Ir para conteúdo

Sobre O Confronto Entre Estudantes E A Pm Dentro Da Ufmg

Pintolico

Recommended Posts

• Usuário Growroom

PM ESPANCA ESTUDANTES DENTRO DA UFMG

Nessa quinta-feira, estudantes foram impedidos de ver um filme por policiais que cercaram o IGC, deixando feridos e prendendo um estudante.

Ontem, às 19h30, no IGC, uma sessão de cinema foi impedida a cacetadas pela Polícia Militar de Minas Gerais! Cerca de cinqüenta homens da Polícia Militar de Minas Gerais, em várias viaturas e até um helicóptero, cercaram o Instituto de Geociências da UFMG impedindo a entrada e saída de trabalhadores e estudantes do prédio. A PM-MG foi convocada e autorizada a agir pela Reitoria da Universidade Federal de Minas Gerais (Ronaldo Tadêu Pena e a vice-reitora, Heloisa Starling). Ao tentar sair do prédio, um estudante recebeu "voz de prisão" com a "justificativa" de desacato à autoridade. Indignados, estudantes, professores e demais trabalhadores presentes gritaram palavras de ordem pedindo a liberdade do estudante. A PM exaltou-se e começou a enfrentar os manifestantes, agredindo-os com cacetetes e coronhadas. Durante o tumulto causado pela Reitoria/PM uma das viaturas avançou em marcha-ré sobre os manifestantes e derrubou alguns deles. O objetivo da ação era reprimir uma sessão comentada de cinema, na qual seria apresentado um filme sobre a legalização da maconha (filme este que pode ser achado em qualquer locadora). Uma estudante de medicina foi levada para o Pronto Socorro João XXIII com ferimentos na cabeça. Outros estudantes foram feridos e levados para fazer exame de corpo-delito.

Nem a Reitoria da UFMG e nem a segurança universitária fizeram nada para impedir a agressão (a entrada da polícia estadual é proibida nas universidades federais). Os estudantes tiveram que se defender sozinhos de uma truculência que remonta aos tempos da ditadura militar. A Reitoria usa cada vez mais a força militar e a repressão. No ano passado, diversos estudantes foram ameaçados de jubilamento por se manifestarem contra as taxas da FUMP. Para ser acusado bastava aparecer em fotos das assembléias ou atos na reitoria! Também no Conselho Universitário que aprovou o REUNI, o prédio da Reitoria foi cercado por policiais para impedir qualquer manifestação contra um projeto que sequer foi discutido seriamente na comunidade. Nos encontros estudantis, alunos de outras universidades não podem se alojar na UFMG. No início deste ano, o Reitor chegou a receber voz de prisão por impedir a matrícula de estudantes que conseguiram liminar judicial para não pagarem as taxas. Fazemos uma pergunta séria e sincera aos estudantes: é essa Universidade que a sociedade precisa? Uma Universidade em que divergências viram casos de policia, ou pior, invasões da policia no campus. Um reitorado que se diz democrático mas que a repressão é a sua maior arma contra os desacordos. Lembra alguma coisa? Lembra algum Estado de coisas? Sim, lembra a ditadura militar. Mas não passou? Não! Ontem o filme não passou no IGC!!! Não podemos e não vamos nos calar. Convocamos todos os estudantes a comparecerem amanhã, às 7hrs, na Praça de Serviços do Campus Pampulha para debater o que fazer diante desse autoritarismo. Há décadas que isso não acontecia na UFMG. Não podemos seguir como se nada tivesse acontecido! Assinam este manifesto:

DCE-UFMG/DA- ICB/DA-FISIO/ DA-T.O./DAMAR/ DA IGC/ DA Educação Física/ CONLUTE/ESPAÇO SAÚDE/CIRANDA-LIBERDADE

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

Os Puliças d MG sempre tiveram a fama de "FALAR POUCO" e "DESCER O BRAÇO MAIS" <_<

Qdo será q esses homens vão entender ... q o q vale nessa vida, não é o poder mais sim o AMOR ?¿?

É o AMORRRRR, É o Amor Jah me falou .... É o Amor Deus me disse !

Paz, Amor e Justiça a Humanidade !

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Confusão, helicóptero, agressão. Esse foi o quadro ontem no campus Pampulha, mais exatamente no IGC.

Motivo? Os meninos queriam passar um filme sobre a maconha. Não deixaram. Leiam abaixo.

Deu no CMI (Mídia Independente)

UFMG: Autorizada pela Reitoria a PM-MG espanca estudantes.

Hoje dia 03 de abril de 2008, às 19:30 hrs, cerca de 50 homens da Polícia Militar de Minas Gerais, em várias viaturas e até um helicóptero, cercaram o Instituto de Geociências da UFMG impedindo a entrada e saída de trabalhadores e estudantes do prédio. A PM-MG foi convocada e autorizada a agir pela Reitoria da Universidade Federal de Minas Geraes nas pessoas do reitor ,o democrata, Ronaldo Tadêu Pena e a vice reitora ,a republicana e defensora das liberdades democráticas Heloísa Maria Murgel Starling.

