Ir para conteúdo

Cannabis X Convulsão

diambeiro

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Growlera, venho trazer a vcs uma história que rola com um amigo meu e procurar saber se na justiça brasileira existe alguma lei que permita o que estou pensando...

É a história de um amigo de infância que se tornou ainda mais especial desde que ele sofreu um acidente de moto e ficou entre a vida e a morte por algumas semanas (em coma) por sérias lesões na cabeça (estava de capacete "piniquinho", pra galera que anda de moto, fiquem atento pois esse capacete não adianta muita coisa não...)

Isso aconteceu a uns 6 anos, foi em 2001. Na época ele tinha 23 anos e não vou ser hipócrita de esconder que na época ele era um porra-loca de marca maior, vivia a vida em alta intensidade e isso quase custou a vida dele. Resistiu ao acidente mas ficando com sequelas que carrega até hj. Teve fraturas no braço direito que lhe tiraram uns 40% de movimento nos músculos do braço e da mão. Isso é uma coisa que aos poucos ele está recuperando, fazendo fisioterapia até hj.

Mas um lance pior foi que ele teve sua memória afetada e perdeu um pouco a capacidade não de raciocinar mas de conseguir expressar o que ele pensa. É complicado pra um leigo como eu explicar exatamente como ele ficou, mas ele não perdeu sua personalidade e seu jeito de ser, o cara é tão sacana e alto astral que fica fazendo piadas o tempo todo da situação que ele se encontra.

Ele esqueceu o nome de todas as coisas e desaprendeu a ler e escrever! Teve que reaprender todo o vocabulário novamente. E mesmo as coisas que ele aprende depois do acidente pra cá, ele só consegue decorar as palavras e pessoas com quem ele convive regularmente. digamos que a mente dele agora ficou "rasa", sem capacidade de armanezamento profundo. Pra dar um exemplo, pra contar sempre de uma coisa e lembrar que dia foi, ele sempre tem que contar na mão os dias da semana, é uma lógica muito doida que ele faz mas que consegue se entender. Pra se ter uma idéia, a situação dele é um pouco parecida a do cara do filme "Amnésia"...

Bem, expliquei um pouco a situação pra chegar aonde eu queria. Pra ter uma idéia de que não foi pouca coisa mesmo que ele passou, um outro sintoma que ele passou a apresentar também depois do acidente foi de convulsões esporádicas, tipo uma 1 ou 2 por semanas. Do acidente pra cá, ele tem que tomar uma penca de remédios regularmente, que tentam regular essas convulsões além de agir em outros aspectos que não sei dizer agora.

É claro que depois desse acidente ele foi sumariamente proibido pelos médicos de fazer uso de qualquer tipo de substância que possa trazer alteração à sua mente, tendo se aposentado dos becks, cervejinhas e afins...

Isso ele fez tranquilamente durante esse tempo, mesmo com os amigos que costumam aparecer pra visitas sempre tendo um pra queimar.

O que eu fui saber recentemente através do próprio indivíduo??? A partir do meio desse ano, ele voltou a fumar um escondido, carpeando fumo do próprio irmão, que queima um de vez em quando e as vezes deixava o fumo em lugar que ele sabia...

Finalmente cheguei aonde queria falar. Sabe o que ele veio me confessar a umas duas semanas???

- Cara, os médicos podem falar o que quiser. Mas desde que voltei a fumar minhas convulsões que eram esporádicas e fortes, diminuíram uns 80%. E mesmo quando acontece, são bem mais amenas!

Juro que fiquei sem saber o que falar na hora. A vontade inicial era pagar um esporro pesado, porque todos os amigos procuram controlá-lo a não entrar numa de experimentar mais nada porque sabe que ele pode vir a ter uma parada mais sinistra. Só que já cansei de escutar falar sobre as propriedades terapeuticas da cannabis para o sistema nervoso, incluindo aí convulsões. Mas nunca mesmo me passou pela cabeça indicar a ele isso, visto o caso delicado que ele se encontra.

Aí fiquei matutando sobre isso por duas semanas. Alertei-o pra se continuar usando, ficar em no máximo um por semana, não exagerar na dose. Mas fiquei pensando em procurar informações que pudessem garantir que é tranquilo continuar o uso. Claro que o ideal seria procurar um parecer médico, de preferência com o médico que já conhece o caso dele, mas desconfio muito que ele vá aprovar a idéia.

Agora passando a questão médica, pensei na seguinte hipótese. Seria possível uma pessoa no Brasil conseguir na justiça o direito do uso medicinal da cannabis? Qual seria o parecer da justiça se laudos médicos e o próprio paciente comprovassem a eficácia do tratamento com cannabis? Seria possível abrir um precedente desse pelas leis brasileiras?

Queria saber informações sobre isso. Se alguém puder dar uma luz, diz aí!

Achei que esse seria o board ideal pra postar, mas também tenho indagações sobre a lei no Brasil. Caso achem que o tópico está num board errado, é só transferir.

Abs..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites