Ir para conteúdo

Em Debate, Gabeira E Paes Afirmam Que Já Fumaram Maconha

Angel Pot

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Em debate, Gabeira e Paes afirmam que já fumaram maconha

'Fumei, traguei e não gostei', disse Paes.

Gabeira: 'Não fumo atualmente porque trabalho com deputados'.

Aluizio Freire

Do G1, no Rio

Em debate nesta quinta-feira (16), os candidatos à Prefeitura do Rio Eduardo Paes (PMDB) e Fernando Gabeira (PV) afirmaram já ter fumado maconha.

Paes disse já ter experimentado e não ter gostado, e Gabeira disse que não fuma há muito tempo em respeito à lei.

"Fumei, traguei e não gostei", disse Paes, que, à tarde, divulgou nota à imprensa para esclarecer a declaração.

"Eu tenho uma droga que uso muito que, que é H2O (água). Não fumo atualmente porque há muito tempo trabalho com deputados e não é razoável desrespeitar a lei no Brasil. A outra questão é que para o relaxamento semelhante da droga hoje uso a meditação", afirmou Gabeira.

As declarações foram dadas durante debate promovido pelo jornal "Folha de S. Paulo", nesta quinta-feira (16).

Para Paes, a descriminalização das drogas é um "mal". "Acho que a droga está na raiz dos problemas dessa cidade, a origem dessa violência. A descriminalização e a apologia às drogas são um mal", disse.

Eduardo Paes (PMDB) e Fernando Gabeira (PV) durante debate do jornal 'Folha de S.Paulo'

Fernando Gabeira afirmou que a descriminalização é uma questão para "o futuro". "Sobre o problema das drogas, sou uma referência, um dos poucos políticos que estudou o assunto. Acho que a descriminalização pode dar certo no futuro, mas depois que tivermos uma polícia competente e bem articulada. (...) Nós conseguimos, pelo menos, fazer com que os usuários não sejam presos. Hoje, são submetidos a uma multa."

Alianças

O candidato do PV disse que, se for eleito, seu governo vai "favorecer qualquer tipo de partido". "Pretendo fazer um governo que atenda aos interesses da sociedade do Rio, do povo do Rio. A política está muito empobrecida. Precisamos recuperar a dignidade dos políticos. O que vou fazer fortalece a todos os partidos democráticos e enfraquece os partidos fisiológicos".

Eduardo Paes afirmou que está aliado a partidos que apóiam claramente o governo Lula. "O Rio de Janeiro precisa deixar de ser uma trincheira de lutas políticas. A nossa candidatura representa a junção das forças políticas que apóiam o governo do presidente Lula", disse.

Campanhas apócrifas

Os dois candidatos alegaram que estão sendo vítimas de campanhas apócrifas negativas. Paes chegou a mostrar alguns folhetos que diziam que ele era a favor do aterro sanitário de Paciência, na Zona Oeste, e que iria combater o transporte alternativo (vans e kombis). O peemedebista negou essas posições.

"Essas coisas (campanhas apócrifas) são condenáveis. O pior é que estão fazendo isso também na internet, que é uma coisa que o deputado Gabeira domina", insinuou. O candidato do PV retrucou: "Quero dizer ao senhor que ninguém domina a internet". Na quarta-feira (15), o Tribunal Regional Eleitoral apreendeu material apócrifo contra a campanha de Gabeira.

Fonte: http://g1.globo.com/Eleicoes2008/0,,MUL801...AM+MACONHA.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

Esse Eduardo paes é um bunda frouxa mesmo, primeiro chama o Lula de chefe de quadrilha e tentar meter o filho do cara na CPI, depois pra receber apoio vai la pedir desculpa e enfiar o rabo no meio das pernas. Agora diz que fumou e depois faz nota a imprensa pra esclarecer que nao foi bem assim é que o maconheiro safado é o Gabeira e não ele. Espero do fundo do coração que os cariocas tenham no segundo turno o mesmo bom senso que apresentaram no primeiro quando mandaram o bispo crivela pra casa.

Link para o comentário

• Usuário Growroom
Só que ambos se disseram contra a descriminalização...

