Ir para conteúdo

Posiçao Do Governo Sobre A Legalização!


Jonas Costa

Recommended Posts

  • Usuário Growroom

Ae galera o governo brasileiro esta tomandomuma posição a favor da legalização da maconha e trata o "problema" como questao de saude publica, ao contratio de antigamente e da politica de paises como o Estados Unidos que tem a politica de criminalização da maconha!

Segue em anexo alguma reprtagens obtidas do site da Agencia Brasil (site de informaçoes do Geverno brasileiro):

Temporão diz que é a favor do debate sobre a descriminalização das drogas

Isabela Vieira

Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, evitou falar hoje (12) sobre a descriminalização das drogas, dizendo ser a favor do debate. A proposta de descriminalizar o consumo da maconha foi sugerida ontem (11) pela Comissão Latino-Americana sobre Drogas e Democracia, reunida no Rio.

Durante a inauguração de um laboratório farmacêutico francês na capital fluminense, Temporão ressaltou que o governo federal já trata a questão do usuário como um problema de saúde pública, mas disse que o combate às drogas ainda precisa envolver uma discussão com diversos segmentos da sociedade. Para ele, a repressão não resolve o problema.

“Ser analisarmos a luta dos outros países referente ao tráfico de drogas e ao consumo, ela é um retumbante fracasso. O consumo não diminui e as prisões estão abarrotadas”, disse. “Essa é uma discussão em aberto. Sou a favor do debate”, completou.

________________________________________________________________________________

____________________

FHC defende descriminalização da maconha para consumo pessoal

Isabela Vieira

Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A descriminalização da posse de maconha para o consumo pessoal pode ser uma das saídas para a erradicação das drogas. Uma avaliação sobre essa possibilidade é uma das sugestões do relatório apresentado hoje (11) pela Comissão Latino-Americana sobre Drogas e Democracia.

A organização não-governamental tem à frente os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso, César Gaviria (Colômbia) e Ernesto Zedillo (México).

O documento sugere uma revisão das políticas de repressão às drogas na América Latina, com foco em saúde pública, tratando os dependentes como pacientes e não criminosos, e investindo na prevenção voltada aos jovens, faixa etária onde há o maior número de consumidores. De acordo com a ONG, apesar dos grandes investimentos, a estratégia de “guerra às drogas”, que tem ênfase na repressão à produção e na criminalização dos usuários, não tem obtido sucesso.

O ex-presidente Fernando Henrique explicou que a sugestão de descriminalização não significa “tolerância”. “Reconhecemos que a maconha tem um impacto negativo sobre a saúde. Mas inúmeros estudos científicos demonstram que o dano causado por esta é similar aos do álcool e do tabaco”, disse. Ele admite que o ponto é polêmico, mas defende a discussão. “Precisamos quebrar o tabu que bloqueia o debate”, reforçou.

A comissão também argumenta que a criminalização não diminui a demanda, mas implica na geração de novos problemas. Além das questões de saúde, a entidade afirma que o encarceramento de usuários não condiz com a realidade da América Latina- o maior exportador mundial de cocaína e maconha -, considerando a superpopulação e as condições do sistema penitenciário. “A repressão propicia a extorsão dos consumidores a corrupção da polícia”, diz o texto.

Segundo o relatório, os governos devem focalizar sua ação no combate à repressão sobre o crime organizado e devem também reavaliar a repressão sobre o cultivo. A sugestão é que os governos desenvolvam, paralelamente, campanhas de prevenção voltadas aos jovens, com linguagem clara e argumentos consistentes.

Para o ex-presidente, as campanhas educativas para prevenir o uso das drogas deveriam seguir o modelo daquelas criadas para conter o consumo de tabaco.

As conclusões da comissão, formada também por intelectuais e representantes de diversos setores, devem ser apresentadas na próxima reunião das Nações Unidas (ONU), em março, em Viena, na Áustria. O encontro tem o objetivo de avaliar as políticas de drogas em todo o mundo.

________________________________________________________________________________

_____________________

essas reportagens foram obtidas do site do governo, segue o link: http://www.agenciabrasil.gov.br

Abraços!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...