Ir para conteúdo

Maconha Medicinal No Brasil?

Luiz CA

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Para mim. Uma pessoa que não fuma, não gosta tá no direito dela. Pode até achar que o uso recreativo não compensa.

Mas só o fato de uma pessoa assim reconhecer os benefícios médicos é um passo além.

Cabe a nós mostrar que além de medicação tem seu valor como playground fumacento.

Não vi nada de preconceito no Lucas. Vi sim opnião pessoal.

Espero que ele continue postando aqui. Eu ia adorar trocar idéia com o mano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Respostas 72
  • Created
  • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Usuário Growroom

Num mundo louco, uma subst que produz relaxamento é medicinal. Mesmo que não esteja sentindo dor ou qualquer outro tipo de doença possivelmente tratável com a danada.

William,

este efeito é conhecido medicinalmente como efeito ansiolítico (diminui ansiedade promovendo bem-estar).

Para que todos se esclareçam, os efeitos da maconha são causados devido à ação dos princípios ativos contidos na planta (e também a combinação deles) em receptores cerebrais específicos, os receptores canabinóides CB1 e CB2 (há evidências da existência de pelo menos mais 1 receptor), que em conjunto formam o Sistema Endocanabinóide (ver artigo do Prof. Carlini no post mais antigo). Quando ativados, esses receptores modulam a liberação de diversos neurotransmissores (ex: dopamina, serotonina, anandamida e outros). Esses neurotransmissores, por sua vez, são os responsáveis pelos efeitos fisiológicos observados.

No caso do efeito ansiolítico da maconha, este parece ser atribuído à liberação de serotonina. Contudo, o interessante dos compostos ativos da cannabis é que alguns possuem efeitos bifásicos, ou seja, determinada dose pode ser ansiolítica para um determinado indivíduo e ansiogênica (causadora de ansiedade) para outro. Por isso reforço que os efeitos variam MUITO de acordo com as características de cada pessoa e a dose.

Espero ter esclarecido sobre a questão que vc levantou William.

Um abraço e obrigado!

Link para o comentário

Bom eu entendo que chegamos a um ponto de saturação:

o usuário ja não aguenta mais achar mais uma explicação porque fuma e ser taxado de marginal, o medico quer receitar pro paciente se sentir bem mas não pode, o policial não ta mais nem ai pra quem fuma mas tem que levar o cara pra fazer um TC, o pesquisador não consegue pesquisar e o religioso prefere se esconder pra não ser perseguido.

Que tem algo muito errado por tras dessa hipocrisia toda tem, mas isso não é motivo para não respeitarmos opiniões divergentes das nossas.

ME PERGUNTO SE REALMENTE ESTAMOS PRONTOS PARA ABRIRMOS ESTE DEBATE DE FORMA DEMOCRATICA.

SE SIM, DEVEMOS OUVIR MUITO MAIS DO QUE FALAR E NOSSO DISCURSO TEM QUE SER UNIFORME, PRECISO E COM BASE CIENTIFICA.

Longe de ser comunista, atras de mim tem um quadro do Cheguevara que retra bem nossa situação:

"Hay que endurecerse, pero sin perder la ternura jamas"

então, resumindo - Respeito é pra quem tem - se queremos respeito, ele deve iniciar por nos.

depois eu volto falando da cannabis medicinal...

Link para o comentário

• Usuário Growroom

tb me candidato a cobaia!!

Inclusive para testes envolvendo canabis e direção! Vamos ver até q ponto o consumo de cannabis compromete os reflexos e a capacidade de conduzir um veiculo.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

William,

este efeito é conhecido medicinalmente como efeito ansiolítico (diminui ansiedade promovendo bem-estar).

Para que todos se esclareçam, os efeitos da maconha são causados devido à ação dos princípios ativos contidos na planta (e também a combinação deles) em receptores cerebrais específicos, os receptores canabinóides CB1 e CB2 (há evidências da existência de pelo menos mais 1 receptor), que em conjunto formam o Sistema Endocanabinóide (ver artigo do Prof. Carlini no post mais antigo). Quando ativados, esses receptores modulam a liberação de diversos neurotransmissores (ex: dopamina, serotonina, anandamida e outros). Esses neurotransmissores, por sua vez, são os responsáveis pelos efeitos fisiológicos observados.

No caso do efeito ansiolítico da maconha, este parece ser atribuído à liberação de serotonina. Contudo, o interessante dos compostos ativos da cannabis é que alguns possuem efeitos bifásicos, ou seja, determinada dose pode ser ansiolítica para um determinado indivíduo e ansiogênica (causadora de ansiedade) para outro. Por isso reforço que os efeitos variam MUITO de acordo com as características de cada pessoa e a dose.

