Usuário Growroom Pintolico Postado March 2, 2009 Usuário Growroom Denunciar Share Postado March 2, 2009 do portal COMUNICAMOS por João Simão ⋅ Fevereiro 17, 2009 “O crowdfunding traz a colaboração à essência da economia de doação: eu sei para quem estou dando (ou trocando) algo, e por isso crio uma relação de confiança com essa pessoa. Bem diferente da economia de mercado atual, onde eu compro algo de alguém e a relação acaba aí.” É um termo que designa uma operação que é feita por várias pessoas com um objectivo em comum, digamos que se junta um grupo de pessoas, e colocam em cima da mesa um determinado tema, e juntos vão trabalhar em prol desse mesmo tema, que à partida envolve sempre questões financeiras. Segundo Paulo Querido, “o crowdfunding é apontado como uma das soluções de financiamento para o jornalismo num futuro próximo, sobretudo para a investigação e reportagens de fôlego que as empresas de media se mostram incapazes de sustentar, tal como as micro-receitas da web.” http://cameesa.com/ É um exemplo bem sucedido do funcionamento deste sistema de financiamento. O processo é simples. O autor submete um design que ficará à espera de financiamento durante 31 dias. Se durante este período o valor de execução ($500) for atingido o autor receberá $200 em dinheiro, e $50 será colocado na conta do Cameesa. Os 25 patrocinadores (em partes de $20) receberão uma t-shirt. A t-shirt será colocada a venda e por cada uma vendida o autor receberá $2 enquanto que os patrocinadores receberão $0,03. Este modelo tem funcionado e permite que o financiamento de um projecto possa ser feito pelos utilizadores. O mesmo modelo poderá ser aplicado ao jornalismo. http://www.spot.us/ Um exemplo de crowdfunding é o Spot.us, um projecto sem fins lucrativos e basicamente consiste em jornalismo financiado pela comunidade. O Spot us funciona da seguinte forma: existe um jornalista, um cidadão e a respectiva comunidade, é proposto um tema jornalístico, a reportagem é aberta a financiamento e os interessados podem colaborar monetariamente, caso o valor seja atingido, o jornalista investiga e escreve a história, sendo posteriormente publicada. Crowdfunding é uma forma que tem funcionado em vários projectos e que se mostra ser uma alternativa de financiamento a projectos jornalísticos. Uma alternativa válida e concreta à publicidade que tem sido o factor principal de financiamento desde a penny press. Ideal para pequenos projectos independentes de jornalismo e para grandes histórias numa altura em que a publicidade sofre grandes quebras. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Recommended Posts
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.