Ir para conteúdo

Cerveja De Cannabis

Fisherman

Recommended Posts

• Usuário Growroom
É fácil de fazer no balde, já fiz mais ou menos como explica aqui:

http://www.scribd.com/doc/5245785/Aprenda-...rveja-Artesanal

Valeu dickloco!

intaum dick.

tudo q me resta saber agora, é como conseguir malte lupulo e levedura!!!

como arrumo isso?? tem q jardins urbanos da cerveja ai em algum canto??? hehehe

abraço!

Aqui tem os igredientes separados em Kits pelo tipo de cerveja que voce quer fazer...agora nao sei se vale a pena,alguem que ja comprou estes ingredientes antes,o preco ta bom?

Abracos

Mr.Fisherman

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

Então!!! tem uns caras que tem um negócio de vender Choppeiras e oferecem um curso on line com 12 passos enviados para o e-mail (um por semana) para a fabricação de alguns tipos de cervejas basicas ....é li todo o material mas não cheguei a tentar fazer porém achei o material instrutivo para que quem nada sabia como eu ...entra nesse link

http://www.coldmix.com.br/MeuPrimeiroChopp/

ou se preferir me manda uma MP com um mail que te encaminho os 12 passos que tenho no meu mail grande abraço!!!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Puta lezei no ultimo post,acabei esquecendo de passar o link..

Aqui voce encontra os kits pra cada tipo de cerveja e os ingredientes separados,é site Brasileiro!

Venda de Ingredientes para Cerveja

Nunca comprei la,nao sei se é de confiança e como disse no post anterior,nao sei se esta com os melhores preços...

Rocknroll,teria como colocar este material disponivel no topico?Em um pdf pra download por exemplo?

Abracos

Mr.Fisherman

Link para o comentário

• Usuário Growroom
Puta lezei no ultimo post,acabei esquecendo de passar o link..

Aqui voce encontra os kits pra cada tipo de cerveja e os ingredientes separados,é site Brasileiro!

Venda de Ingredientes para Cerveja

Nunca comprei la,nao sei se é de confiança e como disse no post anterior,nao sei se esta com os melhores preços...

Rocknroll,teria como colocar este material disponivel no topico?Em um pdf pra download por exemplo?

Abracos

Mr.Fisherman

Cara to mega pegado de trampo talves não o faça tão rápido mas farei sim ...

Obs: se alguem se habilitar mando os mails com prazer...mas vou fazendo aki independente de qqer coisa!!!

Abraços!!

Link para o comentário

• Usuário Growroom
Se voce quizer pode me mandar por email que eu coloco aqui no forum em pdf...

Abracos

Mr.Fisherman

Então acabei "por sorte" ficando de bob hj a tarde inteira, deu pra postar nos endereços:

http://www.4shared.com/file/96265016/284b9...er_cerveja.html

http://www.4shared.com/file/96265117/5e8ec...er_cerveja.html

http://www.4shared.com/file/96265180/1128e...er_cerveja.html

É um material bem interessante e parece bem fundamentado ...se alguem experimentar fazer com cannabis por favor frelate a experiencia ...acabei não podendo colocar meu desejo de fabricar minha própria cerveja por falta de tempo mesmo.

são 12 passos realtivamente bem explicados sendo 4 passos em cada arquivo !!!

grande abraço a todos espero ter ajudado!!!

Link para o comentário

• 3 weeks later...
  • 3 months later...
  • 2 months later...
  • 1 month later...
  • Usuário Growroom

Encontrei meu livrinho de receitas de cervejas, nunca fiz nenhuma mas vou postar a que achei menos foda de fazer:

Jamaica Ginger Beer

1/2 xicara de raiz de gengibre

1/4 xicara de mel

1 1/2 colher (sopa) de limão

1 clara (batida em ponto de neve)

500 g de açucar cristal

1 colher (sopa) de fermento de pão

gotas de angostura

2.200 ml de água pura (mineral)

1- amassar o gengibre misturando-o com o mel, o açucar, o suco de limão e finalmente com a água. Em seguida, acrescenta-se o fermento e logo depois a clara batida, mexendo muito bem para ficar uma substância homogênea.

2- Fermentação - colocar a mistura num recipiente que permita o escape dos gases que se formarão durante a fermentação. Colocar o recipiente num lugar fresco e escuro. Após algumas horas, a formação de borbulhas no liquido será indicio de que começou a fermentação. Quando, depois de alguns dias, cessar a formação de borbulhas, é sinal de que a fermentação está terminada.

