Ir para conteúdo

Disco De Reggae Vem Com ‘seda’ Para Enrolar Fumo


Tiradentes

Recommended Posts

  • Usuário Growroom

O disco que tornou Bob Marley mundialmente conhecido em 1973, “Catch a fire”, trazia, além de um time de músicos de primeira linha, outro diferencial: as capas das primeiras 20 mil cópias tinham o formato de um isqueiro zippo, fazendo com que se tornassem em pouco tempo itens de colecionador. Seguindo os ensinamentos do mestre jamaicano, a banda de reggae formada no Rio de Janeiro Ponto de Equilíbrio oferece aos fãs um regalo: dentro do encarte de seu segundo álbum, intitulado “Abre a janela”, recém-lançado por um selo próprio, há uma folha de celulose usada para enrolar fumo.

Diferente das “sedas” convencionais, o encarte do disco traz um tipo de plástico transparente fabricado pela empresa aLeda com 100% de celulose de eucalipto oriundo de reflorestamento. Segundo o site do produto, “ele não altera as características do tabaco e proporciona combustão mais lenta.”

“Hoje em dia, com a internet e essas coisas todas, você tem de agregar outros valores ao disco para que ele seja interessante”, diz o guitarrista da banda, Ras André. “A gente queria achar uma maneira de colocar uma seda, mas sem caracterizar apologia ou qualquer coisa desse tipo. [A celulose] pode funcionar como uma proteção de álbum de fotografia, e quando você abre o encarte, é como se estivesse abrindo uma janela. Cada um tem uma maneira de abrir a sua própria janela, né?”

Alex Cecci, diretor de marketing da aLeda, conta que é comum as pessoas associarem o produto à maconha, mas que essa não é a intenção da marca.

"Nosso intuito não é fazer apologia", afirma. "Tanto que apoiamos esportistas, como o boxeador Garrido, que usa as nossas camisetas. A aLeda não é só um produto, é também uma marca, e em breve vai virar uma linha de roupas." No site oficial do produto, a atriz Maria Alice Vergueiro, musa do vídeo "Tapa na pantera", aparece usando uma camiseta da marca.

"Aos olhos da Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária, órgão regulador do governo federal], a empresa não se enquadra no estatuto de regulamentação da propaganda de tabaco, porque o produto deriva da celulose", acrescenta Cecci. Procurada pelo G1, a Anvisa confirmou a informação.

Para o advogado criminalista e conselheiro da seção São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil Sergei Cobra Arbex, não há problemas legais em encartar a seda. "Deve existir um fato determinado. Teria que haver uma incitação explícita ao crime [do uso de maconha] para constituir algum desrespeito à legislação", afirma.

Contrato com a Warner

A iniciativa é inédita. “Fomos procurados pela banda e achamos interessante colocar uma folha de celulose dentro de um encarte”, comenta Cecci. A empresa é brasileira, mas apenas 2% da produção ficam no país. O restante, segundo ele, é distribuído entre outros 48 países. Outros artistas, como a banda de reggae Natiruts e o rapper BNegão, têm apoio cultural da marca.

“Nós topamos trabalhar com o Ponto de Equilíbrio porque faz parte dos quatro elementos que são a nossa sustentação: responsabilidade ecológica e social, além do fomento esportivo e cultural”, diz o diretor de marketing, acrescentando que “a banda acaba de assinar contrato com a Warner, que vai distribuir 20 mil cópias do disco com aLeda dentro.”

“Tem muita gente que não percebe, nem fala nada”, diz Ras André. “Agora, tem uma galera que usa a leda para outros fins”, despista.

“O primeiro álbum dos Wailers, ‘Catch a fire’, é um isqueiro grandão, e sem querer acabou que ‘abrir a janela’ virou também uma simbologia para o disco. Faz parte da proposta de ser atual com uma atmosfera da década de 70.”

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Musica/0,,MUL...85-2732,00.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

curti a iniciativa....fora q esse "patrocinio" barateia o disco pra banda neh...

legal....eu gostaria de comprar um disco e ganhar um brinde, se nao soubesse...

boa ação...e atinge o público....

agregar valor a um produto q ja ta capengando é dificil....e acho q isso valoriza a imagem tb

mas logico q nao vira motivo de compra, só satisfaz o consumidor e cria empatia com a marca e a banda..

vish, desculpa o discurso de publicitário...haha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...