Ir para conteúdo

O Inimigo Implacável


CanhamoMAN

Recommended Posts

  • Usuário Growroom

O Inimigo Implacável

(14/07/2009 07:28)

Fonte:Primeira Edicao

O INIMIGO IMPLACÁVEL

Apavorada e impotente, a sociedade assiste à incessante disseminação das drogas, fazendo vítimas em escala geométrica, empurrando jovens e adolescentes para o abismo sem volta.

Houve um tempo em que droga era “coisa de marginal”. LSD e cocaína eram consumidos nos subterrâneos da sociedade. Anonimato absoluto. Viciado conhecido era o maconheiro – segregado, escorraçado, repelido como os gays de então.

Com o passar dos anos, impôs-se a modernidade, que foi confundida com liberalidade e logo degenerou em libertinagem. Hoje, no universo das drogas, não existe essa ou aquela camada. O tráfico desnudou a todos, virou mercado aberto sem fronteiras.

O mais grave, nesse cenário pavoroso, é que a própria elite social banca o mercado das drogas. Enquanto a periferia consome maconha e crack, a classe alta se refestela com o pó refinado, caríssimo. E cresce, em ritmo assustador, o coro dos que defendem o comércio livre de tudo quanto é entorpecente. Em algumas capitais já se realiza, sem restrição, a chamada “marcha da maconha”. No Congresso Nacional, vozes se erguem pregando a legalização das “drogas leves”. A maconha, por exemplo...

Se tudo isso preocupa, por um lado, por outro angustia saber que a Polícia não derrota o tráfico. Não só aqui, mas em toda parte. Tenta, investe, confronta, mas não enquadra os narcotraficantes. O embate já soa como luta inglória. Talvez tenham razão os que já definem o narcotráfico como um “poder paralelo” dentro do estado.

Um problema de tamanha gravidade, pelo seu efeito devastador no meio social, pelas suas implicações (ele corrompe e corrói o próprio sistema policial) exige que se instale um foro permanente de discussões em busca de saídas. O que está aí, dizimando a juventude, não é uma simples nuvem negra passageira. É algo monstruoso, abominável, que cresceu e se arraigou. Fincou pé.

Se não for possível, como sustentam os mais pessimistas, abolir as drogas, que se tente ao menos conter o seu avanço. É o mínimo que se pode e deve fazer, hoje, em defesa das gerações que estão surgindo. É a luta do todos por um e um por todos. Não dá mais para esperar que a Polícia, sozinha, opere um milagre. O problema é de todos, do conjunto da sociedade, e não só do aparato policial. É assim que deve ser visto. E é, em suma, como deve ser tratado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...