Ir para conteúdo

Marcha Da Maconha Está Proibida Em Nove Capitais. Apenas Recife Terá Passeata


dickloco

Recommended Posts

  • Usuário Growroom

RIO - A Marcha da Maconha, marcada para acontecer neste domingo em dez capitais pelo país, foi proibida pela Justiça em nove delas. Apenas Recife poderá realizar o movimento, marcado para às 14h na Rua do Apolo. Neste sábado, a Justiça proibiu a marcha no Rio , atendendo a um pedido do Ministério Público Estadual. Em São Paulo, o Tribunal de Justiça também proibiu neste sábado a realização do evento. A manifestação já tinha sido vetado em outras sete capitais: Salvador (BA), Cuiabá (MT), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Curitiba (PR), Brasília (DF) e Belo Horizonte (MG). O ato também está marcado para outros 19 países .

No Rio, o procurador-geral de Justiça, Marfan Vieira, entrou com ação contra o evento após ação encaminhada pelo deputado federal Marcelo Itagiba (PMDB-RJ). Segundo o parlamentar, "não se trata de censura ao debate necessário sobre o melhor tratamento jurídico que se deva dar ao uso da maconha" proibir o evento. A marcha aconteceria na orla de Ipanema.

Já em São Paulo, o desembargador Ricardo Cardoso de Melo, do TJ-SP, acatou o recurso do MP que alegava que a marcha poderia incitar o uso da droga. O ato estava marcado para acontecer às 14h, no Parque Ibirapuera, na Zona Sul de São Paulo

Outras proibições pelo país

Na sexta-feira, a juíza substituta da 3ª Vara de Entorpecentes de Brasília Rejane Zenir Teixeira Borin concedera liminar que suspendeu a realização da marcha, que sairia da Catedral de Brasília. Segundo a juíza, esse tipo de evento instiga o uso de entorpecentes, além de incitar a prática de crimes, o porte e uso da droga. O pedido de suspensão da manifestação foi do Ministério Público do DF.

A magistrada destacou ainda que o local e hora marcados para a caminhada são inapropriados, devido à presença de famílias com crianças e adolescentes. Ela acrescentou que o site do evento é suspeito de encobrir infrações penais, porque não possui o domínio "br", o que impossibilita a identificação dos organizadores da marcha. Por causa disso, também foi alegada a possibilidade do evento ser patrocinado por traficantes.

Renato Cinco, um dos organizadores do evento em todo o país rebateu as críticas:

- Não tem nenhum mistério. Não precisa de financiamento escuso. Acho absolutamente tranqüilo para cidadãos honestos se organizarem e fazerem atividade financeira para coletar fundos para fazer um movimento, aliás, como os movimentos sociais costumam fazer com freqüencia. Nós não estamos em momento nenhum nos nossos documentos ou pronunciamentos defendendo o uso de qualquer droga. O que defendemos é a mudança da legislação - afirmou.

Também na sexta, o desembargador Renato Martins Jacob, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, deferiu a liminar impedindo a manifestação em Belo Horizonte em pedido apresentado pelo Ministério Público Estadual.

Em Curitiba, a liminar que proíbe a realização do evento foi expedida pelo juiz Pedro Sanson Corat, da Vara de Inquéritos Policiais. Além de determinar a suspensão, o juiz também solicitou ao Núcleo de Repressão a Crimes Cibernéticos (Nuciber), que instaure inquérito policial para apurar a possível clandestinidade do site da marcha e a possibilidade do grupo instigar o uso ilícito de drogas.

De acordo com o texto da decisão do juiz, "aceitar o ato chamado Marcha da Maconha, é fechar os olhos para o estímulo às práticas danosas à saúde pública, em desrespeito às normas constitucionais e infraconstitucionais vigentes, o que não pode ser tolerado pelo Poder Judiciário".

Na Bahia, a decisão foi tomada na quarta-feira. A juíza Rosemunda Souza Barreto, da 2ª Vara de Tóxicos da Comarca de Salvador atendeu à ação cautelar do Ministério Público que pedia a suspensão da marcha.

- Chegou ao nosso conhecimento a existência no site da descrição 'fume maconha', o que leva a crer num indício forte da prática de crime previsto na lei antidrogas, que é induzir ou auxiliar alguém ao uso indevido de drogas - afirmou Paulo Gomes Júnior, promotor de justiça.

A determinação desagradou ao professor de antropologia Edward Macrae, presidente do Grupo Interdisciplinar de Estudo do Uso de Substâncias Psicoativas. De acordo com ele, que apóia a marcha, a decisão fere os princípios da democracia.

- Eu vejo como uma absurda interferência no direito de livre expressão do cidadão que está pedindo para se fazer uma mudança na lei - criticou.

http://oglobo.globo.com/pais/mat/2008/05/0...a-427190900.asp

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Muita gente não vai ficar sabendo a tempo da proibição e vai aparecer lá, correndo o risco de sofrer repressão policial.

Seria bom que algumas pessoas comparecessem como OBSERVADORES apenas, SEM camisas explanadas, SEM faixas, SEM cartazes, SEM máscaras... enfim, com nenhuma caracterização que diga respeito à Marcha. Aparecer como quem não quer nada, munido de câmera, se possível... pq, caso haja violência policial, esta precisa ser testemunhada, documentada e divulgada.

Seria interessante que ocorresse amanhã algum protesto, ainda que singelo, dando conta desse atentado anti-democrático que sofremos. Mas, como não há tempo hábil para organizar isso até amanhã, acho que deveria ser mobilizado para um futuro próximo.

Acredito que ninguém aqui achou que o caminho para a legalização seria fácil. No caminho há muita pedra, muita lama e muita merda. Essa batalha nós perdemos. Não foi a primeira, nem será a última. Cabe a nós, agora, persuadir e se preparar melhor para as próximas.

Temos um longo ano pela frente. 365 dias para melhorar a imagem que a opinião pública e o judiciário possuem a respeito do nosso movimento, demonstrando a nossa seriedade e a viabilidade das nossas propostas.

Nos vemos na marcha de 2009!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

POr mim todos iriam com uma faixa preta amordaçada na boca! Não precisaria de cartazes, nada que fizesse menção à marcha em si, mas seria uma forma de protesto contra a falta de liberdade de expressão!

Ninguém pode impedir as pessoas de se dirigir a um local e se concentrar por lá!

Alguém com base jurídica saberia dizer se é possível driblar essa proibição dentro da lei??? Tá na hora de fazer os verdadeiros vermes da sociedade provarem do próprio veneno!

TÔ REVOLTADO COM ESSE PAÍS DE MERDA!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora mais do que nunca a galera do Recife precisa representar este ano, para que sirva como modelo para todos àqueles que se opuseram durante a campanha deste ano, ver que a idéia que eles têm sobre este movimento está completamente equivocada.

Recife vamos fazer uma passeata exemplar, pois literalmente o país todo só terá vcs como representante da marcha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...