Ir para conteúdo

Maconha Não é A Porta De Entrada Para Outras Drogas


edubola

Recommended Posts

  • Usuário Growroom

É a nfluência do ambiente

Agência FAPESP – A maconha não seria a “porta de entrada” que leva ao uso de outras drogas, segundo um estudo de 12 anos realizado na Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos. O pressuposto que acaba de ser refutado pela pesquisa tem sido a base das políticas de prevenção utilizadas naquele país por mais de 60 anos.

Os pesquisadores acompanharam 214 jovens que tinham, no início da pesquisa, entre 10 e 12 anos e eram usuários de drogas legais ou ilegais. Quando chegavam aos 22 anos, os jovens eram divididos em três categorias: os que usavam apenas álcool e tabaco, os que começavam com álcool e tabaco e depois usavam maconha e os que usavam maconha antes do álcool ou tabaco.

Dos indivíduos que usaram ao mesmo tempo drogas legais e ilegais em algum período, 28 exibiram o padrão de uso de marijuana antes do álcool e tabaco. De acordo com os pesquisadores, esses jovens não desenvolveram maior tendência ao abuso de drogas do que os que seguiram a sucessão tradicional de álcool e tabaco antes das drogas ilegais. O estudo será publicado na edição de dezembro do The American Journal of Psychiatry.

“Tanto o padrão do uso de maconha antes das outras drogas quanto o padrão contrário têm a mesma eficiência para se prever o futuro abuso de drogas”, disse o orientador do estudo, Ralph Tarter, da Escola de Farmácia da Universidade de Pittsburgh.

Os pesquisadores também procuraram identificar características que distinguiam os usuários de ambos os padrões. Das 35 variáveis observadas, apenas três apresentaram fatores diferenciais: os usuários que começaram com maconha antes de outras drogas tinham maior tendência a ter vivido em ambientes pobres, maior exposição às drogas na vizinhança e menor envolvimento com os pais.

Enquanto a teoria da “porta de entrada” supõe que cada tipo de droga esteja associada a um determinado fator de risco de futuro uso de outras drogas, a pesquisa indica que aspectos do ambiente têm influência mais forte do que o tipo de substância utilizada.

“Os programas de prevenção e as políticas de drogas deram maior ênfase à droga em si do que aos fatores de formação do comportamento da pessoa, que parece ser o mais importante. Para lutar de forma mais efetiva contra o abuso de drogas, deveríamos dar maior atenção às modificações de comportamento”, disse Tarter.

The American Journal of Psychiatry: http://ajp.psychiatryonline.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

A verdadeira porta de entrada, na minha opnião, é o contato com traficantes, bocas, malandragem, etc. Ai a mulecada ou a rapaziada de mente mais fraca começa a querer a ser igual aos malandros e acham que farinha ou pedra é o caminho mais fácil. A porta de entrada é a merda que alguns tem na cabeça.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Concordo com o nemmeviu. E acho que acontece o seguinte tambem, nem por o individuo ser mente fraca ou não, mas a "porta" e a bocada, porque ali não tem nenhum controle... imagina que o cara vai la sempre comprar a sua erva ou a sua balinha, ai um dia ele meio "devagar" ele pensa... "la tem cocaina tambem" e ai ele compra "so pra ver como é"... e aquilo, ta facil e não vai doer nada. Penso assim... numa hipotetica "Coffe House" existiria no MINIMO o controle da(s) droga(s) que é/são vendida(s) ali, procedencia, armazenamento, quantidade vendida e etc. Sendo que seria possivel ter no MINIMO alguma ideia de quem são as pessoas que vão ali E como é o perfil de cada um deles(estudando-os), e ai sim com alguma BASE poder criar politicas publicas eficientes.

Edit: Alem do que seria possivel, com algum investimento tecnologico, controlar a QUANTIDADE que e vendida a cada pessoa INDIVIDUALMENTE. Oque é excelente tambem. Quem assistiu Lost, e viu la pelo final o Jack(um medico) que ao ficar viciado num determinado medicamento, foi até uma farmacia compra-lo, contudo ele so poderia comprar com uma receita medicamento ao que era feito atraves de um controle. Ou a recente maquina de "vender Maconha" que tem um controle a respeito do consumo. Ou seja, meios de acabar com a trafico tem. Meios de Legalizar as drogas existem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

acho q maior igualdade social, mais educação, mais informação e menos injustiça ajuda... mas ainda assim vão existir pessoas q vão descambar para experimentar de tudo...

pra mim, a porta de entrada é a curiosidade junto com pouca aversão ao risco....

uma imagem do capitão presença q ilustra bem isso...hehe :

med_gallery_36176_1836_213963.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

não tive tempo hábil pra ler muito deste tópico, mas deixo minha opinião no sentido de que a maconha realmente não é porta de entrada pras drogas. antes dela, há as drogas lícitas (cigarro e alcool, as piores) e ainda, no ramo das drogas ilícitas, a esmagadora maioria de quem usa drogas que eu conheço, começou cheirando um lança-perfume ou um lolózim...

então, pura hipocrisia dizer que maconha é porta de entrada pra outras drogas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...