Ir para conteúdo

Genética Determina Dependência De Drogas


CanhamoMAN

Recommended Posts

  • Usuário Growroom

http://www.destak.pt/artigos.php?art=7137

Genética determina dependência de drogas

15/01/2008 08.54H

Investigação chinesa conclui que factores genéticos são responsáveis em 60% pela vulnerabilidade ao ópio, cocaína, nicotina e álcool.

Patrícia Susano Ferreira | pferreira@destak.pt

Foto: João Cortesão/Destak

140.jpg

Cientistas da Universidade de Pequim descobrem 396 genes relacionados com a dependência de drogas.

«Os factores genéticos contribuem em 60% para a vulnerabilidade dos seres humanos ao vício», conclui Wei Liping, director do Centro de Bioinformática da Faculdade de Ciências de Vida da Universidade de Pequim, com base num estudo que prova a relação entre os genes e a toxicodependência.

A pesquisa, financiada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia da China, permitiu a descoberta de 396 genes relacionados com a dependência de drogas como a cocaína, o ópio, a nicotina e o álcool, o que pode abrir caminho para tratar o abuso dessas substâncias.

Os cientistas da Universidade de Pequim descobriram ainda a informação genética relacionada com a dependência e identificaram cinco trilhas biológicas comuns ao vício nas quatro substâncias.

Nem tudo depende da genética

No entanto, o estudo não é único, pois nos últimos anos tem-se verificado «um grande investimento nas neurociências e na genética para explicar as dependências», explica ao Destak o presidente do Instituto da Droga e da Toxicodependência.

João Goulão reconhece que «este campo de investigação tem um grande potencial», mas receia «que se esqueçam outras condicionantes das dependências».

«Esta visão organicista pode vir a alimentar atitudes xenófobas», por se deduzir que as pessoas nascem com esta vulnerabilidade à depen-dência de algumas substâncias, desvalorizando aspectos como os sociais. Isso poderia levar a um desinvestimento nos actuais programas de recuperação.

COCAÍNA TEM GANHO MAIOR VISIBILIDADE - Segundo o Relatório Anual sobre a Situação do País em Matéria de Drogas e Toxicodependências, referente a 2006 e recentemente divulgado, a cannabis é a substância ilícita mais consumida em Portugal. No entanto, é a cocaína que tem vindo a ganhar maior visibilidade nos últimos anos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...