Ir para conteúdo

Comer "carne vermelha" faz mal?

Mistico

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Concordo totalmente com o Cabelo, e esse é o ponto mesmo, se olharmos hoje em dia quase todo mundo tá ajudando a fuder o planeta de algum jeito, mesmo os vegetarianos que acham que não.

Acho que tudo deveria ser pensado de uma maneira mais sustentável, e cabe ao governo mesmo regulamentar essas coisas. Se ficar dependendo do bom senso (tanto dos produtores de carne quanto dos produtores de soja) não iremos chegar a lugar nenhum.

E com todo respeito White, sem querer menosprezar as crenças de ninguém, mas não acredito nessas paradas de Karma e nem tenho dó do animal, faz parte do ciclo da vida e da cadeia alimentar. Essas questões juro que nem levo em conta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Respostas 520
  • Created
  • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Usuário Growroom

Pô bicho, depois dessas discussões, tô me sentindo meio culpado... Tô pensando em derrubar uma parede da minha casa, porque lá tem tijolo que provavelmente foi feito numa olaria, usando trabalho Infantil. Tem uns tênis e umas roupas que tô queimando hoje, porque certamente rolou um trabalho em condições sub-humanas. Me senti melhor, eu juro! É foda cara, é um peso muito grande, eu tô envolvido em muita coisa ruim... Putz, velho, eu tô envolvido no tráfico de Drogas! Que merda cara, será que me entrego pra polícia? Caralho, e as músicas e filmes que baixei da Internet? Nossa, tô na Pirataria também... Puta mano, preciso virar vegetariano...

Ser vegetariano, é uma opção de vida, não uma solução pra nenhum problema.

Link para o comentário

• Usuário Growroom
Pô bicho, depois dessas discussões, tô me sentindo meio culpado... Tô pensando em derrubar uma parede da minha casa, porque lá tem tijolo que provavelmente foi feito numa olaria, usando trabalho Infantil. Tem uns tênis e umas roupas que tô queimando hoje, porque certamente rolou um trabalho em condições sub-humanas. Me senti melhor, eu juro! É foda cara, é um peso muito grande, eu tô envolvido em muita coisa ruim... Putz, velho, eu tô envolvido no tráfico de Drogas! Que merda cara, será que me entrego pra polícia? Caralho, e as músicas e filmes que baixei da Internet? Nossa, tô na Pirataria também... Puta mano, preciso virar vegetariano...

-_-

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Po falou e disse 77 é uma opçao de vida da é a salvaçao da humanidade nego falando de gado e o ATUM e o SALMAO que tambem tao acabando.???Pq vegetariano como peixe,que nao come carne alguma é vegam...

A realidade é triste mesmo, sinto muito pelos animais mas sobrevivencia é nescessario o descaso com desmatamento ta muito alem de criaçao de gado galera muito alem.......

Tambem axo que vegetariano é uma opçao de vida e nao a soluçao do problema...

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Porra, eu sou culpado por tudo isso... to fudido....

Po thiago voce esta deprê ein... se abalar com um video fraco desses... que usa como música de fundo a música mais utopica de todos os tempos... que é isso, CAI NA REAL... as coisas são BEM PIORES que esse videozinho ai...

Vocês sabiam que quando o tratador de um aviario fica doente ou é substituido isso mata cerca de 2% dos animais ?? 5% morre com um grito dado de surpresa no meio do aviario... isso se deve ao atrofiamento dos órgãos internos... tornando o animal mais delicado que uma "flor".

Se liga galera, o buraco é mais embaixo!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

acho que esse monte de bobagem ilustra muito bem o invididualismo do statu quo

já que tem uma coisa errada, que mal tem em cagar todo o resto, né?

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Não foi bem isso que eu quis ilustrar, só que a coisa é bem mais complicada do que parar de comer carne pra salvar o Planeta, se fosse essa a solução, tem muita coisa pra gente parar de fazer, porque indireta ou diretamente é prejudicial...

O vegetariano é vegetariano para um bem estar próprio, essa de salvar o Planeta, coitadinho do bicho, e etc, é conversa pra Boi (ou Brócolis) dormir...