Espero ter esclarecido sobre a questão que vc levantou William.

Um abraço e obrigado!

O cb1 fica no snc certo? O cb2 fica fica no corpo em geral certo? e o cb3 (possível cb3)?

Os efeitos ansiolíticos são devidos a ativação do cb1. No cb2 tem alguma função nos efeitos? Eles servem apenas para o relaxamento muscular certo?

E os possíveis efeitos antiinflamatórios? A anandamida é derivada do ácido aracdônico que é precursor no processo de inflamação. É possível do THC (ou a anandamida) atue modulando o processo inflamatório?

A anandamida, pelo que sei não age como um neurotransmissor. Ela age como neuro modulador ou um retrotransmissor (não lembro o termo exato). É do pós-sinaptico para o pré sinaptico (contrário dos neurotransmissores como serotonina e dopamina).

E lucas, você tem mais bibliografia sobre este assunto? Posta aqui no GR veio.

Adoro neurofisiologia. Me sinto esperto bagarai. :) Mas ficar pensando é de deixar o mano loco. :wacko:

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Essa questão do "uso recreacional nao trazer benefício algum" é complicada hein.

Primeiro que é muito difícil, senão impossível, classificar o uso de cada usuário em diferentes categorias (medicinal, recreativo, espiritual/religioso).

Até porque em muitos casos, acaba que o mesmo usuário usa a ganja para diferentes fins.

Exemplo : ao acordar fuma um para aliviar alguma dor cronica (nas costas, sei lah) e estimular o apetite antes do almoço.

Ja na parte da tarde, fuma em uma roda com amigos, para trocar ideias e fluir o pensamento na inspiração da erva.

Anoite, sozinho, o usuário fuma outro para pensar/refletir/meditar/rezar.

O SelvaEncantada deu um bom exemplo desse no topic : http://www.growroom.net/board/index.php?showtopic=33210

1-ela melhora minha ansiedade , e minha insonia, melhora meu apetite que sempre foi limitado(uso medicinal)

2-me causa tbm bem estar , nas horas vagas, (uso recreativo)

3-com frequência alta, quando faço o uso do cigarro de cannabis me sinto a vontade para me espiritualizar e refletir sobre a vida(uso religioso)

e os 3 estão interligados muitas vezes simultaneamente

Abraços Selva :Maria: :Maria: :Maria:

E não é porque o usuário fuma/ingere Cannabis para fins não medicinais, que seu uso "não é válido e não traz benefício algum". Não é um benefício a sociabilização que a Cannabis traz ? Usuários medicinais quando usam em grupo/roda sua ganja estão se divertindo, melhorando o auto astral, dando risadas... isso não é válido no tratamento ? E mesmo para "nao-medicinais", não é válido nos dias de hoje algo que traga bem-estar psicológico, alto astral ?

E o uso para reflexão/meditação/auto-conhecimento/espiritual/religioso, muito difícil de definir. Mas ao meu ver, é claro que a cannabis pode trazer benefícios nessa área, oferecendo a oportunidade de olhar e pensar nas coisas sobre outro ponto de vista. Quantos insigths, revelações e entendimentos não foram inspirados na fumaça da erva ?

Ainda tem o benefício na parte de criatividade por exemplo. Quantas músicas, filmes e livros não foram criados sob influencia do THC ? Cientistas e pesquisadores de diversas áreas as vezes "empacados" em algum problema, conseguem enxergar a solução quando estão sob efeito.

Mas, claro, o fogo esquenta mas também pode queimar. A água mata a sede e também pode afogar. E a Cannabis pode trazer algum tipo de prejuizo, claro.

Porém como o Bonner comentou, seu risco é baixíssimo, sem perigo de morte ou lesão grave.

Link para o comentário

Muita maconha pode causar disturbios mentais em pessoas com propensão a essas comorbidades. Da mesma forma que o assistir muita novela. Mas tb gostaria de fazer uma observação sobre o texto, que deveria dizer: "certas variedades de cannabis podem causar esquisofrenia..." pq como nós apreciadores da erva sabemos, tem maconha e tem maconha. Cada variedade, cruza e fenótipo produz uma maconha diferente, com efeitos às vezes bem diferentes. Indica, Sativa. Híbridos. Momento da colheita. Meio de cultivo, adubação, cuidado desde o cultivo à colheita, secagem, cura e armazenamento, etc. são vários os fatores que influenciam no efeito. Fora que nem sempre a mesma maconha temo mesmo efeito em pessoas diferentes.

:cool é isso parceiro!

Link para o comentário

Essa questão do "uso recreacional nao trazer benefício algum" é complicada hein.

Primeiro que é muito difícil, senão impossível, classificar o uso de cada usuário em diferentes categorias (medicinal, recreativo, espiritual/religioso).

