Ir para conteúdo

Cai Apoio à Pena De Morte No País, Diz Pesquisa


Bafo

Recommended Posts

  • Usuário Growroom

Cai apoio à pena de morte no País, diz pesquisa

SÃO PAULO - Levantamentos realizados pelo instituto Datafolha mostram o que os brasileiros pensam da pena de morte, maconha, união de homossexuais e aborto. O apoio à pena de morte no País caiu oito pontos percentuais em relação a 2007 e está em 47%. As pesquisas foram publicadas no jornal "Folha de S.Paulo" deste domingo.

O índice de pessoas a favor de que o uso da maconha siga proibido ficou em 76%. Com relação à união de homossexuais, 45% do entrevistados se mostraram contra. A taxa dos que querem que o aborto continue crime no Brasil está em ascensão e passou de 63% no ano passado para 68%.

O Datafolha entrevistou 4.044 pessoas com 16 anos ou mais em 159 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Pena de morte

A pesquisa indica que o apoio à pena capital pode ser emotivo, já que, em 2007, logo após a morte de João Hélio, de 6 anos, 55% dos brasileiros eram a favor da medida. O índice foi o maior desde 1993.

Neste ano, em levantamento realizado entre 25 e 27 de março, 47% disseram que apoiariam a lei e 46% se mostraram contra. Uma das maiores quedas ocorreu no segmento mais rico da sociedade, que abrange aqueles que têm renda familiar mensal superior a 10 salários mínimos. O apoio despendou de 64% para 47%.

O repúdio é maior entre os que têm curso superior, onde a taxa de reprovação é de 51%.

Na classe mais pobres, onde a renda não ultrapassa dois sálarios mínimos, a aprovação recuou oito pontos e passou de 52% em 2007 para 44%.

A queda também foi expressiva entre os moradores da região sul do Brasil - de 66% para 50%.

Maconha

O número de brasileiros que querem que o uso da maconha continue proibido no País oscilou pouco em relação ao último levantamento e passou de 79% para 76%. Os que são a favor da descriminalização somaram 20%.

A maior taxa de apoio é encontrada no topo da pirâmide social, com 33% de pessoas que acreditam que o uso não deve ser considerado crime.

União civil de homossexuais

Segundo o Datafolha, a união civil de homossexuais tem a oposição de 45% dos brasileiros, sendo que 39% se dizem a favor e 14% indiferentes.

A escolaridade mostrou-se fator diferencial na pesquisa. Entre os que que têm apenas o ensino fundamental, 51% são contra, já entre os que tem ensino superior o índice cai para 34%.

Aborto

Sete em cada dez brasileiros defendem que o aborto continue sendo crime. No entanto, quanto mais elevada é a escolaridade maior é o apoio a mudanças na lei - 30% dos que terminaram a universidade acreditam que o aborto deveria ser permitido em mais situações. Entre o que cursaram o ensino fundamental , a taxa dos que são contrários a mudanças é de 71%. Hoje o aborto é aceitável apenas quando a mulher corre risco de morte, há má formação do feto ou a gravidez é fruto de um estupro.

Último Segundo

06/04/2008 05:03h

http://www.tvcanal13.com.br/noticias/cai-a...quisa-19585.asp

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Essas pesquisas da Datafolha são tendenciosas. E só servem para tentar manipular a opinião pública.

A Datafolha errou feio quando disse que o NÃO ganharia no Referendo das Armas em 2005.

E tem mais, muita gente não deve nem saber o que é MACONHA. Acham que é de cheirar ou de beber. E sobre o Topo da Pirâmide, esses não podem servir de referência de jeito nenhum, são uma minoria ignorante, formada por gente de direita e muito pouco confiável, muitos que lucram com a proibição e não enchergam além do próprio umbigo.

O Topo da Pirâmide que se entupa de Diasepan e Lexotan.

Quero ver se os filhos e netos deles concordam, hehehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...