Lógico, alguns o fazem pelo ideal, mas a maioria fala que é vegetariano pelo planeta e na verdade é por si mesmo, o Planeta vira uma justificativa...

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Não foi bem isso que eu quis ilustrar, só que a coisa é bem mais complicada do que parar de comer carne pra salvar o Planeta, se fosse essa a solução, tem muita coisa pra gente parar de fazer, porque indireta ou diretamente é prejudicial...

O vegetariano é vegetariano para um bem estar próprio, essa de salvar o Planeta, coitadinho do bicho, e etc, é conversa pra Boi (ou Brócolis) dormir...

Lógico, alguns o fazem pelo ideal, mas a maioria fala que é vegetariano pelo planeta e na verdade é por si mesmo, o Planeta vira uma justificativa...

Entao 77

vou fazer analogia com o auto cultivo.

"Pra que vou parar de comprar prensado ? Parando de comprar não vou resolver o problema da violência no país.

Pra que se arriscar a plantar, se isso nao vai resolver nada, e um comprador a menos não muda nada?

Entao pra que plantar ? Melhor continuar comprando, já que não dá pra arrumar o problema das drogas-violência no Brasil. "

Não é por ai né ?

Auto cultivo é um movimento social SIM.

Plantando o seu próprio fumo vc está trabalhando para melhorar as coisas.

Fazendo a analogia, vc acha entao que o auto-cultivo é uma simples opção pessoal, para bem estar próprio do cidadão, que beneficia somente SUA saúde?

Ou vc acha que se libertando do tráfico e praticando a filosofia do auto-cultivo, vc está agindo EFETIVAMENTE para a solução do problema ?

Eu fico com a segunda alternativa.

É aquela velha "se vc não faz parte da solução, faz parte do problema".

Logo, vc acha que consumindo carne está fazendo sua parte para a soução do problema da exploração e sofrimento irracionais de animais ?

Vc acha que comprando prensado está fazendo parte da solução para o problema das Drogas no Brasil?

Não, não, não. O consumidor de carne faz parte do problema da exploração de animais.... é o final da cadeia, recebe (literalmente) todo o sangue.

E o usuário que compra sua paranga faz parte do problema das drogas-violência .

"

Link para o comentário

• Usuário Growroom

se os milhões de vegetarianos comessem carne, quantos animais a mais precisariam ser produzidos?

quanto em recursos naturais precisaria ser gasto a mais? quantos animais deixam de sofrer?

não é uma coisa para si mesmo

se fosse por mim, eu comeria carne, é gostoso.

é que é mais fácil fingir que nada adianta pra mudar, do que mover a bunda da cadeira. e é BEM difícil alguém não sentir o ego bem ferido quando se discute a indústria da carne. as pessoas sempre ficam na defensiva. dói muito admitir que seu hábito diário é um excesso desnecessário e vai ser sempre um excesso desnecessário, não importando o rumo que a sociedade toma.

não existe UMA medida que transforme a sociedade

existe um conjunto de medidas que fazem diferença

e não suprimir um problema não significa que não faça diferença.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

quem come peixe não é vegetariano

Po falou e disse 77 é uma opçao de vida da é a salvaçao da humanidade nego falando de gado e o ATUM e o SALMAO que tambem tao acabando.???Pq vegetariano como peixe,que nao come carne alguma é vegam...

A realidade é triste mesmo, sinto muito pelos animais mas sobrevivencia é nescessario o descaso com desmatamento ta muito alem de criaçao de gado galera muito alem.......

Tambem axo que vegetariano é uma opçao de vida e nao a soluçao do problema...

Link para o comentário

• Usuário Growroom

White, o auto cultivo, não é a solução pro tráfico de Drogas, e sim a mudança na política. Eu não acho que todo mundo tem que plantar, e que assim o tráfico vai acabar. Eu Planto parar o meu bem estar sim, pra fumar a erva sabendo o que foi usado no cultivo, bem seca, sem fungos, de alta qualidade, e o melhor, sem problemas de duras, extorsão, possibilidade de estar no meio de um tiroteio, na verdade eu planto exclusivamente para meu bem estar e minha saúde, não tenho pretensões de acabar com o tráfico através da conversão de todos os maconheiros pro auto-cultivo.

