Ir para conteúdo

Computador promete simular efeito de droga


Luluds

Recommended Posts

  • Usuário Growroom

Computador promete simular efeito de droga

“Clique aqui para se drogar.” Essa frase, que ainda soa um tanto absurda, deve tornar-se cada vez mais comum na internet, ambiente no qual as pessoas buscam simulações para sensações da vida real. Depois de os desenvolvedores de games criarem personagens que têm seus sentidos alterados por drogas virtuais, um site resolveu oferecer essa sensação aos próprios internautas -- uma experiência que pode ser desaconselhável, dependendo da sensibilidade de cada usuário.

Na página i-Doser, os internautas encontram batidas musicais que prometem causar essas sensações -- é possível ouvir uma amostra grátis no site, além de baixar os arquivos pagos ou comprar CDs (cada mídia custa cerca de R$ 40). Segundo a página, a simulação dos efeitos da maconha, da cocaína e do ópio acontecem porque as batidas sincronizam as ondas cerebrais para os usuários sentirem-se eufóricos, sedados ou para terem alucinações.

Arquivos digitais com nove doses custam cerca de R$ 14 -- cada arquivo tem cerca de 15 minutos e só pode ser ouvido uma vez. “Use a dose uma vez, jogue fora e compre mais quando você precisar”, diz o site, em um discurso que em muito se assemelha com o dos traficantes do mundo real. “Para aqueles que utilizam doses ocasionais, essa é uma alternativa bastante econômica”, continua a página, que aconselha o uso de bons fones de ouvido durante o consumo das “doses”.

“É possível que esses sons façam o que prometem. Sabemos que há uma série de estímulos que alteram o mecanismo cerebral, como acontece com a hipnose. Mas ainda é cedo para sabermos as conseqüências desse tipo de experiência na internet, já que é algo muito novo”, afirmou Dartiu Xavier da Silveira, psiquiatra da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) especializado no tratamento de dependências.

Ele não descarta, no entanto, a possibilidade de esses arquivos serem utilizados no tratamento de pessoas com outros tipos de vício. Pessoas dependentes de jogos via internet, por exemplo, poderiam utilizar essa alternativa como um “degrau” para a cura: elas deixariam de apostar dinheiro, passariam a usar o simulador e, então, conseguiriam eliminar a dependência. Mas ainda não é possível dizer se as “drogas virtuais” são uma boa opção para esses casos.

Imprevisível

Pelo fato de os efeitos serem desconhecidos, Silveira não é um entusiasta desse tipo de simulador que, segundo ele, pode viciar. “É uma alternativa menos lesiva que a droga química, mas definitivamente não é benéfica, porque manipula a consciência do usuário”, afirma, lembrando das mensagens subliminares. “É possível que esses programas comecem a passar mensagens para os internautas, sem que eles se dêem conta disso.”

Erick Itakura, pesquisador do Núcleo de Pesquisa da Psicologia em Informática (NPPI) da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, concorda com a possibilidade do vício. No entanto, ele lembra que nem todos estão propensos a isso -- da mesma forma, muitos internautas podem não ter as sensações prometidas quando ouvirem as batidas. “Com as substâncias químicas acontece o mesmo: os efeitos variam de pessoa para pessoa”, compara.

Ele considera a experiência de conhecer as batidas válida e afirma que esse tipo de alternativa deve se tornar cada vez mais comum, por conta da característica de interatividade da internet. No entanto, o psicólogo reconhece que esse tipo de simulador pode levar o usuário a situações extremas.

Como exemplo disso, ele cita um episódio em 1997, quando diversas crianças e adolescentes do Japão foram internados depois de assistir ao desenho “Pokemon”. O forte impacto visual do episódio causou em muitos telespectadores sintomas de uma epilepsia fotossensível, como vômito, desmaio e vertigem. “Estímulos desse tipo podem causar sensações desagradáveis e até assustar.”

Fonte : http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,...38-6174,00.html - 22/03/2007

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

"O engenho se aproveita de um fenômeno natural, que ocorre quando dois sons de freqüências similares se misturam e criam um terceiro som com uma freqüência intermediária. Essa particularidade da acústica foi descoberta pelo estudioso alemão Heinrich Wilhelm Dove, em 1839. Ele observou que um tom de 400 Hz e um de 410 Hz formam um tom subsônico de 405 Hz. Esta diferença de 5Hz seria capaz de alterar a consciência humana para um determinado estado.

Alterações

Os defensores da tecnologia de sincronização do cérebro a partir de som binaural garantem que determinadas freqüências produzem diferentes efeitos na mente humana.

0.5 - 1.5 Hz – Liberação de endorfina (neurotransmissor liberado com atividade física), que relaxa e dá prazer.

0.9 Hz – Sensação eufórica.

2.5 Hz – Produção de opiáceos endógenos (anestésicos e ansiolíticos).

4.0 Hz – Liberação de encefalina, narcótico com efeitos similares aos da morfina e heroína.

10 Hz – Liberação de serotonina (neurotransmissor que regula a liberação de hormônios), que é estimulante e melhora o humor.

