Ir para conteúdo

A Explosão Verde (da Maconha)

xango

Recommended Posts

• Usuário Growroom

A explosão verde (da maconha)

por Sérgio Dávila

02/12/2007

Link Original da matéria, para assinantes do UOL

Novo link, liberado pára todos

Enquanto George W. Bush lança planos e quebra a cabeça para que seu país se liberte da importação de combustíveis fósseis e invista na produção de etanol e biodiesel como alternativa, seus cidadãos caminham rapidamente para fazer os Estados Unidos auto-suficientes em baseado.

Na semana em que o Instituto de Pesquisas do California Pacific Medical anuncia que um composto achado na maconha, o canabidiol, pode frear a metástase em algumas formas de câncer de mama, vale a pena olhar com mais cuidado um estudo recente para o qual poucos deram bola até agora. É o primeiro levantamento amplo do tamanho e do impacto econômico do cultivo dessa planta por aqui.

Conduzido pela Drug Science, uma ONG que faz ativismo e lobby pela legalização da droga, concluiu que a plantação da maconha no país cresceu dez vezes desde 1981, o que, de acordo com o estudo, fez com que os EUA passassem de "importadores" de países como México, Colômbia e Jamaica para produtores quase auto-suficientes.

O motivo, irônico, é a eficiência da guerra às drogas, financiada nas últimas décadas pelo governo norte-americano naqueles e em outros países produtores da planta. E a falta de eficiência semelhante na erradicação das plantações domésticas. Alguns achados:

* a maconha já é o produto agrícola mais valioso do país, mesmo com o boom do preço do milho causado pela demanda recente do etanol. A produção doméstica da planta rende US$ 35,8 bilhões anualmente, mais do que a do milho e a do trigo combinadas;

* há hoje 56,4 milhões de pés de maconha cultivados ao ar livre -pense que o cultivo e o consumo da planta são ilegais, a não ser para fins medicinais e apenas em 12 dos 50 Estados- e outros 11,7 milhões dentro de casas e apartamentos (e dormitórios de estudantes, eu acrescentaria...);

* só esse último tipo de cultivo interno rende US$ 4,1 bilhões por ano;

* os dez Estados que mais produzem a planta são Califórnia (38% do total), Tennessee, Kentucky, Havaí,

Washington (não a capital federal), Carolina do Norte, Flórida, Alabama, Virgínia Ocidental e Oregon, nessa ordem. Desses, apenas quatro têm leis que liberam o cultivo de maconha medicinal.

Quer mais um?

* A maconha vale mais do que o algodão no Alabama, as uvas na Califórnia, os amendoins na Geórgia e o tabaco nas duas Carolinas juntas.

O autor do estudo (e presidente da ONG) é Jon Gettman, doutor em políticas públicas pela Universidade George Mason, na Virgínia, com formação em direito e antropologia. Celebridade do setor (ele é o titular da "Cannabis Column" do site da revista "High Times", a "Time" dos "aficionados"), começou a ganhar fama ao processar o governo pela desclassificação da maconha como droga, nos anos 90.

Fez isso depois de ser convidado tanto pelo DEA, o órgão de repressão às drogas norte-americano, quanto pelo equivalente local do Ministério da Saúde para fazer pesquisas sobre o assunto, o que lhe deu oportunidade para levantar dados para a argumentação de seu futuro caso e do estudo atual.

Seu argumento básico: por conta de um anacronismo na lei norte-americana, que pode ser comparado à Lei Seca do século passado, US$ 36 bilhões de dólares vão para as mãos de criminosos, em vez de gerar empregos legais, impostos para o governo e algum controle de qualidade para o consumidor.

maconha_rotterdam2.jpg

--------------------------------------------------------------------------------

sdavila@folhasp.com.br

Abrax

:Maria:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom
só cego não ve que a repressão não leva a nada

bééééé, errado, :D

Grande Smigle, como o Sérgio Dávila mesmo fala, no texto, a repressão descerebrada dos EUA nos outros países, estimulou o desenvolvimento de melhores métodos de produção, principalmente Indoor, além de ter levado a um grande desenvolvimento das espécies, criando raças muito mais produtivas e resinantes.

Quanto a este assunto, o desenvolvimento de novas "espécies", é muito importante nós nunca esquecermos que isto NÃO tem nada a ver com Manipulação Genética, que é uma "informação" muito difundida pelo proibicionistas, pois falar que a planta foi alterada genéticamente assusta muito, beirando a histeria. :wacko:

Não confundam e não deixem os outros divulgarem informações falsas: A maconha NÃO é geneticamente modificada. Ela é modificada por seleção "não-natural" dos seres humanos, igual aos cães e gatos. A raça humana pratica estas "interferências" na natureza com muitas especies que ela aprendeu a domesticar, tanto com animais quanto com plantas (Vocês sabiam que já não existe Bicho-da-Seda "natural"??? Somente existem os "geneticumanamentes" modificados :blink: .

Abrax

:Maria:

Link para o comentário

• Usuário Growroom
Grande Smigle, como o Sérgio Dávila mesmo fala, no texto, a repressão descerebrada dos EUA nos outros países, estimulou o desenvolvimento de melhores métodos de produção, principalmente Indoor, além de ter levado a um grande desenvolvimento das espécies, criando raças muito mais produtivas e resinantes.

ok...ótimo isso...mas de que adianta se ainda continua tudo(97%) na ilegalidade e sendo assim ninguém usufrui da evolução???

é murro em ponta...a diferença é que a mão é limpa e com faixa....

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Mas mano xango, acho q o desenvolvimento de espécies com ótimas genéticas(resinadas,produtivas...) tbm poderia ter sido possível em outro cenário onde não houvesse repressão e fosse legalizado por exemplo, onde alguma empresa ou algum breeder autonomo por estimulo individual ou puramente comercial colocasse o barco pra frente, nos cruzamentos e no aperfeiçoamento de genética e cultivo...poderia não ser tão rápido..mas acho q rolaria...

É q nem dizer q a ditadura foi essencial para o desenvolvimento de uma consciencia política no brasil, um "mal necessário"...

Acho q as coisas não precisam necessariamente de arroxo para serem estimuladas

Cenário liberal pode levar à inércia e lento aperfeiçoamento, mas o cenário autoritário sempre tem pontos negativos q pesam mais na balança...

Mas seila.to meio loco aqui..eheuheu...minha opinião...

Paz

Link para o comentário

• Usuário Growroom
Mas mano xango, acho q o desenvolvimento de espécies com ótimas genéticas(resinadas,produtivas...) tbm poderia ter sido possível em outro cenário onde não houvesse repressão e fosse legalizado por exemplo, onde alguma empresa ou algum breeder autonomo por estimulo individual ou puramente comercial colocasse o barco pra frente, nos cruzamentos e no aperfeiçoamento de genética e cultivo...poderia não ser tão rápido..mas acho q rolaria...

É q nem dizer q a ditadura foi essencial para o desenvolvimento de uma consciencia política no brasil, um "mal necessário"...

Acho q as coisas não precisam necessariamente de arroxo para serem estimuladas

Cenário liberal pode levar à inércia e lento aperfeiçoamento, mas o cenário autoritário sempre tem pontos negativos q pesam mais na balança...

Mas seila.to meio loco aqui..eheuheu...minha opinião...

Paz

permita-me discordar de você,

estou com o Xango.

Olhe bem, vou fazer uma analogia: você fuma tabaco?

Qualquer pessoa que fuma tabaco no Brasil sabe que os tabacos são, em sua maior parte, produzidos por um só fabricante, a Souza cruz. E, que em geral, não variam muito no sabor e qualidade. Quando se compara o tabaco produzido aqui no Brasil e os tabacos e charutos cubanos, a coisa muda de figura completamente. O tabaco cubano é assustadoramente diferente do tabaco brasileiro. É uma diferença tão absurda, que eu posso até afirmar que o que a gente fuma não é tabaco, mas sim uma porcaria que nos empurram.

Comparar o cigarro brasileiro com o cigarro cubano é como comparar um prensado de qualidade média com uma erva de qualidade da holanda.

E olhe que com nossos grows, conseguimos produzir uma erva comparada às melhores da Holanda, senão melhor até!

Outra analogia: quem gosta de cerveja e entende de homebrew (fabricação de cerveja caseira), sabe que as cervejas vendidas na maior parte do território brasileiro não se compara com uma boa cerveja alemã, ou uma boa cerveja caseira produzida por um bom mestre cervejeiro.

O mesmo acontece com os vinhos: porque os vinhos de certas regiões são melhores? teoricamente, se se produzisse um vinho com uvas cultivadas nas condições ideais (facilmente atingíveis através do método de plantio indoor) da forma correta, teríamos um ótimo vinho produzido em qualquer região do mundo.

Enfim, a proibição teve seus benefícios, como os que o Xango mencionou. Você por acaso iria à Holanda somente para conhecer a erva de lá, caso já vendessem maconha aqui no Brasil?

Não enxergar este fato é uma ingenuidade! Não podemos ver a proibição como algo somente maléfico, que só trouxe malefícios. Embora isto não queira dizer que ela é benéfica em seu todo.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

mas,mas,mas...

não é preciso haver proibição para existir uma produção de qualidade, em grows pequenos ou empresas q presem pela excelência, q sejam um contrapeso ao "comerciável" e de qualidade inferior...

Por exemplo na industria de chocolate,cerveja....não há proibição...o q vende mais tem uma qualidade inferior, é verdade...chocolates garoto,nova schin......mas ainda existem nichos para apreciadores de produto de altissima qualidade....lindt,cervejas caseiras alemãs....

hmmmm.....não desconsidero q a proibição daa um empurrão, mas não a acho necessária não....

