Ir para conteúdo

Problema Das Drogas Está Sendo Contido, Diz Onu


William Bonner

Recommended Posts

  • Usuário Growroom

Redação central, 26 jun (EFE).- Existem indícios de que o problema do uso de drogas ilícitas está sendo controlado no mundo, aponta o Relatório Mundial de Drogas 2007, divulgado hoje em Viena e em diversos países pela agência da ONU especializada no assunto.

"Os dados mais recentes que colhemos mundialmente mostram que a dependência de drogas tem diminuído", disse o diretor executivo do Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC), Antonio Maria Costa.

O Brasil é citado no relatório como um importante ponto do tráfico de cocaína para a África, rumo à Europa. No país, o relatório foi lançado em Brasília pelo representante regional do UNODC para o Brasil e Cone Sul, Giovanni Quaglia.

De acordo com o relatório, há indícios de estabilização no cultivo, na produção e no consumo de todas as substâncias ilegais, especialmente a cannabis, a mais utilizada e cujo avanço dá sinais de estar se detendo pela primeira vez em décadas.

"O problema mundial das drogas está sendo contido. No período 2005-2006, os mercados mundiais das principais drogas ilícitas - opiáceos, cocaína, cannabis e estimultantes do tipo anfetamínico - permaneceram em grande medida estáveis", diz o documento.

Segundo o UNODC, "em linha com uma tendência de longo prazo, a porcentagem da produção total de drogas apreendida graças à ação das autoridades também aumentou: cerca de 42% da produção mundial de cocaína e de 26% da produção de heroína não chegaram aos consumidores", acrescenta.

O problema, porém, está longe de ser solucionado, pois 4,8% da população mundial entre 15 e 64 anos (200 milhões de pessoas) consome drogas ilegais a cada ano.

Mais da metade consome pelo menos uma vez por mês.

Aproximadamente 25 milhões de pessoas são dependentes químicos. As drogas consideradas mais problemáticas no mundo são os opiáceos, especialmente a heroína, consumidos sobretudo na Ásia e na Europa.

A segunda é a cocaína. Também é a que mais leva à procura de tratamentos por dependência na América do Sul.

A tendência é de aumento do uso de cocaína, maconha e anfetaminas na América do Sul e na Europa. Na queda na América do Norte, observa-se uma queda.

Na América do Sul e no Sudeste Asiático, a tendência é de aumento do uso de anfetaminas. Na América do Norte, de diminuição. No caso dos opiáceos, há uma queda na América do Norte e um aumento na Ásia.

Na América do Sul, ocorre alta na Argentina, na Colômbia e na Venezuela.

Em 2006, a produção total de opiáceos aumentou 43% em relação ao ano anterior, em total de 6.610 toneladas métricas. O uso de opiáceos tem se mantido estável em 15,6 milhões de pessoas.

O Afeganistão concentra a produção global, com 92%, e há muitos indícios de que o processamento do ópio para a heroína e morfina tem ocorrido cada vez mais dentro do país centro-asiático.

A cannabis - erva e resina (maconha e haxixe) - é a droga mais traficada e consumida no mundo todo. O mercado consumidor é avaliado em cerca de 160 milhões de pessoas. A produção ocorre em pelo menos 82 países, e existem registros de tráfico de cannabis em pelo menos 146 países.

A produção global de cannabis é estimada em aproximadamente 6.600 toneladas métricas, com um total de apreensões de 4.600 toneladas métricas de maconha e de 1.300 toneladas métricas de haxixe em 2005.

Houve diminuição no volume de apreensão mundial de maconha e haxixe, o que é atribuído, em parte, a políticas de erradicação, principalmente no Marrocos.

O mercado de cocaína manteve-se estável, como mostram os indicadores tanto da oferta como da demanda. A área total de produção diminuiu 29% entre 2000 e 2006, e chegou a 157.000 hectares.

A diminuição na área de plantio deveu-se principalmente a erradicações de plantações na Colômbia. No Peru e na Bolívia, houve aumento na área de plantação, mas os níveis continuam mais baixos que há uma década.

O declínio na área de plantação entre 2000 e 2005, contudo, não significou redução na produção. O uso de fertilizantes e pesticidas, bem como a melhoria das tecnologias de plantio, elevaram a produtividade.

Quaglia, representante regional do UNODC para o Brasil e o Cone Sul, afirmou que as drogas têm que ser tratadas como questão de saúde pública.

"É preciso trabalhar mais na prevenção e oferecer serviços a quem busca tratamento contra a dependência. E funciona. A Suécia, por exemplo, gasta 30% a mais em prevenção e tem 30% menos usuários de drogas que a média européia", disse.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu um "esforço coletivo" contra as drogas. "É necessária liderança política e mais meios, particularmente para mais e melhores condições de tratamento para dependentes químicos".

De acordo com Ban, "os pais precisam se engajar, bem como professores e profissionais da área social e de saúde. É necessário que operadores do direito, oficiais de justiça e a mídia exerçam seus papéis".

Costa, chefe do UNODC, disse que os passos positivos na luta contra as drogas não devem servir para esquecer o problema. "As drogas continuam sendo um vício letal, que coloca em risco a segurança e a saúde, além de arruinar a vida de milhões de pessoas ao redor do mundo", disse.

http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2007/...onu_841167.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu bonner

soh tem nego falando merda na porra da ONU

fala serio.... "tem que engajar professores ... profissionais ... na luta contra as drogas"

cara.. eles nao perdem o mesmo ideal idiota de 50 anos atraz...

AS DROGAS NAO DEVEM ACABAR.. NEM SER PROIBIDAS... e se elas causam problemas... eh SOMENTE pq sao proibidas

eh bom pra gente lembrar que ainda tem muito "manda-chuva" querendo ditar/manipular a nossa cultura de forma cruel a qualquer custo

e eu nao tenho duvidas, de que esses caras tem o dedo do bush no cu deles constantemente... mandando proibir as drogas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...