Ir para conteúdo

Wianey Carlet: Maconha


CanhamoMAN

Recommended Posts

  • Usuário Growroom

Futebol | 09/05/2009 | 04h41min

Wianey Carlet: Maconha

Fonte Zero Hora

Liberada, a Marcha da Maconha vai acontecer. Sob severas e convenientes restrições que podem ser resumidas em uma só: será proibida a apologia ao uso da droga. Os consumidores da erva querem a liberação e não sei como farão para defender seu ponto de vista sem incorrer em transgressão. Mas este é problema de quem defende a causa. O meu objetivo é provocar a discussão sobre o assunto, enlaçando o consumo da cannabis sativa ao futebol.

- Desde o início do ano, os Juizados Criminais que atuam no Olímpico e no Beira-Rio têm registrado, quase exclusivamente, transgressões pelo uso de maconha. O BOE (Batalhão de Operações Especiais), que também opera nos jogos, repete a estatística. Em todos os jogos, boletins são emitidos informando, sempre, o mesmo resultado: torcedores detidos por porte e uso de maconha. Desapareceram os casos de violência, antes tão comuns. Mas o consumo da erva parece ter crescido após a proibição de bebidas alcoólicas nos estádios. Parece, não é um dado estatístico.

Sei pouco sobre a maconha. Meu vício é o de milhões de desavisados que, um dia, por várias razões, aderiram ao tabaco. Sou fumante, condição que me envergonha e deprime na mesma proporção das dificuldades para romper com a dependência. Sobre a discriminação, cada vez mais violenta e implacável, acho que a ela já me acostumei. Todo o fumante é um segregado. Convivemos em guetos, onde adquire maior leveza a expiação da culpa. Mas sobre maconha sei pouco.

- Tenho amigos queridos, cidadãos respeitáveis, que fumam o seu baseado, sistematicamente, em momentos de relaxamento. Ouvem música, conversam, riem e depois fartam-se à mesa porque a larica (fome) sempre chega com extremo vigor. Não são violentos e nem cometem transgressões. Apenas relaxam. Pensam que estou justificando o consumo da maconha? Não, mil vezes não. Qualquer vício deve ser contido e não estimulado. Mas estamos diante de uma realidade que não pode mais ser ignorada.

Estão nas drogas pesadas, o crack entre elas, os malefícios mais perversos. São elas que liberam os piores instintos, inclusive o de matar. Estas drogas estão dizimando famílias. Crianças e jovens roubam objetos de suas casas e da vizinhança para trocar por crack, principalmente. Andam pelas ruas como mortos-vivos, que na realidade são. Quase acho graça quando as autoridades ocupam espaços na mídia para informar sobre epidemias de poucas pessoas infetadas, enquanto milhares, talvez milhões de criaturas apodrecem em vida, vitimadas pela pandemia devastadora das drogas pesadas. É preciso, claro, conter a gripe suína, febre amarela e outras doenças. Mas soa como escárnio testemunhar, em contrapartida, a absoluta indiferença para a mortandade decretada pelas drogas. Quando um assaltante não se satisfaz em roubar e mata a sua vítima, é certo que está drogado. Quando é que os governos deflagrarão uma campanha eficiente e duradoura contra o crack, a cocaína e outras mortíferas armas químicas de consumo cada vez mais generalizado? Haverá dezenas, talvez centenas de policiais vigiando a Marcha da Maconha. Talvez fosse mais interessante se estivessem caçando traficantes que desdenham da vida e da sociedade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

O Wianey é um cara muito cabeça(comentárista esportivo da radio Gaúcha) aqui do Rio Grande Do Sul, tem uma coluna no jornal zero-hora, o jornal mais lido aqui do Sul, então é com muito prazer que leio esse texto, muito bom por sinal, sei que muita gente (o povão principalmente) leu e fico muito feliz pelo belo trabalho dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores Jurídicos GR

Mas... O conceito de vício dele é igual ao da minha mãe, que cresceu com pai alcoolátra em casa e é ex-fumante...

Achar que um cara que dá um tapinha eventualmente para relaxar é viciado é uma opinião bem radical.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

É uma visão muito comum, a de que o uso é igual a abuso, na verdade é uma visão que é amplamente difundida pelo governo, como se todos que um dia virem a usar qualquer tipo de droga estarão automaticamente viciados. Mas não acho que ele demonstrou ter essa visão não, ele falou até que tem amigos que fumam 'em momentos de relaxamento'.

Bom artigo. :Maria:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Muito bom,

apesar de ele mesmo dizer que não sabe muito sobre maconha, ficou legal o texto, simples, pro cidadão do povo refletir mesmo ...

mas podia ter dado uma estudada e defendido melhor a causa !! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Quase acho graça quando as autoridades ocupam espaços na mídia para informar sobre epidemias de poucas pessoas infetadas, enquanto milhares, talvez milhões de criaturas apodrecem em vida, vitimadas pela pandemia devastadora das drogas pesadas. (2)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Bom texto e boa atitude.

Também acho, como alguém já escreveu acima, que esse tipo de texto desmistifica a maconha para os leigos e radicais. É a opinião de uma pessoa que convive com gente da midia e dos esportes.

De certa forma, creio que os tabagistas em geral estão sentindo bem o que é a realidade de um maconheiro, hoje existe um nazismo anti-tabaco que cresceu muito nos últimos anos.

