Ir para conteúdo

A Marcha Da Maconha É Legal


felipeah

Recommended Posts

  • Usuário Growroom

"A marcha da maconha é legal"

O ministro do STF antecipa seu voto ao dizer que o cidadão tem o direito de defender sua posição em passeata

IstoÉ - 29.08.2009, por Octávio Costa e Hugo Marques

Quem visita o gabinete do ministro do Supremo Tribunal Federal Celso de Mello está acostumado a ouvir música clássica. O som de Franz Liszt é sua inspiração ao redigir os pareceres em processos sempre empilhados aos montes sobre as mesas, para tentar dar conta de um trabalho invencível. Aos 63 anos, sem esmorecer diante da infindável demanda jurídica, o ministro completa quatro décadas de dedicação ao que para muitos seria enfadonho ou repetitivo, mas, para ele, é paixão. Por isso é reverenciado no mundo jurídico. Ele não delega a redação de seus votos a ninguém e muitas vezes trabalha até as cinco horas da manhã. Homem de hábitos simples, um de seus maiores prazeres é comer hambúrguer no McDonald's.

Ao receber ISTOÉ, fez questão de demonstrar a revolta com o que está acontecendo no Senado. "Os atos secretos me preocupam não apenas como juiz, mas como cidadão desta República." Explicou que raramente aplica o sigilo aos processos dos quais é relator. Ao contrário, muitas vezes antecipa suas decisões. Revelou que votará a favor dos organizadores de passeatas pela descriminalização da maconha, acusados de apologia da droga. "Se o cidadão não pode expor seu argumento a favor do uso da maconha, ele está tendo o direito de opinião cerceado."

(exclui várias perguntas que não eram pertinentes ao assunto, leia tudo no link abaixo)

ISTOÉ - O sr. é relator da ação que tramita sobre a legalidade da marcha da maconha. Qual a sua decisão?

Mello - Eu discordo dos delegados que não autorizam a realização de tais marchas, sob a justificativa de que significam apologia do uso de drogas. O cidadão tem o direito de defender o uso da maconha. Ora, se o cidadão não pode expor seu argumento a favor da maconha, ele está tendo o direito de opinião cerceado. O que está em jogo, nesse caso, é a liberdade de expressão.

LINK ORIGINAL

VOTO A FAVOR IMPORTANTÍSSIMO!!! Ô BELEZA!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...
  • Usuário Growroom

Galera, ajudem pelo orkut e pelo twitter:http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=151697&tid=5385770074694748813&na=1&nst=1

"Quero o CQC na Marcha da Maconha em Slavador, 5/12

O CQC tem feito uma cobertura excelente da política e da sociedade em geral. Nada mais coerente com querer melhorar o Brasil do que ajudar a destruir o tabu da maconha.

Uma droga que produz efeitos negativos muito menores do que os efeitos da sua proibição.

Aliás, a matéria do CQC sobre a Marcha da Maconha de 2008 foi excelente, flagrando a prisão de um advogado que portava um cartaz defendendo a legalização. Inclusive as imagens do CQC foram parar nos autos do processo e na fundamentação da desistência pelo Ministério Público. (sabiam disso CQC? vcs ajudaram diretamente a absolver o cara!)

Mas sentimos falta de vocês em 2009.

No dia 5 de dezembro, ai rolar a passeta em Salvador (acabamos de conseguir o Habeas Corpus)

Apareçam!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

E olha que esse ministro é católico praticante e não é dos mais progressista. Ele foi nomeado ainda no governo Sarney, os mais liberais foram os nomeados pelo Lula. É muito provável que quando essa causa dor votada a decisão pela legalidade da marcha seja unânime.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Bem, Alma, me desculpe, apenas estava na internet ontem, criei alguns tópicos no orkut falando sobre a Marcha de Salvador com o mote "Marcha da Maconha em Salvador. Já comprei minha passagem, vamos?". Coloquei isso no Twitter também.

Quando entrei na comunidade do CQC vi um tópico CQC e a Maconha e coloquei o texto a cima. Depois, quando vi que o tópico desceu, recoloquei este texto, mas com o tópico "Quero o CQC na Marcha da Maconha de Salvador".

Sobre o "acabamos de conseguir o habeas corpus", desculpe, mas cada vitória da Marcha da Maconha em qualquer cidade eu sinto como "nossa" vitória.

Mas se você preferir, não trato mais vocês como nós, pode deixar que daqui pra frente vocês serão vocês. E para não termos mais problemas, não escrevo mais nada sobre Salvador por aí. Nem fico divulgando o link da ANANDA por aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Nobre ativistas Renato Cinco, e Sérgio Vidal....

admiro muito o trabalho-ativismo dos dois.

Não só o trabalho, como a pessoa de vcs , e suas rescpetivas idéias e ideais.

E justamente por isso, venho dizer o seguinte:

Vcs dois deveriam estar lutando juntos, e não "um contra o outro".

Desencontros e mal entendidos a parte, entrem em um acordo, e comecem a SOMAR o trabalho de um com o outro.

Os dois ganham, e a causa (legalização da Cannabis) também ganha.

Tudo não passa de um mal entendido. Sei que os dois estão nessa luta porque acreditam na causa e querem ver a coisa acontecer. Acredito que vcs estão nessa batalha porque, de fato, desejam reverter a injustiça cometida contra essa planta e seus admiradores/usuário.

Por isso, deem um tapa na macaca, e relaxem as idéias.

:fuma:

O trabalho de vcs ainda renderá muitos e muitos frutos.

Boa luta!!!

P.S: Isso é apenas um humilde comentário de um pacato cidadão, que não aguentou ver dois grandes ativistas se desententendo.

;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Nessa o Cinco foi bem quatro e meio heim...

Pegando uma conquista dos guerreiros de Salvador e tratando do assunto como se fosse parte do coletivo dos baianos, que feio mano matemático, mas foi bem coisa de político.

Pra quem se posiciona favoravelmente à "expropiação dos meios de produção", tu foi lá e "expropriou os louros do ativismo alheio".

Cinco = oportunismo e dos baratos!

Vidal = ativista de alma, não de partido.

Não pode deixar neguim se folgar não, fazer do ativismo alheio palanque político é muito feio, depois vem com papinho de vocês/nós sem pé nem cabeça.

To com a Ananda e não abro.

E quem se ofendeu que suporte a repercussão dos próprios atos como homem, sem chiar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

:Maria: Feliz dia com Maria para todos :Maria:

os que concordam comigo levantem a mao.

e um Salve e um grande respeito ao Cinco e ao Sérgio, irmaos, vamos nessa pela verdade.

:cool

:hihihi:

Pelo amor, vamos parar com guerrinha de ego, o importante são as conquistas. Sei lá, mas esse negócio de ficar pedindo pra ser reconhecido é bem caidão heim....Vamos superar isso e unir forças

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Para todos, mas especialmente ao pessoal de Salvador.

Escrevo novamente para pedir desculpas ao pessoal de Salvador pelo incidente a respeito do CQC. Reconheço que deveria ter conversado antes. Gostaria apenas de insistir que não fiz nada por má fé.

Depois de uns 10 dias de desconexão quase total por razões de saúde, estava “viajando” pela internet. Participei de alguns tópicos aqui no Grow, polemizei em algumas comunidades do Orkut, etc.

Sobre a Marcha em Salvador, o que minha memória me permite reconstituir é o seguinte:

No dia 20, ansioso em comprar passagens mais baratas para Salvador, comprei as minhas.

No dia seguinte, postei sobre isso no twitter “Marcha da Maconha em Salvador dia 5 de dezembro. Já comprei minha passagem. Vamos?” (12:16 AM Sep 21st from web).

Postei comentários no blog da ANANDA https://www.blogger.com/comment.g?blogID=7585267675563326169&postID=8701310188657972417&isPopup=true&pli=1.

