Ir para conteúdo

Verão Da "lata"


Aww

Recommended Posts

  • Usuário Growroom

Bom, tava lendo uns artigos, achei interessante resolvi postar a história do verão da lata que reza a lenda que rolou

em 87 no Rio de Janeiro... DOCUMENTAÇÃO HISTÓRICA.

Num resgate da memória surreal brasileira, dedico um site a um episódio que amigo estrangeiro nenhum acredita ser verdade: o derrame de 22 toneladas de maconha ao longo da costa brasileira, às vésperas de um verão dos mais movimentados que se teve notícia.

Nem durante os delírios mais surrealistas os malucos de plantão poderiam sonhar com o aparecimento de um barco que fizesse chover maconha na praia. Mas a coisa aconteceu mesmo, no final do ano de 1987. O cenário era o litoral brasileiro e o navio protagonista da história tinha o nome de Solana Star.

Depois de levantar âncora na Austrália e fazer uma parada estratégica para abastecimento em Cingapura - onde seus porões receberam um carregamento de 22 toneladas de erva prensada acondicionada em 20 mil latas lacradas a vácuo - esse pesqueiro de bandeira panamenha começou a ser perseguido pela Marinha tupiniquim, já devidamente alertada por um instituto americano de repressão às drogas (o Drug Enforcement Agency) sobre a carga da embarcação. Acuada nas imediações de Angra dos Reis, não restou outra alternativa à tripulação do Solana: dispensar no oceano o fumo.

Assim foi feito e - por uma infeliz obra do destino ou por alguma influência divina, depende do ponto de vista - as correntes marítimas espalharam a cannabis pelas praias do Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e até o Rio Grande do Sul. "Os recipientes com a droga estavam no fundo do mar, presos em engradados", lembra Irajá de Souza, delegado da Polícia Federal no município de São Sebastião, no litoral paulista. "Mas a ação da maresia quebrou as cercas de metal e libertou as latas, que subiram e ficaram boiando na superfície". As ondas se encarregaram do resto. Ao levarem a maconha para a beira da praia, deixaram pronto o cenário para o inesquecível verão de 1988 - ou, para os mais íntimos, o "Verão da Lata".

Foi uma comoção. De repente, o fumo estava na boca de todo mundo. Virou tema de camiseta, gíria de interados, marchinha de carnaval, combustível para festas memoráveis e assunto predileto das manchetes. Circo total. De um lado, Cid Moreira denunciando a maconha no Jornal Nacional, polícia enlouquecida atrás da tripulação do Solana, religiosos e conservadores em geral esconjurando o demônio responsável pela perdição espalhada nas praias. Do outro, uma moçada ávida que colocou as mãos à obra e especializou-se na arte de resgatar latas muito parecidas com a embalagem de Leite Ninho e peso de dois quilos.

A fama sobre a qualidade superior do produto aumentou ainda mais a caça ao tesouro. Era uma corrida contra o relógio, ou melhor, contra a polícia, que também lançou seus homens ao mar na tarefa de resgatarem a droga.

Quatro toneladas e meia de erva foram apreendidas pela polícia. O restante da carga do Solana (uma diferença de "apenas" 17,5 toneladas), ninguém sabe, ninguém viu.

O Solana foi leiloado e sua tripulação sumiu de circulação. A bomba sobrou para o cozinheiro da embarcação, o americano Stephen Skelton, único a ser capturado pelos federais. Condenado a puxar vinte anos de cadeia, cumpre pena no Presídio Ary Franco, no Rio de Janeiro.

Ai vai uns vídeos que encontrei de pessoas relatando a história daquela época...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 months later...
  • Usuário Growroom

È..o mais legal foi q eu mais dois amigos achamos a lata....cara....era uma lata feito leite ninho...toda vedada...so camarao...foi uma festa por 1 ano todo,,,maravilhaaa aquilo....nunca mais fumei igual aquele!! :Maria:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores Jurídicos GR

Ah... Existem relatos verídicos de latas encontradas no litoral paulista e no litoral capixaba, bem como lendas de que algumas foram nadando até o litoral de SC... Mas esse de SC tem que ser KO. CErtamente foi alguém que pegou surfando em saquarema na época (onde foram parar várias) e levou para SC...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom
Eu já fumei dele algumas muitas vezes!!!!

Eu era adolescente na época e já pipocava um caroço desde os 12... Sabe como é... Surfista começava cedo naquela época!

Nao era voce que se disse aleijado, com dois bracos esquerdos, acredite se quiser ne...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores Jurídicos GR
Nao era voce que se disse aleijado, com dois bracos esquerdos, acredite se quiser ne...

lol

Eu quis dizer que não tinha perícia (e ainda não tenho) para trabalhos manuais. A única coisa que aprendi com muita insistência foi usar uma faca pra picar tempero! <a href=http://www.growroom.net/board/uploads/emoticons/default_laugh.png' alt=':lol:'>

Do conjunto braço e perna só salva a canhota, que ainda tá afiada! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
  • Usuário Growroom

Ouvi esta história do meu pai, algumas latas vieram parar em SC sim, Itajaí, Imbituba entre outros picos ... foi a festa por aqui ... neguinho ficou rico vendendo estas latas para os gaúchos ... um episódio destes nunca mais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
  • 1 year later...
  • Usuário Growroom

Tive a oportunidade de fumar um baseado com um 'tiozão' de uns 50 e poucos anos, que me relatou o verão da lata:

- Na época um navio desovou no oceano uma carga inteira de latas com maconha pra fugir da fiscalização que estava próxima. Eu e mais 2 amigos compramos uma lata na época por 300 reais, coisa de +/- 900 gramas. O cheiro era incomparável, a erva bem vermelha, em 3 não conseguiam fumar 1 baseado até o fim (muito forte de THC)

Lenda ou não, a história é fascinante...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...