Ir para conteúdo

Legisladores holandeses opõem-se à proibição do fumo nas coffee shops


guerreirodaerva

Recommended Posts

  • Usuário Growroom

O plano do ministro da saúde holandês, Ab Klink, de proibir o fumo nas coffee shops em todo o país, a partir do ano que vem, enfrentou forte oposição na quarta-feira por parte dos legisladores e da indústria hospitaleira.

A maioria do parlamento holandês pensa que a proibição do fumo na indústria hospitaleira não deve ser aplicada às coffee shops, onde a cannabis é vendida, reportou a rádio holandesa Netherlands.

Edith Schippers, legisladora do partido conservador liberal (VVD), disse que a proposta é "bastante absurda". A legisladora acrescentou que "seria o mesmo que proibir o álcool nos bares".

O partido trabalhista em vigor, assim como os partidos socialista e esquerda verde, da oposição, também são contra o plano. Estes afirmaram que proibir o fumo nas coffee shops levará a uma mudança fundamental da política do país em relação às drogas leves, a qual é única no mundo inteiro.

Todas as drogas são proibidas pela lei holandesa. Mas as coffee shops podem vender cannabis sob condições restritas, e o uso e a posse de pequenas quantidades de cannabis para o uso pessoal são permitidos.

O legislador esquerdista Kees Vendrik marcou um debate de emergência na quarta-feira no parlamento sobre o tema. E nele afirmou que os democratas cristãos estão a tentar acabar com as coffee shops, e mudar a política holandesa sobre as drogas leves.

"A ideia é que podemos comprar a erva nas coffee shops, e fumá-la lá. Se isso deixar de ser permitido, seremos empurrados novamente para o circuito ilegal, e é precisamente isso que nós não queremos", afirmou Vendrik.

Klink disse anteriormente que quer avançar com a proibição do fumo em cafés, restaurantes, bares e clubes nocturnos a partir de 2011, ou mesmo 2008.

Um porta-voz de Klink comunicou que o ministro consultará o sector hospitaleiro antes de tomar a decisão este Verão.

O plano de Klink obteve oposição também por parte dos comerciantes holandeses. Três donos de cafés de Amesterdão e Haia criaram conjuntamente a Plataforma Indústria Hospitaleira & Ventilação, como parte dos seus esforços contra a proibição do fumo.

O dono de café e presidente da associação da indústria hospitaleira de Amesterdão, Paul Hermanides, afirmou na quarta-feira que, em conjunto com outros colegas, pretende mostrar ao ministro da saúde que a melhoria dos sistemas de ventilação pode garantir ar suficientemente limpo nos cafés.

Os comerciantes temem que a proibição do fumo tenha graves consequências para o movimento das vendas. "As vendas caíram 20% durante o primeiro ano nos países onde foi introduzida a proibição do fumo", afirmou Hermanides.

:ola:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...