Ao tentar sair do prédio do IGC um estudante recebeu "voz de prisão" com a "justificativa" de desacato à autoridade. Indignados, estudantes, professores e demais trabalhadores presentes, gritaram palavras de ordem pedindo a soltura do estudante. A PM exaltou se e começou a enfrentar os manifestantes, agredindo-os com cacetetes e "coronhadas" . Durante o tumulto causado pela Reitoria/PM uma das viaturas avançou em marcha-ré sobre os manifestantes derrubando alguns deles.

O objetivo da ação era reprimir uma sessão comentada de cinema, na qual seria apresentado um filme sobre a legalização da Maconha. Uma estudante de medicina precisou ser levada ao Pronto Socorro João XXIII. Cerca de 30 estudantes foram levados para fazer exame de corpo- delito.

---

Em tempo: assembléia para discutir o ocorrido hoje, sexta-feira, 04 de abril, às 14h, no IGC (campus Pampulha da UFMG).

Postado por Jacaré Madruga às 08:47 0 pitaco(s)

Marcadores: confusão, igc, minas gerais, polícia militar, reitor, reitoria, ufmg

Link para o comentário

• Usuário Growroom

:raiva:

indignação viu...

Lembro de fatos como esse na ditadura de 68...putz grila

A PM-MG foi convocada e autorizada a agir pela Reitoria da Universidade Federal de Minas Gerais nas pessoas do reitor ,o democrata, Ronaldo Tadêu Pena e a vice reitora ,a republicana e defensora das liberdades democráticas Heloísa Maria Murgel Starling.

Será que haverá esse tipo de atitude com o pessoal da Marcha?

Boa sorte pra todos os mineiros?

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Tinha visto a brutalidade da policia mineira por causa do filme Grass

Vai vendo aonde esse mundo vai para!

SÃO PAULO – A exibição de um filme sobre a legalização da maconha terminou em confusão na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), após a interferência da Polícia Militar do Estado. Segundo a assessoria da universidade, um estudante foi detido e outros estudantes ficaram feridos.

Em nota, a reitoria da universidade afirma que não autorizou a exibição do filme “Grass Maconha”, que seria feita pelo Instituto de Geociência (IGC) da UFMG. Os estudantes se dizem “indignados com a repressão”.

A reitora em exercício, professora Heloisa Starling, disse que a diretoria do IGC entrou em contanto com a reitoria pedindo auxílio da segurança, pois não havia autorizado a exibição do filme. “Eu não autorizei a presença da polícia dentro do campus, mas a nossa segurança estava no local. O que aconteceu foi que o policiamento que fica na região da universidade viu a tensão no local e chamou reforços”, explicou a professora.

Os estudantes associaram a ação da polícia ao período da ditadura militar e protestaram em comunicado enviado à imprensa. “Fazemos uma pergunta séria e sincera aos estudantes: é essa Universidade que a sociedade precisa? Uma Universidade em que divergências viram casos de policia, ou pior, invasões da policia no campus. Um reitorado que se diz democrático, mas que a repressão é a sua maior arma contra os desacordos. Lembra alguma coisa? Lembra algum ‘Estado’ de coisas? Mas não passou? Não! Ontem o filme não passou no IGC!”.

Heloisa Starling afirmou também que, até onde sabe, um estudante foi detido e duas estudantes ficaram feridas. Todos foram acompanhados por um membro da universidade. “Solicitei que o Assessor Especial da Reitoria para a área de Saúde, Professor Paulo Pimenta de Figueiredo Filho, acompanhasse os estudantes em atendimento no Pronto Socorro, e que o Procurador-Geral, Professor Fernando Jayme, acompanhasse o registro policial relativo ao aluno preso”.

A reitora afirmou também que irá anunciar uma comissão sindicância para apurar o caso.

http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/20...ao_1258485.html

Link para o comentário

• Usuário Growroom

É um absurdo acontecer isso dentro de uma Universidade. Esse local é conhecido historicamente por ser um lugar de conhecimento, onde se pode discutir e refletir sobre tudo, lugar onde o limite é apenas o do conhecimento, local de discutir mudanças... mudanças??? Como fazer dessa maneira???

A reitoria não tem como dar explicação a Universidade é Federal, em raríssima ocasiões é permitida a entrada da polícia Militar que é Estadual, por isso só, demonstra como estão erradas as decisões tomadas pela reitoria.

Hipocrisia!!! Será que eles têm medo da UFMG se tornar um fumodro??? Ou tornar público???

Repressão pura e simples!!! Não querem que os estudantes tenham voz ativa! Querem apenas que reproduzem o que por eles é ditado!!!

