Ir para conteúdo

Um Cigarro De Maconha Equivale A Cinco De Tabaco Para O Pulmão Humano

Bas

Recommended Posts

Um cigarro de maconha equivale a cinco de tabaco para o pulmão humano

Da AFP, em Paris

Segundo o estudo, o cigarro de maconha é similar a até cinco de tabaco

Fumar um cigarro de maconha tem os mesmos efeitos sobre os pulmões humanos que fumar entre 2,5 e 5 cigarros compostos unicamente de tabaco, ressalta um estudo realizado na Nova Zelândia e divulgado no site na internet da revista especializada Thorax.

Richard Beasley, do Instituto de Pesquisa Médica da Nova Zelândia, e sua equipe compararam os efeitos da maconha e do tabaco nos 339 adultos que participaram de um estudo sobre saúde respiratória.

Os voluntários foram divididos em quatro grupos: os que fumavam somente maconha, os que fumavam apenas tabaco, aqueles que fumavam ambas as substâncias e aqueles que não fumavam nenhuma delas.

Cada um dos participantes foi submetido a uma série de exames de tomodensitometria dos pulmões (um escaner de raios X aliado a um computador) assim como a testes respiratórios.

"A principal descoberta é que um cigarro de maconha é similar a entre 2,5 e 5 cigarros de tabaco em termos de obstrução respiratória", frisaram os cientistas.

A equivalência é coerente com os níveis de carboxihemoglobina (forma de hemoglobina tóxica porque se associa ao monóxido de carbono e ao oxigênio) e de alcatrão, que são entre 3 e 5 vezes maiores em um cigarro de maconha do que em um normal.

O estudo também mostra que os fumantes de maconha produzem assobios ao respirar, tossem, e sofrem com pressão no peito e expectorações.

Além disso, o consumo de maconha causa uma degradação do funcionamento dos brônquios, com obstrução respiratória, fazendo com que os pulmões sejam obrigados a realizar um esforço maior.

Os cientistas constataram, no entanto, que o enfisema, uma doença pulmonar que pode evoluir para uma insuficiência respiratória crônica, aparece quase que exclusivamente apenas em fumantes de tabaco ou de ambas as substâncias, mas não naqueles que fumam apenas maconha.

Os pesquisadores ressaltaram que os efeitos da maconha sobre os pulmões se devem à forma como se fuma esta substância: sem filtro e com tragadas mais profundas e longas.

Fonte: http://cienciaesaude.uol.com.br/ultnot/afp...lt4430u518.jhtm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

isso eh muito relativo... pois o pessoal pode ta fazendo teste com maconha apreendida (prensado = amoniaco = fude td) e tbm com tabaco plantado, e nao os q vc incontra nos macos de cigarros, q tem + de 5 mil substancias toxicas..

Link para o comentário

• Usuário Growroom

No fundo não ligo muito pra isso, tudo faz mal, batata frita, coca-cola, café...

Mas o interessante é que no caso a maconha pode-se usar o bong, ou os tão ditos vaporizer (isso não citaram !?) ou ainda nem precisa ser fumada, aceita-se uma receita da vovó cannabis que fica tão ou mais louco que fumar.

Ou seja, pra fazer a cabeça com maconha não precisa prejudicar em nada o pulmão.

E só do jeito da pessoa falar ali, "sem filtro e com tragadas mais profundas e longas." deve ser daqueles prensado palha que é um diabo, aehuaehae.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Nenhuma fumaça 'carbônica' faz bem pro pulmão. É uma pena eu não ter o link, mas existe um estudo que tentou provar que fumantes de maconha tem mais chances de contrair câncer que fumantes de tabaco mas acabou vendo o contrario. Provavelmente pela capacidade do THC de matar células velhas, mais propicias a se transformarem em câncer, os usuários(inclusive os que também usavam tabaco) não tiveram nenhum registro de câncer. Porém esse estudo não averiguou essas características do cigarro de maconha analisado por essa pesquisa. É uma pena o baseado, tão pratico e difundido, tenho q ser aposentado para a entrada dos Vaporizadores...

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Entao ja fumei alguns que valeriam por uns 2 massos de cigarro! hahaha!

infelizmente estragoo têm afinal nao somos feitos pra respirar fumaça... e se vamos respirar fumaça que seja com algum proposito! (nada contra fumantes de "careta", é só meu ponto de vista)

para os mais egoistas, vaporizador!

abrç!

Link para o comentário

Guest Praga

Pois é, temos duas opiniões antagônicas aqui.

