Ir para conteúdo

Maconha Medicinal Dá Demissão E Gera Polêmica Nos Estados Unidos

Bafo

Recommended Posts

• Usuário Growroom

06/11/2007 - 18h18

Maconha medicinal dá demissão e gera polêmica nos Estados Unidos

Receita médica para uso não livra funcionários de ser mandados embora.

Leis estaduais liberam erva, mas federais a criminalizam.

Paul Elias

Gary Ross está processando seu empregador por discriminação diante de seu uso medicinal da maconha

Quando o técnico de computação americano Gary Ross teve de fazer um exame médico em seu novo emprego, sabia que os resultados iriam revelar o uso de maconha. Mas, junto com a amostra de urina, ele submeteu sua receita médica, que recomendava o uso da droga para aliviar uma dor nas costas. Mesmo assim, ele acabou sendo demitido, pois a empresa onde tinha começado a trabalhar, a Ragingwire Inc., afirmou que as leis federais dos Estados Unidos tornavam ilegal o uso de maconha, independente do motivo.

O caso de Ross, que está processando a empresa, é mais um exemplo da política esquizofrênica dos EUA em relação ao uso da maconha. Onze estados do país, incluindo a Califórnia, onde o técnico mora, aprovaram leis que liberam o uso medicinal da erva em casa e agora estão tendo de enfrentar conflitos com o governo federal. Ross afirma que ele e outras pessoas que usam maconha para esse fim deveriam ser tratados exatamente como funcionários que têm analgésicos receitados por seus médicos.

Várias associações médicas e grupos de defesa de pacientes dos EUA enviaram documentação à Corte Suprema para que Ross seja inocentado. O técnico, que vive na cidade de Sacramento, disse que ficou com problemas permanentes nas costas quando trabalhava como mecânico da Força Aérea dos EUA, em 1983. Ele só conseguiu mitigar a dor em 1999, ao iniciar o uso da droga.

A Associação Médica Americana, no entanto, defende que a maconha deve continuar classificada como droga controlada e perigosa, que não pode ser legalizada antes de mais estudos. "Acho que estou lutando em nome de todo mundo", diz Ross. "Minha motivação é que eu não gosto de perder e que a maconha medicinal é eficaz." Por enquanto, contudo, ele está perdendo. Perdeu duas apelações, e uma decisão da Suprema Corte americana, de 2005, decidiu que as leis estaduais não impedem os usuários de maconha de serem processados.

As empresas que demitiram seus funcionários afirmam que podem ser afetadas financeiramente por restrições do governo e que o uso da erva pode levar a condutas perigosas no trabalho.

http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MU...DOS+UNIDOS.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites