Ir para conteúdo

Classico - Uma Teoria Em The Dark Side Of The Moon

edubola

Recommended Posts

• Usuário Growroom

A estranha comparação entre o cd "The Dark Side Of The Moon" do Pink Floyd, e o filme "O Mágico de OZ

Que deu origem ao "The Dark Side of the Rainbow"

Para começar, gostaria de deixar bem claro que é entendido que a seguinte teoria não é

necessariamente real, mas é resultado de pesquisas desde o ano passado em cima de matérias, álbuns

e sites do Pink Floyd no exterior. Os empresários do Pink Floyd tem repetidamente dito que eles não

sabem de nada a respeito. O interessante no entanto, é que eles não afirmam nem negam. Só dizem

que não sabem...

A questão vigente é esta: por que o Pink Floyd se sentiu disposto a fazer isto? Porque foi nomeado Dark

Side of the Moon e não algo mais parecido com o Mágico de Oz? E por que eles não foram a público

com isto?

Parece que o álbum atende múltiplas propostas. Primeiro sendo uma trilha sonora que segue o filme.

A trilha sonora porém, da ao filme uma obscuridade, diferente do que se fosse assistido sem o disco.

Em segundo lugar, reconhecer o homem que morreu durante a produção e pode ser visto em uma das

cenas. A terceira hipótese é expor alguns dos mais profundos e filosóficos sentimentos com o filme

A Trilha Sonora:

É realmente incrível o jeito com que a música se move com o filme. Do sentimento urgente e aflito

projetado em cenas de tensão para sentimentos de alegria como na terra dos munchkins. O mais

incrível no entanto é que a coreografia mantém-se mesmo após o disco repetir-se pela terceira vez.

Isso deve ter exigido grande habilidade, pois numa música deve haver sincronia dos versos e ritmos.

Em Memória:

Um dos executivos da MGM admitiu que um dos técnicos de luz morreu acidentalmente durante a

filmagem das cenas. Ele caiu de um local elevado quando mexia em uma luz e foi enforcado pelos

fios. É claro que o estúdio escondeu o fato e tem recentemente declarado que o técnico não morreu.

Este é o mais misterioso evento circulando o filme, e segue que o Pink Floyd faria alguma coisa para

ele em seu disco.

No começo do filme, Dorothy anda por entre uma árvore que tem uma triângulo pendurado por um

fio. Parece assustadoramente com o triângulo na capa do The Dark Side of The Moon. Os piquetes

da cerca parecem exatamente com a luz que entra e sai do prisma. Este triângulo pode simbolizar o

homem que morreu pendurado durante as filmagens. O fundo do álbum pode ser preto para simbolizar

a morte. É também uma boa insinuação que a primeira música do álbum, Breathe, é destinado ao

homem.

Um Sentimento Profundo:

O Mágico de Oz tem sido resguardado por tanto tempo como uma ótima história infantil. Porém, o

que se perde é que o filme tem alguns significados muito profundos que sempre passam

desapercebidos. Os versos do disco parecem trazer algumas representações alternativas que ressoam

como nova vida ao filme.

O espantalho quer um cérebro (todos sabem a importância de raciocinar).

O leão quer coragem (ninguém gosta de passar medo).

O homem de lata quer um coração (fonte de nossos sentimentos).

Os personagens estão atras de coisas extremamente importantes em nossas vidas, e que muitas vezes

são a causa de nossos problemas. Porém no fim do filme o mágico mostra aos personagens que eles

sempre tiveram as qualidades que desejavam mas só não perceberam por estarem muito ligados em

coisas materiais (como um próprio cérebro, um próprio coração e uma medalha de coragem). Na

última cena do filme Dorothy descobre que os três personagens eram pessoas normais (como o verso

em Us and Them: "and after all we´re only ordinary man"), nos levando a refletir sobre nós

mesmos.

