Ir para conteúdo

Maconha & Hepatite B

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Bem pessoal, estou criando este tópico para ser debatido os efeitos que o uso da maconha causa no tratamento de hepatite B, se atrapalha muito ou pouco no tratamento, ou se não atrapalha. Se por acaso alguém aqui for um infectologista, ou saber de alguma informação, fiquem a vontade para opinarem a respeito deste assunto, pois com certeza assim como eu muitos aqui (ou alguns) devem ter Hepatite b (no meu caso a cronica) :mellow: .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• 2 years later...
  • Usuário Growroom

salve

entao sera q desse tempo pra ca algum infectologista apareceu ou alguem q possa dar essa luz?

dpois de uns dias c febre, dores no corpo e outros sintomas fiz uns exames esses dias e apontou hepatie A. é a mais branda, contagio feito pela alimentação...literalmente comi merda.

n tem remedio, so repouso, liquidos e alimentação balanceada ja q o figado n ta bem.

to c a imunidade baixa ja q ta meio foda de comer bem, e tao aparecendo outros sintomas, como gripe...tosses...mta fadiga e tal.

ando meio cabreiro de fumar...porem c isso mal humor, insonia, falta de apetite vem junto tbm...

alguem tem alguma informação sobre isso?

vlw abraços

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Pô, sou veterinário, mas as considerações são basicamente as mesmas.

A hepatite A é a mais branda de todas. Como o brócolis citou, a transmissão do vírus é pelo contato direto (pessoa-pessoa) ou por alimentos contaminados. Quando a pessoa se contamina, logo adquire anticorpos e imunidade permanente. Para evitá-la pode-se tomar medidas sanitárias além de vacinação (pra humanos, se não me engano, são 3 doses com reforços a cada 10 anos).

Como é branda, dificilmente desenvolverá cronicidade e não comprometerá o fígado, e o tratamento é sintomático (trata a diarréia, dor no corpo, dor de cabeça...).

Acredito que a cannabis possa ser adjuvante no tratamento, abrindo o apetite do paciente e trazendo conforto para a mialgia (dor no corpo), mal-estar e fadiga. Só não acho viável o uso se estiver tomando muita alopatia (antibiótico, antiinflamatório).

A hepatite B é mais punk, e quanto antes se adquire, mais fácil do paciente desenvolver cirrose hepática (as células vão fibrosando e com o tempo formam-se nódulos no fígado, limitando ou exterminando sua função). Também dá pra prevenir com a vacinação e como é uma patologia com tendência à cronicidade, o uso de cannabis deve ser monitorado.

Como a metabolização da cannabis é hepática, se o fígado não desempenha sua função com precisão, os metabólitos continuarão na corrente sanguínea e não sei ao certo o que pode ocasionar. Pode ser desde um efeito mais longo até diminuição de anticorpos ou potencialização da destruição do fígado. Por isso é necessário que o portador de Hepatite B vá ao médico com frequência; faça hemogramas e função hepática. Tendo o quadro estabilizado, ACREDITO que possa usar a cannabis sem mal algum.

Valeu aí galera, só não vale começar a latir, hein!?

Abraço, boa sorte com otratamento e desejo saúde à todos.

Com saúde conseguimos tudo! :335968164-hippy2::watchplant:

Link para o comentário

• Usuário Growroom

olá pedra cósmica,

Sou estudande de medicina recem passado pela infectologia. Pelo q consigo ver, não há nenhuma relação entre a maconha e a hepatite B. Tudo bem que a maioria das substâncias é metabolizada pelo fígado,mas se vc tiver a função hepática preservada (TAP normal) e , portanto, não tiver indicios de insuficiencia hepática, não acho que a maconha vá prejudicar ou aumentar a morte das células do fígado(hepatócitos). Pra ser bastante sincero com vc, tudo que te disserem sobre a relação entre maconha e hepatite B é mera especulação, pois não há estudos que comprovem ou falem sobre essa relação. Por via das dúvidas, pergunte ao seu gastro ou infecto a opnião dele. Se vc já estiver com insuficiencia hepática, recomendo que seja bastante criterioso em usar ou nao a maconha, pois isso pode te prejudicar, já q teu fígado vai estar com uma capacidade diminuída de metabolização.

Um abraço e se cuide!

Link para o comentário

• 4 years later...