14 Hz – Estado alerta. Concentração.

20.215 Hz – Efeito similar ao do LSD.

30 Hz – Efeito da maconha.

33 Hz – Hipersensibilidade.

Para experimentar as “drogas virtuais”, o usuário precisa baixar o programa e comprar uma “dose”, um arquivo que vem com os sons sincronizantes e que não pode mais ser aberto depois de escutado. É possível encontrar mais doses grátis na internet, em sites de download. A simulação dura o período do aúdio, que vai de 5 minutos a meia hora. A recomendação é usar um bom fone de ouvido e ficar de olhos fechados, em um ambiente com pouca luz."

se não me engano o programa foi desenvolvido para tratar dependentes quimicos

estou testando faz uns dias

algumas funcionam, pq cada droga depende da sensibilidade, mas tem que estar relaxado e deixar o som "entrar" na mente, como se estivesse realmente usando

claro que não é igual a realmente usar a substância, mas seria interessante para quem tem medo ou curiosidade de usar certas drogas

mas concerteza é melhor aperta um e manda fogo do que fica 30 minuto ouvindo um som chato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

auhauh mando muito ray... uzei o ópio hoje... 30min.. tive umas viajem forte, pensei umas merdas nada a ve escutar ums soms bizarros, ums 30segundos depois que levantei tava ouvindo tudo meio estranho dai depois fiquei normal só umpouco lesado... mais o ópio ta no rate de (MODERATE) quero ver os VERY STRONG...

amanha de manha vo toma o French Roast de 5min que parece que deixa vc acordado e esperto... eu falo se der certo =D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Cara, num é que dá uma sensação diferente no corpo?

Tipo, não compara a droga, mas é curioso.

Fui interrompido no 23%, mas ainda assim achei massante ficar imerso naquela frequencia e tal..

Bem, experimentem ae.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom
auhauh mando muito ray... uzei o ópio hoje... 30min.. tive umas viajem forte, pensei umas merdas nada a ve escutar ums soms bizarros, ums 30segundos depois que levantei tava ouvindo tudo meio estranho dai depois fiquei normal só umpouco lesado... mais o ópio ta no rate de (MODERATE) quero ver os VERY STRONG...

amanha de manha vo toma o French Roast de 5min que parece que deixa vc acordado e esperto... eu falo se der certo =D

é isso ae!

Eu to sem fone... to rolando e não dá nada....

Vc's conseguem sem fone?

ihh, sem fone não chapa cara! e com fone, além de precisar de concentração (sem barulhos externos, pois vc precisa escutar só o som do i-doser, nada mais) o efeito não é nem nunca vai ser igual ao da droga, apenas meramente parecido. Use, preferencialmente, fones daqueles que tapam o ouvido todo (aqueles que não me lembro o nome, como chama mesmo?).

=[ eu sou surda

asuiehaisehse mentira

mas entao ouvi, com fone, e sei la viu....

acho q da nada nao =[

Ei Maria fumaça, faz direito o esquema aí (se concenntra, pode ser meio chato) que dá uma chapaçãozinha. Fiz isso qdo tava sem :Maria: e deu uma relaxadinha... Mas é claro que não há nada como fumar um :base: de verdade! Paulada é fumar um verdadeiro e depois experimentar as drogas virtuais..

paz aicon18.gif/smile.gif' class='bbc_emoticon' alt=':)' />=~' />

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

sera q eh placebo!? experimentei o cocaine ontem e fikei todo dormente .. depois resolvi experimentar o ecstasy comecei a me tremer .. eu nunca usei cocaina de verdade o outro sim ... sera q era minha imaginaçao causando esse efeito em mim ou era o som realmente... tambem tinha fumado um antes pra bater sem fumar um nao tinha acontecido nada..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

deve ser uma mistura dos dois... pq eu vi que existe mesmo essa parada, eles pegam duas frequencias parecidas tipo 300 e 310 hz e fica um barulinho estranho, e parece que da uma briza... mais é logico que nao é nada como uma droga de verdade

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Cara, eu tava viajando nessa tentativa ainda primária de criar drogas virtuais, transmitidas por comunicação.

Se isso continuar assim, é o futuro. Alteração de percepção através de imaterialidade.

Sem entrar no bacana ou não é bacana. É novo. É incontrolável. É droga. Nas mãos de quem, pra que propósito?

Alguém aí já leu Admirável Mundo Novo? Aquele lance de música hiponopédica.

Dizem que este programa é um começo para os jogos de simulação de realidade. Sensações reais para um universo virtual. Querem vender a idéia para uma gigante de jogos e tal. Especulações de internet, vai saber.. Enfim, fica a viagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Po testei ontem, não foi do modo com queria, mas deu umas sensações beme stranhas... com certeza o som te induz a uma espécie de transe.... Vou fazer de novo em casa, deitado, luaz pagada... quero ver até onde isso vai.... interesante.... Se for realmente legal, vou gravar no meu Ipod e não tiro mais do ouvido...hehehehhehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom
Po testei ontem, não foi do modo com queria, mas deu umas sensações beme stranhas... com certeza o som te induz a uma espécie de transe.... Vou fazer de novo em casa, deitado, luaz pagada... quero ver até onde isso vai.... interesante.... Se for realmente legal, vou gravar no meu Ipod e não tiro mais do ouvido...hehehehhehe

Ei Maca, qria por no Ipod tbm mas não sei como. Se vc conseguir, posta aí, ok?

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Tenho o I-Doser e o Brain Wave, esses negócios não funcionam na real, qualquer coisa que alguém sinta com tal programa é mero efeito psicológico.

Se fosse real, eu já estaria com Sally no hiperespaço, e veríamos um monte de moleques doidos com mp3 por aí.

Ray, dá pra salvar os sons no PC, como MPEG se ñ me engano, tem um tópico no P.E que ensina como se faz isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...