Usuário Growroom Tiradentes Postado June 22, 2006 Usuário Growroom Denunciar Share Postado June 22, 2006 Minas Gerais conta, desde o último dia 14, com uma lei mais eficiente para prevenção ao uso de álcool e outras drogas e de atenção e cuidados aos dependentes químicos. A Assembléia Legislativa aprovou, em 2º turno, o Projeto de Lei 1987/2004, do deputado Ricardo Duarte (PT), que estabelece diretrizes para políticas públicas estadual de prevenção, tratamento, recuperação e reinserção social dos usuários de drogas. A proposta é inovadora pois trata o assunto como um problema de saúde pública, e não apenas de segurança, que deve ser resolvido pelo estado por meio de medidas consistentes e eficazes de prevenção, educação e reinserção social. Além disso, a legislação preocupa-se em garantir atendimento aos dependentes químicos com respeito, sem criminalização, o que é fundamental em sua reinserção social. De acordo com a lei, a prevenção ao uso de drogas e o tratamento do dependente químico deve fazer parte da política de saúde de Minas Gerais, sendo o Sistema Único de Saúde (SUS) o gestor e regulador destas ações. Campanhas permanentes de prevenção e a capacitação técnica dos profissionais da rede de saúde pública são algumas diretrizes apontadas pelo projeto como essenciais para reduzir os danos sobre os usos de drogas. A proposta determina também que sejam distribuídas gratuitamente seringas, preservativos e outros materiais descartáveis como forma de reduzir o contágio de doenças em função do uso de drogas. O deputado Ricardo Duarte acredita que políticas de educação e prevenção são mais eficazes do que ações repressivas. "As políticas meramente punitivas não foram eficientes e promoveram a criminalização do dependente. Isto afastou as pessoas que precisam de ajuda, contribuindo para a disseminação de doenças, violência, acidentes e outros problemas sociais", ressaltou. Fonte: Estado de Minas http://www.uai.com.br/uai/noticias/agora/local/244575.html Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Usuário Growroom MagROw Postado June 23, 2006 Usuário Growroom Denunciar Share Postado June 23, 2006 UAI rapaz, e eu que achava aqui o estado mais conservador do país!!! Estamos dando exemplo isso sim. Não é a toa que nossa bandeira tem a célebre frase dos inconfidentes: LIBERDADE AINDA QUE TARDIA Estamos no caminho certo. Cedo ou tarde a vitória será nossa. Mas não se esqueçam de dar uma olhada no partido do deputado que fez a lei. Temos que saber em quem votar nestas próximas eleições. Cuidado com os candidatos conservadores e retrógados. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Usuário Growroom dangreen Postado June 23, 2006 Usuário Growroom Denunciar Share Postado June 23, 2006 Esse deputado é corajoso! É pelas DROGAS e assina embaixo! Ótimo exemplo pros políticos brasileiros. BOTA A CARA CAMBADA! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Usuário Growroom Khanny Postado June 23, 2006 Usuário Growroom Denunciar Share Postado June 23, 2006 Boa notícia, significa que tem GENTE na política que realmente sabe o que faz. Mas se passar a emenda que o Demostenes colocou na lei que está pra ser votada, isso aí vai ficar anulado, né? Pq lei estadual vale menos que federal... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Usuário Growroom high_life Postado June 24, 2006 Usuário Growroom Denunciar Share Postado June 24, 2006 a lei estadual vale menos que a federal se essa contradizer com os princípios da federal, agora se a lei federal abrir "brexas" que aceita que cada Estado regularize de tal forma (formas que estão contidas na federal também) aí é aceito a estadual ser a regra agora se a lei não der essa abertura, tudo isso aí realmente vai ser inválido, valendo o texto novo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Usuário Growroom semente de luz Postado June 24, 2006 Usuário Growroom Denunciar Share Postado June 24, 2006 Eu acho que pode até parecer um avanço, na medida que traz a aquestão para a saúde, mas, o usuario de cannabis não tem nada a ver com o usuario de alcool, cocaína. Não acho que tratar o usuario como um doente seja uma coisa positiva. mas possa ser um começo para a discussão, sobre o direito de escolha de cada um. Sou totalmente a favor de que o apoio psicanalitico e ate psiquiatrico deveria ser uma coisa permanente, mas no sentido de orientação e prevenção, não com um carater de recuperação. falow Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Usuário Growroom Weedy Postado June 25, 2006 Usuário Growroom Denunciar Share Postado June 25, 2006 Agora também fiquei na dúvida quanto à efetividade desta medida. De qualquer maneira, acho que isso representa uma ação política. Por mais que a lei não valha, acredito que possa ainda haver certa tolerância quanto ao assunto de drogas por parte das instituições. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Usuário Growroom Tiradentes Postado June 26, 2006 Autor Usuário Growroom Denunciar Share Postado June 26, 2006 Como o mano MagROw disse ali em cima, minas é o estado mais conservador do Brasil. Pra mim, uma lei desse tipo por essas bandas é quase a legalização. risos. Outro detalhe é que essa lei trata da ação do Estado na questão das drogas. Que nõ é mais coisa de polícia, mas sim de saúde. Infelizmente a lei federal continua valendo. O avanço é que o estado de minas gerais não considera usuário de droga bandido, mas uma pessoa que "precisa" de "ajuda". Abraços. Tiradentes Libertas QuÆ Sera Tamem Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Usuário Growroom Ninguém Postado June 26, 2006 Usuário Growroom Denunciar Share Postado June 26, 2006 "É devagar que se vai longe" Por isso que eu ainda tenho esperança na legalização. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Recommended Posts