Ir para conteúdo

Legalizar As Drogas Em Geral X Legalizar Maconha

Pedro32

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Não discordo do seu pensamento quando cita que um adulto tem pleno direito sobre seu corpo, mas devido às políticas proibicionistas estamos a mais de meio século parados no tempo, existe uma defasagem imensa no mundo acadêmico.

Veja bem hoje no atual quadro político o que aconteceria com você caso fosse pego com alguma substancia ilícita?

Primeiro iria ser feito um termo circunstanciado (no caso de usuário) e depois iria ouvir uma ladainha sem direito a defesa do Juiz, isso que você está correndo risco de perder seu emprego.

Agora o que eu sugeri foi retirar essa marginalização, talvez no pensamento que eu passei, o maximo que aconteceria era uma visita ao medico e psicólogo, eu acho que é muito mais justo que a atual política, até mesmo porque isso seria uma forma de levantar dados científicos e talvez nossos filhos e netos tenham essa liberdade sugerida por você.

Querer exigir o maximo da liberdade vai implicar diretamente em nem conseguir o direito mínimo da liberdade individual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Respostas 58
  • Created
  • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Usuário Growroom

concordo com vc Kanneh, ate por que a quantidade de usuarios das drogas mais pesadas como crack e cocaina é muito menor que usuarios de maconha.....

Mas acho mais facil e muito mais objetivo , lutar pela legalizacao da cannabis primeiramente e ,depois dessa experiencia bem sucedida(?) , as outras drogas ilicitas.

Link para o comentário

• 1 month later...
  • Usuário Growroom
cocaina e crack são drogas muito barra pesadas. Se for legalizar é só a cannabis e com restricoes ainda. Eu ficaria muito puto, se estivesse com meus avos ou filhos e passasse um ser humano baforando maconha. Mas como se sabe, a maconha é menos letal que o alcool. Por isso legalizacao naõ é banalizacao é uso consciente em locais apropriados e com reducao de danos. Ou seja, ainda continuaria proibido consumir maconha, por conta da fumaça, em locais publicos, abertos etc. O que mudaria seria no preconceito sobre o usuário. Háveira lugares e bares restritos para este fim. Poderia consumir em casa desde que não incomode vizinhos. EU não iria gostar de ver meu filho chapado com a tabela do vizinho

O que é bem diferente de cocaina. Até o alcool que arrebenta com o figado, é chá perto dessa farinha. Falar em droga sintética é demais. Essas drogas não estao acompanhadas de uma cultura, habitos religiosos. Seus usuários, fora os nóias, são muito esporádigos comparado ao baseado. Num tem o que comparar. Chega até a ofender, sem brincadeira.

Estão sim, nos anos 60' houve uma explosão no uso de drogas e naquela época já existia ácido(LSD)

que é uma droga sintética,e que está intimamente ligada a cultura hipe assim como a maconha,mescalina e etc.

e outra essa cultura "rave" querendo ou não faz parte da nossa época e é uma consequencia daquela galera de Woodstock que lutou pela liberdade de expressão, não que tenha se tornado em algo de relativa importância para a sociedade, era bem melhor todos os meninos e meninas que frequentam essas festas estivesem na faculdade pesquisando a cura pra AIDS ou o Câncer.

Não é fazendo propaganda da droga, mas hoje em dia muitas coisas que rolam por aí ácido,bala e não sei oque mais lá, não é a substância pura isso que da merda, o sujeito compra um papel de ácido que vem com mais anfetamina do que LSD pô aí n dá. E fora que tem gente que quer "dropa" 5 bala de uma vez aí passa mal né, não sabe curtir, acho que antes de qualquer processo de legalização tem que haver educação e acabar com essa hipocrisia, parece que não existe droga no mundo, porque ninguém fala nada, os pais,os professores os parentes ninguém planta a semente da consciência nas crianças, só basta informação o resto elas vão discernir por elas mesmas, quando surgir a situação é decisão pessoal, e como muitos já falaram não cabe ao estado decidir se vou comer pizza ou aipim com carne-do-sol....

