Ir para conteúdo

Padilha se diz a favor da legalização das drogas em um "mundo ideal"

moutom

Recommended Posts

• Usuário Growroom

CAROLINA FARIAS

GABRIELA MANZINI

da Folha Online

O cineasta José Padilha, diretor do filme "Tropa de Elite" e do documentário "Ônibus 174", afirmou nesta terça-feira, em sabatina promovida pela Folha ser a favor da legalização das drogas no país em um "mundo ideal". "Num mundo ideal, sou a favor da legalização das drogas e de tratamento [dos usuários] como questão de saúde pública", disse o diretor. Questionado, ele disse que não fuma maconha, mas admitiu já ter fumado.

Para exemplificar sua posição quando à legalização, Padilha citou o cigarro. "O Estado não diz que você não pode fumar. Mas as campanhas combatem o cigarro, os impostos são elevados e o consumo, sem a proibição, caiu. A política com relação às drogas deveriam ser nesse sentido. A cocaína já foi vendida na farmácia", disse o diretor.

A polêmica levantada pelo filme, sobre o financiamento do tráfico por jovens da classe média, Padilha justifica com sua "veia" de documentarista. Para ele, o filme retrata o que acontece no Rio.

"O filme mostra a ótica da polícia, e a ótica deles é essa. Quem consome maconha e cocaína no Rio escolhe comprar de grupos armados que dominam populações carentes. Em São Paulo também acredito que seja assim", afirmou Padilha.

Armas

O filme de Padilha também mostra como as armas vão parar nas mãos de traficantes --pela polícia, segundo o diretor. Para justificar o que mostrou no filme, Padilha explicou que o Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) tem uma regra que diz que, para cada morto, tem de ser apreendido um fuzil.

"Um comandante do Bope me contou que certa vez foram mortos 12 traficantes e apresentados 12 fuzis. Ele foi questionado por repórter, como ele explicaria as mortes sendo que havia três fuzis somente no batalhão 'convencional', contou Padilha.

Segundo o diretor, o comandante do Bope foi ao batalhão 'convencional'" e deu voz de prisão ao comandante local. "As armas foram aparecendo depois", disse o cineasta.

Folha Online: http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidia...95u341163.shtml

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

isso aí!!

cade a galera que odeia o cara agora... ? ou que mete o pau no filme dele...

ta aí o que o DIRETOR pensa! ele é à favor da legalização!!

e como eu ja disse uma pa de vez o filme apenas retrata a visao do policial...

Link para o comentário

• Usuário Growroom

ta ai galera pra quem tiver afim, a entrevista na integra da folha com o Padilha quase 2hrs de entrevista:

http://noticias.uol.com.br/uolnews/brasil/.../ult4649u7.jhtm

cineasta José Padilha, 40, diretor do documentário "Ônibus 174" e do filme "Tropa de Elite", participou nesta terça-feira de uma sabatina promovida pela Folha. No evento, ele afirmou acreditar que a violência não é fruto da pobreza; que as drogas deveriam ser legalizadas; que o cinema atrairia as classes mais pobres com ingressos a R$ 5; e que "não usaria" um Rolex no Brasil.

CAROLINA FARIAS

GABRIELA MANZINI

da Folha Online

30/10/2007 - 18h09

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Para cineasta, miséria não é a causa da violência no país

Diretor afirma que seu filme não prega a violência policial, admite que já fumou maconha e defende a descriminalização das drogas

JOSÉ ERNESTO CREDENDIO

DA REPORTAGEM LOCAL

O DIRETOR DE "Tropa de Elite", José Padilha, 40, disse ontem, em sabatina promovida pela Folha, não concordar que a miséria seja a causa da violência no país, pensamento que vê como "padrão" no Brasil. Segundo ele, cidades com índices sociais piores do que o Rio são menos violentas. "Então, existe no Brasil algum processo que converte miséria em violência."

O cineasta criticou declarações do governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), segundo o qual a legalização do aborto ajudaria a reduzir a criminalidade. Padilha, que foi sabatinado pelo editor de Cotidiano, Rogério Gentile, e pelos colunistas Marcelo Coelho, Barbara Gancia e Gilberto Dimenstein, contou que já fumou maconha e defendeu a descriminalização das drogas. Ele fará um filme que pretende retratar a corrupção política no país -"O Corruptólogo".

