Ir para conteúdo

Marcha por legalização da marijuana


Thomas

Recommended Posts

  • Usuário Growroom

Foi anunciada a Marcha Global Marijuana Porto 2007, uma iniciativa que defende a legalização da marijuana, que apresentou o seu manifesto e anunciou, a 5 de Maio, que o Porto se junta pela primeira vez a várias cidades do mundo. A Marcha Global pela

Marijuana Porto (MGM Porto) é uma iniciativa apartidária e sem fins lucrativos que se insere num movimento mundial. O objectivo é “pôr fim ao proibicionismo do cânhamo/cannabis, o que, perante um consumo massificado, não produz resultados na diminuição do tráfico e menos ainda no acesso à informação”.

De acordo com João Carvalho, um dos responsáveis pela organização da marcha, no Porto, “vamos tentar fazer coincidir a hora de início com as outras cidades”. João Carvalho falava numa conferência de imprensa formal/informal que teve lugar no Bar Porto Rio, antes de uma festa dedicada à música reggae, reunindo o colectivo de dj’s e bandas reggae do Porto. O responsável afirma que “é um tema problemático, apetecível, mas e bom que assim seja”, mas acrescenta que “não podemos escapar aos políticos. Este discurso tem de começar a ser debatido, à imagem do que se passou com a legalização da interrupção voluntária da gravidez”. João Carvalho refere que a iniciativa “é uma forma de trazer luz a esta questão e fazer com que os partidos políticos se mobilizem. Tanto o Bloco de Esquerda como o PCP já apresentaram propostas de decretos-lei na Assembleia da República. Mas, nos últimos anos, não há iniciativas parlamentares. Logo, a sociedade civil junta-se”.

No manifesto da MGM Porto pode ler-se que “a desinformação reinante oculta as vantagens e desvantagens do consumo de marijuana”. A MGM pretende assim “terminar a hipocrisia reinante” e é a favor de “um amplo debate público sobre a legalização da marijuana”. A MGM Porto manifesta-se pela legalidade do consumo recreativo de cannabis, do seu uso medicinal e do autocultivo de uma planta que cresce livre na Natureza”.

“Em parte de nossa cultura ocidental, o consumo de cannabis é um acto contemporâneo. A nossa cultura está associada ao vinho, como sabemos. O vinho, o tabaco, todas as drogas têm efeitos nefastos, o mesmo tem a cannabis, que tem o direito de ser legal. Acho obrigatório que esses efeitos sejam mostrados, esclarecidos”, diz.

Há 20 anos que Luís Fernandes é investigador na área dos desvios sociais. É também professor na faculdade de psicologia e autor do livro O Sítio das Drogas. Para ele, “o número de pessoas que consome cannabis é a prova de que tem uma certa aceitação social, até mesmo como produto de convívio”. O professor defende que “de modo geral, se houver uma educação para o consumo, nós podemos controlar os riscos do álcool. E penso que com a cannabis aconteceria o mesmo”.

A marcha está marcada para o primeiro sábado de Maio, com uma concentração na Praça do Marquês de Pombal, pelas 15h.

http://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artig...0cd4b87253af444

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
  • Tópicos

  • Posts

    • Salve galera, tudo certo?! Alguns anos sem entrar aqui na casinha, mas como eu vi que tem alguns Growers retornando à casa e outros novos chegando, resolvi postar uma "atualização jurídica" (que não é tããão atual assim) para todos os usuários que já "rodaram/caíram" nesses anos todos de cultivo!!  Todos nós sabemos do julgamento do RE 635.659 (Recurso no STF para descriminalização do porte de maconha), agora chegou o momento de revisar as antigas condenações.  Sabe aquela transação penal assinada? Aquela condenação pelo 28 (que não foi declarada inconstitucional na época)?? Aquela condenação do seu amigo pelo 33, mas que se enquadrava nos parametros de um grower??? Pois então, chegou o momento de revisar todos esses processos para "limpar" a ficha de todos(as) os(as) manos(as) jardineiros(as)!! "O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) dará início, em 30 de junho, ao mutirão nacional para revisar a situação de pessoas presas e/ou condenadas por porte de até 40 gramas de maconha ou seis plantas fêmeas. A realização do mutirão cumpre determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) ao julgar recurso sobre o tema em junho de 2024, que resultou na fixação de parâmetros para diferenciar o porte de maconha para uso pessoal do tráfico. Entre o dia 30 de junho e 30 de julho, os tribunais da Justiça Estadual e regionais federais farão um esforço concentrado para rever casos de pessoas que foram condenadas por tráfico de drogas, mas que atendam aos critérios do STF: terem sidos detidos com menos 40 gramas ou 6 pés de maconha para uso pessoal, não estarem em posse de outras drogas e não apresentem outros elementos que indiquem possível tráfico de drogas. De acordo com da Portaria CNJ n. 167/2025, os tribunais atuarão simultaneamente para levantar os processos que possam se enquadrar nos critérios de revisão até o dia 26 de junho. Este é o primeiro mutirão realizado no contexto do plano Pena Justa, mobilização nacional para enfrentar a situação inconstitucional dos presídios reconhecida em 2023 pelo STF. O CNJ convidará representantes dos tribunais que atuarão diretamente na realização do mutirão para uma reunião de alinhamento na próxima semana, além de disponibilizar o Caderno de Orientações." LINK DO CNJ Caso o seu caso se enquadre, ou conheça alguém que também passou por essas situações, sugerimos buscar um Advogado de confiança ou entrar em contato aqui neste tópico mesmo com algum dos Consultores Jurídicos aqui da casinha mesmo!! Bless~~
    • Curitiba é sempre pior parte hahahaha!
    • o teu chegou? o meu já passou por Curitiba mas tá devagar (pelo menos o pior já passou) kkkkkkkkkk
×
×
  • Criar Novo...