Estamos ganhando simpatizantes.

P.S.: é bem capaz desse cara também fumar um eventualmente (desconfio).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Massa mesmo. Ele já havia feito essa associação em outro artigo, colocando uma frase logo após a outra: depois do álcool, diminuiram-se casos de violência. Aumentou o número de Tc's por uso de maconha. Não comenta nada em cima. Dessa vez ele foi um pouco mais longe e abordou o assunto. Se não houvesse marcha, ele não teria se sentido à vontade pra escrever. É por isso que temos que ir pras ruas.

Agora, a segunda parte do artigo têm coisas bem difíceis de engolir. É o mesmo papo, justamente, de quem defende a proibição da maconha. Drogas pesadas uma ova, de cocaína fumada não tem nada, Crack é uma entidade que pode reunir tudo que é porcaria que eles colocam e dizem que é Crack, isso é culpa da proibição, da hipocrisia de achar que botar terror nas pessoas vai acabar com o uso. O pior é quando a gente vê que essas idéias são facilmente abraçadas pela galera que é contra a proibição da maconha. A maior incoerência de um movimento pacífico, desejar a guerra para os outros... Como é que o Wianey entra nessa contradição? Esse papo então de que o crack libera instintos de matar, pura PIADA. Papo de quem só conhece as ruas através dos jornais. Se rola nêgo matando sob efeito, é na mesma medida que o álcool (claro, uma é estimulante e a outra depresssora), mas digo: a violência já tá na cabeça da pessoa antes, não tem essa. E aí bota o terror em cima, condenam a pessoa (que muitas vezes tá fudida mesmo ou na rua) e querem que ela aja como? Tipo um carneirinho? Porra... Como trabalhador da saúde mental, eu digo que prefiro mil vezes quem tá na rua e é "desaforado" e enfrenta a todos, porque esse pelo menos tá com a cabeça funcionando, assume o direito à indignação. Carneirinho tá a um caminho de se afundar de verdade, e aí vestem a carapuça, "sou drogado", "se eu morrer é um favor que me fazem", vão pra cima mesmo, a galera que rouba por pedra na maioria faz coisas sem planejar, se expõem ao risco, é um lance totalmente amador de quem tá com a cabeça virada... Aí ninguém quer nem saber, manda a polícia pra cima. Ela que vai resolver? Complicado desse jeito, mais fácil que isso tudo continue. É a real do Brasil hoje...

Quando é que os governos deflagrarão uma campanha eficiente e duradoura contra o crack, a cocaína e outras mortíferas armas químicas de consumo cada vez mais generalizado? Haverá dezenas, talvez centenas de policiais vigiando a Marcha da Maconha. Talvez fosse mais interessante se estivessem caçando traficantes que desdenham da vida e da sociedade.

Aí o texto pode ficar bom, mas só se a gente interpretar que o cara tá mandando as autoridades trabalharem de verdade, com inteligência, indo direto ao assunto ao invés de ficar gastando balas de fuzil e metralhadora nas favelas... E aí os fabricantes de armas serão os primeiros a mexer os pauzinhos contra toda e qualquer política de segurança que realmente funcione.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom
- Desde o início do ano, os Juizados Criminais que atuam no Olímpico e no Beira-Rio têm registrado, quase exclusivamente, transgressões pelo uso de maconha. O BOE (Batalhão de Operações Especiais), que também opera nos jogos, repete a estatística. Em todos os jogos, boletins são emitidos informando, sempre, o mesmo resultado: torcedores detidos por porte e uso de maconha. Desapareceram os casos de violência, antes tão comuns. Mas o consumo da erva parece ter crescido após a proibição de bebidas alcoólicas nos estádios. Parece, não é um dado estatístico.

Se desapareceu a violência, qual é o problema? Se a substituição do alcool pela maconha acabou com a violência nos estádios pesquisados, talvez o governo devesse investir numa campanha grande de combate ao alcool e incentivo à cannabis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Não entendi oque voces viram de positivo no texto desse careta proibicionista!

O cara nos chama de viciados, se mostra favoravel a proibição e considera viciado quem usa cannabis. Admite que nada sabe sobre o assunto e escreve um monte de besteira.

Cocaina libera instintos homicidas????????? De onde este palhaço tirou esta perola?????????

E ele quer que o governo gaste o meu dinheiro para combater drogas que ele diz serem pesadas. Mas, se o cara nunca usou nada, como sabe o que è pesado ou leve?

Droga pesada eu considero o artigo que ele escreveu, que ja despertou os meus instintos homicidas logo de manha.

E eu tava careta antes de ler o artigo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...
  • Usuário Growroom

o que mais deve nos confortar...é que muita gente lá de cima já nao ve o consumo de cannnabis como uma droga ou podre...e sim como uma espécie de induzir o usuario a um estado de tranquilidade e paz interior.

Pergunte se alguem me falou merda depois de começar a tomar daime ?

se as pessoas lessem um pouco mais,se informassem,teriam embasamento para discutir um "PROBLEMAO" causado pelas plantinhas....que sao taxadas de vagabundas,mortiferas e responsaveis pela dissoluçao de varias familias...

enquanto isso....varias familias usam maconha juntas.....isso tbm deve uni-las.. !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...