Ir para conteúdo

Estudo Associa Uso De Maconha Com Câncer De Testículo

MacKingston

Recommended Posts

• Usuário Growroom

09/02/2009 - 10h07

Estudo associa uso frequente de maconha com câncer de testículo

Da BBC Brasil

O uso frequente ou em longo prazo de maconha pode dobrar os riscos de um usuário desenvolver câncer de testículo, segundo um estudo do Fred Hutchinson Cancer Research Center, nos Estados Unidos.

O estudo, publicado na revista especializada "Cancer", entrevistou 369 pacientes de câncer de testículo e concluiu que o uso frequente da droga dobrava o risco de desenvolver a doença em comparação com os homens que nunca fumaram maconha. O uso frequente da maconha dobra o risco de ter a doença em comparação com os homens que nunca fumaram maconha. Os resultados sugerem ainda que a maconha pode estar associada à forma mais agressiva deste câncer. Esse é o primeiro estudo a analisar, especificamente, a relação entre o uso de maconha e câncer de testículo.

Tipo raro

O câncer de testículo corresponde a 5% dos casos de tumores malignos entre os homens, segundo o Instituto Nacional do Câncer, e afeta entre 3 a 5 indivíduos a cada 100 mil. Ele é mais comum entre homens com idades entre 15 e 50 anos e tem alto índice de cura, principalmente se for diagnosticado no estágio inicial. A incidência na Europa e na América do Norte é bem mais alta do que em outras regiões do mundo, e vêm aumentando sem nenhuma razão aparente. Os fatores conhecidos da doença incluem ferimentos nos testículos, histórico familiar, ou a criptorquidia (testículo que não desce para a bolsa escrotal durante a infância).

No estudo, foram entrevistados 369 homens, com idade entre 18 e 44 anos, que haviam sido diagnosticados com câncer de testículo. Eles responderam perguntas sobre seus hábitos de fumar maconha. Suas respostas foram comparadas às de cerca mil homens, aparentemente saudáveis. Mesmo depois de ajustar os números levando em consideração outros fatores, o uso da maconha permaneceu como um claro fator de risco para o câncer de testículo.

O estudo indicou que fumar maconha aumenta em 70% o risco e que fumar maconha com frequência ou fumar desde a adolescência aumenta o risco em 100% em comparação com os que nunca fumaram. Também foi encontrada uma relação do uso da droga com o não-seminoma, um tipo mais agressivo de câncer testicular, que corresponde a cerca de 40% dos casos e tende a atingir os mais jovens.

Puberdade

Segundo Janet Daling, uma das autoras do estudo, na puberdade os homens estariam mais vulneráveis a fatores ambientais, como a ação de substâncias químicas encontradas na maconha, por exemplo. "Isso é consistente com a conclusão do estudo de maior risco do tipo de câncer testicular não-seminoma estar particularmente associado ao uso de maconha antes dos 18 anos", disse ela.

Segundo Stephen Schwartz, que também participou do estudo, "o que os jovens devem saber é que, primeiro, sabemos pouco sobre as consequências do uso da maconha para a saúde a longo prazo, especialmente, do uso frequente, e segundo, nosso estudo traz alguma evidência de que o câncer de testículo pode ser uma dessas consequências". O próximo passo, diz ele, seria estudar mais a fundo as células nos testículos para verificar se alguma delas têm receptores para as substâncias encontradas na maconha.

Segundo Henry Scowcroft do instituto Cancer Research UK, para que seja alcançada qualquer conclusão firme sobre a relação entre causa e efeito nos casos de câncer de testículo é preciso um estudo envolvendo um número muito maior de pacientes.

fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/20...ticulo_ba.shtml

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

Bom, na minha opinião ...

A maconha aumenta o numero de espermatozoides, mexendo assim com nossos ovos, mas não gostei nada, da maneira que a noticia colocou.

1. (erro ao passar a noticia para o grow,, ou o site da bbc corrigiu)

O estudo, publicado na revista especializada "Cancer", entrevistou 369 pacientes de câncer de testículo e concluiu que o uso frequente da droga dobrava o risco de desenvolver a doença em comparação com os homens que nunca fumaram maconha. O uso frequente da maconha dobra o risco de ter a doença em comparação com os homens que nunca fumaram maconha.

Pq dizer as coisas 2 vezes?

2. Os resultados sugerem ainda que a maconha pode estar associada à forma mais agressiva deste câncer.

Não sou da area cientifica, mas pra mim, o estudo cientifico tem que provar ou não provar, não existe meio termo como sugerem

(mais pro final da materia eles colocam os dados em porcentagem (OK) mas por que fazer a cagada do sugere no inicio do texto

3.O estudo indicou que fumar maconha aumenta em 70% o risco e que fumar maconha com frequência ou fumar desde a adolescência aumenta o risco em 100% em comparação com os que nunca fumaram.

