Ir para conteúdo

Mp Quer Proibir Marcha Da Maconha Na Paraíba


Bas

Recommended Posts

MP quer proibir Marcha da Maconha na Paraíba

O mundo gira, a lusitana roda, o Supremo Tribunal Federal está prestes a derrubar a Lei de Imprensa mas, no que tange à livre defesa de opinião sobre o uso das drogas ditas ilegais, parece que certos setores da Justiça brasileira continuam chegadíssimos numa mordaça. Depois de toda a confusão causada ano passado pelas sucessivas proibições às tentativas de segmentos da sociedade civil em diversos estados do país de organizarem a tradicional Marcha da Maconha (que acontece todo princípio de maio em vários países do mundo), este ano já há indícios de que a novela vai se repetir, infelizmente.

Começou pela Paraíba. Ontem, o Ministério Público deste estado encaminhou à Justiça uma ação cautelar pedindo a suspensão da marcha em João Pessoa, que está marcada para o dia 3 de maio. A ação do MP paraibano foi requisitada palo vereador Geraldo Amorim, do PDT, que também é policial federal e foi secretário Adjunto da Segurança Pública da Paraíba.

Assim como ocorreu no ano passado, o pedido de suspensão da marcha baseia-se na interpretação do parágrafo 2 do artigo 33 da Lei 11.343/2006, nossa famosa Lei Sobre Drogas, que diz que é crime "Induzir, instigar ou auxiliar alguém ao uso indevido de droga". Para o MP da Paraíba, a simples realização da marcha é uma infração ao artigo 33 da lei. Já para os organizadores, o evento nada mais é do que a manifestação da expressão de uma parcela da sociedade, que solicita o debate sobre o assunto em perspectiva ampla e, mais especificamente, pede a revisão do texto da atual lei.

Isso porque, mesmo já tendo de fato descriminalizado o uso de drogas, a atual lei brasileira ainda abre brechas - por falhas e imprecisões do seu texto - para que a punição ao usuário continue sendo praticada. Ou, muitas vezes, seja "substituída" pela extorsão. O desconhecimento da própria lei por parte da polícia também é um problema. Todas essas críticas, aliás, são compartilhadas por alguns ministros do governo Lula (entre eles o da Saúde, José Gomes Temporão), e pelo ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso. Além do próprio governador do Estado do Rio, Sérgio Cabral, que iniciou seu governo defendendo publicamente o debate sobre a legalização das drogas.

Além de preparar um pedido de habeas corpus para tentar garantir a realização da manifestação, o Coletivo Marcha da Maconha, responsável pela organização do evento no Brasil, publicou em seu site a seguinte nota de repúdio à tentativa de proibição:

"A tentativa do Ministério Público do Estado da Paraíba de proibir a edição da Marcha da Maconha em João Pessoa é um ataque frontal às liberdades democráticas e merece o mais enérgico repúdio de todas as forças progressistas da sociedade.

Não será através da censura e da repressão que os setores autoritários e liberticidas de plantão calarão a nossa voz. O que coloca na agenda política internacional o debate sobre a legalização da maconha é o evidente fracasso da política proibicionista vigente, que só conseguiu alimentar a violência e a corrupção.

O Coletivo Marcha da Maconha Brasil reafirma que o movimento tem como objetivo levantar a bandeira da legalização da cannabis e não incentivar o seu uso ou de qualquer outra substância, legal ou ilegal. Qualquer um que visite o nosso sítio eletrônico pode constatar que isso é evidente. Também rejeitamos a pecha do anonimato, acusação mentirosa que nos é feita. Os organizadores da Marcha em cada cidade fazem o seu trabalho militante de forma aberta e transparente e assim continuarão a fazer.

Informamos ainda que serão adotadas as medidas jurídicas cabíveis, para garantir em todo o território nacional o exercício de nossa liberdade de manifestação e de expressão, direito constitucional fundamental do qual não abriremos mão em nenhuma hipótese"

Este blog - que também defende o debate aberto sobre o tema e acredita (em consonância com políticos, humanistas, cientistas e até policiais de diversas partes do mundo) que a legalização pode vir a ser, sim, uma possível alternativa racional ao círculo vicioso de mortes e custos materiais que a guerra às drogas nos impõe - assina embaixo da manifestação dos organizadores da marcha. E torce para que seus advogados consigam o habeas corpus na Paraíba. Além de João Pessoa, a marcha deste ano está marcada para mais 13 capitais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Globo e voce, tudo a ver!!!

Ta mais que claro que a Globo ta conosco nessa.

Basta ver que o Senhor Joao Roberto Marinho faz parte da Comissao Latinoamericana Drogas y Democracia

http://drogasydemocracia.org/biografias

João Roberto Marinho actualmente es Vicepresidente del Consejo de Administración y Vicepresidente Editorial de las Organizaciones Globo. Es responsable por la dirección estratégica de las empresas, por las relaciones institucionales y por la dirección editorial del grupo.

Las Organizaciones Globo están focalizadas en los medios de comunicación y entretenimiento, desarrollando negocios en las áreas de periódicos, televisión abierta, TV por suscripción, Internet, publicaciones, estaciones de radio, producción de películas y discos. Las Organizaciones Globo forman el mayor grupo de comunicación brasileño.

João Roberto comenzó su carrera de periodista en el diario O Globo, donde desempeñó varias funciones. Además, fue Director General de la Fundación Roberto Marinho, institución filantrópica dedicada a proyectos culturales y educación.

João Roberto es Vicepresidente de la Asociación Nacional de Diarios y de la Asociación Brasileña de Radios y Televisión.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Parece que não aprenderam nada com ano passado:

tentaram proibir, o tiro saiu pela culatra. Acabou chamando mais atenção o fato de ter sido proibido o evento, do que se simplesmente rolasse a Marcha.

É o que os cara na Paraíba tão fazendo, cavando a própria cova.

Quero mesmo é que eles tentem proibir, prq daí, como o kringorn disse:

o pau vai comer. pro lado deles!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom
Eh muito interessante ver como o assunto da legalizacao da maconha esta em foco nao soh aqui no Brasil como em diversos outros paises no momento.

interessante é ver como vereadores e deputados são contra a legalização... mas toh na cola deles!!! e muitos aqui tambem estão... qq deslize eles vao toma legal...

te cuida Geraldo Amorim!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores Jurídicos GR
Assim como ocorreu no ano passado, o pedido de suspensão da marcha baseia-se na interpretação do parágrafo 2 do artigo 33 da Lei 11.343/2006, nossa famosa Lei Sobre Drogas, que diz que é crime "Induzir, instigar ou auxiliar alguém ao uso indevido de droga". Para o MP da Paraíba, a simples realização da marcha é uma infração ao artigo 33 da lei. Já para os organizadores, o evento nada mais é do que a manifestação da expressão de uma parcela da sociedade, que solicita o debate sobre o assunto em perspectiva ampla e, mais especificamente, pede a revisão do texto da atual lei.

Como não podemos "nos defender" nesse tipo de ação, o Juiz só ouve o lado do MP.

O problema aí é puramente semântico... A finalidade da marcha é combater a expressão negritada, ou seja, o "uso indevido da cannabis". Como? Fazendo com que seu uso, que atualmente é "indevido" na forma da lei, permitido e regulamentado. Logo, a marcha não quer induzir ninguém a consumir cannabis e sim regulamentar o seu uso. A regulamentação seria boa não só para quem usa recreativamente e medicinalmente, quanto para aqueles que querem explorar o cânhamo, suas fibras e demais derivados para outras finalidades, inclusive em estudos cientificos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Maconheiros da Paraíba e arredores unívos!!!

Abaixo a hipocrísia!!!

Legalize it!!! Dia 20/04 = 4:20, estarei participando em Vancouver do dia eleito por eles como o Dia da maconha em frente a galeria de artes de Vancouver. Lembrando que até 5 gramas não é crime apenas infração. Agora plantar é proibido. Então onde eles esperam que possamos adquirir. Eles forçam a criação do tráfico. Legaliza porra!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Falando sério, não consegui nem assistir ao vídeo inteiro de nojo e raiva.

