Ir para conteúdo

Sonho Americano, Pesadelo Carioca

William Bonner

Recommended Posts

• Usuário Growroom

NELSON MOTTA

Sonho americano, pesadelo carioca

RIO DE JANEIRO - O capitão Nascimento ficaria surpreso: o Departamento de Polícia de Nova York admite que, apesar de seus esforços, a cidade é a maior consumidora de drogas do mundo. Mas a criminalidade e a violência urbana -sob controle de uma força policial eficiente, honesta, bem paga e aparelhada- só diminuem.

Sim, é possível. Apesar do poder do tráfico, que disputa o abastecimento de tão rico mercado, não há balas perdidas nem guerras de quadrilhas, nem infiltração no aparelho policial e judiciário, nem tortura e impunidade. Ninguém diz que, se os nova-iorquinos parassem de consumir drogas, a criminalidade acabaria. Eles viveram a experiência da Lei Seca, quando o crime se organizou a partir da indústria clandestina de bebidas.

Desde a histórica campanha "Tolerância Zero", do prefeito Giuliani, nos anos 90, que começou com uma implacável limpeza na polícia, os índices de criminalidade violenta despencaram em Nova York, apesar do crescimento do tráfico de drogas. Mas os roubos, assaltos, homicídios, estupros e seqüestros caíram drasticamente, e Giuliani foi reeleito com apoio até da oposição.

A polícia de Nova York persegue traficantes e consumidores, não aceita subornos, denuncia e pune com rigor seus desvios e violências, assume as suas responsabilidades e faz o que tem que ser feito, para o que são pagos: garantir segurança e liberdade aos cidadãos.

Enquanto isso, no Rio, dizem que o tráfico é a origem de todos os males que assolam a população. Parece até que se ele acabasse a cidade voltaria a ser o paraíso tropical dos anos dourados. Mas, se o "movimento" acabasse, eles não venderiam doces: seriam legiões de bandidos desempregados e armados descendo sobre a cidade indefesa. Sofia não teria pior escolha.

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz2610200705.htm

Link apenas para assinantes uol.

Publicado hoje na página 2 do Jornal Folha de São Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

A polícia americana pode realmente ser uma bosta.

Nem vou discutir isso.

Mas convenhamos, os americanos em sua imensa maioria não experienciam, acredito eu, duas sensações:

1ª sensação: Insegurança enorme ao sair a noite, andar de dia em bairros tidos como perigoso, medo de roubarem carro ou serem assaltados a cada cruzamento ou esquina escura.

2ª sensação: Ser parado em uma blitz, não ter nada de errado (todos os cidadãos, não apenas nós), e ainda ficar nervosos.

Uma coisa é certa, a polícia de lá consegue lidar com a criminalidade.

Link para o comentário

• Usuário Growroom
Eu sou suspeito para falar dos USA, porque sou anti americano. Estive la e detestei o lugar, o povo e ate a estatua da liberdade.

Heeheheh... também não sou muito fã deles, tirando algumas particularidades apenas.

Mas corsário, como é a relação da violência lá? acho que com sua experiência tu pode contribuir.

Link para o comentário

• Usuário Growroom
A polícia americana pode realmente ser uma bosta.

Nem vou discutir isso.

Mas convenhamos, os americanos em sua imensa maioria não experienciam, acredito eu, duas sensações:

1ª sensação: Insegurança enorme ao sair a noite, andar de dia em bairros tidos como perigoso, medo de roubarem carro ou serem assaltados a cada cruzamento ou esquina escura.

2ª sensação: Ser parado em uma blitz, não ter nada de errado (todos os cidadãos, não apenas nós), e ainda ficar nervosos.

Uma coisa é certa, a polícia de lá consegue lidar com a criminalidade.

discordo, só alguém que já morou lá por alguns anos pode falar o que vc está afirmando..

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Seguinte amiguinhos, existe violencia e nao e pouca, nao...

Tem bairros onde nao se pode entrar a noite, a menos que voce seja morador de la. Tambem tem gangs de tudo quanto e jeito, negros, judeus, chineses, latinos, etc..., e a policia e truculenta e mal educada. Prostitutas menores de idade tambem tem pra todos os gostos.

Infelizmente, devido a minha profissao trabalho a noite, entao sou obrigado muitas vezes a testemunhar certas coisas que nao acontecem de dia. Se a policia te abordar a noite, e bom ter muito cuidado, principalmente se vc for negro ou latino e estiver perto de algum gueto.

E o trafico de drogas, principalmente metanfetamina, e prospero a despeito da tao idolatrada politica anti drogas deles. Foi la que eu comecei a usar cristal, antes nem tinha ouvido falar dessa maldita droga( por favor, fiquem longe desta merda, conselho do velho corsario).

USA esta entre os piores paises que eu conheci, espero nunca mais ter que ir la.

Link para o comentário

• Usuário Growroom
Seguinte amiguinhos, existe violencia e nao e pouca, nao...

Tem bairros onde nao se pode entrar a noite, a menos que voce seja morador de la. Tambem tem gangs de tudo quanto e jeito, negros, judeus, chineses, latinos, etc..., e a policia e truculenta e mal educada. Prostitutas menores de idade tambem tem pra todos os gostos.

Infelizmente, devido a minha profissao trabalho a noite, entao sou obrigado muitas vezes a testemunhar certas coisas que nao acontecem de dia. Se a policia te abordar a noite, e bom ter muito cuidado, principalmente se vc for negro ou latino e estiver perto de algum gueto.

E o trafico de drogas, principalmente metanfetamina, e prospero a despeito da tao idolatrada politica anti drogas deles. Foi la que eu comecei a usar cristal, antes nem tinha ouvido falar dessa maldita droga( por favor, fiquem longe desta merda, conselho do velho corsario).

USA esta entre os piores paises que eu conheci, espero nunca mais ter que ir la.

Realmente a propaganda feita de lá é outra.

Link para o comentário

• 10 months later...
  • Usuário Growroom

se esse cristal for o mesmo q ouvi falar, é muito mais sinistro que o crack, dizem que vicia muitooo rápidooo

verdadeira merdaaaaa

mas tbm falaram q a onda é coisa de louco, boa d+++

deus me livre, nem quero experimentarrr, heheh

Link para o comentário