Vamos unir!!!

Link para o comentário

Enquanto estão roubando, matando, estuprando, sequestrando, cometendo crimes de corrupção...

Seu dinheiro é usado para evitar que um filme seja mostrado em uma universidade

Detalhe, um video que foi vendido na Banca de Jornal pela Editora Abril, em uma edição da revista Superinteressante.

O video q seria exibido. Comercializado pela Editora Abril livremente. Portanto nada de apologia

gallery_8432_41_1126200528.jpg

gallery_8432_41_1126202405.jpg

Link para o comentário

A unica escapatoria pro cara era ficar calado.

O que ele falasse iam prender ele por desacato.

A forma que os irracionais tem para por pano quente nas coisas.

RIDICULO

Parece que tamos na ditadura!

Acompanhem os comentarios no Blog da marcha da maconha

Muita gente apoiando a repressão

www.marchadamaconha.org/blog

Link para o comentário

• Usuário Growroom

REVOLTANTE!!

Desesperador! Realmente parece que voltamos a ditadura. VERGONHOSA a atitude dos policiais. E o que é mais desesperador ainda, é que quando temos um problema na sociedade, recorremos a quem? A policia. Mas no caso, a policia é quem está sendo o PROBLEMA. Entao? A quem recorrer? Nao é possivel ver luz no fim do tunel. Só sei que alguma coisa precisa ser feita. E urgente. Talvez medidas drásticas, semelhantes as atitudes tomadas na epoca da ditadura. Pois este é o estado em que nos encontramos. DITADURA.

Quanto ódio que me dá ao assistir isso. Sorte que eu nao estava lá. Senao eu sim ia ser preso por desacatar autoridade. Eu nao iria conseguir ver isso em silencio. É um ABSURDO!

E pra piorar ainda, nenhuma noticia em sites sobre o assunto. Na TV eu nao sei se teve noticias pois estou fora do Brasil. Alguem sabe se foi noticiado em alguma midia isso?

Estou sem palavras para continuar. Apenas magoa, ódio, MUITO ódio.

PORCOS FARDADOS!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

eu adoro a tecnologia, um celular fudeu tudo pros gambé!!!

Oque me espanta é eu procurar no google e nao achar NADA sobre um ocorrido BIZARRO como esse... ninguem conhece jornalistas por ai ???

Se fosse em minha cidade eu seria capaz de pagar pra sair na capa do jornal !!!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Com certeza os processos vão rolar. Os alunos precisam acionar estes reitores e a PM.

Uma instituição como uma Universidade tentar coibir um debate com repressão violenta é um puta retrocesso.

O que vão fazer no futuro se isso acabar em pízza???

Queimar a galera numa fogueira em praça pública?? Queimar livros que falam sobre os prazeres mundanos???? Construir campos de concentração?????????????

Nem imagino o que a polícia poderia fazer se fosse uma festa do DCE. Na instituição em que estudei a birita corria solta e outras substâncias eram consumidas com alguma discrição, mas estou ciente de que é prática comum na maioria das instituições de NIVEL "SUPERIOR".

Link para o comentário

• Usuário Growroom
PM ESPANCA ESTUDANTES DENTRO DA UFMG

Nessa quinta-feira, estudantes foram impedidos de ver um filme por policiais que cercaram o IGC, deixando feridos e prendendo um estudante.

A PM-MG foi convocada e autorizada a agir pela Reitoria da Universidade Federal de Minas Gerais (Ronaldo Tadêu Pena e a vice-reitora, Heloisa Starling). .

Nem a Reitoria da UFMG e nem a segurança universitária fizeram nada para impedir a agressão (a entrada da polícia estadual é proibida nas universidades federais).

Bom.. isso nao é verdade... A policia militar PODE SIM entrar na universidade, desde que seja autorizada pela universidade (nesse caso a pm foi convocada pela reitora) ou em caso de crime em andamento.

Imagine se fosse assim, qlq assaltante em fuga iria se refugiar na universidade federal pois assim cessaria a competência da pm e entraria a policia federal... nao faz sentido ne?? Se ela realmente fosse proibida, com certeza a reitora nao teria chamado ela...

Pois bem... nao q eu concorde com o modo que ocorreu, todos sabemos q infelizmente a policia mineira é conhecida por sua truculência... mas eu acho q ta acontecendo uma mudanca de foco sobre a causa do problema... o motivo da confusao nao foi a simples exibicao do filme sobre maconha mas um problema interno entre a reitoria e os alunos, pois a pm estava la apenas para cumprir a convocacao da reitoria. A censura ocorreu por parte da reitoria e a pm estava cumprindo ordens. Acho q como havia uma proibicao de passar o filme, a melhor solucao seria a discussao sobre isso, nao apenas ignorar a proibicao e exibir o filme, pois o final da historia infelizmente foi isso q agente viu no video.

è isso paz!

Link para o comentário