Puta que lhe paril! Manda essa jornalista e esse vereador pra casa do caralho, junto com o Sr Secretário Beltrame

P.s: Tive que voltar, tomei coragem pra assistir o vídeo todo.... :Ddura:

Detalhe para essa fala do Sr Vereador:

"e terceiro minha cara jornalista, é que a maconha, como eles falam e proclam, NÃO é uma droga leve. Só sabe o estrago que causa na família um usuário de drogas, um dependente de maconha, quem o tem na família. Ou então quem é da área, que conhece a fundo, como eu, sou farmacêutico, conheço a fundo, tenho experiência da minha vida toda... e, eu tô fazendo pós gradução em saúde pública e prevenção às drogas, e eu sei os malefícios..."

Meu amigo, pegue seu diploma de farmácia, sua atual pós gradução em saúde pública, jogue fora, e me de o nome do irresponsável que te deu esse diploma prq vou denunciar pro Ministério Público! Além é claro, que já deveriam ter feito um pedido de cassação do seu cargo de vereado por INCAPACIDADE de exercer a função.

Primeiro aprendendo a ser mais humilde, ao invés de achar que sabe toda a verdade sobre a questão Cannabis.....

o que vemos é que és um perfeito ignorante no assunto!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom
po o cara nem sabe falar portugues direito, e é vereador?

pelamor...

Vi esse vídeo na integra, tem mais algumas partes que não aparece ai.

E sabe o que me dá mais raiva Canadense?

Tem uma hora que ele começa a fala o Curriculum dele: "-Farmacêutico."

Pronto, ai podemos observar o alto grau de ignorância desse sujeito.

Ele deveria ser o primeiro a saber direitinho todas as propriedades do THC no corpo e como ele é eficaz para certos tipos de problemas.

São "especialistas" como ele que deveriam lutar a favor da Legalização da Cannabis para estudos com o THC e desenvolver medicamentos.

Mas ele preferiu ir para o caminho mais fácil, Politica com um discurso voltado para a parcela da população onde ele ganha votos fazendo-se de "bom-moço" que luta contra a drogas.

Garanto que eu, usuário, teria maior sucesso no cargo do que o José Roela ai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest kringor

se quisermos levar a serio nosso movimento, não podemos dar bola pros blefes que a oposição faz, o negocio é mandar o MP se fuder e ir todo mundo na marcha sem amarelar, o assunto ja esta na pauta mundial, ta todo mundo cansado de saber que a politica de repressão não funciona o momento é otimo vamos com tudo !!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom
po o cara nem sabe falar portugues direito, e é vereador?

pelamor...

E você se espanta com isso? Nem o nosso presidente fala português direito.

Detalhe para essa fala do Sr Vereador:

"e terceiro minha cara jornalista, é que a maconha, como eles falam e proclam, NÃO é uma droga leve. Só sabe o estrago que causa na família um usuário de drogas, um dependente de maconha, quem o tem na família. Ou então quem é da área, que conhece a fundo, como eu, sou farmacêutico, conheço a fundo, tenho experiência da minha vida toda... e, eu tô fazendo pós gradução em saúde pública e prevenção às drogas, e eu sei os malefícios..."

Eu também sou farmacêutico. E eu posso te dizer, que as razões dele estar falando esse monte de baboseira são puramente morais e políticas. Eu estudei muito sobre os efeitos de todos tipos de drogas durante a faculdade (por eu gostar do assunto, me aprofundei bem além do currículo), e posso te dizer que se a maconha deve continuar proibida, usando a mesma lógica então donos de indústrias que produzem bebidas alcoólicas ou tabaco deveriam ser condenados a pena de morte.

se quisermos levar a serio nosso movimento, não podemos dar bola pros blefes que a oposição faz, o negocio é mandar o MP se fuder e ir todo mundo na marcha sem amarelar, o assunto ja esta na pauta mundial, ta todo mundo cansado de saber que a politica de repressão não funciona o momento é otimo vamos com tudo !!!!!

Concordo totalmente. O negócio é não amarelar. Porque pode ter certeza que a legalização nunca virá de mão beijada, ela terá que ser CONQUISTADA.

ps. Uma viagem. Existe alguma forma de obter algum tipo de pronunciamento do FHC com relação a marcha?? O cara vem defendendo uma abordagem diferente com relação a drogas, com certeza ele teria uma visão a favor da manifestação, afinal não é nada ilegal, estamos fazendo basicamente a mesma coisa que ele, pedindo por uma mudança nessas leis absurdas. Como poderiamos entrar em contato com ele????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...