Até porque em muitos casos, acaba que o mesmo usuário usa a ganja para diferentes fins.

Exemplo : ao acordar fuma um para aliviar alguma dor cronica (nas costas, sei lah) e estimular o apetite antes do almoço.

Ja na parte da tarde, fuma em uma roda com amigos, para trocar ideias e fluir o pensamento na inspiração da erva.

Anoite, sozinho, o usuário fuma outro para pensar/refletir/meditar/rezar.

O SelvaEncantada deu um bom exemplo desse no topic : http://www.growroom.net/board/index.php?showtopic=33210

E não é porque o usuário fuma/ingere Cannabis para fins não medicinais, que seu uso "não é válido e não traz benefício algum". Não é um benefício a sociabilização que a Cannabis traz ? Usuários medicinais quando usam em grupo/roda sua ganja estão se divertindo, melhorando o auto astral, dando risadas... isso não é válido no tratamento ? E mesmo para "nao-medicinais", não é válido nos dias de hoje algo que traga bem-estar psicológico, alto astral ?

E o uso para reflexão/meditação/auto-conhecimento/espiritual/religioso, muito difícil de definir. Mas ao meu ver, é claro que a cannabis pode trazer benefícios nessa área, oferecendo a oportunidade de olhar e pensar nas coisas sobre outro ponto de vista. Quantos insigths, revelações e entendimentos não foram inspirados na fumaça da erva ?

Ainda tem o benefício na parte de criatividade por exemplo. Quantas músicas, filmes e livros não foram criados sob influencia do THC ? Cientistas e pesquisadores de diversas áreas as vezes "empacados" em algum problema, conseguem enxergar a solução quando estão sob efeito.

Mas, claro, o fogo esquenta mas também pode queimar. A água mata a sede e também pode afogar. E a Cannabis pode trazer algum tipo de prejuizo, claro.

Porém como o Bonner comentou, seu risco é baixíssimo, sem perigo de morte ou lesão grave.

Com certeza eu faço os tres tipo de uso, se existirem mais eu faço tambem...

Com relação ao uso medico, tinha crises fortissima de agressividade sendo diagnosticado como bipolar moderado e passei a tomar um medicamento que no periodo intermediário de tempo do seu efeito me deixava 10x mais agressivo que o normal, tudo bem, alguem vai dizer que é uma questão de ajustar dosagem ou trocar o medicamento.

Ocorre que decidi não tomar um "remedio" pro resto da minha vida e decidi que não iria mais fumar maconha comprada na rua, pois ela vem com uma energia de violencia absurda, e decidi plantar minha propria erva.

após 8 meses sem usar o medicamento e sem fumar maconha da rua, mas sim cannabis pura e imaculada que eu mesmo plantei, nunca mais tive uma crise de agressividade como tinha antes.

será que isso é resultado valido? sera que valhe alguma coisa para os outros que nem me conhecem ou ainda, sera que valhe alguma coisa pra quem convive comigo diariamente e sabe o quanto mudei?

Ja se sabe que a industria médica mudou a ideia de ganhar dinheiro, antes era remedio pra doente, hoje é "remedio" pra gente normal ficar ainda mais normal ou melhor, pra quem esta bem ficar ainda mais bem.

Bom resumindo, cannabis é meu remedio, seja pra dor nas costas ou dor de amor, seja pra me deixar mais calmo ou mais agitado, seja pra dor de cabeça ou pra dor de barriga, seja pra enjoo ou pra vomito, seja pra acalmar o ser violento que existe dentro de mim ou

pra agitar o ser pacifico que reside tambem em mim.

Apenas pra esclarecer eu não uso nem aspirina pra dor de cabeça, uso agua.

Claro que todo medicamento tem suas contra indicações, no meu caso é sono, se fumo muito tarde da noite quase não acordo no outro dia.

Ae White, tambem sou musico e produtor e digo que todos meus trabalhos artisticos, sejam letras, raps, musica eletronica ou instrumental foram feitos sob o efeito de cannabis, tenho nitida sensação de que estou mais conectado com minha criatividade e que me liberto das barreiras da simplicidade...

conexão, criatividade, liberdade? so sei que pra mim funciona...

Todo remedio vem de alguma forma da natureza, mas a conexão com o espirito da cannabis transcende a ideia de medicamento, pois ela cura a mente o corpo e o espirito.

espero ter ajudado, esta discução é muito valida.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

O cb1 fica no snc certo? O cb2 fica fica no corpo em geral certo? e o cb3 (possível cb3)?

Os efeitos ansiolíticos são devidos a ativação do cb1. No cb2 tem alguma função nos efeitos? Eles servem apenas para o relaxamento muscular certo?