Coloquei a notícia do site da ANANDA no meu blog (http://www.renatocinco.com.br/Blog/blog/2009/09/26/7aaf73c3-87c6-4f71-b1c3-85d75c7b7881.aspx).

Na comunidade do CQC comecei colocando no tópico “CQC e a maconha” a seguinte mensagem:

“O CQC tem feito uma cobertura excelente da política e da sociedade em geral. Nada mais coerente com querer melhorar o Brasil do que ajudar a destruir o tabu da maconha.

Uma droga que produz efeitos negativos muito menores do que os efeitos da sua proibição.

Aliás, a matéria do CQC sobre a Marcha da Maconha de 2008 foi excelente, flagrando a prisão de um advogado que portava um cartaz defendendo a legalização. Inclusive as imagens do CQC foram parar nos autos do processo e na fundamentação da desistência pelo Ministério Público. (sabiam disso CQC? vcs ajudaram diretamente a absolver o cara!)

Mas sentimos falta de vocês em 2009.

No dia 5 de dezembro, ai rolar a passeta em Salvador (acabamos de conseguir o Habeas Corpus)

Apareçam!”

Depois, resolvi fazer um tópico específico “Quero o CQC na Marcha da Maconha em Salvador” com a mesma mensagem.

E por fim, postei algumas coisas em pouquíssimas comunidades, dei uma twittada (Campanha: "Quero o #cqc na #marchadamaconha de Salvador". Dia 5 de dezembro. (Com habeas corpu!) Eu vou!) e postei aqui no grow.

Também quero dizer que fiquei muito chateado com o comentário:

“Cinco = oportunismo e dos baratos!

Vidal = ativista de alma, não de partido.

Não pode deixar neguim se folgar não, fazer do ativismo alheio palanque político é muito feio, depois vem com papinho de vocês/nós sem pé nem cabeça.”

Não vou ficar aqui produzindo auto-elogios para me defender, mas peço mais tolerância com os erros e as divergências.

E por favor, não façam julgamentos precipitados, na verdade, nos conhecemos muito pouco para saberem realmente se sou oportunista.

Também gostaria de dizer que não me envergonho nem um pouco da minha militância política, ao contrário, tenho muito orgulho dela.

Como todo ser humano, posso me equivocar em análises e opiniões, mas não sou militante para obter ganho pessoal, ao contrário, minhas opções me trazem muitos prejuízos.

Eu teria que ser muito burro para ser um oportunista e ao mesmo tempo ser do PSOL e defensor da legalização das drogas.

Seria muito mais inteligente ser de direita, pastor evangélico ou empresário. Ou até mesmo ter simplesmente ficado no PT e assumido algum dos cargos que me ofereceram (não que eu ache que todos os petistas são oportunistas). Ou ainda, fingir que defendo apenas a legalização da maconha (o que é muito mais aceito).

A última coisa que quero é briga entre nós. Somos poucos, temos muita coisa para fazer e estamos enfrentando uma sociedade muito careta e reacionária. E na verdade temos muito mais convergências do que divergências.

Para encerrar, quero aproveitar este texto para mais uma vez esclarecer minhas posições sobre a nossa luta e a organização da Marcha, como já está enorme, quero apenas indicar minhas opiniões:

1- Defendo a legalização das drogas, isso significa descriminalização e regulamentação da produção, comercialização e uso das drogas.

2- Participo da luta pela legalização da maconha e de qualquer luta que aponte na direção do antiproibicionismo.

3- Acho perversa a idéia de descriminalização do uso E intensificação da repressão ao tráfico.

4- Acredito que a Marcha da Maconha deve ser organizada autonomamente em cada cidade por coletivos abertos e democráticos.

5- Acho que nacionalmente a Marcha deveria se articular como uma federação destes coletivos, onde cada cidade teria direito a um voto. Esta articulação nacional teria como objetivo tomar decisões que afetem a todos, por exemplo, decisões sobre o site, sobre ações no Congresso, projetos de lei, etc.