As posturas são totalmente diferentes, o Gabeira suspendeu a defesa da legalização por entender que essa proposta nao tem espaço no momento, dentro do contexto de um eleição municipal, mas em nenhum momento ele mudou de opiniao sobre a erva, continua defendendo. Nesse mesmo debate ele disse que só nao fuma mais porque nao acha coerente um deputado descumprir a lei, mas que substitui a erva pela natação e pela meditação. Pra bom entendor isso equivale a dizer que a erva faz bem, assim como a nataçao e a meditação. Ja o Paes nessa nota a imprensa repete a cantilena de demonização da erva.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

A postura do Paes é diferente da do Gabeira de hoje, sendo a do Gabeira mais progressista em relação a este ponto específico (Maconha).

A postura do Gabeira de hoje, porém, é diferente da postura do Gabeira de um ano atrás. Durante a campanha ele disse até que não vai permitir a realização da Marcha da Maconha!

A postura do Gabeira não é tão progressista assim. Tem uma penca de ministros que já defenderam explicitamente a descriminalização da maconha. Tem uma penca de juristas famosos que disseram que a proibição da marcha foi um arrepio ao texto constitucional. Como é que vem o Gabeira, defensor histórico desta bandeira, e diz uma coisa dessas?

Link para o comentário

• Usuário Growroom
A postura do Paes é diferente da do Gabeira de hoje, sendo a do Gabeira mais progressista em relação a este ponto específico (Maconha).

A postura do Gabeira de hoje, porém, é diferente da postura do Gabeira de um ano atrás. Durante a campanha ele disse até que não vai permitir a realização da Marcha da Maconha!

A postura do Gabeira não é tão progressista assim. Tem uma penca de ministros que já defenderam explicitamente a descriminalização da maconha. Tem uma penca de juristas famosos que disseram que a proibição da marcha foi um arrepio ao texto constitucional. Como é que vem o Gabeira, defensor histórico desta bandeira, e diz uma coisa dessas?

pois é, mas esse ponto da marcha da maconha apareceu em uma unica entrevista e acho que houve algum mal entendido, nao acredito que ele proibisse a marcha, até porque o prefeito nao tem poder pra isso. Mas de qualquer forma é compreensivo que disputando uma eleição majoritaria ele prefira fugir do tema.O Gabeira tem sua biografia indelevelmente associada a maconha. Gabeira é maconheiro, fala como maconheiro, pensa como maconheiro é gente nossa, e a vitoria dele seria ponto pra nós, eu acho.

Link para o comentário

• Usuário Growroom
pois é, mas esse ponto da marcha da maconha apareceu em uma unica entrevista e acho que houve algum mal entendido, nao acredito que ele proibisse a marcha, até porque o prefeito nao tem poder pra isso. Mas de qualquer forma é compreensivo que disputando uma eleição majoritaria ele prefira fugir do tema.O Gabeira tem sua biografia indelevelmente associada a maconha. Gabeira é maconheiro, fala como maconheiro, pensa como maconheiro é gente nossa, e a vitoria dele seria ponto pra nós, eu acho.

É compreensível que, sendo candidato a um cargo majoritário, ele tenha que esconder suas verdadeiras posições? Lembrando que Gabeira tem apoio de César Maia, do PSDB, da revista Veja e do PFL... Acho compreensível que ele tenha mudado mesmo de posição. Em tempo: acho ele melhor que o Paes, mas não podemos nutrir falsas ilusões. Ele mudou radicalmente de posição desde que saiu candidato, ou seja, comportou-se igual a um político tradicional.

Gostaria de saber, também, qual foi o mal entendido da seguinte entrevista:

(Jornalista): Se eleito, o senhor libera a marcha da maconha?

(Gabeira): Não, eu não libero.

Esta frase foi seguida de uma, correta, sobre a reforma da polícia.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

eu ainda acho impressionante como tem gente q acha q o brasil esta pronto pra uma total descriminalização...

posição do gabeira está muito correta...

entendo q mta gente ta decepcionada com ele pois ele defendia com unhas e dentes nossa queria erva, mas é so pensar, oq um prefeito pode fazer nessa questão? NADA ...

e como ele disse, pelo menos usuarios nao sao presos (as vezes) mais ...