Eu acho o estilo de vida vegetariano excelente, concordo que é possível suprir todas as necessidades nutricionais numa dieta sem carne, mas na minha concepção, as coisas tem que ser mudadas de outra forma...

Resumindo:

vc acha entao que o auto-cultivo é uma simples opção pessoal, para bem estar próprio do cidadão, que beneficia somente SUA saúde?

Ou vc acha que se libertando do tráfico e praticando a filosofia do auto-cultivo, vc está agindo EFETIVAMENTE para a solução do problema ?

Acho totalmente uma opção pessoal, para meu bem estar...

Link para o comentário

• Usuário Growroom

eu não concordo muito com a analogia entre cultivo de subsistência x tráfico x violência

isso porque a violência não é decorrente do tráfico.

o tráfico pode existir perfeitamente, sem esse tipo de violência. ao mesmo passo que a violência pode (e vai) existir sem o tráfico.

um não é fruto do outro.

em relação à indústria da carne x impacto ambiental x ética, não há como desvincular uma coisa da outra. consumo de carne vai estar necessariamente ligado à falta de ética e maior impacto ambiental. SEMPRE.

e até que ambientalmente falando, a produção de carne e seus derivados, talvez causa menos impacto sendo feita dessa forma cruel e agressiva. isso porque ela busca reduzir espaço e otimizar rendimento.

Link para o comentário

• Usuário Growroom
White, o auto cultivo, não é a solução pro tráfico de Drogas, e sim a mudança na política. Eu não acho que todo mundo tem que plantar, e que assim o tráfico vai acabar. Eu Planto parar o meu bem estar sim, pra fumar a erva sabendo o que foi usado no cultivo, bem seca, sem fungos, de alta qualidade, e o melhor, sem problemas de duras, extorsão, possibilidade de estar no meio de um tiroteio, na verdade eu planto exclusivamente para meu bem estar e minha saúde, não tenho pretensões de acabar com o tráfico através da conversão de todos os maconheiros pro auto-cultivo.

Eu acho o estilo de vida vegetariano excelente, concordo que é possível suprir todas as necessidades nutricionais numa dieta sem carne, mas na minha concepção, as coisas tem que ser mudadas de outra forma...

Resumindo:

vc acha entao que o auto-cultivo é uma simples opção pessoal, para bem estar próprio do cidadão, que beneficia somente SUA saúde?

Acho totalmente uma opção pessoal, para meu bem estar...

Não disse que o auto cultivo É a solução pro problema de drogas-violencia no Brasil.

Disse que FAZ PARTE da solução. Junto com o auto-cultivo (de resistencia!), mudanças em diversos setores da sociedade devem ser realizadas.

Junto com o auto cultivo, a mudança na legislação, a educação e a informação, FAZEM PARTE da solução.

E o consumidor de carne não É o causador do problema (exploração e sofrimento de animais).

Mas FAZ PARTE do problema.

Do mesmo modo, não comer carne (carne digo, animais) é uma medida que por sí só não salva ninugém, nem nenhum rio ou ecossistema.

Mas, essa atitude FAZ PARTE da solução, sim. Junto com outras.

Não é a solução, faz parte da.

Como disse pernola:

"não existe UMA medida que transforme a sociedade

existe um conjunto de medidas que fazem diferença"

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Tudo bem, mas não concordo que abstenção de carne seja solução, indústria e mercados regulamentados e moderação no consumo. Eu uso a carne como um complemento, é uma pequena parte na minha dieta, basicamente carne branca.

Não defendo as coisas como são feitas, nem acho maneiro o consumo desenfreado, mas a solução não é parar de comer carne. se não regulam o cultivo dos vegetais, usa-se adubos químicos, pesticidas, trabalho escravo, desvio de cursos de rios, e fode-se a porra toda do mesmo jeito, daí a gente vai comer o que? E os ovos e leite que a galera come? esses animais são tratados a pão-de-ló? Todos seus vegetais são orgânicos e vem de fonte que você conheça? sabe que tudo é produzido visando menor impacto? Tem que se preocupar com isso antes de parar de comer carne também...

