Ir para conteúdo

Dossiê Maconha - A Droga


Luluds

Recommended Posts

  • Usuário Growroom

A DROGA

Entenda os efeitos imediatos provocados pela maconha no corpo, da larica aos olhos vermelhos.

Quando a fumaça da Cannabis chega aos pulmões, ela descarrega na corrente sanguínea os canabinóides, uma classe de substâncias químicas da qual faz parte o THC - o mais importante princípio ativo da droga. Essas substâncias interferem em vários pontos do organismo: no cérebro, nos olhos, na boca...

Veja o que está por trás dos sintomas mais comuns apresentados por quem fuma essa erva. Alguns são inofensivos. Mas não faltam os que trazem danos à saúde.

NO CÉREBRO

Usuário ri à toa, mas perde a coordenação

- RIR POR ÚLTIMO

Uma região do cérebro afetada pela maconha é o sistema límbico. Aqui, o THC tem o efeito estimulante sobre os neurônios que produzem dopamina, substância ligada às sensações de prazer. Com mais dopamina produzida, a pessoa que fumou sente um grande bem-estar - e dá-lhe ataque de riso...

MEMÓRIA FRACA

Uma das regiões do cérebro com mais neurônios com receptores CB é o hipocampo. Essa área é responsável por receber informações, associá-las e guardá-las. Ou seja, é fundamental para o aprendizado e para a memória. Cheios de THC, os neurônios do hipocampo perdem eficiência e a pessoa fica com a memória confusa.

CONTROLE REMOTO

Outra parte do cérebro cheia de receptores CB é o cerebelo, que trabalha, entre outras coisas, para manter nosso equilíbrio e coordenação motora. Quando o THC atinge essa área do cérebro, desorganiza todo o trabalho dela. Os resultados imediatos podem ser de inofensivos tropeços à perigosa perda de agilidade ao dirigir um carro.

CAMINHO NERVOSO

Primeiro passo é saber como o THC reage com os neurônios

- CURTO-CIRCUITO 1

A comunicação entre os neurônios (células do sistema nervoso) se dá pelos neurotransmissores, substância que levam mensagens entre as células. As mensagens são passadas quando essas substâncias se encaixam em um receptor específico para elas nos neurônios.

- CURTO-CIRCUITO 2

A maconha está cheia de canabinóides, entre eles o THC. Os canabinóides se parecem com alguns neurotransmissores produzidos pelo corpo e conseguem se encaixar em receptores específicos, os CB (receptores de canabinóides), interferindo em atividades que eles coordenam nos neurônios.

NOS OLHOS

Vasos dilatados levam à mudança de cor

- SINAL VERMELHO

A conjuntiva é uma membrana que reveste a parte interna das pálpebras e a parte branca do olho. Ela tem vasos sanguíneos bem finos, quase imperceptíveis. O THC relaxa os músculos ao redor desses vasos. Com a "folga", os vasos se dilatam, recebem mais sangue e aparecem mais, deixando avermelhados os olhos de quem fumou

NA BOCA

Ação em glândulas salivares reduz umidade

- SECOS E MOLHADOS 1

Nossa boca permanece molhada por causa da saliva, que é produzida sem parar por três glândulas salivares. Dependendo dos estímulos que vêm do cérebro, essa produção pode aumentar (quando vemos uma comida gostosa, por exemplo) ou diminuir (quando estamos com sede).

- SECOS E MOLHADOS 2

Levado pela corrente sanguínea, o THC age direto nas glândulas salivares. Ele se liga a receptores de neurônios locais e com isso os neurônios reduzem a produção de acetilcolina, um neurotransmissor que estimula as glândulas. Com menos saliva, a boca fica seca.

NA GARGANTA

Fumaça irrita tecidos e provoca tosse

- SAÍDA DE EMERGÊNCIA

Partículas sólidas, substâncias tóxicas e o calor que acompanham a fumaça da maconha irritam as células cheias de cílios que revestem as paredes da traquéia e dos bronquios.

A irritação faz o organismo provocar tosse para expulsar a fumaça.

NO DUODENO

Larica surge por falha na ligação cérebro-sistema digestivo

- FOME SEM FIM 1

Quando comemos, o rango que deixa o estômago entra no duodeno antes de seguir para o intestino. Assim que a comida passa por lá, as células do duodeno são programadas para liberar na corrente sanguínea uma substância com papel de mensageira.

- FOME SEM FIM 2

Essa substância vai até o cérebro e deixa uma mensagem no hipotálamo: "Podemos parar de comer". Como o THC interage com os neurônios do hipotálamo, ele bloqueia essa informação e a pessoa continua sendo estimulada a comer. Essa é uma das causas da "larica", uma fome sem fim.