E os possíveis efeitos antiinflamatórios? A anandamida é derivada do ácido aracdônico que é precursor no processo de inflamação. É possível do THC (ou a anandamida) atue modulando o processo inflamatório?

A anandamida, pelo que sei não age como um neurotransmissor. Ela age como neuro modulador ou um retrotransmissor (não lembro o termo exato). É do pós-sinaptico para o pré sinaptico (contrário dos neurotransmissores como serotonina e dopamina).

E lucas, você tem mais bibliografia sobre este assunto? Posta aqui no GR veio.

Adoro neurofisiologia. Me sinto esperto bagarai. :) Mas ficar pensando é de deixar o mano loco. :wacko:

Interessantes colocações William! Vejo que vc gosta mesmo de neuro (eu tb adoro).

Vou tentar esclarecer suas dúvidas na medida do possível:

1. Os receptores CB1 se localizam principalmente no Sistema Nervoso Central (SNC), como você disse. São mais abundantes no Sistema Límbico (hipocampo, estriado, amígdala e gânglios da base), região envolvida em processos de aprendizagem, memória e emoção; no Córtex cerebral, região que desempenha funções cognitivas e executivas; e no Cerebelo, que relaciona-se principalmente com o controle do movimento. Principalmente nessas áreas, porém os receptores CB1 estão em praticamente todo o cérebro (ver figura abraixo).

Já os receptores CB2 são pouco abundantes no SNC, localizando-se principalmente em células imunológicas distribuídas pelo corpo. Outros receptores CB (CB1a ou CB3) ainda são muito pouco estudados e sua localização ainda é pouco conhecida.

lcoq1nm5hvv25r5k9d1_thumb.png

2. Os receptores CB2 estão mais envolvidos com processos imunológicos, uma vez que estão localizados principalmente em células imunológicas (obs.: conheço pouco sobre CB2 ainda, preciso estudar mais a respeito). Mas é certo que os efeitos psicoativos são devidos majoritariamente à ativação dos receptores CB1.

Sobre o efeito ansiolítico especificamente, há estudos mostrando que o cannabidiol (CBD), um bloqueador ou antagonista moderado dos receptores CB1 (ao contrário do D9-THC, que é um ativador ou agonista) além de atuar sobre os receptores canabinóides, atua também como ativador de receptores serotoninérgicos aumentando a liberação de serotonina no SNC. A serotonina é bem conhecida por seu efeito de bem-estar e felicidade. Drogas anti-depressivas por exemplo atuam principalmente em receptores serotoninérgicos.

Porém, não se deve pensar como uma atuação única em tais receptores. Os compostos ativos da cannabis atuam em diferentes vias neurais, seja direta ou indiretamente. E a interação entre os compostos tem uma resposta diferente de cada um isolado.

Ou seja, é muito difícil falar em causa e efeito. Tudo depende de vários fatores. O ambiente (ou o contexto) no qual a droga é consumida também influencia nos efeitos.

Estudamos os compostos separadamente para tentar compreender melhor, mas não pode-se reduzir tudo a um ou outro receptor.

O CBD vem sendo estudado também no tratamento de transtornos do humor e psicoses como Transtorno Bipolar, Esquizofrenia, Depressão e até dependência de drogas! É um princípio ativo muito promissor! Vejam o artigo de revisão abaixo sobre as propriedades terapêuticas do CBD:

www.scielo.br/pdf/rbp/v30n3/a15v30n3.pdf

3. Sobre os efeitos antiinflamatórios, esses parecem também estar atribuídos ao CBD devido à sua ação sobre células imunológicas. Pouco se sabe sobre os mecanismos específicos envolvidos nesse processo.

4. Isso. A anandamida atua de forma diferenciada dos demais neurotransmissores. É o que se chama de Neurotransmissão Retrógrada, onde a anandamida é produzida e liberada no neurônio pós-sináptico e chega até o neurônio pré-sináptico onde ativa receptores CB1, os quais desencadearão uma cascata de eventos celulares (mediados por uma proteína G) que culminarão na inibição do neurônio pré-sináptico. Se esse neurônio faz parte de uma via de glutamato (um nt excitatório) por exemplo, a anandamida atuou modulando a liberação desse nt. Como o glutamato é excitatório, a inibição do glutamato tem efeito inibitório sobre a via e o SNC em geral. Porém, se a anandamida age sobre um neurônio GABAérgico (o nt GABA é inibitório), a inibição do GABA tem efeito excitatório sobre o SNC, uma vez que inibir o inibidor = excitar.

É difícil explicar isso em texto. Em esquemas fica muito mais fácil. Vou tentar achar referências bibliográficas que expliquem melhor isso e posto aqui.

Por enquanto, sugiro a leitura da revisão acima, sobre o cannabidiol.

Um abraço a todos!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Fala lucas.

Então não há chance de ocorrer excitação paradoxal?

Tipo quando se usa alguns tipos de tranquilizantes em doses baixas (menores que a recomendada) Ou até mesmo álcool em baixas doses há o efeito excitatório. Quando compensa o erro na dosagem dos tranquilizantes ou toma uns copos a mais ocorre a depressão do snc.

Pelo menos em farmaco e tóxicologia explicasse que estes tipos de subst (depressoras) inibem inicialmente os receptores inibitórios para somente depois inibem os excitatórios.

Quando inibe os inibitórios os excitatórios ficam livres para agir, a depressão do snc só ocorre com os dois.

Desta forma não seria errado classificar a cannabis como uma subst depressora? Porque como já disseram um mesmo baseado pode causar excitação e inibição em duas pessoas diferentes. Tem o fato de plantas sativas proporcionarem maior chance de excitação e as indicas maior chance de inibição.

Eu mesmo com um mesmo basilato tenho efeitos diferentes conforme meu estado de espírito.

Eu imaginava que os receptores cb do snc fossem de distribuição geral não ficando restritos em determinado neurônio. Achava que até mesmo nos do sn autônomo deveria ter. Pelos efeitos de dilatação da pupila, boca seca, aumento dos batimentos cardíacos e tal.

Engraçado é que se pegar os efeitos da cannabis ela aparentemente atua como simpatomimética e parasimpatomimética ou litico até. Tudo ao mesmo tempo. É contraditório.

Na inflamação como a ruptura da membrana celular que é a causa primária da inflamação libera o ácido aracdônico e o ac aracdônico é o responsável por diversas vias da inflamação (até mesmo quimiotático para células do sist imune acho eu, não lembro direito) e ao mesmo tempo o ac é precursor da anandamida e está age de forma retrógrada não poderia haver uma relação quanto a isso? modulando a resposta inflamatória?

Eu sou um cara que fuma quase todo dia. Mas direto eu dou um tempo na parada.

Eu possuo os 4 dentes do ciso. Direto eles inflamam. Mas esse direto, é somente quando eu não estou fumando. E quando inflama veio, é fumar um beck e 5 minutos após a dor passa. Passa até mesmo um pouco do inchaço.

Vou ler os artigos que você citou.

Deve ser um tesão trampar com isso.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

E no snc como seria a atuação da anandamida?

Porque no fim das contas os neurônios agem quando há o potencial de ação certo? Tem o P. A. e o neurônio libera seu neurotransmissor. Ele despolariza e libera o neurotransmissor. Ela agiria hiperpolarizando a célula? Dificultando o potencial de ação?

Abrass

Link para o comentário

• Usuário Growroom

eh isso ai gente. precisamos fazer algo concreto.

a quase dez anos venho adaptando e selecionando strains gringos às nossas condições tropicais, no intuito de criar um seedbank tupiniquim de sementes medicinal de alta qualidade.

tudo guardado e perdendo o poder de germinação por falta de legislação para tanto.

por outro lado, uma pessoa conhecida minha, que adquirio mal de parkissom após um acidente, conseguio altorização informal para cultivar canabis, após falar com o juiz e o delegado da cidade dele.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

eh isso ai gente. precisamos fazer algo concreto.

a quase dez anos venho adaptando e selecionando strains gringos às nossas condições tropicais, no intuito de criar um seedbank tupiniquim de sementes medicinal de alta qualidade.

tudo guardado e perdendo o poder de germinação por falta de legislação para tanto.

por outro lado, uma pessoa conhecida minha, que adquirio mal de parkissom após um acidente, conseguio altorização informal para cultivar canabis, após falar com o juiz e o delegado da cidade dele.

Cara, que ótima notícia!

É assim que começa, com o tempo casos como esse vão ser mais comuns, e quem sabe um dia chegaremos lá.

Quero expressar minha opinião pessoal aqui, acho errado o fato de não querermos algo porque esse algo é grande, ou porque parece inalcançável, ex; achar ótimo já o modelo que é vigente na california...

nessa parte acho importante é a liberdade total, pois, de fato, é UMA PLANTA... engraçado até eu fui criado ouvindo "tente respeitar os mais velhos" .. e acredito que a planta seja mais velha que eu. Se o pessoal quer fazer algo no sentido de saúde, que no meu ver é a base factual que é fundamentada a proibição, deveria era proibir o uso de agroquímicos e inseticidas, além de alguns processos industriais que são ALTAMENTE danosos ao nosso meio ambiente, mas as pessoas nem sabem disso e estão o tempo todo a consumir os produtos dessas empresas :( e se dizem a favor da saúde quando lhe alertam sobre o risco de se fumar maconha, e muitas vezes fazem isso bebendo um copo de cerveja. (não estou falando pra ninguém daqui do forum)

Tá tudo errado, e agente sabe que ESSA MERDA TÁ TODA ERRADA.