3- Coagem - utilizar coadores de bano dobrados e depois engarrafar.

A cannabis deveria entrar no momento em que se amassam os ingredientes. Mas qual a proporção?

Ainda tem a seguinte observação^: CERVEJA COMPOSTA de gengibre, zimbo e outros aromatizantes (a gosto)

Este tipo de cerveja pode ser feito utilizando-se todo o processo de fabricação da cerveja preta ou clara. A única diferença é que no momento da lupulagem acrescentam-se algumas ervas aromáticas, que darão uma cerveja personalizada. O gengibre deve ser descascado e ralado, antes de ser colocado na lupulagem.

Vou tentar postar as outras receitas assim que tiver um tempo pra digitar tudo, não dá pra scannear porque está em péssimas condições.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

CERVEJA PRETA

600 a 1200 de MALTE (triturado)

35 a 50g de LUPULO

150 a 300 g de CARAMELO (a gosto)

1 Kg de AÇUCAR (de preferencia cristal)

30 cc de FERMENTO CERVEJEIRO (2 colheres de sopa)

20 litros de AGUA (de fonte ou fervida e areada)

1 copo comum de FUBÁ (desnecessario se usar 1.200 g de MALTE)

1 colher de sopa de far. de trigo ou meia de maisena

1 vidrinho de tintura de iodo

Como fazer:

1 Brassagem ou mosturação com a temperatura controlada.

Cozinha o malte triturado numa panela com mais ou menos 6 litros de água previamente separada( dos 20 litros).

Se for usar fubá junte com os 600 g de malte (se for os 1.200g não precisa). De quando em quando mexer a mistura com a colher de pau.

Nota: observar a temperatura - o ideal é fazer com que a temperatura chegue até os 72º C (temperatura máxima que o mosto pode atingir:

acima deste limite as enzimas morrem) em 3 etapas consecutivas, de 15 a 20 minutos cada. Da seguinte maneira: mantemos a temperatura de 40 a 50ºC por

15 a 20 minutos; de 50º a 60ºC por mais 15 a 20 minutos; de 60º a 72ºC por mais 15 a 20 minutos. A temperatura deve ser controlada, diminuindo ou aumentando

o fogo, distanciando mais a panela da chama ou ainda adicionando água fria, etc. O importante é não deixar a temperatura atingir o limite máximo.

Essa etapa é essencial para a transformação do amido do malte em maltose (açucar).

2 - Teste do iodo - a partir da segunda etapa da temperatura (60ºC), pode se fazer o teste do iodo. É um teste simples que verifica a intensidade da conversão.

O iodo reage na presença do amido, dando uma substância de coloração escuro-azulada. Retira-se da superficie do mosto umas gotas (3 ou 4), colocando-as num

pires de fundo branco; em seguida, pinga-se uma gota da tintura de iodo. Se ficar azul-escuro, ainda não se deu a total conversão do amido (então

prolonga-se um pouco naquela mesma temperatura - 60ºC), se ficar num amarelo-alaranjado significa que houve a conversão; quanto mais clara a substância, melhor, pois quer dizer que a

transformação foi mais satisfat´roia.

3- Lupulagem- completada a fase de mosturação, não há mais problemas com a temperatura, pois as enzimas já cumpriram o seu papel na conversão do amido

em maltose. Adiciona-se agora o LUPULO (a quantidade máxima se deseja uma cerveja mais amarga) espalhando suas folhas aos poucos sobre a fervura.

Nesta fase, pode-se aumentar a temperatura e deixar ferver por uma hora, tempo suficiente para o lúpulo liberar todas as suas propriedades.

4- Farinha de trigo ou maisena - em seguida ao lúpulo, acrescenta-se uma colher (sopa) de farinha de trigo ou meia de maisena, tomando cuidado de

misturá-la aos poucos e lentamente para não formar grumos (embolar). A farinha tem a função de dar firmeza e sustentação à espuma da cerveja.

5- Açúcar- pode ser adicionado também nessa fase.

6- Coagem- depois do cozimento por uma hora, apaga-se o fogo e coa-se o mosto. Em primeiro lugar usamos a peneira para separar os resíduos maiores (bagaços). Depois coamos novamente

no pano. Atenção: os resíduos separados ainda contêm muita maltose.Por isso deve-se lavá-los novamente em uns 3 litros de água e ferver por mais uns 10 ou 15 minutos,

para aproveitar tudo (pode-se lavá-los mais de uma vez para aproveitar bem). Depois coa-se novamente e mistura-se o liquido ao primeiro que está no balde ou no tanque.