:rolleyes:

Link para o comentário

• Usuário Growroom

se tratando de brasil e maconha me digam....qtos dos nossos tem oportunidade,espaço,grana,liberdade e tempo pra fazer isso???e mesmo com tudo isso ainda fica aquela neura da porra de trombar com varios pf arrombando tua casa ou até mesmo aquele vizinho cagueta ou o amigo otário....

de que adianta tu morar em um lugar onde vinhos e tabacos são ilegais mas tu como fã da coisa tem uma roça de tabaco e uma vinícula em casa...só pra vc....bacana...mas se tu quiser expandir a coisa pra receber resultados que realmente são de grande ajuda,axo que esse não é o melhor caminho...eu duvido que se a ganja fosse legalizada em terras tupiniquins que holanda que iria fazer frente....

acho estupidez gerar uma baita discussão ou até mesmo violencia(me refiro a protestos,passeatas e afins)quando na verdade nós sabemos que ninguém ou mtos poucos irão se beneficiar com tal muvuca...

os benefícos causados pela proibição são imperceptíveis perto dos causados pela legalidade...não vale a comparação....e quando pinta alguma novidade,espécie,grow,genética é tudo encubado....o cara tem q se afogar no google pra achar alguma novidade no ramo que p/ ele será apenas p/ ''algum dia''...

sei lá...antes de ser bom,ruim,bonito,feio tem de ser legal...quando falo disso lembro de um bro aqui do grow que tbém tinha a mesma linha de pensamento dos demais...que que aconteceu...gastou,desenvolveu,cuidou,se dedicou e em coisa de 2 anos a casa caiu....

sem contar que este é o tipo do negócio totalmente individualista e quando mto só tu e o parcero....coisa assim não cresce como o esperado mas por outro lado,não cai...

sem mais...

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Sobre a matéria,

Nós não podemos nos esquecer dos exemplos de proibição que deram certo.

Lembrando que sou usuário como todos vocês, e sou a favor da legalização.

Mas refletindo sobre esse assunto.

Cheguei a algumas conclusões principalmente no papel do estado perante a população:

O estado visa cuidar do bem estar do individuo.

Partindo dessa idéia qualquer droga deveria ser evitada pois droga é algo que faz mal,

Temos que quebrar esse paradigma de maconha é droga, maconha é PLANTA, acho que esse é o caminho mas rápido pra legalização.

Existem sim, casos de proibição que deram certo como é o da Suécia, onde a taxa de consumo de drogas é bem mais baixa do que o resto da europa, não concordo com esse tipo de política, o estado deve legalizar para controlar melhor o uso feito pela população, por exemplo na Suécia existem partidos políticos a favor da pirataria.

Porque tantas outras plantas são usadas como rémedio e a maconha não ?

Fora os outros usos como fibra e etc, nós usuários temos que fazer nosso papel e sermos consciêntes de que rémedio não se deve tomar toda hora, ou seja maneirar na hora de fumar,procurar um equilibrio, muita gente não gosta do cheiro,muitos se sentem ofendidos e desconfortáveis com o uso da maconha, lembre-se que a primeira revolução é interna.

Paz!

Link para o comentário

• Usuário Growroom
Temos que quebrar esse paradigma de maconha é droga, maconha é PLANTA, acho que esse é o caminho mas rápido pra legalização.

Não é por aí,

Maconha é droga sim, alcool é droga, cigarro é droga, cocaina, crack, ecstasy, anfetamina, antidepressivo, remedios em geral.... etc

Cada uma tem seus "efeitos", as ditas "DROGAS" são procuradas pra alterar o estado de consciencia, e nessa brincadeira, é bom voce ter CONHECIMENTO pra saber os efeitos que cada uma vai causar e se vale a pena! o caminho pra legalização é EDUCAÇÃO. Prá nós o problema mora quando dizem que maconha destroi o cérebro, faz issu, aquilo, vai acabar com sua vida, etc......

Ninguem estuda as drogas, efeitos e tudo mais, apenas somos educados que é "DROGA". O que falta é educação, quem levantou essa questão foi o Gabeira naquele debate da BAND, andei refletindo e acho que é a pura verdade.

Link para o comentário

• Usuário Growroom
Ninguem estuda as drogas, efeitos e tudo mais, apenas somos educados que é "DROGA". O que falta é educação, quem levantou essa questão foi o Gabeira naquele debate da BAND, andei refletindo e acho que é a pura verdade.

Cara você me entendeu mal, o que eu quis dizer é rémedio é droga, logo maconha tem ser tratada como planta medicinal, como é a babosa ou sei lá, existe realmente efeitos entorpecentes assim como em outras plantas e rémedios, o meu ponto de vista é se fosse legalizada como planta ou seja para plantio indústrial.

Concordo com você a saída para muitos problemas é a EDUCAÇÃO.

Link para o comentário