Link para o comentário

• Usuário Growroom
eu não concordo muito com a analogia entre cultivo de subsistência x tráfico x violência

isso porque a violência não é decorrente do tráfico.

o tráfico pode existir perfeitamente, sem esse tipo de violência. ao mesmo passo que a violência pode (e vai) existir sem o tráfico.

um não é fruto do outro.

em relação à indústria da carne x impacto ambiental x ética, não há como desvincular uma coisa da outra. consumo de carne vai estar necessariamente ligado à falta de ética e maior impacto ambiental. SEMPRE.

e até que ambientalmente falando, a produção de carne e seus derivados, talvez causa menos impacto sendo feita dessa forma cruel e agressiva. isso porque ela busca reduzir espaço e otimizar rendimento.

Concordo sim. Sem o tráfico, a violencia vai continuar a existir.

Ao contrário, mais ou menos...

Tráfico sem violencia ? Como estamos falando de TRÁFICO (pode ser de armas, pessoas ou drogas) estamos falando de algo ilegal.

Logo, normalmente essas ações estão ligadas a forças armadas.... Ou, como se defender da polícia?

Pode ser os 'soldados' que guardam armados as plantações de maconha no Paraguai,

pode ser os traficantes de armas no Rio, São Paulo ou qualquer grande cidade,

estamos falando de situações que EXIGEM por parte 'dos que estão fora da lei' a utilização de armas.

Enfim. Um (tráfico) não FAZ o outro (violencia) não.

Mas andam juntos, de mão dadas, lado a lado nóis.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

tudo isso é pensado também, óbvio

uma coisa não anula a outra. como eu já disse, precisa haver uma reforma no modelo de agricultura.

só que o uso de vegetais para alimentação, nesse atual modelo com fertilizantes inorgânicos, pesticidas, exploração de mão-de-obra, etc, implica necessariamente em impacto ambiental MUITO menor, e num modelo mais ético.

porque, como já disse, a demanda de recursos naturais é bem menor quando vc usa só vegetais. boa parte dos vegetais são usados para produzir carne, leite e ovos. esses vegetais, numa escala muito menor, poderiam ser usados diretamente na alimentação humana. isso poupa muitos recursos naturais, e muitas vidas.

se não regulam o cultivo dos vegetais, usa-se adubos químicos, pesticidas, trabalho escravo, desvio de cursos de rios, e fode-se a porra toda do mesmo jeito, daí a gente vai comer o que? E os ovos e leite que a galera come? esses animais são tratados a pão-de-ló? Todos seus vegetais são orgânicos e vem de fonte que você conheça? sabe que tudo é produzido visando menor impacto? Tem que se preocupar com isso antes de parar de comer carne também...
Link para o comentário

• Usuário Growroom

mas a diferença que isso faz, não é uma questão de opinião

se existem milhões de vegetarianos, muitos recursos naturais são poupados

se milhões de pessoas reciclam lixo, muitos recursos naturais são poupados, montanhas de lixo são poupadas, empregos são gerados, etc

não é questão de opinião, é uma coisa que faz diferença e ponto final.

todas as pessoas fazem a diferença de alguma forma, muito negativamente ou pouco negativamente. positivamente não dá, uma pessoa existir já implica em impacto ambiental.

Link para o comentário

• Usuário Growroom
pois pra mim nofim da tudo no mesmo. so nao comer carne nao quer dizer absolutamente nada.

mas a diferença que isso faz, não é uma questão de opinião

se existem milhões de vegetarianos, muitos recursos naturais são poupados

se milhões de pessoas reciclam lixo, muitos recursos naturais são poupados, montanhas de lixo são poupadas, empregos são gerados, etc

não é questão de opinião, é uma coisa que faz diferença e ponto final.

todas as pessoas fazem a diferença de alguma forma, muito negativamente ou pouco negativamente. positivamente não dá, uma pessoa existir já implica em impacto ambiental.

O que vejo nada mais é do que um reflexo de uma situação em que chegamos.

A Humanidade chegou num ponto que se 'distanciou' dela mesma. Perdemos os conceitos de unidade, união.

Não temos a noção de que TODOS SOMOZUM.

Não temos a noção de que uma ação individual, amplificada, vira uma ação coletiva.

Se hoje estamos onde estamos (caos, destruição da natureza, aquecimento) foi pela contribuição DE CADA UM.

Todos nós, juntos, em cada ação do dia-a-dia, causamos isso.

Não foi UMA ação, de UMA pessoa que causou o problema.

Foram várias ações conjuntas (de não ligar pra água disperdiçando na torneira, até a super-utilização de automóveis), que SOMADAS se transformaram nisso tudo.

Imagina se há alguns anos atras, eu lancasse um desafio mundial:

Galera, vamos subir a temperatura média do planeta, derreter os blocos de gelo, e aumentar o nível dos oceanos?

Iriam rir de mim. "White, vc tá loko? Nunca iremos conseguir isso. Posso fazer uma fogueira em casa, deixar a torneira aberta 24h, que ainda sim eu não destruiria o mundo".

Pois é. Uma ação sozinha, de uma pessoa só, talvez não cause tanto impacto.

Mas qdo todos nós da Terra , inconscientemente, nos UNIMOS para destruir nossa casa..... consuguimos!

Se nós conseguimos, JUNTOS, mudar o clima da Terra.

Se conseguimos secar rios.

Se conseguimos extinguir espécies e populações inteiras, de plantas, mamíferos, peixes, insetos.

se conseguimos aumentar (ainda pouco) o nível dos mares.....

Também conseguiremos JUNTOS, sair dessa 'mega-roubada' interconectada que nos metemos.

Estamos todos paralisados, mudos, anestesiados.

É aquele trecho que deixei por aqui:

"O modelo de gestão da vida coletiva, criado e aperfeiçoado pelo homem-social, o levou a conviver com situações, em diversos ramos de atividade, em que parece que há um consenso de que tal situação não pode perdurar. Ninugém, no entanto, se acha corajoso o suficiente ou capaz de descobrir a ponta do fio que, puxado, fará desenrolar todo o novelo em que se transformou."

Ainda lembrando que:

"A interdependência entre os agentes sociais trouxe uma dificuldade, quando não impossibilidade, de se fazerem mudanças profundas em seus processos em curto espaço de tempo. Quanto mais antiga for uma prática, quanto mais adeptos tiver uma idéia, quanto mais riqueza produzir uma atividade social, quanto mais enraizada for uma cultura, tanto mais difícil será impor mudanças que lhe afetem a estrutura."

É fácil reclamar do rumo que as coisas tomaram, reclamar que em todas as áreas de todos os setores encontramos poderidão.

É fácil reclamar que a culpa disso tudo 'é do Governo' que deveria consertar tudo isso.

ACORDEM GALERA!

A mudança começa dentro de nós mesmos. A mudança global só será viável através da mudança INDIVIDUAL.

Somente mudando, UM POR UM, conseguiremos sair desse buraco.

"Seja a mudança que quer ver no mundo....."

Tem aquela história também. Se no mundo, aos invés de 6 bilhões de pessoas diferentes, houvesses 6 bilhões de VOCÊ:

o mundo estaria MELHOR ou PIOR ?

Se no mundo houvessem 6 bilhoes de VOCE, ainda haveria guerras e conflitos?

Ainda haveria degradação ambiental?

Sofrimento animal desnecessário?

Ainda haveria corrupção?

ACORDEM.

VAMOS SAIR DA INÉRCIA e se movimentar. A mudança começa em cada um.......

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Eu não sei... Hoje eu tenho um estilo de vida e de consumo que provavelmente é predatório ao planeta, afinal, tenho meu carro, meu computador, mp3, TV de LCD, video-game, um grow que consome 58W, como carne, tenho dois cachorros, produzo mais de um quilo de lixo por dia, ando de avião e realizo uma série de outras ações que degradam, direta e indiretamente, o planeta.

Que devo eu fazer? Não posso simplesmente largar o meu emprego, mesmo porque existe uma cadeia de pessoas que dependem, direta e indiretamente, de mim. Não consigo parar de comer carne. Aliás, tenho problemas com alimentação e se eu parasse de comer carne poderia ter sérios problemas de saúde. Não consigo parar de tomar banho quente, aqui é frio pra cacete! Devo eu parar de usar o PC para acessar o growroom? Devo desistir das minhas plantas que estão consumindo 58W? Sacrifico meus cachorros para eliminar o dano ambiental causado pelo consumo deles?

Link para o comentário

• Usuário Growroom
Eu não sei... Hoje eu tenho um estilo de vida e de consumo que provavelmente é predatório ao planeta, afinal, tenho meu carro, meu computador, mp3, TV de LCD, video-game, um grow que consome 58W, como carne, tenho dois cachorros, produzo mais de um quilo de lixo por dia, ando de avião e realizo uma série de outras ações que degradam, direta e indiretamente, o planeta.

Que devo eu fazer? Não posso simplesmente largar o meu emprego, mesmo porque existe uma cadeia de pessoas que dependem, direta e indiretamente, de mim. Não consigo parar de comer carne. Aliás, tenho problemas com alimentação e se eu parasse de comer carne poderia ter sérios problemas de saúde. Não consigo parar de tomar banho quente, aqui é frio pra cacete! Devo eu parar de usar o PC para acessar o growroom? Devo desistir das minhas plantas que estão consumindo 58W? Sacrifico meus cachorros para eliminar o dano ambiental causado pelo consumo deles?

Não não Carlindo, não precisa jogar o computador fora, deixar de tomar banho quente, sacrificar os cachorros nem nada disso.

Vc pode ter seus cachorros, tomar banho quente, ouvir música no Mp3, e mesmo assim estar 'do lado' não 'contra' a Terra.

Eu sei que não é fácil galera. A coisa foi criada de maneira tá louca, e chegou num ponto tão crítico, que é como vc disse.

Principalmente quem mora em grandes cidades, a famosa 'babilonia', está inserido no olho do furacao.

Pode continuar com seus cachorros. O banho quente tbm, pode tomar. Mas nãi fique cantando embaixo do chuveiro, ou ensaindo como vai chegar naquela mina durante a chuverada.

Pode usar seu Pc e gasta energia. Mas use ele para coisas boas, como, por exemplo, trocar idéias sobre auto-cultivo, e outros assuntos, para FORMENTAR a discussão e o debate, e quem sabe ir avançando em soluções.

Não precisa desligar seu grow com 58W. Nem nada disso.

O que conta não são ações isoladas (ter um cachorro, ter uma tv de plasma) mas sua ATITUDE em realação a Terra.

É o CONJUNTO de suas ações que contam na história.

E si, haverá situações que não poderemos escapar da degradação.

Liguei o computador, e pra isso a energia elétrica veio por exemplo de uma barragem, que causou XYZ impactos ambientais na área.

Eu sei Carlindo, ta tudo errado, e tudo travado.

Mas vamos indo, mudando aos poucos, mudando o que podemos mudar.

É como diz aquela propagando, do GreenPeace se não me engano.

Fala algo assim:

Vc quer ajudar o planeta ? Então vc pode engressar na faculdade, se formar, entrar em um partido político e iniciar carreira, depois se lançar a candidatura da presidencia, ser eleito, e então como presidente, vc opera mudanças em seu país e faz outros líderes de outros países também fazerem.

OU

vc pode trocar as lampadas da sua casa por fluorescentes.

"Quer quer (mudar) arranja um meio.

Quer não quer, arranja uma desculpa"

Link para o comentário

• Usuário Growroom

reduzir o consumo de carne e reciclar o lixo, já é um grande começo

se tiver condição de compostar o lixo, também é bem legal. essa parte é meio foda pra quem mora em ap pequeno ou com os pais. aqui em casa não tenho espaço, mas qdo morar sozinho, por menor que seja o ap, vou arrumar um cantinho pra uma minhocasa. praticamente todo o lixo produzido vai ser reciclado de alguma forma.