Link para o comentário

• Usuário Growroom
eu acho que bastava uma lei que permitisse apenas o plantio em casa, o refino, etc. (de todas as drogas, só para não dizer que beneficiam uns e outros não). no entanto se usar o processo com fins comerciais, continua sendo condenado por tráfico. fazer uso da droga em locais públicos, etc. também seria penalizado. mas dentro de casa quem manda é o dono! tipo, comprar sementes pela internet estaria liberado. o resto vem logo atrás...

acho que seria um começo, larga a rédea mas não larga muito. hehehe

abrass

Essa é exatamente a minha opinião!

Deveria ser permitido cultivo/refino para consumo próprio de qualquer coisa.

Se o cara for viciado em coca e ele mesmo produz em casa numa quantidade aceitavel "para consumo próprio" o problema é inteiramente dele.

Também concordo que usar drogas em local público deve continuar sendo proibido.

(Assim como fumar em ambientes públicos/fechados)

Claro que isso seria numa situação "ideal". Considerando a mentalidade do país se liberassem o cultivo só da cannabis pra consumo próprio já seria surpreendente.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Ah, tá aí um papo antigo... e muito interessante pra perceber nossas próprias limitações. Vejo aqui muita idéia com a qual concordo plenamente, mas também muitas coisas pra gente avançar.

Primeiro é o lance da nossa consciência política e da nossa ética. Consciência política é o que estamos fazendo aqui, nesse fórum. Quem me conhece sabe que sempre toco nessa tecla, Marcha da Maconha é um enfoque só para maconha, mas isso não significa que devemos fechar os olhos pra realidade que dá entorno a essa discussão. Neguinho curte falar tão mal da proibição, da violência aos usuários e jardineiros, mas aí vêm defender criminalização pros outros.

Fala mal da adulteração, etc. mas aí diz que crack só faz mal. Crack nunca vai ser legalizado, sabe por quê? Porque Crack só é o que é por ser ilegal. Crack é cocaína fumada, não é gasolina com pólvora e sabão em pó... Será que o governo iria legalizar gasolina com pólvora e sabão em pó? Não, e é aí que entra uma questão de cobrança, para que essa realidade mude, novas políticas entrem em ação, e isso é questão séria mesmo, assistência social, saúde, não é questão simplesmente de direitos individuais... Pessoal que usa crack vende tudo, mora na rua... Quem mora em comunidade ou conhece um pouco a vida para além dos muros sabe o que é isso, e se não conhece, não pode simplesmente demonizar o cara que usa crack da mesma forma que fazem com a gente. Então...não precisa "defender a legalização do crack" não, basta ter consciência. Estamos aqui numa condição privilegiada pra isso.

Se alguém aqui defende a proibição como solução pra alguma coisa, ou reproduz o discurso da proibição, de que "não estamos preparados"... Vamos tomar cuidado, se defendemos isso então talvez não estejamos aproveitando a riqueza deste ambiente de trocas e de respeito e consciência social que é o Growroom.... Drogas é caso a caso, aqui nós falamos sobre Maconha. Quem se aproxima do movimento da Marcha sabe que já rola um diálogo muito positivo nesse assunto, em notarmos que nossa causa é bem específica, e que não é nossa tarefa falar sobre outras drogas, mas que isso não impede que tenhamos consciência.

Abraços... e parabéns pela discussão, é pra isso que o Growroom serve também...minha opinião aí.

Link para o comentário

• Usuário Growroom
Não discordo do seu pensamento quando cita que um adulto tem pleno direito sobre seu corpo, mas devido às políticas proibicionistas estamos a mais de meio século parados no tempo, existe uma defasagem imensa no mundo acadêmico.

Veja bem hoje no atual quadro político o que aconteceria com você caso fosse pego com alguma substancia ilícita?

Primeiro iria ser feito um termo circunstanciado (no caso de usuário) e depois iria ouvir uma ladainha sem direito a defesa do Juiz, isso que você está correndo risco de perder seu emprego.

Agora o que eu sugeri foi retirar essa marginalização, talvez no pensamento que eu passei, o maximo que aconteceria era uma visita ao medico e psicólogo, eu acho que é muito mais justo que a atual política, até mesmo porque isso seria uma forma de levantar dados científicos e talvez nossos filhos e netos tenham essa liberdade sugerida por você.

Querer exigir o maximo da liberdade vai implicar diretamente em nem conseguir o direito mínimo da liberdade individual.

