Ir para conteúdo

[blog] Polícia Estuda Usar ‘maconhômetro’


Dr Weed

Recommended Posts

  • Usuário Growroom

Polícia estuda usar 'maconhômetro'

Aparelho desenvolvido pela Phillips pode detectar cinco tipos de drogas, em 90 segundos, por amostras de sangue ou saliva

Rio - Depois do bafômetro, usado para flagrar motoristas embriagados, a polícia vai ganhar um novo aliado no combate ao uso de drogas, principalmente nas estradas. Já apelidado popularmente de 'maconhômetro', o aparelho portátil detecta, em menos de 90 segundos, por meio de um teste com a amostra da saliva do suspeito, cinco grupos diferentes de entorpecentes, entre elas cocaína, heroína e maconha. A Secretaria de Segurança Pública informou ontem que tem conhecimento do aparelho e avalia sua obtenção futuramente.

A vantagem do ' maconhômetro' é que os sistemas de testes atuais levam até cinco vezes mais tempo e apontam apenas um grupo de droga de cada vez, o que exige que um suspeito repita o procedimento várias vezes. Criado em conjunto pela Philips e a Concateno, uma das principais empresas européias para testes de consumo de drogas, com sede na Inglaterra, o equipamento chega, primeiramente, à Europa. A previsão é que lá ele esteja disponível para venda a partir do segundo semestre do ano que vem.

No Brasil, segundo a assessoria de imprensa da Philips, a expectativa é que ele passe a ser comercializado em 2010. Ainda não foi decidido se haverá restrição de venda somente para instituições policiais e das Forças Armadas. Segundo estudo do Escritório da Organização das Nações Unidas (ONU) contra drogas e crime divulgado em 2007, 0,7% da população brasileira consome cocaína, ou 860 mil pessoas entre 15 e 64 anos. O relatório também mostra um aumento no consumo de maconha no país: de 0,1% da população em 2001 para 2,6% em 2005.

Fonte: O DIA

Blog do Growroom: http://www.growroom.net/blog/2008/policia-...r-maconhometro/

  • Like 3
  • Thanks 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
  • Usuário Growroom

Dirijo praticamente todos os dias, há 7 anos. Moro numa cidade grande, já peguei estrada, já dirigi muito à noite, e nunca vi um bafômetro na vida. Muito menos verei este maconhômetro. Ah, eu acho que a aplicação deste teste com o maconhômetro seria ilegal.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...