Mas, como mudar né ? E a pergunta, com quem eu falo pra mudar isso ? Ou quem eu devo cutucar ? "Mãe, eles estão fudendo com a nossa vida Mãe, eles estão controlando ainda mais a nossa vida Mãe, porque Nós pedimos para que eles nos escravizem Mãe ?"

Algumas coisas que eu leio eu concordo, e consigo perceber claramente o porque da indignação de cada um.

E vamos vendo tudo isso, vamos vendo a água suja correndo e ficamos PUTOS porque não podemos tomar banho no rio porque eles sujaram com tudo e pra limpar dá muito trabalho, não dá pra um fazer sozinho né... Aí vamos ficar discutindo uns com os outros e não vamos resolver nada a água não vai parar de passar a não ser que vá todo mundo JUNTO e destrua a INDUSTRIA que tá POLUINDO o RIO.

Uma outra coisa, eu sei que a sua opinião Lucas é profissional, e eu como usuário discordo dela em muitas partes mas não vou ficar debatendo aqui pois os pontos já foram colocados em questão ;)

Até agora a moderação não se pronunciou sobre os xingamentos, mas se os users quiserem editar fiquem a vontade ;)

Em tudo isso a pergunta que eu me faço todas as manhas, é;

"Porque uma planta é proibida de existir, porque se eu ver ela na natureza eu tenho que matar ? Porque que REAL motivo fizeram isso ? Aonde eles queriam chegar ?"

acho que até hoje não é de conhecimento do Vento de que eles proibiram a santa ganja... um dia a Terra e a Santa Maria a de cobrar

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Fala lucas.

Então não há chance de ocorrer excitação paradoxal?

Tipo quando se usa alguns tipos de tranquilizantes em doses baixas (menores que a recomendada) Ou até mesmo álcool em baixas doses há o efeito excitatório. Quando compensa o erro na dosagem dos tranquilizantes ou toma uns copos a mais ocorre a depressão do snc.

Pelo menos em farmaco e tóxicologia explicasse que estes tipos de subst (depressoras) inibem inicialmente os receptores inibitórios para somente depois inibem os excitatórios.

Quando inibe os inibitórios os excitatórios ficam livres para agir, a depressão do snc só ocorre com os dois.

Desta forma não seria errado classificar a cannabis como uma subst depressora? Porque como já disseram um mesmo baseado pode causar excitação e inibição em duas pessoas diferentes. Tem o fato de plantas sativas proporcionarem maior chance de excitação e as indicas maior chance de inibição.

Eu mesmo com um mesmo basilato tenho efeitos diferentes conforme meu estado de espírito.

Eu imaginava que os receptores cb do snc fossem de distribuição geral não ficando restritos em determinado neurônio. Achava que até mesmo nos do sn autônomo deveria ter. Pelos efeitos de dilatação da pupila, boca seca, aumento dos batimentos cardíacos e tal.

Engraçado é que se pegar os efeitos da cannabis ela aparentemente atua como simpatomimética e parasimpatomimética ou litico até. Tudo ao mesmo tempo. É contraditório.

Na inflamação como a ruptura da membrana celular que é a causa primária da inflamação libera o ácido aracdônico e o ac aracdônico é o responsável por diversas vias da inflamação (até mesmo quimiotático para células do sist imune acho eu, não lembro direito) e ao mesmo tempo o ac é precursor da anandamida e está age de forma retrógrada não poderia haver uma relação quanto a isso? modulando a resposta inflamatória?

Eu sou um cara que fuma quase todo dia. Mas direto eu dou um tempo na parada.

Eu possuo os 4 dentes do ciso. Direto eles inflamam. Mas esse direto, é somente quando eu não estou fumando. E quando inflama veio, é fumar um beck e 5 minutos após a dor passa. Passa até mesmo um pouco do inchaço.

Vou ler os artigos que você citou.

Deve ser um tesão trampar com isso.

William,

esse caso de excitação paradoxal (vc viu esse nome em algum lugar ou vc mesmo criou? interessante), eu conheço como efeito bifásico de algumas substâncias, como o álcool que vc citou. Exatamente como vc explicou.