Salve Kaneeh e a todos os outros... durante muito tempo pensei na resposta do kaneeh a nossa discussão. Conversei, li e serviu para mudar minha opinião. Se antes eu defendia a legalização de todas as drogas como meta política, agora eu defendo a descriminalização da maconha e seu plantio para uso próprio como meta.

Antes de explicar a razão da minha mudança de opinião, vale lembrar que a descriminalização é diferente de legalização, apenas transforma fumar, portar e plantar maconha em contravenção e não mais em crime.

Mudei de opinião porque?

1) não acredito que estejamos prontos para a legalização da maconha. Não porque os usuários precisem de mais educação - não que não precisem, de modo geral todos precisamos sempre de mais educação - mas porque não temos instituições preparadas para isso. Imagine se as grande indústrias de tabaco resolvem vender maconha? Para impedir isto bastaria que apenas pequenos produtores pudessem plantar maconha, mas que ia regular isto? O cade? o mesmo cade que liberou a união da ambev e a criação do monopólio alcoólico no BR? Quando eu falo que não estamos pronto para isto me refiro ao estado, que não tem instituições fortes e não desprezará uma receita em impostos abundante...

2) Sendo a maconha contravenção, na prática estará liberada para os usuários, mas não para os traficantes. Até porque quem ia comprar do trafica armado até os dentes quando pode ter um plantio próprio? No fim fica tudo igual ao jogo do bicho... não pode, mas e daí?

3) É muito mais fácil defender o discurso pela descriminalização que pela legalização.... Citar o desonaremento do sistema judiciário, o enfraquecimento do tráfico pela autonomia do usuário final, etc.

4) é mais fácil atrair defensores no meio jurídico, desembargadores, juízes, etc... No sul eu sei que uma pá deles apoiariam o movimento.

5) no globo de Domingo há uma matéria sobe as mudanças idealizadas na política contra as drogas... Basicamente nego assume que o modelo faliu e que a laternativa viável é a liberação... O Senad pelo visto apóia a idéia... Aliás se vcs perceberem é a segunda vez em dois meses que a maconha ocupa uma página no globo de domingo...

Bem, é isto meus caros... Esta é a minha novíssima opinião, forjada nesta discussão...

Lembrem-se só os tolos e os mortos não mudam de opinião... :D:D:D

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Concordo com o Folhadesp, e acrescento que a história nos mostra que os rios de dinheiro gastos com a repressão as drogas não serviram pra nada.

Vc vai em qualquer lugar do mundo e consegue droga, mesmo sendo turista. Aí eu pergunto, quanto o Estado Brasileiro gasta pra reprimir o uso de drogas??? E sabe o que resulta?? Polícia corrupta (pq os traficantes tão cheios de dinheiro pra distribuir), mulecada envolvida aos 11 anos (pq os traficantes tão cheios de dinheiro pra distribuir). usuário envolvido com a bandidagem (pq é obrigado a conviver e saber onde vende a droga) e traficante fazendo caixa pra comprar armas como AR-15 e granadas do próprio exército.

Obviamente não tenho essa conta feita, mas por intuição, acho que os custos pra tratar os eventuais abusos, serão infinitamente menores do que os que temos hoje pra reprimir. E acho que nada pode ser mais nocivo pra sociedade, do que um muleque de 11 anos com uma arma na mão vigiando a entrada do morro. Esse muleque naõ vai ter educação, não vai ter noção de cidadania nem de nada, tá condenado a ser bandido e provavelmente vai ser morto ainda jovem.

Se nem os EUA, com todo dinheiro e política anti drogas consegue conter o consumo, não é muito otimismo acharmos que no Brasil isso pode dar certo?? Eu sou a favor da liberação total da maconha, e aos poucos ir extendendo isso para outras drogas.

E acho sim que grandes empresas poderiam entrar nesse mercado, garantindo no mínimo a qualidade da maconha que vc compra. Imagina chegar num lugar e pedir: "um Marley Box, do mais forte por favor", hehehehe. Pq não poderia ser produzido pela Souza Cruz??? Pelo menos eu saberia o que estaria fumando, o governo estaria arrecandando impostos e ainda de quebra estáriamos acabando com a principal fonte de financiamento do crime organizado.

Agora pra isso acontecer, algumas regras teriam que ser respeitadas, como não vender para menores, fumas em locais apropriados pra não incomodar ninguém, etc...Mas proibir, a história mostra q não funciona, até quando vão insistir????

Link para o comentário