Também em Money, a borda amarela do caminho certamente significa a riqueza: ouro. No castelo,

tudo dentro é verde, também referendo-se à riqueza, dinheiro. Assista o filme e concentre-se nos

versos do disco:

For long you live and high you fly

But only if you ride the tide

And balanced on the biggest wave

You race towards on early grave

Primeira cena em branco e preto

O verso "balanced on the biggest wave" é cantado justamente quando Dorothy está se equilibrando na

cerca e "ON THE RUN" começa justamente quando Dorothy cai da cerca. Isso cria um sentimento

muito mais obscuro que o próprio filme poderia criar.

Quando Tia Em está gritando com os 3 trabalhadores, uma voz feminina pode ser ouvido no fundo do

disco que para exatamente quando Tia Em para de mexer a boca.

Dorothy vira-se e olha justamente quando o verso "look around. Choose your own ground" é cantado.

Quando Dorothy está cantando "OVER THE RAINBOW", ela olha muitas vezes para os aviões

ouvidos no CD.

Um verso em "OVER THE RAINBOW" é: "Birds fly, why can't I?" Na música Breathe, há um verso

assim: For long you live and high you fly.

Totó aparece rindo para Dorothy quando a risada é ouvida no CD.

Repiques e sinos começam a zumbir quando a velha avarenta anda em sua bicicleta. Isso acaba

quando ela desce da bicicleta.

Já dentro da casa, a música reflete o clima da cena, especialmente quando Dorothy muda sua atenção

para diferentes personagens.

As palavras " Past, Present and Future" podem ser lidas numa placa fora do adivinhador durante o

solo de TIME.

O adivinhador diz a Dorothy que ela precisa ir para casa justamente quando o verso " home, home

again. I like to be here when I can" é cantado.

A música GREAT GIG IN THE SKY começa quando Dorothy deixa o adivinhador. O tornado no

fundo toma um sentimento preguiçoso por causa da música. Este é um sentimento muito mais

diferente do que se o filme fosse assistido sem The Dark Side Of The Moon.

A bateria em GREAT GIG IN THE SKY começa justamente quando o vento começa a causar

danos.

Tão logo quando Dorothy bate sua cabeça, a cantora abaixa a voz e a música torna-se suave.

A música acaba quando Dorothy acorda. De fato, quando Dorothy abre os olhos.

Em aproximadamente 3:35 de Great Gig In The Sky no álbum PULSE, uma voz feminina sussurra "I

never said I was afraid of Dorothy", justamente quando sua Tia Em passa pela janela.

Os sons de Money começam na parte colorida do filme, quando Dorothy abre a porta. Significando o

valor altíssimo do filme pode ser o primeiro filme colorido da história.

Dorothy começa a andar para dentro da cidade dos Munchkins junto com a guitarra.

PARTE COLORIDA

A boa bruxa aparece para tocar guitarra na sua varinha mágica. Ela move seus dedos na varinha

como se realmente estivesse tocando guitarra.

Os soldados Munchkins marcham com a batida, mais notável quando eles trazem seus braços no

peito.

Repare como Munchkins dançam com as músicas.

Durante o início de US AND THEM, o prefeito e os políticos munchkins conversam enquanto vozes

masculinas podem ser ouvidas.

As bailarinas entram em "us, us, us". A bailarina na esquerda da tela sincroniza sua dança exatamente

com a música.

Os garotos dos pirulitos entram em "me, me, me". Eles chutam as pernas a cada "me, me, me".

A bruxa malvada aparece exatamente nas palavras "black, black". As palavras " blue, blue" parece

relacionar-se à Dorothy, mas não bate exatamente com a mudança da camera para Dorothy.

"And who knows whick is which and who is who" é cantado quando a boa bruxa está explicando a

Dorothy que existem 2 bruxas malvadas, a do leste e a do oeste.

As palavras "up, up" são cantadas quando a bruxa malvada está em cima da plataforma, e "down,

down" é cantada quando ela desce da plataforma.

"And in the end" é cantado quando a bruxa do leste desaparece.

" down, down" é novamente cantado, desta vez quando Dorothy desce da plataforma.

" out, out, out" é cantado quando a boa bruxa está indo embora.

A troca de música ocorre exatamente na troca de cena.

A CENA DO ESPANTALHO

O espantalho acentua a guitarra wawa. A guitarra tocará sempre que o espantalho ou Dorothy falar.

Seus corpos movimentam-se correlacionados com a guitarra quase que exatamente.

Ouve-se as palavras "paper-boy" justamente quando o espantalho mostra os papeis em sua barriga.

A canção BRAIN DAMAGE está tocando.

Quando o espantalho está dançando e cantando, ele dança com a música.

A CENA DO HOMEM DE LATA

A batida do coração está tocando no CD quando Dorothy está estalando o peito do homem de lata.

O álbum repete aqui e as batidas de coração repetem de novo.

Quando o homem de lata está todo lubrificado, ele começa a dançar exatamente quando as batidas

começam. Ele dança com a música.

O homem de lata faz o vapor sair de sua cabeça com as batidas hi-hat.

A CENA DO LEÃO

Um morcego voa através da tela enquanto o som de um avião é ouvido no CD.

O rosnado do leão correlaciona-se com o som do rosnado no CD.

O leão aparece conduzindo a música quando fala.

Todos os três personagens saltam com a batida durante a mudança de cena.

A CENA DO CASTELO DE ESMERALDA

O cavalo e os personagens no castelo estão se movendo com a batida.

O cavalo muda de cores na ordem das cores do arco-íris na capa do disco.

A mudança de música ocorre quando eles começam a andar na grande sala.

Dentro das sala do mágico, o fogo atira coma a música.

O leão pula da janela com "down, down".

Forward he cried é cantado quando o homem de lata está dizendo ao leão para ir a diante.

A fumaça embaixo da cara do mágico aparece azul somente quando ouve-se "blue, blue"

Os repiques ouvidos no começo com a velha avarenta, são agora acentuados pelos aplausos da

multidão na cena do balão de ar quente.

Dorothy bate nas cicatrizes com a batida hi-hat.

DE VOLTA PARA CASA ( CENA BRANCA E PRETA)

As palavras "home, home again" são cantadas quando Dorothy acorda e abre seus olhos.

A música acaba exatamente quando acabam os crédito

OUTRAS EVIDÊNCIAS

A capa do disco tem um prisma. A luz preta e branca bate no prisma e sai colorida. No disco original,

no prisma de traz do álbum, a luz entra colorida e sai preta e branca. Isto simboliza exatamente o

filme, onde começa preto e branco, passa para o colorido e volta ao preto e branco.

No olho na capa do disco PULSE, que tem uma performance inteira ao vivo de DSOTM, você pode

encontrar a bicicleta da velha avarenta, Dorothy, o Leão, o Homem de lata, o Espantalho e a Bruxa.

O verso " Race towards on early grave" é cantado durante um close em Dorothy. Isso faz referência

ao fato de Judy Garland ter morrido prematuramente devido a abuso de drogas.

OS TÍTULOS E SEUS TEMAS

SPEAK TO ME - É a cena de abertura do filme, ninguém tem tempo para conversar com Dorothy

quando eles se preparam para a tempestade.

ON THE RUN - Uma instrumental que não sincroniza com uma cena em particular, mas é um tema

repetido no filme:

Correndo para casa no começo

Correndo de casa

Correndo durante a tempestade

Correndo da bruxa malvada

GREAT GIG IN THE SKY - A canção começa quando Dorothy está correndo para casa durante

a tempestade. O título pode-se aplicar ao tornado ou à casa dando voltas no céu.

MONEY - Pode se referir ao fato deste ser o primeiro filme já filmado em cores. Esta canção

começa exatamente quando a parte colorida do filme começa. Deve ser notado que, por usar cores,

este filme foi o mais caro da época.

US AND THEM - Pode significar humanos e munchkins ou bom e mal.

ANY COLOUR YOU LIKE - No filme o cavalo muda de cor aproximadamente 5 vezes, na ordem

das cores do álbum. Isso foi feito de propósito pelos produtores usando gelatina no cavalo.

BRAIN DAMAGE - refere-se claramente ao espantalho.