6- Defendo a organização de encontros nacionais dos coletivos da Marcha, com no mínimo três delegados eleitos em cada cidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Já que a marcha e uma versão da million march, eu defendo que estudemos como é formada a marcha la fora a original million march, para termos idéia de como desenvolver..

acho muito boa a ideia de ser um coletivo aberto, sem lideranças e ao mesmo tempo com as pessoas que são os expoentes de cada estado se articulando numa boa.

acho que a marcha tem que ser do povo. se fechar muito, colocar muitas regras e representações, se virar uma instituição tenho medo do fracasso. uma coisa aberta é bem mais aceita pelos maconheiros. minha opiniao.

por exemplo a ANANDA, é um coletivo deles, organizam a marcha, mas nao são a mesma coisa! a marcha é a marcha e a ANANDA é outra coisa.. como a psicotropicos que ja apoiou tb... enfim, penso que nao devemos misturar as coisas. com certeza cinco, voçe tem suas convicçoes e crenças politicas, tem o seu partido e tal, isso é uma coisa, a liderança que voçe se propõe a representar para a marcha nao deve na minha opiniao, se misturar de forma alguma com o trabalho politico que voçe realiza.

Não sei como é em cada país, acho que deve ter várias formas na verdade, já que os países são muito diferentes. O Brasil e os EUA por exemplo são muito diferentes. Lá, a federaçao da maior autonomia aos estados e municípios do que aqui. Aqui, precisamos de uma lei federal ou um ato administrativo federal (da ANVISA) para mudarmos a atuação de cada órgão repressor, da união até os cinco mil e porrada de municípios. Aqui, nossa liberdade de expressão não é respeitada.

" acho que a marcha tem que ser do povo. se fechar muito, colocar muitas regras e representações, se virar uma instituição tenho medo do fracasso. uma coisa aberta é bem mais aceita pelos maconheiros. minha opiniao."

Nas cidades isso é mole, é só chamar todo mundo para as reuniões. Mas e nacionalmente? Como decidir as coisas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Já que a marcha e uma versão da million march, eu defendo que estudemos como é formada a marcha la fora a original million march, para termos idéia de como desenvolver..

acho muito boa a ideia de ser um coletivo aberto, sem lideranças e ao mesmo tempo com as pessoas que são os expoentes de cada estado se articulando numa boa.

acho que a marcha tem que ser do povo. se fechar muito, colocar muitas regras e representações, se virar uma instituição tenho medo do fracasso. uma coisa aberta é bem mais aceita pelos maconheiros. minha opiniao.

por exemplo a ANANDA, é um coletivo deles, organizam a marcha, mas nao são a mesma coisa! a marcha é a marcha e a ANANDA é outra coisa.. como a psicotropicos que ja apoiou tb... enfim, penso que nao devemos misturar as coisas. com certeza cinco, voçe tem suas convicçoes e crenças politicas, tem o seu partido e tal, isso é uma coisa, a liderança que voçe se propõe a representar para a marcha nao deve na minha opiniao, se misturar de forma alguma com o trabalho politico que voçe realiza.

Concordo com o cabelo, maior luz!

Daqui a pouco vai ter uma marcha de fulano, rival da marcha de beltrano, todos brigando por reconhecimento, hegêmonia regional, só vai atrapalhar o movimento que deve ser um só, pela MACONHA. Cada maconheiro engajado é uma liderança, dando suporte de participação, assim não corre-se o risco do objetivo principal esvaziar-se por falta de identificação com esse ou aquele grupo ou liderança, a identificação deve ser exclusivamente com a libertação da nossa planta querida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Fala Cabelo,

Não acho necessário institucionalizarmos a Marcha, com registro em cartório ou CNPJ. Apensa acredito que precisamos de regras claras para tomada de posição.

Por exemplo, se o Paulo Teixeira apresentar um projeto de lei e outra pessoa apresenta uma emenda. Como vamos decidir o que apoiar?

Mas não quero fazer nenhum cavalo de batalha sobre estas questões organizativas, o que me preocupa é que todos possam participar e que o movimento vá para a rua.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...