Ir para conteúdo

Cannabis X Câncer De Pulmão


FolhadeSaoPaulo

Recommended Posts

  • Usuário Growroom

Caros, estava navegando na internet e caí no seguinte artigo:

http://www.washingtonpost.com/wp-dyn/conte...2501729_pf.html

Ele é meio antigo, mas o achei interessante e de relevância, então resolvi traduzi-lo aqui:

Estudos encontram ausência de conexão entre câncer e maconha

O maior estudo deste tipo concluiu, inexperadamente, que fumar maconha, mesmo regularmente e pesadamente, não leva ao câncer de pulmão.

As novas descobertas "foram contra nossas expectativas", disse Donald Tashkin, da Universidade da Califória, em Los Ângelies. Tashkin é um pulmonologista que estudou a maconha por 30 anos.

"Nossa hipótese era que haveria uma associação positiva entre o uso de maconha e o câncer de pulmão, e que a associação seria ainda mais pesada com o uso em maior quantidade", ele disse. "O que nós descobrimos, pelo contrário, foi a ausência de qualquer tipo de associação, e até uma sugestão de algum efeito protetor".

Agências federais de saúde e combate às drogas usaram amplamente os trabalhos anteriores de Tashkin sobre a maconha para dizer que o uso de drogas é perigoso. Tashkin disse que enquanto ele ainda acredita que a maconha é potencialmente danosa, seu efeito causador de câncer aparentemente é menos preocupante do que se pensava anteriormente.

Trabalhos anteriores concluíram que a maconha contém substâncias químicas causadoras de câncer tão danosas quanto as do tabaco, ele disse. Entretanto, a maconha também contém o químico THC, que, segundo ele, pode matar células envelhecidas e evitar que elas se tornem cancerígenas.

O estudo de Tashkin, financiado pelo Insituto Nacional de Saúde e Abuso de Drogas, envolveu 1200 pessoas em Los Ângeles. As pessoas tinham câncer de pulmão, pescoço ou cabeça, e adicionalmente, 1040 pessoas sem câncer. A amostra foi delimitada por idade, sexo e local de residência.

As pessoas foram perguntadas acerta de seu uso, ao longo da vida, das substâncias maconha, tabaco e alcool. Os usuários mais pesados de maconha carburaram mais de 22 mil vezes, enquanto os usuários moderados foram definidos como aqueles que carburaram entre 11 mil e 22 mil baseados.Tashkin descobriu que até os usuários pesados de maconha não demonstraram aumento de incidência dos três tipos de câncer estudados.

"Este é o maior estudo de caso controlado já realizado, e todo mundo teve que preencher um questionário bastante extenso acerca do uso da maconha", ele disse. "Viés pode atrapalhar qualquer pesquisa, mas nós controlamos tantas variáveis e fatores intervenientes quando pudemos, então eu acredito que os resultados têm significado real".

O grupo de Tashkin na Escola David Geffen de Medicina, na Ucla, haviam levantado a hipótese de que a mardita aumentaria o risco de câncer, com base em estudos anteriores em humanos, estudos com animais em laboratórios, e o fato de que usuários de maconha inalam mais profundamente e geralmente seguram a maconha no pulmão por mais tempo que os usuários de tabaco - expondo-os aos perigosos químicos por um tempo maior. Além disso, disse Tashkin, estudos anteriores encontraram que a maconha tem concentração de químicos relacionados ao câncer 50% maior que a concentração presente no cigarro de tabaco.

Se por um lado nenhuma associação entre o fumo de maconha e o câncer foi encontrada, as conclusões do estudo, apresentadas à Conferência Internacional da Sociedade Americana Toráxica (?) esta semana, encontraram um aumento de 20 vezes de cÂncer de pulmão para as pessoas que fumavam 2 ou mais maços de cigarro por dia.

O estudo foi restrito a pessoas com menos de 60 anos porque aqueles mais velhos geralmente não foram expostos à maconha durante sua juventude, quando é normalmente experimentada.

***

Achei um também sobre o potencial do THC para destruir células leucêmicas:

http://www.qmul.ac.uk/news/newsrelease.php?news_id=175

Ressalto que este é um estudo preliminar e não basta sair fumando baseados para curar a leucemia, ok?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
  • Tópicos

  • Posts

    • Salve galera, tudo certo?! Alguns anos sem entrar aqui na casinha, mas como eu vi que tem alguns Growers retornando à casa e outros novos chegando, resolvi postar uma "atualização jurídica" (que não é tããão atual assim) para todos os usuários que já "rodaram/caíram" nesses anos todos de cultivo!!  Todos nós sabemos do julgamento do RE 635.659 (Recurso no STF para descriminalização do porte de maconha), agora chegou o momento de revisar as antigas condenações.  Sabe aquela transação penal assinada? Aquela condenação pelo 28 (que não foi declarada inconstitucional na época)?? Aquela condenação do seu amigo pelo 33, mas que se enquadrava nos parametros de um grower??? Pois então, chegou o momento de revisar todos esses processos para "limpar" a ficha de todos(as) os(as) manos(as) jardineiros(as)!! "O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) dará início, em 30 de junho, ao mutirão nacional para revisar a situação de pessoas presas e/ou condenadas por porte de até 40 gramas de maconha ou seis plantas fêmeas. A realização do mutirão cumpre determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) ao julgar recurso sobre o tema em junho de 2024, que resultou na fixação de parâmetros para diferenciar o porte de maconha para uso pessoal do tráfico. Entre o dia 30 de junho e 30 de julho, os tribunais da Justiça Estadual e regionais federais farão um esforço concentrado para rever casos de pessoas que foram condenadas por tráfico de drogas, mas que atendam aos critérios do STF: terem sidos detidos com menos 40 gramas ou 6 pés de maconha para uso pessoal, não estarem em posse de outras drogas e não apresentem outros elementos que indiquem possível tráfico de drogas. De acordo com da Portaria CNJ n. 167/2025, os tribunais atuarão simultaneamente para levantar os processos que possam se enquadrar nos critérios de revisão até o dia 26 de junho. Este é o primeiro mutirão realizado no contexto do plano Pena Justa, mobilização nacional para enfrentar a situação inconstitucional dos presídios reconhecida em 2023 pelo STF. O CNJ convidará representantes dos tribunais que atuarão diretamente na realização do mutirão para uma reunião de alinhamento na próxima semana, além de disponibilizar o Caderno de Orientações." LINK DO CNJ Caso o seu caso se enquadre, ou conheça alguém que também passou por essas situações, sugerimos buscar um Advogado de confiança ou entrar em contato aqui neste tópico mesmo com algum dos Consultores Jurídicos aqui da casinha mesmo!! Bless~~
    • Curitiba é sempre pior parte hahahaha!
    • o teu chegou? o meu já passou por Curitiba mas tá devagar (pelo menos o pior já passou) kkkkkkkkkk
×
×
  • Criar Novo...