Ir para conteúdo

Libertem As Plantas! Pela Legalização Da Maconha!

Pintolico

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Assinado por:Movimento Mudança

A cannabis está enraizada na cultura de diversas sociedades do globo e segundo o Relatório Mundial sobre Drogas da ONU de 2007, ela é utilizada por 3,8 % da população mundial (aproximadamente 160 milhões de pessoas). A criminalização da maconha impede a utilização de seus valores terapêuticos e homeopáticos, favorece o narcotráfico e a violência e dificulta a construção de políticas públicas para o tratamento de usuários e a prevenção.

A hipocrisia do estado brasileiro de colocar a culpa no usuário pela manutenção do tráfico de drogas inverte a ordem de prioridades, e a repressão e o autoritarismo falam mais alto do que a discussão sobre respeito das liberdades individuais e os efeitos da droga na saúde das pessoas. Nunca houve casos de overdose causada pela maconha, além do que, a droga é utilizada para tratamento do câncer e da Aids em casos mais graves.

O Movimento Mudança, que está presente nas lutas contra a opressão sobre os estudantes e a juventude, acredita que este debate deve ser feito de forma franca e aberta na sociedade brasileira. È necessário dialogar com a sociedade na perspectiva do uso da cannabis ser visto como um problema de saúde pública e não como uma questão policial, de segurança publica. Mais do que isso, devemos fazer o debate de porque que drogas que são muito mais prejudiciais a saúde, como o cigarro e o álcool, são liberadas e há pouco ou nenhum questionamento do estado sobre o seu consumo. A indústria do álcool vicia, mata e alimenta a violência em índices infinitamente superiores que a maconha. A diferença é que esta indústria é altamente lucrativa, diferentemente da cannabis que pode ser cultivada em casa e ter uma cultura artesanal.

É importante também que discutamos a quem serve manter a maconha na ilegalidade. A experiência de repressão sobre o uso de drogas que observamos nos século XX mostra claramente que o sistema atual não traz qualquer resultado, pois a quantidade de usuários vem aumentando, bem como o poder do tráfico. Para alguns setores, a cannabis é mais lucrativa sendo proibida, por toda a estrutura que o Estado dispõe com a repressão, pelo milionário e corrupto trafico de drogas (que financia até políticos) e pelo sistema de propinas que este quadro cria.

A União Nacional dos Estudantes em seu congresso passado aprovou em plenária final a resolução em defesa da descriminalizaçã o das drogas. Neste sentido, apresentamos para ao conjunto dos movimentos que compõem a UNE a necessidade de pautarmos a defesa da legalização da maconha e a participação em todas as atividades que levem este debate para a sociedade.

Também exigimos o fim do cerceamento desse debate! A Marcha Mundial da Maconha, que é um movimento global pela legalização da cannabis, neste ano foi proibida em 9 das 13 cidades onde ela iria acontecer, através de uma articulação entre setores conservadores da Igreja e do Ministério Público, em um grave atentado à democracia e à liberdade de expressão, conquistadas a duras penas pela sociedade brasileira.

Lutamos para viver em uma sociedade que garanta o livre arbítrio e o respeito às escolhas de cada um, uma sociedade que garanta as liberdades individuais. Acreditamos que esta pauta deve ser melhor bem debatida com o conjunto do ME brasileiro, para que nos posicionemos ao lado dos estudantes e da juventude por um mundo com mais respeito entre as pessoas e direitos garantidos.

Por um debate franco e aberto sobre a legalização da maconha!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

Em primeiro lugar, localizemos o debate: Movimento Mudança é o braço do campo majoritário do PT no movimento estudantil.

Em segundo lugar, um suspiro. Outro dia estava lendo um livro que tratava do mov. estudantil brasileiro nos anos 60. Os manifestos eram impressionantemente bem escritos. Pergunto-me: por que é que os manifestos atuais são sempre cheios de erros de português, erros conceituais, lugares comuns etc?

Em terceiro lugar, fico muito feliz de saber que mais e mais pessoas, movimentos e grupos estão assumindo para si a luta pela descriminalização da cannabis. Se este e outros coletivos grandes, ligados a partidos com quantidades grandes de representantes legislativos, assumissem de maneira mais ativa e concreta a luta pela legalização, certamente daríamos passos enormes, pois eles têm pernas que nós não temos.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Boa Carlindo.... o texto não é meu e eu não tenho ligação com o Movimento Mudança, conheço uma pessoa que faz parte e tem articulado o debate.

Esse texto é parte de um documento maior.

Eu tenho militado nesse sentido, ampliar os elos de uma rede de parceiros que estão pautando esse debate, dentro dos eixos que fazem sentido pra mim, Drogas, Juventude, Meio Ambiente e Segurança Pública.

Link para o comentário