Link para o comentário

• Usuário Growroom
reduzir o consumo de carne e reciclar o lixo, já é um grande começo

se tiver condição de compostar o lixo, também é bem legal. essa parte é meio foda pra quem mora em ap pequeno ou com os pais. aqui em casa não tenho espaço, mas qdo morar sozinho, por menor que seja o ap, vou arrumar um cantinho pra uma minhocasa. praticamente todo o lixo produzido vai ser reciclado de alguma forma.

Troque as lampadas da sua casa por fluors.

No grow de vega, mude da HQI para fluors tbm.

Separa seu lixo: recicláveis separados para reciclagem.

Orgânico vai para compostagem.

O que não é nenhum dos dois , vai pro lixo realmente.

Só isso, e vc nao tem idéia do quanto vai reduzir sua quantidade de lixo.

A composteira aqui em casa vive a milhão.

Vc tbm pode pegar a água que vai para as calhas da sua casa, e que iria normalmente para o ralo, e guarda-las em algum recipiente, para depois ser utilisada para regar as plantas, lavar o quintal, etc.

No mercado (ah, isso aqui precisaria de um tópico apenas para o assunto) também, podemos mudar MUITO.

Preferencia por alimentos com menos embalagens, preferencia por alimentos organicos, preferencia por produtos que vieram de empresas responsáveis.... enfim.

Quem quer, muda e encontra um jeito .

Quem não quer fica inventando desculpa pra não mudar.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Então, galera... Eu já reciclo lixo, quando posso não como carne, tento tomar banho rápido etc. Mas o fato é que mesmo assim o meu padrão de consumo está muito acima do adequado, é um padrão insustentável.

Quando a gente compra um computador, tem uma área do planeta que foi detonada para pegar os insumos, tem uma área da produção em que é produzido lixo, depois gasta gasolina pra mandar as peças pra serem montadas no México ou na China, depois ele anda de avião, aí tem todo o esquema pra transportar ele até a minha casa. Quando a gente usa o computador, tem a energia elétrica que ele consome, mas tem também toda uma cadeia produtiva de produção de energia elétrica, provedor de internet, internet a cabo etc e lixo é produzido em todos os pontos dessa cadeia.

Quem mora em grandes centros urbanos não tem como escapar disso. Eu tenho meu carrinho e tal, seria quase impossível eu ir de ônibus ao trabalho. Eu iria gastar mais de 2 horas A MAIS por dia, teria que andar longos trechos, chegaria sujo etc.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Cara, eu faço a minha parte, sei o que acontece no mundo, e o que eu posso fazer pra minimizar, e não acho que abstenção de consumo de carne seja uma das medidas que tenho que tomar. Consumo moderado, sim. Assim como economizar água, luz, coleta seletiva, é o tal conjunto de fatores. Eu já faço tudo moderado, mas não quero deixar de tomar banho todo dia, usar vela em casa, nem reciclar meu papel higiênico, é a diferença do moderado pro radical.

Pernola, aquele modelo da plantação de Banana, que o guriru postou, é mais ético aonde??? Explorar os humanos é mais ético que explorar os animais? É foda cara, a solução é mais complexa, é isso que quero dizer, não defendo o consumo desenfreado, nem me amarro, não me faz bem, esse ano ainda não entrei num rodízio, hehe...

Eu concordo, faria diferença, mas traria novos problemas. Menores? não sei, o gado consome muita água, a ganância pra fabricar muito vegetal pode contaminar fontes enormes de água potável.

É foda, a gente tá no Brasil, um lugar cheio de recursos, onde nada funciona direito, a galera aqui abusa também, se a coisa não fosse tão largada, se tivesse algum controle, o impacto seria menor.

Chega de escrever por aqui, entendo o ponto de vista de vocês, já coloquei o meu, já tá de bom tamanho.

Abraço!

Edit: Minha internet caiu enquanto eu postava, maior galera postou nesse meio tempo, hehe

Link para o comentário