A relatada pelo bas e a outra, relatada pelo Need Weed, caso seja encontrado o artigo melhora a comparação.

Basicamente os pontos se contrapõe e depois se chocam quando entram no quesito consumo duplo de tabaco e cannabis.

Bom, alguém aí tem o link?

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Aff, aonde essa pesquisa foi feita (Nova Zelândia) o consumo de cigarros caiu 10% em relação ao ano anterior

WELLINGTON, 31 de maio (Xinhua) -- O consumo de cigarro caiu em 10% no ano passado na Nova Zelândia, segundo cifras publicadas aqui hoje, quinta-feira, pelo ministro da Sáude, Annette King. Apesar do consumo de cigarro ter sido reduzido no país, observou o ministro, o fumo continua sendo uma importante causa de problemas de saúde. Fim

http://202.84.17.11/portugal/htm/06010835545.htm

Essa pesquisa deve ter sido pedida pela Philips Morris.

Ja li pesquisas afirmando que açucar não faz mal, só que quem patrocinou a pesquisa foi a CIA de Açucar UNIÃO.

Há várias pesquisas afirmando que é justamente o contrário.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Uma coisa é o que o Bas falou que esta super correto, não tenho como discordar... gás carbônico nas hemoglobinas não é nada simples não, já vi fumantes de tabaco que amputaram membros por causa da falta de oxigenação sanguínea graças as carboxihemoglobina, sem falar que esse é o principal aspecto do cigarro "careta" que faz o cara brochar.

Outra coisa é o que eu falei que também está correto... a maconha não aumenta as chances de contrair câncer nos locais por onde a fumaça passa como boca, garganta e pulmão. Muito pelo contrario, diminui as chances inclusive nos fumantes de tabaco. Como a equipe estava esperando que todos ficassem com câncer, não chegaram a investigar direito os motivos pelo qual os objetos da pesquisa(os fumantes de maconha e/ou cigarro) não desenvolveram tumores nem mutações, porém já se sabe que o THC costuma atacar células "idosas" que são as mais propicias a ter uma reprodução defeituosa. Esse foi o argumento dado para tal comportamento, não que o THC limpa o alcatrão do pulmão ou que alcatrão e/ou gas carbônico causem câncer... uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa, mas as 2 estão corretas.

PS: Passar um dia em SP equivale a fumar 2 a 3 cigarros... mas se eu fosse paulista, tentaria ir pro interior...

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Links para materias relacionadas ao estudo que observa o potencial anti-cancer do "baseado":

Se procurar no google acha mais resultados...

Desculpem pelos links estarem todos em inglês...

Link para o comentário

• Usuário Growroom

É claro que essa pesquisa deve ser enviesada. Existem várias qualidades, tanto de tabaco quanto de maconha.

Porém, me encaixo muito na descrição que foi feita:

"O estudo também mostra que os fumantes de maconha produzem assobios ao respirar, tossem, e sofrem com pressão no peito e expectorações."

Como o nosso colega, também sou ex-tabagista e cannabista, e digo com propriedade que NO GERAL, pra mim, os efeitos do tabaco foram muito mais prejudiciais ao meu dia-a-dia que os da cannabis. Cannabis me deixa com chiado no peito, mas eu consigo subir uma escada de boas....

SALVE O CANNABICULTIVO! ABAIXO COM O TABAGISMO!

NÃO À HIPOCRISIA!

ABRAÇOS

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Essa noticia saiu em tudo que é canto hein...

Podia ter saído assim : "Cigarro causa enfisema, maconha não !"

Mas vou ficar pensando o que os fumantes acham, pois 1 carteira de cigarro às vezes vai na mesa do bar (entre meia-duzia de cerveja). Eu fumava 1 ou 2 carteiras por dia, que dá (20/5 na pior das hipóteses)= 4 baseados por dia, pra 1 carteira de cigarro. ou (40/2,5) = 16 baseados por dia ! (2 carteiras de cigarro). ou seja um fumante na média = um maconheiro de 8 baseados por dia ! não é todo dia que eu fumo 8 cigarros de maconha e sozinho ainda.

A verdade é que tudo que é demais faz mal. A gente não vive 3 dias sem beber água, mas morre afogado.

mas, cada um se cuida como quer, eu acho isso.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

pois é Alma!

isso não podemos negar...

mas tmb sei que comparar drogas é uma aproximação muito chula que devemos ter cuidado em fazer mas se fossemos comparar as drogas mais usadas nos padrões do país vemos que a maconha é a que causa menos efeitos colatarais... o que é muito consideravel para quem trabalha com redução de danos....

mas ainda os causa...