O FILME PREGA QUE A VIOLÊNCIA POLICIAL É MAL NECESSÁRIO?

Minha resposta é não. Tentei tirar do filme argumentos pró e contra a posição do narrador. Para as pessoas olharem aquilo e refletirem a respeito. A gente tem que se perguntar por que há policiais que pensam assim.

HEROÍSMO

É muito difícil imaginar que alguém considera o Nascimento um herói. [O filme mostra que] Com o nascimento do filho, ele descobre que a sua ideologia, a violência, não é compatível com a sociedade nem com a sua família. Não consegue verbalizar isso, mas passa o filme todo em crise existencial porque percebeu isso internamente. Isso é a premissa do personagem. Qual é o drama dele? "Quero sair daqui." O que me incomoda é que as pessoas não vejam isso e, em vez de se identificar com o personagem, se identificam com o discurso do personagem.

MISÉRIA E VIOLÊNCIA

A idéia era tentar descobrir como policiais vêem a violência. Existe um discurso-padrão que explica os altos índices de violência no Brasil pela miséria. O problema é que esse discurso não resiste aos fatos. Se você pegar dados da ONU e comparar índices sociais com os de violência, vai ver que tem países e cidades com índices sociais bem piores do que os do Rio, e os de violência, muito menores. Então, existe no Brasil algum processo, algum fenômeno, que converte miséria em violência em uma taxa alta. No filme "Ônibus 174" a idéia era mostrar como o Sandro ficou tão violento assim. E a tese subjacente era que o Estado produziu aquilo -a polícia matou os amigos do Sandro na Candelária, e o Sandro foi jogado em uma "Febem", onde crianças apanham e são tratadas como escória. Se você faz isso com pessoas por muito tempo, as transforma em violentas. Isso é uma das coisas que convertem miséria em violência. A outra é a polícia. O que leva a polícia a isso? "Tropa de Elite" diz isso: baixa remuneração, corporação corrompida por dentro... A contrapartida da honestidade na polícia brasileira gerou a violência, isso explica o discurso do Nascimento.

SANDRO E CAPITÃO NASCIMENTO

Os filmes ["Ônibus 174" e "Tropa de Elite"] têm o mesmo enfoque: quero explicar esse comportamento, não quero julgar. O processo que gera uma pessoa como o Sandro [Nascimento] é o mesmo que gera o capitão. Por isso eles têm o mesmo nome [Nascimento].

DROGAS

Não me parece razoável o Estado dizer se devo consumir maconha ou não. Não há lei que impeça o acesso à droga. O que se deve discutir no mundo real é de que forma se dará o acesso. O próximo passo é lógico: tem de legalizar. O Estado não diz se você pode ou não fumar cigarro, no entanto, faz uma campanha maciça explicando o que o cigarro faz. E cobra um imposto elevadíssimo. Acontece que [com isso] caiu bruscamente o consumo de cigarro. No mundo ideal, sou favorável à legalização das drogas e a tratar a questão como de saúde pública.

INGRESSO BARATO

Neste fim de semana devemos ter mais de 2 milhões de espectadores, deveremos chegar a mais de 3 milhões. Mas o público caiu mais rápido do que o do "Carandiru" nos cinemas de classes C e D em razão da pirataria. Estamos propondo para os exibidores jogar o preço do cinema a R$ 5 para ver se esse público vai ao cinema. E não sei se não deveria existir incentivo fiscal para a compra de ingresso de filme brasileiro. Talvez aí não precisasse do incentivo para a produção ou [esse incentivo] seria menor.

COMBATE À PIRATARIA

Poderíamos fazer como o Radiohead [grupo de rock inglês], oferecer o download na internet e cobrar. Teve um cara do Sul do país que me mandou um e-mail dizendo que tinha visto o filme pirata, tinha gostado muito. Queria o número de minha conta para depositar o valor do ingresso. É uma solução genial, direto na minha conta [risos].

PRÓXIMO FILME

[É] "O Corruptólogo", com a mesma maneira de filmar, [olhando o] que gera um certo político típico, como temos no Congresso. O político típico está lá por um motivo, tem a ver com as leis de financiamento de campanha. É uma idéia do Gabriel O Pensador.

IMAGEM DE ONGS

Tem ONGs seriíssimas, mas há também as que não são. Quando fiz "Ônibus 174", olhei a estatística de meninos de rua e ONGs no Rio. Eram 3.400 meninos de rua e 1.615 ONGs. Se cada uma pegasse dois, acabava o problema. As ONGs são importantes, mas desconfio da proliferação. O filme não é tese científica. Uma tese tem metodologia e lógica próprias, mas são simplificações também. No cinema, que não tem a lógica da pesquisa, mas a da dramaturgia, a simplificação é maior ainda. A ONG do filme está inspirada numa do morro Dona Marta. O cara da ONG quase terminou como o do filme.

FUMA MACONHA?

Não. Já fumei.

ABORTO E VIOLÊNCIA

O aborto é uma discussão muito complicada, que não tem só a ver com violência. É um argumento muito ruim [do governador Sérgio Cabral (PMDB), do Rio de Janeiro] dizer que legalizar o aborto diminuirá a violência. É muito complicado entender os fenômenos sociais.

LUCIANO HUCK

Céus...! O artigo dele existiu em um contexto. O Confúcio, vou apelar a ele, fala assim: "Em um país justo, a miséria é uma vergonha. Em um país injusto, a riqueza é uma vergonha". No Brasil existe crítica à riqueza e à ostentação. O que acho que ele quis dizer foi: "Posso usar um Rolex, porque não roubei esse Rolex". Eu não usaria um. Acho que faltou a ele parar para pensar no contexto. Mas discordo do tom do artigo. Dizer "chama o Capitão Nascimento" é uma reação emotiva, mas a idéia é errada, pois o Capitão Nascimento acredita na coisa errada.

EFEITO EM CRIANÇAS

Meu filho de quatro anos canta uma música do filme: "Morro do Dendê é ruim de invadir...". Não é proibindo música que vai reduzir violência. A idéia de que o filme é perigoso é ruim. O filme é para maiores de 16 anos, mas a cópia pirata não é proibida para ninguém.

REAÇÃO NA PUC-RJ

Em um debate na PUC, um cara perguntou o que eu achava que tinha feito com a imagem da PUC. Comecei a rir, e ele disse que eu não poderia rir. Usei lá como locação. Tinha uma pessoa da PUC me acompanhando na filmagem. Aí o aluno disse: "Quem foi essa pessoa?". Respondi: "Por que, você vai botar a pessoa no saco?".

Veja vídeo da sabatina em www.folha.com.br/073031

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff3110200735.htm

Link apenas para assinantes uol ou da folha de São Paulo.

Link para o comentário

• 3 months later...
  • Usuário Growroom

ae vai uma nova matéria com a opinião do padilha em um jornal portugues:

http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=...al=13&p=200

José Padilha polémico no Festival de Berlim

Realizador pede: Legalizem a droga!

2008-02-12 - 00:30:00

“Legalizem a droga!”, sugeriu ontem o realizador brasileiro José Padilha na conferência de imprensa que sucedeu à projecção, na secção competitiva do Festival de Berlim, do violento ‘Tropa de Elite’.

Segundo ele, é esse tráfico que infecta a polícia do Rio de Janeiro com o vírus da corrupção. “Trinta mil dos 40 mil polícias do Rio de Janeiro são corruptos”, não teve problemas em afirmar Padilha.

‘Tropa de Elite’ fez sucesso no Brasil, tendo sido visto já por mais de 11 milhões de pessoas que se renderam à brutalidade da Brigada Especial da polícia (o BOPE), que não se coíbe de usar a tortura para obter resultados. Só falta afirmar que a maioria viu o filme na versão pirata que circulou livremente na rua.

Estranho foi que na primeira sessão de imprensa o filme tenha passado apenas com legendas em alemão e recurso a auscultadores para uma tradução em inglês.

Paulo Portugal, Berlim

Link para o comentário

• 2 weeks later...
  • Usuário Growroom

The Smoker voce esqueceu de colocar, q é a visao TRISTE de um policial ...

culpar qm fuma de financiar, enquanto os verdadeiros peixe grande, tao la no senado ...

qm fuma so financia o trafico pq é ilegal, e quase ninguem quer correr o risco de plantar pra consumir ...

Link para o comentário