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Olha o que que o infeliz do Paes ainda faz...

Paes divulga carta para esclarecer declaração sobre uso de maconha

Publicada em 16/10/2008 às 19h32m

RIO - O candidato a prefeito do Rio Eduardo Paes (PMDB/PP/PTB/PSL) divulgou carta em que esclarece a informação que deu durante debate no Jornal "Folha de S.Paulo", nesta quinta-feira, de que já experimentou maconha, quando jovem. Ao ler as notícias divulgadas em sites jornalísticos, Paes afirmou que se sente no dever de "enfatizar pontos importantes e dar maior clareza" ao contexto em que foi dada a declaração.

Segundo ele, "até pouco tempo, no site do deputado (Gabeira) havia uma folha de maconha estampada na página principal". Ele citou ainda entrevista do adversário à revista "Playboy", em que defende a legalização da droga e afirma que fuma quando viaja à Holanda. "Ele exaltou as qualidades da maconha", diz o texto.

"Percebo (pelas notícias publicadas nos sites) uma tentativa de igualar o experimento de um cigarro de maconha por um jovem - que, homem público, sempre se posicionou contra a legalização da maconha - com um deputado federal que marcou sua vida pela defesa da sua legalização. Jamais esse tema foi prioridade na minha vida e, sempre que abordado sobre a legalização da droga, refutei veementemente".

Leia abaixo a íntegra da nota de Paes:

"Ao verificar nos onlines dos principais jornais brasileiros a repercussão do debate entre mim e o deputado Fernando Gabeira, promovido hoje pelo Jornal Folha de São Paulo, me sinto no dever de enfatizar pontos importantes que darão maior clareza na busca do bom jornalismo, de informar corretamente os leitores.

"O jornalista Mário Magalhães, da Folha de São Paulo, fez uma pergunta aos dois candidatos: "O senhor já experimentou maconha?". A minha resposta foi: "Experimentei quando jovem e não gostei", e enfatizei que durante toda a minha vida pública sempre me manifestei contra a legalização da maconha.

"Já o deputado federal Fernando Gabeira fez da defesa da legalização da maconha um dos seus principais compromissos como homem público. Até pouco tempo, no seu site de deputado, havia uma folha de maconha estampada na página principal. A própria empresa proprietária do Jornal Folha de São Paulo, por intermédio da editora Publifolha, editou um livro sobre a maconha, cujo autor é o deputado, no qual ele faz considerações sobre as características dessa droga e mostra profundo conhecimento de estudioso e usuário.

"Em fevereiro do ano passado, em entrevista à Revista Playboy, ao contrário do que disse hoje no debate da Folha, o deputado Fernando Gabeira declarou que "eu defendo a legalização, estudo o assunto e, quando vou a Amsterdã, fumo. Lá você tem uma oferta maior." Em certos momentos, exalta as qualidades da maconha: "a maconha não é uma planta, uma cultura. Só ela tem um museu em Amsterdã. A berinjela não tem, a abóbora não tem. Aqui no Brasil, os brancos fazem propaganda mostrando que quem fuma maconha fica abobado. Os guajajaras usavam para intensificar o trabalho na colheita, outros fumam para ampliar a consciência, outros fumam para relaxar, outros fumam porque estão de saco cheio", declarou Gabeira à Playboy.

"Sempre defendi intransigentemente, como homem público, a liberdade de imprensa. Ela é o pilar fundamental da democracia. No entanto, cabe aos órgãos de comunicação darem aos seus leitores a devida proporção dos fatos. Percebo (pelas notícias publicadas nos onlines) uma tentativa de igualar o experimento de um cigarro de maconha por um jovem - que, homem público sempre se posicionou contra a legalização da maconha -, com um deputado federal que marcou sua vida pela defesa da sua legalização. Jamais esse tema foi prioridade na minha vida e, sempre que abordado sobre a legalização da droga, refutei veementemente.

"Envio essa mensagem às redações dos jornais na convicção de que a imprensa brasileira, que é orgulho da democracia e do povo brasileiro, nunca faltará com o critério da imparcialidade na cobertura de quaisquer fatos."