é bom lembrar que a maconha fumada apresenta mais de 400 substancias que são ingeridas...dentre essas diversos canabinóides que agem em todo os orgãos do sistema nervoso central e periférico...muitas dessas subistancias que não são canabinóides são hidrocarbonetos presentes tmb no cigarro...são moleculas como o antraceno e o naftaleno que se volatilizam quando queimamos o beck....esses hidrocarbonetos podem lesar nossos tecidos e esse dano pode se tronar um cancer....não necessariamente de pulmão...

mas boca laringe faringe...por todos os lugares que a fumaça passa....

mas tendo consciencia disso....e tmb do que provocam as ouutras drogas eu fico com a maconha!

é nois

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Acredito que a primeira coisa a ser observada nesta pesquisa são OS CRITÉRIOS DE COMPARAÇÃO DOS PESQUISADORES. Na minha ótica, UMA PESQUISA DE 5º CATEGORIA E MARKETEIRA.

Uma pesquisa justa, confiável e no mínimo SÉRIA compararia um número de gramas X de tabaco com um número de gramas X de cannabis, não simplesmente o vago "um cigarro de maconha vale por cinco de tabaco" esse tipo de comparação permite muita expeculação a favor dos tabagistas. Qual o cigarro usado na pesquisa? um Cammel ou um FreeOne ou o Derby do Paraguay por ex.? Qual é o tamanho do baseado em gramas? qual o tipo do fumo? 1x1 prensado adulterado ou um fumo de qualidade? Nem dados esses caras colocaram. E outra coisa, algo que achei simplesmente ridicula nessa pesquisa foi:

"Os pesquisadores ressaltaram que os efeitos da maconha sobre os pulmões se devem à forma como se fuma esta substância: sem filtro e com tragadas mais profundas e longas. " - fia muito fácil falar que um cigarro com um filtro de "astronauta" faz menos mal que um baseado.

Se fosse uma pesquisa séria, eles pegariam a mesma quantidade de ambas as substancias, queimariam as mesmas de forma igual (não uma com filtro e outra sem) e fariam os voluntários consumirem ambas de FORMA IGUAL(um m3 de fumaça de tabaco PURO e 1 m3 de fumaça de cannabis PURA), pois o dado importante no caso é saber qual dos dois fumos é mais nocivo ao corpo quando ingeridos nas mesmas quantidades. Aí sim os dados desta pesquisa teriam algum valor plausível e com credibilidade.

Agora, vê se eles arrancaram o filtro do cigarro e mandaram algum voluntário fumar de forma igual a maconha para ver se realmente o cigarro de tabaco não estoura muito mais o peito que maconha.

E outra coisa, mesmo que a maconha faça muito mais mal que o cigarro nos moldes desta pesquisa, cada um tem um jeito de fumar (eu particularmente não dou tragadas muito fortes) e a quantidae de cannabis consumida diariamente é BEM INFERIOR a quantidade de tabaco. Portanto esta pesquisa tem pouca CREDIBILIDADE por comparar de forma DESIGUAL o consumo de substâncias E COMPLETAMENTE RELATIVA POIS as "tragadas mais profundas e longas" vão muito de acordo do gosto de quem fuma.

Sem mais.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

É isso aí didimoco E Para_Militar!

Informações assim sempre são produzidas para manter essa idéia sobre a ganja ou qualque outra substância proibida. Poderia-se pensar que atualmente seja até legal manter-se informado. Mas quais informações realmente importam?

Tudo que pensamos reflete de algum modo.

Não é preciso ir atrás de informações ruins e negativas; elas chegam até nós de algum jeito...

Vamos fumar um e pensar em coisas boas! Curtir uma ótima onda, pensar positivo...

As substâncias estão na Terra há muito tempo.

E, antes, dessa miríade de informações em que vivemos hoje, essas substâncias, a maioria, eram consideradas sagradas pelos antigos povos.

Você é o arquiteto da sua vida.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

independente da filosofia que vc adota pra sua vida acho em meu ponto de vista que é importante saber ao menos o que pode vir a me causar alguma substância que eu ingiro cronicamente....

mas existiram milhões de pessoas que fumaram e fumam maconha sem saber o que ela pode causar alé da enorme sensação de bem estar e alegria que essa sagrada planta produz...

mas isso é de cada um!

Paz

Link para o comentário

• Usuário Growroom
Acredito que a primeira coisa a ser observada nesta pesquisa são OS CRITÉRIOS DE COMPARAÇÃO DOS PESQUISADORES. Na minha ótica, UMA PESQUISA DE 5º CATEGORIA E MARKETEIRA.

Uma pesquisa justa, confiável e no mínimo SÉRIA compararia um número de gramas X de tabaco com um número de gramas X de cannabis, não simplesmente o vago "um cigarro de maconha vale por cinco de tabaco" esse tipo de comparação permite muita expeculação a favor dos tabagistas. Qual o cigarro usado na pesquisa? um Cammel ou um FreeOne ou o Derby do Paraguay por ex.? Qual é o tamanho do baseado em gramas? qual o tipo do fumo? 1x1 prensado adulterado ou um fumo de qualidade? Nem dados esses caras colocaram. E outra coisa, algo que achei simplesmente ridicula nessa pesquisa foi:

"Os pesquisadores ressaltaram que os efeitos da maconha sobre os pulmões se devem à forma como se fuma esta substância: sem filtro e com tragadas mais profundas e longas. " - fia muito fácil falar que um cigarro com um filtro de "astronauta" faz menos mal que um baseado.

(...)

Concordo em parte com sua posição. Realmente um estudo sério tem que averiguar todas essas caracteristicas citadas por você, mas uma matéria jornalistica sobre o estudo não precisa nem mencionar isso. Este texto que o Bas colocou é uma matéria e não o Abstrato do estudo.

Depois de ler muitas materias sobre pesquisas acabei ficando curioso para ler as pesquisas todas, sorte minha que o google scholar já estava no ar. Resolvi procurar as pesquisas para entender melhor oq se passava e via vários dados omitidos na reportagem... tinha uma materia sobre maconha e psicose que depois de ler a pesquisa conclui que a matéria era apenas "propaganda" anti cannabis, confundindo o leitor com termos parecidos(nesse caso era psicose[ser psicotico, ter a doeça na vida] e epsódio de psicose[a bad trip do usuário exporadico quando fuma muito]). O estudo na verdade mostra uma pequena taxa de epsódios psicoticos que acontecia em usuários não habituais que ficavam muito tempo sem fumar e quando fumavam denovo era numa concentração maior(seja de potencia ou de quantidade)... mas isso só enquanto chapados e depois nunca mais.

Só para citar um caso brasileiro de pesquisa má intencionada era uma que pegava jovens de favelas que consumissem maconha e acompanhar o comportamento deles durante a pré adolescencia, adolescencia e inicio da fase adulta. O objetivo era mostrar como a maconha atrapalha na vida das pessoas, principalmente na dos jovens. Detalhe curioso do estudo é que esses jovens além de fumarem maconha ainda bebiam e muitos usavam outras drogas ilicitas como cocaina... e mais curioso foi a pesquisadora não levar em conta os fatores sociais e geograficos que são muito importantes para chegar a conclusão que o estudo chega.

PS: Asvezes a pesquisa que você procura na internet só esta disponivel para assinantes(e ai tem q ser médico) ou para compra, normalmente a US$ 15 cada pesquisa... Mais facil achar só o abstrato que é um resumo... Normalmente essas pesquisas se tornam publicas(gratuitas) depois de 6 meses da sua publicação, mas pode demorar mais... Google Scholar ainda é novo e tem falhas, para achar melhor oq vc quer tente adicionar o sobrenome do chefe do estudo a sua pesquisa e observe que para algumas pesquisas existem resultados duplicados de sites diferente, asvezes acontece de um site não ter liberado pro publico e o outro já ter.

Link para o comentário

• Usuário Growroom
Concordo em parte com sua posição. Realmente um estudo sério tem que averiguar todas essas caracteristicas citadas por você, mas uma matéria jornalistica sobre o estudo não precisa nem mencionar isso. Este texto que o Bas colocou é uma matéria e não o Abstrato do estudo.

Depois de ler muitas materias sobre pesquisas acabei ficando curioso para ler as pesquisas todas, sorte minha que o google scholar já estava no ar. Resolvi procurar as pesquisas para entender melhor oq se passava e via vários dados omitidos na reportagem... tinha uma materia sobre maconha e psicose que depois de ler a pesquisa conclui que a matéria era apenas "propaganda" anti cannabis, confundindo o leitor com termos parecidos(nesse caso era psicose[ser psicotico, ter a doeça na vida] e epsódio de psicose[a bad trip do usuário exporadico quando fuma muito]). O estudo na verdade mostra uma pequena taxa de epsódios psicoticos que acontecia em usuários não habituais que ficavam muito tempo sem fumar e quando fumavam denovo era numa concentração maior(seja de potencia ou de quantidade)... mas isso só enquanto chapados e depois nunca mais.

