Ir para conteúdo

REUNIÃO ANUAL DA SBPC


zoiohaxixe

Recommended Posts

  • Usuário Growroom

18-07-2006 16:40:15 - REUNIÃO ANUAL DA SBPC: conferência aborda potencial terapêutico da maconha

Maconha, droga perigosa ou importante remédio? Esta é a questão fundamental apresentada na conferência Maconha: Medicamento esquecido que renasce pela ciência, que será apresentada pelo professor da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Elisaldo Carlini, personalidade no estudo sobre drogas psicotrópicas. O evento, que integra a 58ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), vai ocorrer nesta quata, 19/7, das 10h às 11h45min, no auditório principal do Centro de Cultura e Eventos.

Professor do Centro Brasileiro de Informações Sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid) da UNIFESP e mestre em Psicofarmacologia pela Universidade de Yale – EUA, Carlini revela que muito foi estudado acerca dos efeitos do THC (delta 9-tetrahidrocanabinol), princípio ativo da maconha, nos últimos 30 anos. Desta forma foram descobertos alguns dos seus usos terapêuticos comprovados, como na redução das náuseas e vômitos causados pela quimioterapia, no aumento do apetite em pacientes com AIDS e no tratamento de pacientes com esclerose múltipla, atuando como eficiente analgésico. Além disso, a Canabis sativa, nome científico da maconha, já se revelou também um importante aliado no tratamento de pacientes que sofrem com convulsões.

Entre os efeitos nocivos, o professor destaca a diminuição da capacidade de medir intervalos de tempo e perceber diferenças de espaço, assim como das capacidades de atenção, memória e raciocínio. Assim como também pode causar reações desagradáveis, tais quais a dificuldade para conectar idéias, ataques de pânico, alterações na percepção e experiências alucinatórias. Os seus efeitos físicos e psicológicos em longo prazo, no entanto, não são conhecidos, visto que não existem estudos sobre o seu uso prolongado.

Segundo Carlini, poucas drogas tiveram tanto problema em serem aceitas como remédio. Apesar de não constituir risco à saúde pública e ser raro o seu uso abusivo, preconceitos, superstições, opiniões passionais e ideológicas têm levado a Canabis a altos e baixos na opinião pública. Nos últimos anos, no entanto, muitos avanços foram feitos e, ao menos parcialmente, o THC já é reconhecido como um medicamento valioso e a maconha não é mais considerada uma perigosa droga causadora de vício.

Por Daniel Ludwich / Bolsista de Jornalismo na Agecom

Agecom / UFSC

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...