Mas já no caso da maconha, ela é classificada como droga perturbadora do SNC, devido à ação do THC, que é um alucinógeno (fraco, mas é). Outras drogas perturbadoras são o LSD, Mescalina, Psilocibina e outros (esses já são alucinógenos mais potentes). Os efeitos bifásicos da maconha são devido à ação do THC e do CBD, dependendo da concentração de cada um na amostra e da quantidade consumida. Já está provado cientificamente, por exemplo, que o CBD tem efeito ansiolítico em doses relativamente baixas e ansiogênico em doses altas. Porém a interação com o THC modifica essa 'curva'.

Os efeitos periféricos que vc cita (dilatação da pupila, etc) são devido à ativação dos receptores CB sim, mas eles não precisam estar localizados especificamente no órgão. A ativação central gera efeitos periféricos, sacou?

E no snc como seria a atuação da anandamida?

Porque no fim das contas os neurônios agem quando há o potencial de ação certo? Tem o P. A. e o neurônio libera seu neurotransmissor. Ele despolariza e libera o neurotransmissor. Ela agiria hiperpolarizando a célula? Dificultando o potencial de ação?

Abrass

Quanto à anandamida, ela age exatamente como vc disse, hiperpolarizando células neuronais através de sua ação sobre os recebtores CB, os quais são receptores classificados como metabotrópicos, que são receptores acoplados a uma proteína G, a qual medeia sua ação desencadeando uma cascata de eventos celulares que vão interferir na abertura de canais iônicos e consequentemente na liberação de outros neurotransmissores.

Veja esse texto mais detalhado:

A maneira pela qual os endocanabinóides atuam no SNC contraria os conceitos clássicos que definem um neurotransmissor. Estes conceitos postulam que os neurotransmissores são sintetizados em neurônios pré-sinápticos, armazenados em vesículas e liberados após a ocorrência de uma despolarização, com conseqüente influxo de cálcio para o citoplasma. Porém, tanto a anandamida quanto o 2-AG são sintetizados em neurônios pós-sinápticos, sendo o aumento de cálcio intracelular o fator desencadeante. Uma vez sintetizados, os endocanabinóides não são armazenados em vesículas, mas imediatamente liberados pelos neurônios pós-sinápticos (Di Marzo et al., 1998). Após a liberação, difundem-se para o neurônio pré-sináptico e agem nos receptores canabinóides como mensageiros retrógrados. Este processo, denominado neurotransmissão retrógrada, muitas vezes diminui a probabilidade de liberação de outros neurotransmissores, por interferirem em uma etapa dependente de cálcio na liberação de vesículas sinápticas (Figura 3). Portanto, os endocanabinóides atuam “sob demanda”, modulando a atividade dos neurônios pré-sinápticos após a ativação pós-sináptica (Hoffman e Lupica, 2000).

De maneira geral, a síntese dos endocanabinóides ocorre a partir de fosfolipídios de membrana que são hidrolisados por fosfolipases às respectivas formas finais dos neurotransmissores (Figura 4 e 5). A formação da anandamida, por exemplo, é realizada pela hidrólise de uma N-acil-fosfatidiletanolamina por uma fosfolipase D específica, enquanto o 2-AG é formado pela hidrólise de um acilglicerol contendo o araquidonato na posição 2 catalisado por uma hidrolase de diacilgliceróis. Pouco se sabe a respeito das vias de síntese específicas para os outros endocanabinóides (Bisogno et al., 2005).

Já a inativação dos endocanabinóides ocorre por dois processos cooperativos, a recaptação e a degradação. A etapa de recaptação permanece controversa, podendo ocorrer por difusão simples e/ou por um processo facilitado por carreadores protéicos (Di Marzo et al., 1994; Beltramo et al., 1997a; Hillard e Campbell, 1997). Depois de recaptados, os endocanabinóides são metabolisados por enzimas de degradação específicas para cada ligante. O metabolismo da anandamida aparentemente ocorre nos neurônios pós-sinápticos por uma hidrolase de amidas de ácidos graxos (Fatty Acid Amide Hydrolase - FAAH) (Cravatt et al., 1996; Goparaju et al., 1999).

Abraços!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Fala Lucas

Eu aprendi o conceito de efeito bifásico como excitação paradoxal. Em anestesiologia é um termo que descreve tal fato.

Entendi a parada da perturbação do snc. É que como eu sou usuário, e nunca tive uma alucinação propriamente dita, eu considerava errado e até preconceituoso chamar a cannabis de alucinógena. Mas é fato mesmo. É a melhor classificação para ela. Não sei se é correto colocar a coisa desta forma, mas um alucinógeno "forte" você "exterioriza" a viagem (tanto visual como auditiva e sensitiva no caso da sinestesia provocada pelo lsd). A cannabis não teria o poder de "exteriorizar" a viagem. Seria correto colocar a coisa desta forma?

