Ir para conteúdo

[foap] Crowdfunding: Exemplos E Breve Descrição

Recommended Posts

• Usuário Growroom

do portal COMUNICAMOS

por João Simão ⋅ Fevereiro 17, 2009

“O crowdfunding traz a colaboração à essência da economia de doação: eu sei para quem estou dando (ou trocando) algo, e por isso crio uma relação de confiança com essa pessoa. Bem diferente da economia de mercado atual, onde eu compro algo de alguém e a relação acaba aí.”

É um termo que designa uma operação que é feita por várias pessoas com um objectivo em comum, digamos que se junta um grupo de pessoas, e colocam em cima da mesa um determinado tema, e juntos vão trabalhar em prol desse mesmo tema, que à partida envolve sempre questões financeiras.

Segundo Paulo Querido, “o crowdfunding é apontado como uma das soluções de financiamento para o jornalismo num futuro próximo, sobretudo para a investigação e reportagens de fôlego que as empresas de media se mostram incapazes de sustentar, tal como as micro-receitas da web.”

http://cameesa.com/

É um exemplo bem sucedido do funcionamento deste sistema de financiamento. O processo é simples. O autor submete um design que ficará à espera de financiamento durante 31 dias. Se durante este período o valor de execução ($500) for atingido o autor receberá $200 em dinheiro, e $50 será colocado na conta do Cameesa. Os 25 patrocinadores (em partes de $20) receberão uma t-shirt. A t-shirt será colocada a venda e por cada uma vendida o autor receberá $2 enquanto que os patrocinadores receberão $0,03.

Este modelo tem funcionado e permite que o financiamento de um projecto possa ser feito pelos utilizadores. O mesmo modelo poderá ser aplicado ao jornalismo.

http://www.spot.us/

Um exemplo de crowdfunding é o Spot.us, um projecto sem fins lucrativos e basicamente consiste em jornalismo financiado pela comunidade.

O Spot us funciona da seguinte forma: existe um jornalista, um cidadão e a respectiva comunidade, é proposto um tema jornalístico, a reportagem é aberta a financiamento e os interessados podem colaborar monetariamente, caso o valor seja atingido, o jornalista investiga e escreve a história, sendo posteriormente publicada.

Crowdfunding é uma forma que tem funcionado em vários projectos e que se mostra ser uma alternativa de financiamento a projectos jornalísticos. Uma alternativa válida e concreta à publicidade que tem sido o factor principal de financiamento desde a penny press. Ideal para pequenos projectos independentes de jornalismo e para grandes histórias numa altura em que a publicidade sofre grandes quebras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites