmissores, fazendo com que os sinais se transmitam de forma diferente, e vc fica diferente, doidão...

Uma vez que o THC deixa de estar presente, o arranjo do trabalho dos neurotransmissores se reestabelece devolta ao normal. Isto nao tem nada a ver com a bainha de mielina...

Deus --> Nem sempre gordura protege... gordura protege apenas de substancias polares, como por exemplo água. Já detergente, por exemplo, tem substancias apolares como a gordura, que a dissolvem. Lembre-se: semelhante dissolve semelhante.

THC e gordura (mielina) sao ambos apolares, porem tem grande chance de terem afinidade.

Blador --> Porque nao usar isto como razao frente a população ???

Bom, tente entrar na favela, ou passar um comercial na globo, dizendo que a maconha tem efeitos ruins sobre as suas bainhas de mielina. Ninguém vai dar a mínima.

Note que nós, aqui neste site, nao fazemos parte das massas, mas sim de uma elite das informações sobre o assunto maconha. Nós temos vontade de saber cada vez mais a fundo do assunto, as massas nao...

Imagine o quanto de conhecimento é necessário antes de compreender o que está sendo discutido neste tema. É simplesmente inaplicável... Eu tenho acesso a este tipo de informação pois trabalho com Ciencias Biológicas, agora qualquer outra pessoa, nao daria a mínima para este tipo de informação...

Sobre a esclerose multipla (EM), acho que vc está um pouco equivocado...

O efeito benéfico da maconha em pacientes de EM nao tem nada a ver com a bainha, mas sim com o relaxamento muscular característico da substância. Esclerose quer dizer endurecimento, portanto pacientes de EM têm musculos muito rígidos. O THC, como vc mesmo pode dizer, relaxa...

O malefício do THC sobre a bainha de mielina é mínimo, e lento... portanto, nao faz diferença pa um paciente em estágio avançado de EM.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Ah, Mister M...

Alzenheimer é uma doença degenerativa que causa a morte ou inabilitação dos neurônios... ainda nao se sabe as causas, nem se é genético... Nao existem estudos relacionando o uso de maconha com alzenheimer...

Bom, nao existem estudos relacionando a maconha com nada...

Na verdade a maconha prejudica a memória a curto prazo, nunca ouvi falar de uso contra isto... mas tudo é possível... vai saber...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Aí Mr, pesquisando um pouco mais, cruzei com um texto que explica que o THC fecha alguns canais de passagem de moléculas e íons pela membrana dos neurônios. Estas passagens têm um tempo definido para reabrir depois de fechadas, é justamente este tempo que se acha que seja responsável pela memória. Por modoficar este tempo, o THC modificaria a memória, negativamente é claro...

Este é um dos motivos pelos quais nao acho que a maconha tenha efeitos bons sobre a memória.

Repito, nao deve ser nada conclusivo, mas sim uma das melhores especulações que eu já ouvi...

Paz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

eu acredito muitu das defesas do nosso corpo...somos capazes de muitu.....fumu a muitus anos e nunca notei eu mais lerdo ou mais burru....pelo contrario, só aprendi de uns anos pra ca. Acho q até em teroria funciona, mas pra quem naum é acostumado, ou pras pessoas de uso esporadico , esses sim, o corpo naum tem defesa contra aquilo, e quando faz a defesa a pessoa para, e na volta, volta pior pro corpo...por issu o usu continuo o corpo consegue disviar concerteza esse tipo de efeito, como tantos otros....tudu vai de costume... No meu ver, claro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

CHU !

Mermao... vc eh professor de faculdade? Pessoas como vc que mantem o nivel aqui da comunidade sempre 10! parabens por todas as informações.

algumas duvidas :

1- O thc que vai se acomular na bainha de mielina serão somento as do sistema nervoso central, ou as do periférico tb irao ter concentraçoes de thc e como atua, entao temos respostas de ato-reflexos + lentos tb???..

