Ir para conteúdo

Maconha Pode Aumentar Risco De Psicose, Diz Estudo


Bas

Recommended Posts

Maconha pode aumentar risco de psicose, diz estudo

Em um artigo na revista científica The Lancet, uma equipe das Universidades de Bristol e Cardiff liderada por Stanley Zammit afirmou que os jovens precisam ser conscientizados dos riscos.

No artigo, os especialistas britânicos também afirmam que até 800 casos de esquizofrenia registrados anualmente na Grã-Bretanha, podem ser ligados ao uso de maconha.

Os pesquisadores analisaram 35 estudos sobre a relação da droga com saúde mental.

Eles perceberam que aqueles que usavam maconha com mais freqüência apresentavam risco duas vezes maior de desenvolver sintomas psicóticos como alucinações.

Mas, segundo os especialistas, a ligação entre o consumo da droga e a depressão ou ansiedade está menos clara.

Os autores da pesquisa afirmam que o risco para qualquer pessoa de desenvolver esquizofrenia permanece geralmente baixo, mas pelo fato de o uso de maconha ser tão comum, eles estimaram que isso possa ser um fator em 14% dos problemas ligados à psicose em jovens adultos na Grã-Bretanha.

Mas eles afirmam que não podem descartar a possibilidade de que as pessoas que têm um risco maior de sofrer de doenças mentais terão maior probabilidade de usar a droga.

"É possível que as pessoas que usam maconha tenham outras características que já aumentam o risco de psicoses. Entretanto, todos os estudos indicaram uma associação e parece apropriado alertar o público a respeito do possível risco", disse Glyn Lewis, professor de psiquiatria.

Lewis afirma que aconselharia o fim do uso da droga particularmente para os usuários que já estão desenvolvendo problemas de saúde mental ou que têm histórico familiar de doenças psicóticas.

Em um editorial da mesma revista The Lancet, pesquisadores dinamarqueses afirmaram que números apresentados no estudo podem ser aplicados em cerca de 800 casos potencialmente evitáveis de esquizofrenia por ano na Grã-Bretanha entre pessoas de 15 a 34 anos.

"Os estudos analisados foram feitos nos anos 70, 80 e 90", disse o professor de psiquiatria no Instituto de Psiquiatria de Londres, Robin Murray.

"Uma das questões que eles não analisaram é se o risco aumenta com as formas mais concentradas da maconha, como o skunk, que agora estão mais disponíveis", acrescentou.

O professor Leslie Iverson, da Universidade de Oxford, disse por sua vez que ainda não existem provas conclusivas de que o uso de maconha causa psicoses.

"A previsão deles - de que 14% dos resultados psicóticos em jovens adultos na Grã-Bretanha podem ser creditados ao uso de maconha - não tem sustentação, pois a incidência de esquizofrenia não mostrou nenhuma mudança significativa nos últimos 30 anos", afirmou.

Já o professor David Nutt, chefe do setor de psicofarmacologia da Universidade de Bristol, disse que a maconha, inquestionavelmente, causa danos. Mas ressaltou que ela vicia menos e é menos maléfica do que álcool ou fumo.

"A idéia de que a reclassificação para cima (da maconha feita pelo governo na Grã-Bretanha) vai reduzir de alguma forma a psicose é ingênua e corre-se o risco de, perversamente, impor um sofrimento ainda maior - ao aumentar as punições criminais - a pessoas vulneráveis que já estão sofrendo com doenças mentais", disse.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Perdão mas esse estudo eu contesto, vou ficar devendo temporariamente o link mas a sociedade britânica de psicofarmacologia fez um estudo com vários casos de pacientes maníacos ou bipolares que resolveram usar a maconha como tratamento e obtiveram resultados muito bons. No estudo eles tentam entender o porque, químicamente falando, que a maconha ajuda no tratamento desses distúrbios e sem acentuar a questão da psicose(que ainda é controversa, principalmente pela confusão entre ter psicose e ter um episódio de psicose enquanto chapado). A partir de outros estudos concluíram que o THC tem um potencial anti depressivo e psicótico, mas que o CBD é ansiolitico e ANTI-PSICÓTICO e que seria necessários mais estudos para achar uma dosagem correta para cada tratamento.

Bem, eu sou bipolar e me tratava primeiro com anti depressivos, só que estes me deixaram maníaco(eufórico)... então me passaram pro anti psicóticos como o Zyprexa, Risperidona entre outros... a maioria me transformava em zumbi... como se eu tivesse fumado aquela maconha estragada ou, como uns amigos descreveram, fumado crack. Sem falar nos inconvenientes efeitos colaterais... o Zyprexa que teve a menor incidencia de efeitos colaterais em mim acabou me deixando sem tezão nenhum, nada mesmo....

1 ano e meio depois do inicio do tratamento eu comecei a fumar maconha com freqüência... já sabia que ela me deixava sem depressão melhor que o prozac ou rivotril. Depois de estudar melhor sobre o assunto(a pesquisa q citei me influenciou bastante) resolvi fumar meu baseado da mesma maneira que tomava meu zyprexa, como um remédio em horas e quantidades certas. Funcionou muito bem... psicanalise e maconha me afastaram da depressão, da mania e não tenho nenhum sinal de piora no quadro de psicose que eu já apresentava desde criança.. e tudo isso sem os efeitos colaterais que tanto reclamava.. nem problema de memória eu tenho, mas isso só depois de estabilizar a quantidade de maconha por dia.

EDIT: Só para deixar claro, não tomo mais remédio para a bipolaridade a não ser a maconha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

grande need 5 anos depois ta doutor no assunto

mas entao esses psiquiatras ate parecem os donos dos laboratorios que vao perder venda

pra cannabis

alem de acharem(S) melhor meter o pau do que pesquisar melhor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom
grande need 5 anos depois ta doutor no assunto

mas entao esses psiquiatras ate parecem os donos dos laboratorios que vao perder venda

pra cannabis

alem de acharem(S) melhor meter o pau do que pesquisar melhor

O Verdim é das antigas, sabe bem como foi meu tratamento... acompanhou meus altos e baixos durante os 2 primeiros anos do site... Quem me ve hoje comparando com antes vê na hora a diferença. Ainda tenho problemas relacionados a doença que eu trato na psicanalise e tem sempre melhorado e a maconha age como estabilizador, um apoio para não me deixar cair em depressão nem ficar eufórico. Eu não tenho mais paranoia, não caio em depressão e nem fico achando que posso tudo e que consigo tudo... acredite, pensar q pode tudo não é bom... já dei tanto furo com a comunidade porcausa disso...

Sobre os estudos, eu tenho o PDF gravado em um laptop antigo cheio de problemas, mas acho que procurando pelo nome do instituto e o assunto da pesquisa no google scholar da para achar(ao menos foi assim q eu achei). Eu cheguei a imprimir e mandar para um psiquiatra que me tratava com risperidona(o pior), mas ele não quiz arriscar a licensa psiquiatrica dele me receitando maconha... fazer isso seria ilegal... então larguei o tratamento com ele e continuei com meu psicologo que tambem é psiquiatra, mas que não faz a farmacoterapia comigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Salve need weed! Fico feliz que você está se recuperando e que consegiu largar os remédios psiquiátricos. Parabéns mano!

O que você disse é uma tristeza, seu médico disse que "não arriscaria sua carreira" para receita maconha. Será que existe algum médico no Brasil que receitaria? Que receitaria para algum paciente como o need weed ou outros casos como por exemplo esclerose múltipla, artrite, glaucoma, câncer e aids? Será que existe qulguém que já receitou para alguém no Brasil nos últimos tempos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...