Qualé,,, o cara fumo 1 baseadinho na vida, e ja ta nos 70%

100%, putz, todo mundo que fuma maconha vai perde o saco?

Não sei se está correta essa porcentagem, mas eu e mta gente vai entender assim

Galera fica ligada, estudos que mostram somente os contras, ou os prós, pra mim perdem credibilidade, alguem se lembra da capa da revista cerebro em mente do inicio do ano passado? (rolou aqui no gorw uns scans), aquilo sim é um estudo sério sobre o assunto

No geral não acredito nessa noticia,,, existem vários estudos do uso da maconha contra o cancer (documentario "run fron the cure" fraquinho, mas da pra se ter uma ideia), esudos dirigidos aos fumantes de tabaco e maconha, em que a chance de cancer no pulmão é menor do que nos usuarios de tabaco somente.

Link para o comentário

• Usuário Growroom
Não sou da area cientifica, mas pra mim, o estudo cientifico tem que provar ou não provar, não existe meio termo como sugerem

(mais pro final da materia eles colocam os dados em porcentagem (OK) mas por que fazer a cagada do sugere no inicio do texto

Na verdade, o termo é esse mesmo, foi usado corretamente no texto. Logo no início da trajetória científica qualquer pesquisador aprende que, em uma pesquisa, os dados apenas sugerem, indicam etc. A ciência trabalha com evidências, indícios e modelos probabilísticos, portanto estudos apenas sugerem. Não existe artigo científico cuja conclusão seja que "provou-se que tomate causa câncer". Se em um artigo o pesquisador escrever que "provou-se" alguma coisa, pode parar de ler na hora.

• Confused 1
Link para o comentário

• Usuário Growroom
q eu soubesse diminui o numero d espermatozoides....

2

Forminha manjada de atacar a cannabis... pela virilidade ou algo semelhante...

tem documentarios ai mostrando que o THC mata celulas mutantes ao organismo (câncer é um exemplo só)...

quanto mais eu vejo o desespero dessas pesquizas encomendadas ai,

eu reforço a minha convicção aqui nos documentários como o RUN FROM THE CURE,

que aborda o assunto visando o paciente não o bolso.... ai a verdade aparece....

:Maria:

• Like 2
Link para o comentário

• Usuário Growroom

Po nego só fala merda, os cientistas podem estar errados, a matéria pode estar mal escrita, mas vagabundo aqui nesse tópico também ta cheio de achismos. Mas é isso fumaça é fumaça, tem que fazer mal, nem que seja um pouco, se fizesse só bem também seria escroto hauahUHauhau.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Eu denovo

Bom, o lance de aumentar os espermatozoides eu vi no filme Super High Me, ta certo que nao dizia que a maconha fazia isso, foi apenas testado em uma unica pessoa, nao tendo valor como pesquisa, e tambem trata-se de um filme de comédia ( é tosco mas pra mim aumenta, ou achoooo que aumenta)

o Filme Run from the Cure,, achei legal e talz, tem algumas pesquisas testando maconha contra cancer (contra cancer de pulmao ja li bastante coisa),,, mas no filme eles usam oleo de cannabis (mais concentrado, nao sei se fumando tem o mesmo efeito do filme)

Mas o filme não da mta credibilidade por ser apenas alguns moradores de uma cidade dizendo que cura e acabo, não tendo embasamento nem pesquisas (isso que eu me lembro)

Link para o comentário

• Usuário Growroom
3.O estudo indicou que fumar maconha aumenta em 70% o risco e que fumar maconha com frequência ou fumar desde a adolescência aumenta o risco em 100% em comparação com os que nunca fumaram.

Qualé,,, o cara fumo 1 baseadinho na vida, e ja ta nos 70%

100%, putz, todo mundo que fuma maconha vai perde o saco?

Não sei se está correta essa porcentagem, mas eu e mta gente vai entender assim

vc entedeu errado

vc teria o dobro da POSSIBILIDADE de ter câncer de testículo

a chance de vc ter câncer nas bolas é extremamente mínima e, segundo o estudo, vc teria o dobro de chances se for maconheiro.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Galera, numa boa, esse estudo so ganhou alguma visibilidade por trazer a palavra maconha no titulo, a amostra estuda é pequena e não foi realizado com um grupo de controle pra comparação. O fato de varios doentes de uma mesma doença terem os mesmos habitos pode ou nao significar correlação, pra afirmar com certeza sao necessarios 4 numeros:

1-quantos fumaram e tiveram

2-quantos fumaram e nao tiveram

3-quantos nao fumaram e tiveram

4-quantosa nao fumaram e nao tiveram

so com esses 4 dados é possivel estabelecer uma relação entre um determinado habito e uma doença. Pra fazer uma comparação esdruxula, porem didatica, esse estudo seria algo como perguntar para os cancerosos se ele ja bebeu agua na vida, todos eles vao dizer que sim, dai voce poderia concluir que agua causa cancer pois todo canceroso ja bebeu agua um dia na vida.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Sei lá... eu acho que só tem falha ai... eu nunca conheci ninguem que fuma maconha é teve cancer, qualquer um deles... acho que se fosse realmente "relacionado" isso teria vindo a tona há muito tempo! Tudo oque a maconha supostamente causa, esses caras falam em demasia!

