Ir para conteúdo

A Cultura Da Cerveja E A Hipocrisia

CanhamoMAN

Recommended Posts

• Usuário Growroom

A cultura da cerveja e a hipocrisia

8/set/08

Fonte: http://www.clicerechim.com.br/articulistas...-09-09-2008.htm

Seguidamente ouço pessoas fazerem brincadeiras com o hábito do consumo de cerveja; fazem piadinhas, comentam a respeito e chegam ao ponto de enviar mensagens de e-mails com apresentações de slides (PPSs), cujo teor tematiza a cerveja; desde a plantação e o beneficiamento da cevada; sua fabricação e cuidados na produção do ‘precioso líquido’ e enaltecendo o hábito de bebê-la, como se estivessem comentando a respeito de um delicioso e saudável suco de frutas ou um não tão saudável, mas ainda assim, menos nocivo, refrigerante.

Se a mesma brincadeira fosse feita em relação a uma substância como a Cannabis Sativa (maconha), no entanto, a hipocrisia se revelaria de imediato e o ‘piadista’ correria o risco de ser expulso do grupo ou execrado de seu direito de fazer piadas e drogas de teor mais elevado, então, são proibidas, veementemente, de terem seus dias de piada, quanto mais, horas, minutos ou sequer segundos.

No início dos anos 90, durante o curto período de liberdade, conquistado após o fim da Ditadura, quando o politicamente ‘correto’ ainda não havia tomado conta, era possível conviver com o escracho e havia até uma grife que brincava com o tema.

A recente lei, conhecida como ‘Lei Seca’, provocou um debate a respeito da tolerância mínima de álcool que alguém pode ingerir antes de dirigir e, ao mesmo tempo, está proporcionando uma conscientização maior na questão da soma dos fatores álcool + direção e obtendo uma aprovação muito grande por parte daqueles pais que dificilmente conseguiam impedir os ‘filhinhos’ de sair à noite para beber e dirigir, usando ‘apenas’ sua autoridade de pais e trouxe à tona a questão do cumprimento da lei, devido aos rigores de sua fiscalização, apreensão e penalização.

A questão da hipocrisia quanto à diferença feita por algumas pessoas em relação ao uso de drogas ditas ‘licitas’ e as ‘ilícitas’ não ajuda em nada para minimizar o grande problema que o álcool e as drogas causam naquelas pessoas que não sabem seus limites e exageram nas doses.

E quando a questão atinge os menores de idade, chega às raias do ridículo, pois há leis que proíbem menores de comprar bebidas alcoólicas e até uma (municipal) que obriga a fixação da lei maior, em forma de cartaz, mas nenhuma que os impeça de consumir. Sem contar o fato de que não há fiscalização.

Nenhuma das leis é respeitada, pois, a quantidade de menores (até abaixo de 14 anos) nas festas é grande e até, em alguns casos, fazem questão de tirar fotos ao lado do aviso, com uma latinha de cerveja na mão, para tripudiar da lei.

Os próprios pais são consumidores vorazes de cerveja como se fosse refrigerante e há os anúncios na TV, em horário da manhã, meio-dia, tarde e noite e sempre associando o hábito com algo saudável, como o esporte, por exemplo. Quando não patrocinam esportes.

O assunto cabe ainda para outra reflexão que é a hereditariedade do hábito de consumir bebidas alcóolicas, passada de pai para filho e incentivada pela religião católica em seu próprio ritual (missa), quando menciona a parte do vinho. Isso, sem contar as festas na própria comunidade, regada a vinho, cachaça e cerveja, sem restrições e onde os jovens ‘aprendem’, desde cedo, que quem não bebe não é ‘homem’.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

antarctica2.jpg

Kaiser_tampinhas_nota.jpg

Com um marketing desses não tem como racionalizar a questão.

Chega num buteco tem vários desses cartazes.

A bebida alcoolica é muito barata no brasil, se consegue uma dose de cachaça por 50 centavos. Cerveja em lata por menos de 1 real.

Isso me lembra a época que era chique fumar

hollywood99.jpg

Tem que acabar com o glamour de todas as drogas mesmo.

[]s

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Eu sou a favor da cerveja. E creio que tanto cerveja como vinho complementam alguns pratos.

O que seria daquela porção de camarão frito com um limãozinho sem a cerveja? A questão quanto ao álcool é quando parar. Nem acho coerente estipular um limite como "dois copos" e já tá bebado. Varia de organismo pra organismo. Tem dia que você bebe um copo e se sente satisfeito, em outros dias não há cerveja que satisfaça.

Quem bebe tem que ter moderação e simancol, ai sim.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

O que eu entendi no texto foi a questão da hipocrisia na forma que as pessoas podem falar naturalmente sobre o porre ou exagero de um fim de semana e tal, mas que ninguem poderia falar naturalmente que estava chapado, que fumou todas até cair de tanto rir.

O alcool traz tanto beneficios quanto maleficios no organismo na vida social e sexual das pessoas.

Assim como o uso de qq substancia... tem que estar ciente de todos os aspectos, não ficar só enaltecendo as qualidades e passando falsas mensagens

a questão é a pessoa estar consciente das suas escolhas.

e eu acho q camarão pode ser gostoso com ou sem cerveja... tipo, eu nem gosto, mas não vou ficar dizendo pras pessoas não comerem.

Camarão pra mim é só pra fumar heheh

Juliana%20paes.jpg

sem querer generalizar, mas esse é o destino das boas de copo na juventude

Link para o comentário

• Usuário Growroom

O que eu compreendi sobre o texto é o fato do povo ser controlado pela mídia, e a hipocrisia que a mídia prega.