Fonte: Revista Mundo Estranho (março/07)

Texto : Heitor Yida, Luiz Iria e Sandro Castelli

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Sinto falta de algum texto, ou reportagem de alguem que realmente conhece a maconha, seus efeitos, a hipocrisia, e coloque a cara a tapa...

esses textos sao muito batidos, boca seca, memória fraca, demora do reflexo, não fede nem cheira, nao defende e nao condena, etc etc etc.... soh esquecem de falar, que os efeitos sao passageiros, mas enfim, paro por aqui.

ahh quem me dera ser escritor! rsss

(quanto mais o tempo passa, vejo que nao importa quem está certo, soh importa quem esta com a maioria)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Só o fato de revistas com uma certa veiculação, como Superinteressante e Mundo Estranho, abrirem um GRANDE espaço para informações desse tipo (aliás, essa é apenas uma parte da reportagem), de forma aberta, SEM DEFENDER NEM CONDENAR, o que é muito IMPORTANTE sempre tratar de assuntos "delicados" de forma neutra, respeitando tanto quem 'gosta' como quem 'não gosta', já acho um GRANDE passo, e sim! colocam a cara pra bater, mas com muito consciência, entendimento e imparcialidade.

Que o olho fica vermelho, a fome aumenta e a boca seca, realmente não precisa ler para saber. Mas pq isso acontece, quantos sabem o que acontece no nosso corpo?! quantos tem a total consciência dos nossos sentidos e até que ponto esses efeitos são realmente passageiros?!?!?!?!?!

Hoje em dia, não acho mais que a mídia está tratando o assunto com taaaaaaaanta hipocrisia. Certas editoras estão bem abertas para esse tipo de assunto e ao invés de bater cabeça com quem não quer falar, o importante é se "agarrar" com quem fala. Muitas pessoas já vestiram a camisa e começaram a ajudar... não só defendendo a substância, mas tb, estudando e orientando com benefícos e malefícios = Redução de Danos (assunto em que nosso amigo Alma se empenha bastante).

Enfim.......... acho que basta ter vontade para começar. Se o sonho é mudar alguma coisa, comece com o primeiro passo.

Vamos agregar valores people!!!!! :)

Inté!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Espetacular a iniciativa e a carta! Quebrou tudo Alma, as pessoas precisam aprender a coler informações sérias, e não sair buscando no "google" da vida e sair publicando um assunto que realmente não conhecem. Nâo é feio a gente não saber, feio é não ser humilde o suficiente p reconhecer.

Vamos ver a atitude desses caras.

Boa rapa! Parabéns

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E digo mais!!

É isso aí!!

Sempre que sair umas matérias esdruxulas dessas, falando essas abobrinhas de menta, sem pesquisa alguma, sem fundamento algum, essas materias merecem serem rebatidas com informações desse nível. Baseadas em livros sobre o assunto, em estudos, pesquisas, ...

Ta de parabéns!!

Vamos tentar daqui pra frente responder o maior numero de materias desse tipo com esse nivel excelente de diplomacia e conhecimento.

Valeu mais uma vez irmao!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Nossa Alma_Rastafari Meus parabéns pela sua iniciativa, muito mais do que reclamar e achar ruim, porra eu tirei o chapeu! =]

se publicassem tudo oque voce escreveu sem editar seria a melhor reportagem ja publicada, bem eslcarecedora mesmo.

poderia falar também das propriedades do oleo da semente, e uma lista de coisas ja produzidas com fibra cannabica.

paz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já que a intenção é analisar as materias na midia...

Saiu uma matéria bem extensa sobre "A industria da maconha medicinal" na Claifornia, na revista Roling Stone Brasil desse mês... (tem o Kiefer Sutherland/Jack Bauer na capa)

Tenho a revista aqui comigo e to querendo escanear, mas no momento meu scanner ta impossibilitado, assim que possivel posto pra galera.

Mas Alma, ja te adianto que por ser uma matéria relativamente extensa, vale comprar por ai pra vc guardar.

[]´s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou tentar escanear ate o fim dessa semana Alma.

Bas, a reportagem não entra no mérito da maconha em sí, apenas relata de forma detalhada a expansao do comercio da maconha dita medicinal na California, se baseia toda nos comentarios e em entrevistas de um dono de um "dispensário" (lojas que vendem maconha pra quem tem receita médica). Fala bastante das variedaes de maconha, das produtos derivados que vendem atualmente, como pirulito de maconha, manteiga de amendoim de maconha, creme de avela de maconha e por ai vai...

No começo da matéria senti um certo preconceito e ironia, mas no decorrer fica mais tranquila, de um modo geral achei legal a reportagem, mas como disse, não trata sobre a nossa realidade e sim sobre as discussoes em torno da "maconha medicinal" nos EUA, bem como sobre as brigas entre os Governos Federal e Estaduais em torno da questão...

Mas mesmo não sendo sobre a nossa realidade mostra como caminham as coisas em outros paises... o que me impressiona é que até mesmo nos EUA (em alguns estados) que é o pai dessa politica do War on Drugs as coisas sejam mais faceis do que por aqui...

[]´s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

bacana!!!

assino a ME e a Super e vira e mexe aparece informação sobre o assunto.

vou fazer uma "busca manual" e também scanear e te passar mais informação que sai na mídia impressa.

acho que dá pra alimentar bastante essa área de notícias do site

do mais... vamos falando... não esquece da idéia de um "novo censo"

inté!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Parabéns Luluds e Alma Rastafari

Concordo em desmistificar estas abrobrinhas que as "autoridades", dizem na frente de repórteres para fazer média com o patrão.

Estão, ambos de parabéns, legal essa visão Alma!

Abraços,

Luchiano

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...