2- Pelo que eu soube a bainha de mielina eh uma especia de proteção natural tb ne? mas existe os nódulos de Ranvier que onde produtos extracelular entram em contato diretamente, sera que o thc nao entra por esses nodulos? E sobre o impulso saltatório... como ficaria? (acho que ao "destruir" essa bainha nao averia o impulso saltatoria diminuindo drasticamente o impulso)

Outro ponto que queria citar, eh pq sou academico de fisioterapia e andei dando uma estudada em recuperação de membros amputados olhem o que eu achei:

Degeneração e regeneração das celulas nevorsas

Ao regenerar-se, a fibra emite algumas dezenas de filamentos muito finos. Se um desses filamentos encontra uma bainha de Schwann vazia (com ou sem mielina), que pertenceu a uma fibra degenerada - não necessariamente a sua - , ele aí se introduz, alonga-se, aumenta seu diâmetro e a mielina se reconstitui.

Essa propriedade regenerativa ajuda a cirurgia moderna a reconstituir a inervação nos implantes de mãos, pernas etc. decepados em acidebtes.

Como o número de fibras de um nervo é muito grande e as bainhas de Schwann são muito finas, a junção das extremidades do nervo seccionado não pode ser perfeita. Algumas fibras não encontram as bainhas de Schwann. Dessa forma, o membro implantado pode perder parte de sua motilidade ou de sua sensibilidade. De qualquer modo, é necessária a reeducação (fisioterapia).

- Finalizando, entao a história que maconha sequela o sujeito eh verdadê??? Nossas bainhas de mielinam se regeneram mas nao totalmente...

Gostaria de saber sua opiniao chu...

abraços

[]´s!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom
....Bom, nao existem estudos relacionando a maconha com nada...

eu cheguei atrasado no debate mas...como assim?!?!?

existem centenas de sites sobre estudos médicos relacionando a utilização de maconha com o tratamento de várias enfermidades... O uso de aerosois com THC para tratamento de asma já foi investigado extensamente, e continua sendo no tratemento de AIDS, Glaucoma, Cancer, EM, depressão, etc O grande desafo da industria é conseguir um veículo seguro para a administração de THC, já q fumar causa danos aos pulmões. O fato a se questionar é o porq todos os estudos a favor da marijuana foram ignorados pelo governo americano, e além de tudo estudos relacionados ao uso de marijuana são boicotados e não recebm ajuda governamental, por outro lado shows de televisão recebem premios do governo para descanselhar o uso de drogas, incluindo maconha. difícil achar estudos totalmente isentos, porém existem alguns textos interessantes.

Um tempo atrás eu achei uma info num site, que fala sobre os efeitos do THC no alívio dos sintomas de Esclerose Múltipla.

O texto abaixo fala que a EM causa a destruição das junções de mielina no cérebro, e essa desmielinalização pode até causar espasmos musculares que impeçam a pessoa de andar e sentar-se, ficando entrevado na cama. Como não existe tratamento para curar EM, o THC seria um alívio para os sintomas por causar relaxamento muscular. Existindo em alguns casos (segundo o texto) o retardamento da progressão da esclerose Múltipa.

Agora eu pergunto:

Se o THC agrava a desmielinalização o sujeito estaria acabando de se enterrar...mas então como explicar o retardamento de esclerose multípla q nada mais é do que a destruição da mielina?

acho que esse assunto ainda é controverso demais pra se ficar causando discursos alarmistas...

...como diria o filósofo "Talvez toda morte seja uma forma de suicídio.."

Texto original:

"Multiple Sclerosis

-Multiple sclerosis causes the destruction of patches of myelin in the brain and spinal cord

-Demyelination produces many problems, so that victims eventually cannot walk, sit up, and become crippled and bedridden often with terrible muscle spasms

-Treatment of MS

No effective treatment for MS

-Medications provide some relief from muscle spasms; however, the drugs lead to addiction

-Marijuana reduce spasms in patients with MS

-Individuals using marijuana have testified that sight and walking have been regained and spasms reduced or eliminated,

-There is some evidence that the progress of MS is actually retarded "

referências

http://pollen.utulsa.edu

http://www.bisdro.uni-bremen.de/boellinger...is/10-grins.pdf

http://www.botgard.ucla.edu/html/botanytex...otany/Cannabis/

http://www.nap.edu/html/marimed/ch4.html

http://www.chemicalbalance.com/part_v_e_bo...book_manual.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...

×
×
  • Criar Novo...