Assim como alguns acham "bonito" seu filho tomar sua 1ª cerveja, achando que ele "tá virando homem" e por outro lado se fumar maconha vai achar vergonhoso, do tipo "meu filho está se entregando às drogas".

Claro que nem na questão da cerveja e nem da maconha estão corretos. O álcool é uma droga muito mais forte que a maconha, sem falar que não é saudável como a cannabis.

Creio que a informação sobre drogas que o povão recebe está muito longe de ser coerente.

Link para o comentário

• Usuário Growroom
O que eu compreendi sobre o texto é o fato do povo ser controlado pela mídia, e a hipocrisia que a mídia prega.

Assim como alguns acham "bonito" seu filho tomar sua 1ª cerveja, achando que ele "tá virando homem" e por outro lado se fumar maconha vai achar vergonhoso, do tipo "meu filho está se entregando às drogas".

Claro que nem na questão da cerveja e nem da maconha estão corretos. O álcool é uma droga muito mais forte que a maconha, sem falar que não é saudável como a cannabis.

Creio que a informação sobre drogas que o povão recebe está muito longe de ser coerente.

[2]

eu IA escrever alguma coisa... hehehe boa dick

Link para o comentário

• Usuário Growroom
saudável de fato, é não usar nenhum tipo de droga. isso sim, é saudável.

abrasssss

bom saudavel então, nesse seu conceito, é a combinaçao de genética + modo de vida. Muito como nas plantas (genética + cultivo = plantas saudaveis)

nesse caso a cannabis serve, assim como adubo serve, para repor certos nutrientes. Sabemos q nossos cerebros tem receptores de THC, e nosos corpos não tem glandulas q sintetisam ou q produz THC. Não seria o caso de cannabis nos deixar mais saudavel???

Sei q é uma comparação rudimentar... mas...

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Tem um site ai que anuncia cannabis com um monte de foto de mulher pelada gostosa, alias já vi isso em varios lugares na net e em anuncios da high times. O marketing do mercado é voraz. Tem mais maconheiro homem que mulher? Então poe mulher gostosa no anuncio que vende.

Link para o comentário

• Usuário Growroom
saudável de fato, é não usar nenhum tipo de droga. isso sim, é saudável.

abrasssss

Aí vc sofre muito ou morre. Precisamos de batata-frita, de drogas nos hospitais quando se tem uma doença, pior, drogas químicas.

As drogas não estão aqui para nos prejudicar, e sim para ajudar. Basta ter consciência para usá-las.

Maconha é uma salvação pra uma nova humanidade, mas o desastre para o sistema capitalista.

Link para o comentário

• Usuário Growroom
dick! não mistura as coisas, cara. vc entendeu o que eu quis dizer. ou vai dizer que não entendeu? se o ser humano já nascesse propenso a usar drogas, a gente sairia lá de dentro com canudo, bong e seringa.

abrassssss

se o ser humano nascesse propenso a comer, ele nasceria com garfo e faca???

amigo nos nascemos com receptores de THC no cerebro... pra q será senão pra cannabis???

Link para o comentário

• Usuário Growroom
se o ser humano nascesse propenso a comer, ele nasceria com garfo e faca???

amigo nos nascemos com receptores de THC no cerebro... pra q será senão pra cannabis???

Também nascemos com receptores de nicotina. Receptores temos aos montes de uma variedade imensa. A questão não é essa, de ter ou não receptor, mas o quão o organismo é influenciado quando estes são estimulados. E apesar de estudos avançando na área dos estímulos aos receptores de THC, e às vantagens que se reflete ao organismo, isso não é divulgado e está longe de se criar uma cultura como o consumo da cerveja. Esse é o ponto.

Como o Dick falou, levando para o lado capitalista da coisa, imagina um mundo com propagandas do tipo:

Fume maconha e cure seu glaucoma,Fume maconha e alivie suas cólicas menstruais, Fume maconha para aliviar a depressão e sintomas de esquizofrenia.....e muitos mais outros slogans. Ia desbancar toda uma industria farmacêutica, fora prejudicar toda uma indústria têxtil, fora cosméticos, e diversas outras aplicações que sabemos que a nossa conhecida maconha tem. Ninguem quer ser incomodado meu chapa.

Então, lúpulo no povo. (que a maioria nem sabe que é da familia da canabis)

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Isso mesmo, bom texto.

Não estou postando só pra elogiar mas também para dizer que seu quote saiu meio errado, foi o Klingom que disse isso e não o Canadense, mas tudo de boa.

Complementando ainda, uma matéria que saiu na superinteressante (vi aqui no growrrom por sinal, tem que usar a busca, eu comprei a revista) falando da inteligência das plantas, e que a maconha surgiu em todas as partes do planeta junto com o homem, e qualquer antropólogo sabe que o ser humano usa há milhares de anos, e sim, temos necessidade de usá-la para esquecer das coisas, (assim que ela nos seduz) ou prazer, assim como comemos batata-frita e muito churrasco ao invés de só frutas verduras, etc... Além do mais cannabis é uma coisa saudável. Também nunca me deu ressaca. Já a cerveja, vc toma e vontade de tomar mais e mais e se bebe rápido e de estômago vazio então no outro dia parece que vai morrer. Uísque ou bebida destilada então, Deus me livre né. Sai por aí que nem sabe mais quem vc mesmo é, fazendo barbaridades, quem já tomou um piléque sabe disso, nem lembra de nada no outro dia, maconha não chega nem perto disso e É PROIBIDA !!! principalmente pelo motivo que o sapo citou, pura politicagem.

Link para o comentário

• 1 month later...