Guia de Problemas

Não é fácil coincidir os tempos entre o CD e o vídeo, porém, para ter certeza de que todos pudessem

assistir a este fenômeno do Pink Floyd, decidimos criar em nossa página um guia com as perguntas

que nos são mandadas por pessoas que não conseguiram assistir corretamente.

Como eu sei se estou fazendo corretamente?

Se a transição entre Speak to me e Breathe ocorrer justamente quando o nome do produtor é

mostrado, você fez certo.

Eu começo o CD quando o leão rosna pela terceira vez, mas os dois não sincronizam. O

que estou fazendo de errado?

Pode ser que seu CD player esteja demorando muito para começar depois que você aperta play.

Muitos CD players tem tempos diferentes para começar a tocar o CD. Antes de começar, aperte play

no CD player e imediatamente aperte pause. Então, quando o leão rosnar pela terceira vez, solte o

pause e deixe o CD rolar.

Tudo sincroniza perfeitamente na primeira vez que o CD toca, mas na segunda tudo

parece fora de sincronismo. Qual o problema?

Pode ser que seu CD player esteja demorando muito para recomeçar o CD. Há duas coisas

diferentes que nós sugerimos neste caso. A primeira é programar todas as músicas em ordem três

vezes. (1,2,3,4,5,6,7,8,9,1,2,3,4,5,6,7,8,9,1,2,3,etc...) que pode funcionar. Porém, quando nós queremos

ser realmente exatos na sincronia, nós tocamos o CD o computador. Muitos CD-ROM's são bem

exatos para isto.

As palavras que aparecem no começo do filme (adicionadas na fita re-publicada em 1992)

bagunçam a sincronia?

Não, o tempo é o mesmo. Só é necessário que o filme seja o original de 1939.

Eu posso aumentar o som do filme durante o The Dark Side of The Moon?

Nós fizemos isto uma vez e realmente não foi nada bom. As palavras do filme e a música não tem

nada a ver uma com a outra. Por outro lado atrapalha todo o clima criado com o CD.

Que outras sincronias são associadas ao Pink Floyd?

Fantasia coincide com o álbum Meddle quando programado corretamente.

A sequência final de 2001 coincide com o Echoes.

Tirado do site - http://www.flogs.com.br/marlon/f/698128.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

Então, esse é o famoso "Dark Side of the Rainbow"!

Apanhei muito pra "sincar" o disco na vitrola com a fita VHS quando eu era menor...... Agora vc pode ver facilmente por aqui: http://br.youtube.com/watch?v=KmCfvcfHwKA ai é só ir pegando as seqüencias.....

Vale a pena! Eu peguei o video e passei pra VCD, sempre rola com as visitas em casa......

Link para o comentário

• 1 month later...
  • Usuário Growroom

Bom, meu primeiro post aqui no forum. Gostaria de dizer que achei bem interessante o forum. Mto bom msm.

Nao é só com o filme o Magico de OZ que existe essa teoria. Ela tambem existe com o filme Alice no Pais das Maravilhas. Procurem no youtube que tambem de o video inteiro e realmente parece que as musicas foram feitas para o filme. É incrivel.

Pensei sobre abrir um novo topico sobre isso, mas nao sei se vem ao caso. Caso alguem ache interessante, pode abrir ai! ;)

Abrass galera da paz!

===POSITIVE VIBRATION===

Link para o comentário

• 4 months later...
  • Usuário Growroom

Já fiz essa experiência e fiquei impressionado com o lance. Mas acho que é uma daquelas grandes coincidências envolvendo um grande álbum e um grande filme. Já li bastante sobre a gravação do disco e os integrantes nunca fizeram referência, claro que depois se aproveitaram do mito já criado. Tem até o Classic Albums, aquele documentário sobre as sessões de gravação e composição dos discos e até onde minha memória pode recordar não há nada sobre o assunto.

Além do mais, imagine só compor um disco (letras e música) sincando perfeitamente com as cenas de um filme. E ainda ser um dos maiores álbums da história da música contemporânea. É muita genialidade.

Pra quem curte essas curiosidades clica aqui, a lista de discos/filmes é gigante:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_disc...izam_com_filmes

Link para o comentário