7- Caramelo - no mosto (é o nome do liquido) ainda quente acrescentamos o caramelo, dissolvendo-o bem.

Nota: esfriamento rápido do mosto -consiste em colocar o balde com o mosto quente (melhor se o balde for de metal, pois esfria mais rápido) numa vasilha maior com água bem

gelada e gelo. Esta operação, opcional, tem a função de evitar o desenvolvimento de microorganismos prejudiciais. É mais uma medida de segurança. Você também pode deixá-lo esfriar normalmente.

8- Completar os 20 litros de água- coloca-se o mosto no tanque de fermentação e adiciona-se a água restante até completar os 20 litros (com a fervura e o encharcamento do malte, predeu-se alguns

litros de água; por isso, sempre deixe de reserva uns litros a mais de água pura).

9- Fermento- quando o mosto atingir a temperatura ambiente (ou menos de 35ºC) coloca-se o fermento e mexe-se muito bem.

Nota: preapare o fermento antes de iniciar a operação número 1. Para isso, colocam-se o 30cc do fermento num vidro grande (muito bem lavado) e adiciona-se um copo de água purae uma colher (chá) de açúcar,

deixando descansar por umas 3 horas, fora da geladeira.

10- Fechamento do tanque: fecha-se hermeticamente o tanque e coloca-se a ponta da mangueirinha mergulhada numa garrafa com 3/4 de água. A ponta da mangueirinha deve penetrar na água no máximo uns dois

centimetros, para não impedir, com a pressão da água, a liberação do gás da fermentação.

Nota 1: a fermentação do mosto- inicia-se entre 12 a 24 horas. Percebe-se a fermentação pela saida de borbulhas através da extremidade da mangueirinha. De acordo com a frequência das borbulhas, pode-se avaliar a intensidade

da fermentação. Nessa fase, forma-se espuma na superfície do mosto, que já começa a desprender um agradável aroma de cerveja.

Nota 2: no calor, a fermentação completa-se em 3 dias, no frio ela pode levar um pouco mais de tempo, de três a quatro dias e meio. Percebe-se o ponto, verificando-se a intensidade da formação de borbulhas que

se liberam dos sedimentos depositados no fundo do tanque. Nesta altura elas deverão estar bem espaçadas. Verifica-se a extremidade da mangueirinha, se as borbulhas saem de tempos em tempos, indicam que a fermentação

já está no tempo ideal.

11- Tranferência do mosto (sifonagem) com a mangueirinha pescador (cuidando-se para que a abertura de sucção fique sempre acima dos sedimentos, para não chupá-los) transfere-se o mosto para os baldes, tendo-se

o máximo cuidado para não agitar a sedimentação (fermento) que está depositada no fundo do tanque; estes sedimentos não devem, em hipótese alguma, ir junto com o líquido para o balde.

Nota 1 : não se desfaça dos sedimentos (levedura ou fermento), pois eles será recuperados para novas produções. Veja no final como se procede para reaproveitar a levedura.

Nota 2 : a operação de trasfegar a cerveja é feita chupando-se o líquido para uma vasilha que esteja num nivel mais baixo que o liquido do tanque (esta operação é semelhante a que se faz para retirar gasolina do tanque de um carro). Para precaver-se

de provocar algum contágio no líquido com a saliva, pode-se adaptar aquelas bombinhas próprias para a retirada de gasolina do tanque (só que jamais deve ter sido usada para gasolina).

12- coagem- retira todo o mosto procede-se agora a uma coagem mais rigorosa. Utilizam-se coadores ou panos, dobrados numa ou duas vezes. É preciso reter o máximo de particulas

que ainda estão em suspensão no liquido. Entretanto, não é necessário esmerar-se na filtragem da cerveja preta, pois os sedimentos não aparecerão no liquido escuro e daráo

um sabor de malte mais acentuado.

13- Engarrafamento- com as garrafas previamente higienizadas, utiliza-se o funil para enche-las até o ombro, isto é, deixando-se um bomespaço para o gás carbônico. Se forem enchidas até em cima, corre-se

o risco de que elas estourarem devido à pressão.

14 - Fechamento com as tampinhas metálicas- com máquina de fechar própria fecham-se bem as tampinhas para uma vedação completa.

15- Teste para a pressão do gás no interior das garrafas- após o engarrafamento, deixe as garrafas descansar deitadas até o momento da pasteurização. Antes da pasteurização, entretanto,

a garrafa deve estar com gás carbônico suficiente para uma boa cerveja. Para verificar-se a quantidade exata de gás dentro da garrafa usa-se o medidor de pressão. Ele pode ser de 2 tipos:

as 3 garrafinhas ou as rolhas com mangueirinhas. Com as 3 garrafinhas faz-se o seguinte: engarrafa-se juntamente com as outras. Após 24 horas, gela-se, e em seguida abre-se uma das garrafinhas, coloca-se a cerveja num copo

e verifica-se a quantidade de espuma formada. O ponto ideal de espuma é de uns dois dedos (mais ou menos 4 cm). Se atingir essa marca, está no ponto de pasteurizar imediatamente. Caso contrário,

espera-se mais 24 horas para se repetir a operação; e assim, se for o caso, até abrir as 3 garrafinhas. Geralmente, já na segunda garrafinha há formação de espuma suficiente. Atenção: se na abertura

da primeira garrafinha a espuma formada atinge a metade, por exemplo, do ponto ideal, não é necessário esperar as 24 horas, bastam 12 horas para que a formação do gás atinja o ponto-limite.

Teste da rolha com as mangueirinhas: este é também muito seguro para saber a formação exata da pressão dentro da garrafa, antes da pasteurização.

Utilizam-se 3 garrafas sendo que 2 devem ter o mesmo tamanho e capacidade; a terceira pode ser qualquer uma, desde que com capacidade para receber o liquido de uma delas.

Enche-se uma garrafa com cerveja no momento do engarrafamento, outra contendo água no mesmo nivel da de cerveja. Tapa-se a garrafa comcerveja com a rolha que possui uma só mangueirinha; a rolha que tem as duas

mangueirinhas fecha a garrafa com água; a saída da mangueirinha (que deve tocar o fundo da garrafa com água) da segunda rolha vai para a terceira garrafa que está vazia e deve permanecer a um nivel alguns centimetros

superior das outra duas. Conforme vai-se formando pressão dentro da garrafa de cerveja, o gás transfere-se para a garrafa de água, pressionando esta para a terceira garrafa. Quando a garrafa com água ficar vazia, significa

que dentro das garrafas se formou gás carbônico, correspondente a uma atmosfera, mais que suficiente para se ter uma ótima cerveja. Nesse momento, procede-se imediatamente à pasteurização.

16- Pasteurização - é um processo simples que consiste na interrupção da fermentação, impedindo a formação de mais gás no interior das garrafas.

A pasteurização evita que as garrafas estourem e estabiliza o produto conservando-o por cerca de um ano. Coloca-se o número de garrafas que couber na panela grande (ou se tiver uma vasilha maior para todas as garrafas tanto melhor).

Elas não devem encostar nas paredes de metal, pois correm o risco de estourar com o calor. Pelo mesmo motivo coloca-se no fundo da panela um pano ( ou estradinho de madeira) grosso,

dobrado, para não permitir o contato das garrafas com o fundo. Enche-se a panela com água até cobrir as garrafas que estão de pé. Tampa-se a panela, deixando-se uma abertura para o termômetro. Ela pode ficar

pendurado, penetrando sua ponta no líquido (tampar a panela é importante,pois pode ocorrer a explosão das garrafas).

Quando a temperatura atingir os 60ºC, desliga-se o fogo e espera-se 20 minutos para retirar as garrafas. Elas serão colocadas sobre panos. Atenção: nunca, ao retirar as garrafas da água quente, as coloque em superficies

mais frias (como o mármore da pia) devem ser colocadas sobre panos. A temperatura da pasteurização não pode ultrapassar os 60º C.

Nota: se ainda houver mais garrafas para pasteurizar, pode-se utilizar a mesma água ainda quente, apenas tendo-se o cuidado de esperar que elas se adaptem àquela temperatura antes de ligar o fogo novamente; caso contrário, a temperatura se elevará rapidamente, rpovocando a explosão

das garrafas.

17- Maturação- depois de pasteurizadas, as garrafas já não correrão o risco de estourar e podrão ser colocadas de pé para o amadurecimento que no caso da cerveja preta, durará no minimo 15 dias; com 30 dias ela estará num ponto ótimo.

18- Consumo - leve para geladeira somente as garrafas que serão consumidas. Não é conveniente deixá-las muito tempo gelando, pois isso interfere no sabor da bebida. E depois de gelada não pode mais ser retirada e colocada a

outra temperatura. Deve ser consumida.