Só para citar um caso brasileiro de pesquisa má intencionada era uma que pegava jovens de favelas que consumissem maconha e acompanhar o comportamento deles durante a pré adolescencia, adolescencia e inicio da fase adulta. O objetivo era mostrar como a maconha atrapalha na vida das pessoas, principalmente na dos jovens. Detalhe curioso do estudo é que esses jovens além de fumarem maconha ainda bebiam e muitos usavam outras drogas ilicitas como cocaina... e mais curioso foi a pesquisadora não levar em conta os fatores sociais e geograficos que são muito importantes para chegar a conclusão que o estudo chega.

PS: Asvezes a pesquisa que você procura na internet só esta disponivel para assinantes(e ai tem q ser médico) ou para compra, normalmente a US$ 15 cada pesquisa... Mais facil achar só o abstrato que é um resumo... Normalmente essas pesquisas se tornam publicas(gratuitas) depois de 6 meses da sua publicação, mas pode demorar mais... Google Scholar ainda é novo e tem falhas, para achar melhor oq vc quer tente adicionar o sobrenome do chefe do estudo a sua pesquisa e observe que para algumas pesquisas existem resultados duplicados de sites diferente, asvezes acontece de um site não ter liberado pro publico e o outro já ter.

Entendi o que você quis dizer, porêm...

Apesar de uma matéria jornalística, e esta não ter credibilidade no meio acadêmico por ser apenas uma matéria, não deixa de ser uma tremenda falta de responsabilidade e uma informação distorcida sobre um fato, parte na pesquisa (de teor e resultados muito duvidosos) e parte na matéria, por ser o veículo de comunicação comum para informar as pessoas, e ter como conteúdo uma informação vaga e erronea.

E desculpe-me, mas discordo de você com relação a "uma matéria jornalistica sobre o estudo não precisa nem mencionar isso", completamente relativo isso meu caro, pois isto é valido para algo difundido, o leitor não tem obrigação de saber detalhes técnicos ou teoricos sobre um assunto, e qualquer fonte de informação de que se prese, quando faz esse tipo de matéria, no MÍNIMO cita mais detalhes que inclusive influem e MUITO para a opnião do leitor sobre o determinado assunto e não essa mediocre comparação desproporcional com frase até evasivas se forem questionar essa pesquisa como: "Os pesquisadores ressaltaram que os efeitos da maconha sobre os pulmões se devem à forma como se fuma esta substância: sem filtro e com tragadas mais profundas e longas." parece que os pesquisadores já querem se proteger de algo, mesmo antes de serem culpados, no caso, a forma como a pesquisa foi conduzida.

Falta de vergonha na cara tanto de quem divulgou isto quanto de quem fez este estudo. Deviam fazer uma pesquisa de quantas pessoas morrem de fumar cigarro e quantas morrem de fumar maconha.

Desculpe se eu polemizo demais uma coisa até besta de discutir, mais eu não aceito isso cara, passarem esta ideia errada sobre a maconha para pessoas que só ouviram falar mal dela, e continuar com esta impressão ruim sobre a droga. Falta de respeito com as pessoas ignorantes sobre este assunto. HIPÓCRITAS.

Nada contra vc não cara..mas fiko realmente puto com essas coisas, ainda mais cigarro, pq já fumei cigarro 5 anos seguidos e sei oq q é, não conseguia nem andar direito, hoje fumo maconha e corro 1 hora por dia. A ervinha é abeçoada para falarem isso dela, e vou protege-la até o fim da minha vida.

To até pensando em ajudar a divulgar algum movimente de legalização aki em SP, se é q exixte algum.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

um filtro desses que vende em growshops ja muda totalmente essa história, tem um estudo da unifesp que mostra que esse efeito de equilência a 5 cigarros é porque a fumaça passa mais "direto"(sem filtro) e as tragos serem mais longos

isso vale apenas para o monóxido de carbono, além do monóxido o cigarro tem um monte de tranqueira que o nosso verdinho não tem

Link para o comentário

• Usuário Growroom

então brother

a pesquisa que eu li foi essa: http://www.unifesp.br/dpsicobio/cebrid/que...gas/maconha.htm

mas tava dando uma relida parece que não fala exatamente disso que eu citei sobre as tragadas mais lembro ter lido em alguma outra matéria ou pesquisa sobre isso vou dar uma pesquisada

acho que eume confundi quando postei peço desculpas

(PS: mais da uma olhada em prob físicos de uso continuo, cita apena bronquite)

Link para o comentário