Atenciosamente,

Eduardo Paes

http://oglobo.globo.com/pais/eleicoes2008/...a-585979008.asp

Uma das propostas do Eduardo Paes para cortar custos no municipio seria cortar a Secretária de Prevenção as Drogas.... to vendo que assim o numero de viciados vai crescer e vai justificar cada vez mais a matança de população pobre em nome da paz.... AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA QUE MUNDO DESGRAÇADO !!!!!!!!!!!!!!

PS: Viciado que eu digo é viciado mesmo... cocaina, crack.... ainda bem que ainda não tem heroina e meta anfetamina(meth)

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Difícil velho,

O Paes, não deve ler muito, tá desatualizado em várias áreas...

O Gabeira, deixou a Vaidade falar mais alto, talvez seja estratégia para poder ser votado sem rótulos, mas parece que para ser lembrado como prefeito, a Titia tá abandonando alguns ideais...

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Paes já defendeu a liberação da maconha

Publicada em 17/10/2008 às 23h17m

17_MHB_paeseud.jpg

RIO - Assim como mudou de opinião sobre o presidente Lula, o candidato do PMDB, Eduardo Paes, também mudou em relação à legalização da maconha. Embora agora diga que é terminantemente contra, há 12 anos ele defendeu a descriminalização em reportagem da revista "Veja Rio". Na quarta-feira, em debate na "Folha de S.Paulo" , Paes admitiu que fumou maconha e tragou, mas disse não ter gostado e que é contra a legalização da droga.

A reportagem sobre o lendário "Verão do apito'', de 1996, incluiu Paes na lista de pessoas conhecidas da cidade que já tinham fumado maconha e eram a favor de descriminalização. E, já naquela época, destacava as contradições do agora candidato.

"Você olha para um garoto tão certinho como o Eduardo Paes, subprefeito da Barra, e ele diz que já fumou e é a favor da descriminação. Em compensação, o subprefeito da Lagoa, Rodrigo Bethlem - filho da atriz Maria Zilda -, não tem sequer curiosidade de experimentar," diz trecho da reportagem, referindo-se também ao atual subsecretário estadual de Governo, Rodrigo Bethlem. Os dois integravam, na época, o primeiro governo do prefeito Cesar Maia.

- Fumei, traguei e não gostei. Não uso mais - resumiu Paes durante o debate, lembrando-se da reportagem de 1996. - Isso não é novidade. Já falei sobre isso há dez anos, em entrevista à "Veja". Ele só não contou que, naquela época, defendeu também a liberação da droga.

Mais tarde, Paes divulgou nota tentando orientar a imprensa sobre como noticiar suas declarações e dizendo que percebera no noticiário dos sites "uma tentativa de igualar o experimento de um cigarro de maconha por um jovem (...) com um deputado federal que marcou sua vida pela defesa da legalização", referindo-se ao adversário Fernando Gabeira.

Nesta sexta-feira, ele voltou a falar da questão:

- Acho que esse assunto está às vezes meio mal colocado. É igual, por exemplo, o repórter chegar para mim: Eduardo, você já fez gol no futebol? Já fiz gol no futebol. Pelé, você já fez gol no futebol? Já fiz gol no futebol. E a manchete ser Eduardo e Pelé já fizeram gol no futebol. É bem diferente.

Leia mais:

http://oglobo.globo.com/pais/eleicoes2008/mat/2008/10/17/paes_ja_defendeu_liberacao_da_maconha-586004558.asp

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Paes disse que a descriminalização e a apologia às drogas são o MAL, em outras palavras, nós somos o mal galerinha... E eu axo q o Gabeira mudou a postura dele em relação à legalização pq ele nao pode ficar falando de legalização assim qdo a cidade tá caindo aos pedaços por causa da violência... Axo totalmente certo oq ele tá fazendo, dizer q a legalização é um tema pro futuro, antes tem q acertar a polícia... Mas o Paes pegou pesado nessa parada do mal aí, eu me senti pessoalmente ofendido, se eu encontro com ele na rua eu dou um sermão digno de sermão da montanha nele pra ele deixar de se axar o esperto..

Link para o comentário