Nota: recuperação do fermento - o fermento que ficou depositado no fundo do tanque (operação 11) pode ser recuperado para as próximas fabricações. Coloca-se esta levedura num litro bem limpo levando-o para a geladeira.

Depois de 3 dias, o fermento terá se separado da água e esta deverá ser retirada e substituida por um copo de água filtrada e pura. Neste momento, acrescenta-se também uma colher (café) de açúcar. Essa operação deve ser repetida semanalmente

para se conservar o fermento em condições de uso para as próximas produções. um mesmo fermento pode ser utilizado, no máximo três vezes.

As garrafas devem ser colocadas para o amadurecimento em local fresco e ao abrigo da claridade, pois, mesmo o casco sendo escuro, pode ter influência negativa na qualidade do produto.

No fundo das garrafas haverá um depósito de substâncias (é o malte que se sedimentou). Ele desaparecerá com uma simples sacudida na garrafa.

Este sedimento, além de saboroso, é muito nutritivo, pois nada mais é do que extrato de malte.

Esta receita básica para cerveja preta proporciona a quantidade de mais ou menos 33 garrafas normais.

Com o tempo, vai-se aprefeiçoando a técninca até se chegar a um tipo de cerveja que realmente se deseja: mais escura (coloca-se um pouco mais de caramelo), amis amarga (com um pouco mais de lúpulo), mais encorpada (um pouco mais de malte), etc.

Com o tempo e a experimentação chega-se a uma bebida ideal.

Link para o comentário

• 2 years later...
  • Usuário Growroom

Up!!

galera to querendo brassar uma Cerveja com erva.

Já faço cerva há algum tempo, mas nunca tive coragem de por a erva no esquema (imagina mandar 20g de buds e o esquema não funfar...)

mas como ta chegando uma breve colheita aqui, acho que estou tomando coragem.

Minha maior duvida é de quanto de fumo usar, para uma produção de aprox. 20 L.

Tava pensando em usar os restos da manicure e pipocas, ao invés de fazer hash com eles.

Se alguem teve alguma experiência, dá uma luz aí!

abs

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Se quiser apenas aromatizar a cerveja, eu acho que 10g de buds dá pra substituir o lúpulo...

Mas acho que seria mais legal aproveitar o psico e, de repente, fazer uma extração alcoolica com aquecimento, pq aí descarboxila o THC e dá um caldo (e menos pena de gastar bagulho)

Será? To no achismo, mas quero ver no que vai dar!

Se eu tivesse uma grande colheita faria dois lotes de "cannabier" heheheh

Sorte e Paz

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Ah, só o aroma dos buds não é tão tri... hehehe

95% da ceva é água, então acho que dá pra fazer uma infusão em água quente, pegar essa água "thczada" e juntar com o resto.

Tenho um amigo que tem uma cervejaria caseira, vou ver se rola fazer uma canabiceva...

Link para o comentário

• 1 year later...
  • Usuário Growroom

Cara já fiz cerveja com cannabis como base e te digo, n curti não. Tive uma idéia que deu certo p manter a linha, que seria add galhos frescos, que na minha opinião tem um aroma incrível, junto com os lúpulos de aroma. Folhas n deu mto certo.

Tente fazer uma IPA e add junto com os lúpulos aromáticos, amarillo, citrus, cascade, centennial sei lá ...ou tente fazer uma wit, wheat ou até uma hanf-pilsen com os saaz tchecos.

Ficam aromas da ganja mto massa, pode ir na fé!!

• Like 5
Link para o comentário

• Usuário Growroom

Cara já fiz cerveja com cannabis como base e te digo, n curti não. Tive uma idéia que deu certo p manter a linha, que seria add galhos frescos, que na minha opinião tem um aroma incrível, junto com os lúpulos de aroma. Folhas n deu mto certo.

Tente fazer uma IPA e add junto com os lúpulos aromáticos, amarillo, citrus, cascade, centennial sei lá ...ou tente fazer uma wit, wheat ou até uma hanf-pilsen com os saaz tchecos.

Ficam aromas da ganja mto massa, pode ir na fé!!

Ae Tony,

então estou começando a fabricar cervejas mesmo, como não encontrei pra comprar a saída seria fazer mesmo, e to muito afim de provar, li muita coisa no rolliup e outros e teve gente que adorou como teve gente que disse que não da liga ou estraga o gosto da cerveja, estarei estudando uma receita pra ver qual é, o problema é a erva, nao consigo a quantia necessária.

Valeu as dicas mano tamo na área

abraços

Link para o comentário