Além disso, fico me perguntando porque ao longo da historia nenhuma "doença" nos testiculos apareceu em usuarios de maconha, se fosse assim, certamente nos saberiamos disso hoje por causa que o numero de pessoas que fumou maconha "demasiadamente" é muito alto! Principalmente quando agente for olhar para tras, antes do seculo 19.

Imagina? Maconheros pelo mundo todo... alguem duvida que, se é que isso é verdade, não seria a primeira coisa que iam fala contra os usuarios de maconha?

"Fuma maconha da cancer no saco" "Todo mundo sabe disso"

Link para o comentário

• Usuário Growroom

asdqwe, desculpe mas não pude deixar de escapar essa, vc é um ótimo corretor de textos.

É verdade, a mídia gosta de aumentar as coisas, mas creio que essa percentagem de "maconheiros" a maioria faz uso e fruto do tabaco e do álcool (1° e 2° maiores causadores de câncer)

Eu não creio que em pleno século, melhor dizendo, ano 2008 ainda pegam um monte de "cobaias" por aí e concluam alguma coisa com isso. Não falam "porque" da câncer, nem tem nenhuma coisa concreta nessa pesquisa. Se tivessem algo palpável a cura estaria aí, mas não tem.

Concluindo, pra mim é pura baboseira, colocam a maconha como criminosa quando não se sabe qual é o diagnóstico.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Um amigo do meu padrasto, do tempo de colegio, teve cancer nos testiculos e ele fumava direto, agora, não sei e acho que nem ele sabe se foi por causa da maconha.. pode ter sido por outra coisa, como tem gente que tem e nunca fumou. Só queria deixar meu relato

abraço

Link para o comentário

• Usuário Growroom

NOTÍCIA QUENTE!

"Coca-cola muito gelada pode dar dor de garganta.." - é o que diz a minha mãe.

pronto, começou mais um pré-conceito de que maconha dá câncer e faz você perder seu órgão sexual. Engraçado, tudo dá câncer hoje em dia! Amendoim e maconha são os mais cotados. Façam suas apostas, o próximo pra mim é a carne vermelha e o pão de alho.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

"Os fatores conhecidos da doença incluem ferimentos nos testículos, histórico familiar, ou a criptorquidia (testículo que não desce para a bolsa escrotal durante a infância)."

3 a 5 pra 100.000 pessoas e ainda os casos tem a ligação com essas possibilidades ai de cima ou seja vc precisa ter um destes problemas ai de cima ou machucar os ovos pra ai sim fazer parte da estatistica, pra mim a maconha foi inclusa nesse estudo ai só pra queimar o filme mesmo, pq certamente seria o fumo habito de fumar que causaria esse agravante.

Mas ta valendo essa noticia serve pra assustar o menores de idade, é uma noticia mal intencionada mas no fim tem uma boa utilidade.

Link para o comentário

• 10 years later...
  • Usuário Growroom
Em 16 de maio de 2019 at 09:12, Adrison pereira disse:

Bom dia, 

Eu estou cultivando um de da espécie manga rosa, esta em sua fase de florir, e algumas de suas folhas estão amarelas, são as folhas mais velhas, eu pensei que poderia ser pela falta de luz solar, por cultivar outdoor, e tbm que poderia ser o solo, ou por ela esta florindo e suas folhas mais velhas secando neste processo e que seria normal. 

Por via da dúvida quero saber o que realmente esta acontecendo.

Obg...Screenshot_20190516-091125.thumb.jpg.06b6cc00a9d987a81eacc65cc4c5f371.jpg

Em 16 de fevereiro de 2009 at 13:19, White smoke disse:

Alguém já conheceu, ou ouviu falar, ou ouviu do amigo do amigo, que fulano ficou com câncer testicular por fumar maconha ???

Eu não....

Eu fumo há mais de 20 anos e este ano fui diagnosticado com câncer de testículo, do tipo não seminomatoso. Não sei se teve relação com a maconha, mas também não sei se não teve. Então esse negócio de desmerecer estudo só porque a gente acha o contrário é uma atitude meio boba também, né. 

Link para o comentário

• Usuário Growroom
7 horas atrás, Ildeu disse:

Eu fumo há mais de 20 anos e este ano fui diagnosticado com câncer de testículo, do tipo não seminomatoso. Não sei se teve relação com a maconha, mas também não sei se não teve. Então esse negócio de desmerecer estudo só porque a gente acha o contrário é uma atitude meio boba também, né. 

O estudo foi contestado por ser tendencioso, mal feito e sem informações sólidas. Melhoras aí!!

• Like 1
Link para o comentário