Ir para conteúdo

Livros

crj609

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Bom gostaria que todos aqui contribuissem pro topico, listando nome de livros e autores que abordam o uso da cannabis na medicina, acumulação de conhecimento é a chave :)

ps: need weed vi em um dos seus topicos um livro da capa verde , apresenta uma sugestao de livros pra galera :)

exemplo 1

The emperor wears no clothes - Jack herer pode ser adquirido pelo site jackherer.com tanto como livro ou digitalmente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

O livro é "Simpósio Cannabis Sativa L. e Substancias Canabinóides em Medicina" organizado pela Cebrid da Unifesp e não é vendido em lojas. Consegui de um amigo que chegou a disponibiliza-lo online em formato PDF, vou procurar o link para postar depois.

Existe um outro livro que fiquei semanas procurando e sempre estava em falta nas livrarias, fiquei tanto tempo que acabei esquecendo do livro e seu nome. Na proxima vez que passar por uma livraria vou usar o terminal para procurar livros com titulo "Cannabis" para ver se acho e me lembro do nome e se possivel comprar também hehehehehehe

[EDIT]

Link do livro: http://www.encod.org/info/IMG/pdf/CannabisFinal.pdf

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Cannabis e Saúde Mental

Zuardi, Antonio Waldo / FUNPEC

O livro aborda os aspéctos históricos relacionado ao uso médico da cannabis e suas interações com o contexto em que ocorreu. Analisa a farmacocinética da droga, incluindo absorção, distribuição, metabolismo, excreção, interação com outras drogas e discute as principais descobertas e dúvidas relacionadas aos receptores canabinóides e às substâncias endógenas que se ligam a esses receptores no cérebro. A última parte do livro discute o uso da cannabis como droga de abuso, revendo sua epidemiologia e os problemas e tratamentos desse uso.

Os efeitos farmacológicos da Cannabis sativa (cannabis) são conhecidos pela humanidade há milhares de anos. A investigação científica desses efeitos, no entanto, tem uma história bem mais recente. A descoberta, ao final da década de 80, de receptores específicos no sistema nervoso central para canabinóides, e o posterior isolamento e caracterização biológica de substâncias endógenas que interagem com esses receptores, representou um grande impulso para a pesquisa nessa área, particularmente nos últimos cinco anos. Estes trabalhos têm revelado que canabinóides endógenos têm um papel regulatório importante em um número muito grande de funções biológicas - imcluindo ansiedade, humor e psicose.

O momento, portanto, é bastante propício para o presente livro, que procura sintetizar a extensa literatura científica sobre diferentes aspectos da relação entre a cannabis e a saúde mental. O livro é dividido em cinco partes analisando a farmacocinética da droga, incluindo absorção, distribuição, metabolismo, excreção, interação com outras drogas e discute as principais descobertas e dúvidas relacionadas aos receptores canabinóides e às substâncias endógenas que se ligam a esses receptores no cérebro. A última parte do livro discute o uso da cannabis como droga de abuso, revendo sua epidemiologia e os problemas e tratamentos desse uso.

Os autores - nacionais e internacionais - dos diferentes capítulos são todos engajados na pesquisa sobre seus respectivos temas, o que lhes permitiu produzir uma revisão crítica da literatura disponível.

Um livro com essas características, publicado no Brasil, faz todo o sentido, dado a longa tradição de contribuições significativas sobre essa planta feita por cientistas brasileiros.

Entrevista com um dos autores: http://www.jornalacidade.com.br/noticias/7...-e-psicose.html

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Chegou a minha cópia de "Cannabis e Saúde Mental". Ele foi editado em Maio de 2008, o que mostra que é um livro que trata das pesquisas mais recentes. O livro é feito por uma equipe enorme, com 4 paginas dando uma breve informação sobre quem são e aonde atuam os escritores e colaboradores. Todos, se não me engano, são médicos e pesquisadores.

O livro é completo. Ainda estou no quarto dos 16 capítulos, e até agora só tenho o que elogiar. Aprendi muita coisa, muita coisa mesmo. Toda a nossa discussão sobre como usar maconha via oral é explicada lá, falando desde quando chega, quando metaboliza, os diferentes tipos de THC com mais ou menos carbono...

Ele é bem técnico, com muitas palavras que não conheço, mas no final da pra entender... o que eu não estou entendendo completamente eu marco para depois perguntar ao meu psicologo/psiquiatra.

Até agora o que eu mais gostei do livro foi a observação sobre a interação do CBD com o THC e do THC com remédios normalmente prescritos para questão de saúde mental... aliais, este capitulo(o segundo) deveria ser obrigatório que todos os psiquiatras tivessem... Por exemplo, o tabagista precisa de uma dose maior de olanzapina, mas o "cannabista" também... isto é o mais simples do livro, mas tem MUUUUITA informação boa.

Um fato curioso que eu não sabia é que pouco antes da criação do Federal Bureal Of Narcotics, havia tido uma grande convenção nos EUA sobre o uso medicinal, que na época era usado inclusive para tratar doenças que hoje já tem vacina como o tétano. Agora que eu entendi melhor a cena que o Sergio Vidal apresenta na sua palestra(disponivel pra download aqui) aonde os médicos americanos reclamam com o FBN que eles estão prendendo indevidamente seus pacientes. Isso mostra como a lógica proibicionista não segue a ciencia, apenas usa ela de forma deturpada para alcançar seus objetivos moralistas.

O livro não parece tomar partido afavor ou contra, se bem que a ultima parte tem cara de ser contra, mas isso tudo jamais invalida o trabalho maravilhoso que fizeram. Isso é um trabalho cientifico que deve avaliar os fatos imparcialmente. O estudo com CBD deles pra mim é lindo.... Outra coisa que devemos largar ao estudarmos a maconha são as bandeiras ideológicas... Vai que realmente tem uma questão que faz mal, eu tenho que saber ora bolas.... não da pra ficar achando que maconha é 100% do bem porque o lithium, mineral que o proprio corpo produz, em certas pessoas da uma reação absurda... esse papo de 100% bom e 100% mal não existe. Acho isso uma posição de quem não desenvolveu bem a ideia.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

muito obrigado need inclusive estou lendo o livro que voce disponibilizou pra download e realmente temos que deixar de lado as ideologias e se prender no cientifico pra realmente estar aberto a esse conhecimento e nada melhor do q conhcer TUDO sobre o que voce gosta. abraços

Link para o comentário

• 2 weeks later...
  • 5 months later...