Os efeitos da cannabis são uma interação entre os diversos canabinóides, sendo o THC o principal. Mas é óbvio que, diferente de outros fármacos, ou subst "não consideradas fármacos" como a cafeína por exemplo, que tem, geralmente, um efeito bem descrito e previsível no ser humano, a cannabis depende muito da pessoa para seus efeitos. Uma pessoa pode ter uma sensação totalmente diferente de outra com um mesmo baseado. Isso nos efeitos recreativos pelo menos. Então seria uma interação entre cannabinóides X pessoa x meio ambiente. Você colocaria a coisa desta forma?

Os outros cannabinóides exógenos agem nos mesmos receptores que a anandamida age? E os outros endocannabinóides.

Outro barato que eu pensei é que você falou que tem alta concentração de cb1 no cerebelo.

No homúnculo somatosensorial, as mãos são descritas de forma gigantesca, o cerebelo obviamente tem um controle absurdo (no sentido de calibrar o movimento) sobre elas. Porém eu, quando fumo, não noto modificação alguma sobre o ato de escrever com uma caneta por exemplo. O que seria fisiológicamente previsível num caso deste não seria? Nem benefício (como a letra ficar mais bonita), ou malefício (garrancho). A função dos cbs no cerebelo já é descrita ou só foram identificados lá?

E a atuação da anandamida como hiperpolarizante seria independente do tipo de neurônio? Tipo tanto em excitatórios quanto os inibitórios?

Cara não saquei como é a atuação da cannabis nos efeitos vegetativos. Ela somente simula eles? Por outra via que não o SN vegetativo? Eu não pensava em efeitos nos órgãos alvo do sistema vegetativo, mas sim no próprio. E a partir dele causando tais efeitos. Fato este que seria estranhissímo, por ser a parte mais básica do snc e que acaba controlando mesmo as funções vitais.

Cara, eu não sou de sampa, mas o dia que eu for para ai eu vou querer fazer uma visita sim.

Eu tenho uma amiga que tá fazendo mestrado com células tronco na UNESP. Eu sempre disse que ela é pioneira em um dos assuntos médicos do futuro. Você se encaixa no perfil tb. 90% dos médicos não tem a noção de neurofisiologia que você tem.

Abrass hermano.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Os efeitos da cannabis são uma interação entre os diversos canabinóides, sendo o THC o principal. Mas é óbvio que, diferente de outros fármacos, ou subst "não consideradas fármacos" como a cafeína por exemplo, que tem, geralmente, um efeito bem descrito e previsível no ser humano, a cannabis depende muito da pessoa para seus efeitos. Uma pessoa pode ter uma sensação totalmente diferente de outra com um mesmo baseado. Isso nos efeitos recreativos pelo menos. Então seria uma interação entre cannabinóides X pessoa x meio ambiente. Você colocaria a coisa desta forma?

Com certeza. O contexto e o estado emocional pessoal, juntamente com a dose, influenciam diretamente na resposta ou efeito.

Os outros cannabinóides exógenos agem nos mesmos receptores que a anandamida age? E os outros endocannabinóides.

Link para o comentário

• Consultores Jurídicos GR

Autorização informal já existe... Falar com o juiz e o delegado? Sei não...

Obs.: eu também utilizo cannabis apenas com fins recreativos, mas noto outros benefícios (melhora a insônia, melhora meu apetite etc).

yep... Ter boas relações é bom por isso... Vc sonda com quem resolve e dps entra com o pedido de autorização judicial já sabendo que vai dar certo...

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Jaya Navegiants growroom...

yep... Ter boas relações é bom por isso... Vc sonda com quem resolve e dps entra com o pedido de autorização judicial já sabendo que vai dar certo...

O que ocorreu foi exatamente isso.

A pessoa citada, que eh professor, mesmo utilizando medicação receitada por medicos, não estava satisfeito com a pouca melhora do mal de parkinson, foi informado por terceiros, que o uso de cannabis estava sendo usada com sucesso em algum lugar, daí ele arranjou com um usuário uma pequena quantidade e fez chá, que usou e a melhora foi evidente em pouco tempo. Falou então prá todo mundo do sucesso do tratamento e por não querer comprar do tráfico, perguntou ao juiz se era possivel plantar em casa e depois confirmou a autorização "de boca", portanto informal, com o delegado que disse que não tinha problema dele cultivar em casa para o uso próprio.

Resultado: ele tá ficando bom com o tal chazinho...

Na Paz.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

eu sou paraplegico, e sofro de espasmos musculares, ja tomo a dose maxima de medicamento, e eu sei o quanto e diferente quando uso uma erva meus espamos ficam no zero !!! sinto muito bem, durmo melhor. nao vejo a hora de poder usufruir de um tratamento de maconha medicinal no brasil!!!

Link para o comentário