Ir para conteúdo

Tropa De Elite

William Bonner

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Por Carlos Alberto Soares

O filme Tropa de Elite fez lembrar meus tempos no Rio de Janeiro, em que eu subia a Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana, com uma Kombi, para vender café. Por muitas vezes, para subir, eu trocava 5kg de café por ½ dúzia de ovos. Eu precisava obedecer ao comando para trabalhar sem ser molestado. Ou ter minha carga roubada.

A violência no Rio tem como algumas causas principais a falta de investimento em políticas públicas adequadas (incluindo a urbanização), em pessoal, no aparato policial, na educação pública.

Causas que já se discutiram e que todos sabem. Entretanto, para se falar em causas, necessitamos falar dos seus efeitos (desastrosos). A corrupção de (alguns) policiais. A corrupção de (muitos) políticos – no Executivo e Legislativo. A morte dos menores na Candelária e de policiais. Pais de família que deixam órfãos seus filhos. E a sociedade que ele tentou proteger. Essa mesma sociedade que vê seus filhos consumindo drogas de todas as espécies e com certeza não percebe que elas exalam o cheiro do sangue de inocentes!

Para a classe média, não faltam políticas, somente a conscientização!

E mesmo assim ainda temos o BOPE (Batalhão de Operações Especiais). O filme faz justa homenagem à coragem, à entrega e à própria vida que é tirada daqueles policiais pela mesma sociedade que clama por justiça!

Hoje ninguém mais quer o café que um dia transportei, nem tão pouco existem ovos para as trocas. O tempo é de maconha e cocaína por armamento. Pôxa! Meu tempo foi bom!

Mas...qual é a maior causa dessa violência?

Vamos contabilizar os desvios das verbas públicas, A fraude nas licitações, o roubo(pasmem!) de merenda escolar, o mensalão, o desvio do Bolsa-Família e...isso mais aquilo que todos, graças à mídia e ao jornalismo investigativo, já sabem e ainda irão saber.

Para responder, eu diria: temos uma legislação antiga e falha, um governo que barganha em desgoverno e um Judiciário (que pena!) pecando em excesso.

Eu queria que tivéssemos um BOPE combatendo a quadrilha de políticos que se habituou ao “sistema”. Digo o BOPE porque a Polícia Federal (com exceções) é boazinha demais.

Ah! Não posso esquecer....fomos nós quem os colocamos no poder!

Quem sabe na próxima eleição não sejamos a Tropa de Elite!

http://www.brasilwiki.com.br/noticia.cfm?id_noticia=2535

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites